O que fazer depois de instalar o Ubuntu 18.04 LTS (Parte II)

20 Comentários

Foi no passado mês de abril que a Canonical lançou a versão final do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver). A nova versão do Ubuntu está disponível nas versões Desktop, Server, Cloud e outras variantes e são várias as novidades que fazem desta versão uma das melhores lançadas pela Canonical.

Para quem já instalou o Ubuntu 18.04 LTS hoje deixamos algumas dicas.


Para quem ainda não se aventurou a instalar esta versão, pode ver aqui o nosso tutorial. Para quem já instalou, veja aqui algumas dicas. Para hoje temos mais algumas dicas para o Ubuntu 18.04 LTS.

6) TLP

Quem trabalha com portáteis é  importante que possua as melhores ferramentas para a gestão da bateria. Para esse efeito, o TLP é uma das melhores e mais avançadas ferramentas que permite aplicar um conjunto de tweaks. Para instalar o TLP no Ubuntu basta que use os seguintes comandos:

sudo apt-get install tlp tlp-rdw
sudo tlp start

7) Proteja os seus olhos

O GNOME traz uma ferramenta nativa para quem costuma trabalhar à noite e assim proteger os olhos. Essa funcionalidade chama-se Luz Noturna e pode ser ativada em Definições > Dispositivos > Luz Noturna.

8) Contas Online

Hoje em dia são vários os serviços online usados pelos clientes. De forma a facilitar a ligação a esses serviços, podemos encontrar em Definições uma funcionalidade denominada de Contas Online. Aí dentro é possível configurar os mais diversos serviços que estão disponíveis online.

9) GNOME Extensions

As extensões do GNOME são plugins que permitem ter novas funcionalidades no ambiente gráfico. Estas extensões podem ser facilmente encontradas dentro da loja de aplicações do Ubuntu. Para tal basta que procure por gnome extensions.

10) Flatpak

O Flatpak, que anteriormente se chamava xdg-app, é uma ferramenta de gestão e instalação de pacotes. Veja aqui como usar o Flatpak. Para instalarem o Flatpak devem usar o seguinte comando:

sudo apt install flatpak

E foram as dicas que gostaríamos de partilhar com vocês… mas há muito mais em próximos artigos. A crítica mundial tem aplaudido este novo Ubuntu e, como já referimos várias vezes, a Canonical esmerou-se de facto na performance da distribuição… daí a nossa re-aposta neste sistema.

Têm sugestões para outras dicas?

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Nada de mais artigos sobre o Manjaro então?

    1. Avatar de arc
      arc

      #helpdesk manjaro

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Estava a referir-me á série de artigos que o Pplware estava a fazer sobre o Manjaro…

        1. Avatar de arc
          arc

          @Pedro, desculpe, entendi mal.

      1. Avatar de arc
        arc

        Ena….hoje é dia de Manjaro!?

    2. Avatar de pia
      pia

      Já tem um monte em inglês, aprenda inglês ao invés de depender dos outros

  2. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    TLP ou TPL?
    No ponto 6 tanto dizes um como outro…

    1. Avatar de arc
      arc

      Amílcar…é uma simples “gralha”…eheh

    2. Avatar de arc
      arc

      Por falares em TLP…existe uma interface em modo GUI, denominada GTK-UI, que mais não são do que “simples” scripts em Python, os quais agilizam em grande medida os processos de configuração via CLI.

      https://imgur.com/a/9kAacAD

      INFO: via … https://wiki.archlinux.org/index.php/TLP

  3. Avatar de jedi
    jedi

    E sobre snap apps ?

      1. Avatar de jedi
        jedi

        É uma boa alternativa a flatpak porque ja vem de raiz e porque pertence a Canonical. 😉

        1. Avatar de arc
          arc

          @jedi, está bom…desconhecia os snaps e os flatpaks…Não quer escrever sobre isso?

          1. Avatar de Costa
            Costa

            Não sei se já tiveste curiosidade de experimentar NixOS ou guixSD como distros de Linux. Qualquer uma das distros assenta nos respectivos gestores de pacotes.
            Se achares que não queres ter o trabalho de instalar logo uma distro diferente, instala apenas o nixpkgs https://nixos.org/nixpkgs/manual/ ou o guix https://www.gnu.org/software/guix/
            Qualquer um dos dois é baseado na mesma ideia, o que muda, bem mudam algumas coisas. Aqui está uma descrição
            https://news.ycombinator.com/item?id=16490027
            E porquê falo disto? Porque as opções que falaste, são no mesmo sentido, tentam resolver os mesmos problemas destas soluções, que para mim, são o estado da arte neste tipo de coisa o mix é mais maduro, já usado até em serviços cloud.

  4. Avatar de Antonio Salaraz
    Antonio Salaraz

    No Ubuntu com unity ao maximizar uma app as os menus da barra superior passam para a barra superior do ubuntu. Nesta versão de ubuntu sem unity isso não acontece fica visível a barra da app que acaba por ocupar espaço no ecrã é possível alterar isso?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Fábio Luiz
      Fábio Luiz

      Tem como ativar uma extensão do gnome para isso.

      1. Avatar de António Salazar
        António Salazar

        Vou tentar encontrar para testar numa vm

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Isso é próprio do Unity, é por isso e por outros pormenores que eu gosto mais do Unity quero mantê-lo pra sempre

      1. Avatar de António Salazar
        António Salazar

        +1