MEO bate a NOS, Vodafone e Nowo em número de clientes de pacotes de serviços

42 Comentários

A ANACOM informou recentemente quer o número de subscritores de ofertas em pacote atingiu 3,74 milhões no final de 2017, mais 6,3% do que no ano anterior, correspondendo a mais 222 mil assinantes. No período em análise, 91,6% das famílias dispunha de serviços em pacote.

Em termos de operadoras, a Meo lidera nos pacotes de telecomunicações mas a Vodafone tem crescido bem.


Em termos de número de subscritores, e no final de 2017, a MEO era o prestador com maior quota de subscritores em pacote, 40,1%, seguindo-se o grupo NOS com 38%, a Vodafone com 17% e o grupo Apax (Nowo/ONI) com 4,8%. A Vodafone foi o prestador que mais aumentou a sua quota de subscritores durante 2017, 1,1 pontos percentuais, e a MEO o que captou mais subscritores em termos líquidos.

A modalidade de ofertas em pacote mais popular continuou a ser a oferta 5P, com 1,569 milhões de subscritores (42% do total), seguindo-se a modalidade telefone fixo, banda larga fixa e televisão paga, com 1,528 milhões de subscritores (40,9% do total).

Em 2017, as receitas dos serviços em pacote atingiram cerca de 1.766 milhões de euros, mais 4,9% do que em 2016. As receitas de ofertas 5P representavam 57% do total. A MEO apresentava a maior quota de receitas, 41,2%, seguindo-se o grupo NOS com 40,4%, a Vodafone com 15% e o Grupo Apax com 3,3%.

Além do relatório estatístico sobre os pacotes de serviços de comunicações eletrónicas, que pode ser consultado aqui, foram também divulgados hoje os relatórios estatísticos do serviço de acesso à Internet, do serviço de televisão por subscrição, do serviço telefónico fixo e do serviço telefónico móvel, todos relativos ao 4.º trimestre de 2017. Os principais destaques são:

  • O tráfego de Internet de banda larga aumentou, 24,2% na banda larga fixa e 49,5% na banda larga móvel;
  • Percentagem de lares com mais de 100 canais de televisão aumentou, mas diminuiu o número de lares com acesso a canais premium;
  • O tráfego de voz fixa em minutos caiu 11,5% devido às chamadas feitas pela Internet;
  • O número de assinantes do serviço móvel aumentou 2,2%.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Parece-me que te enganaste no texto ao fazer referência ao pacote 5p. Não quererás dizer 4p? É que os pacotes 5p englobam banda larga móvel.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Isso é uma gralha deles. De certeza. Tomara aos operadores que a oferta com mais subscritores fosse a 5p

        1. Avatar de antonio
          antonio

          5P: STF – Serviço telefónico fixo; BLF – Banda larga fixa; TVS – Serviço de distribuição de sinais de TV por subscrição; STM – Serviço telefónico móvel; BLM – Banda larga móvel (incluindo as modalidades suportadas em PC/tablet e a designada “Internet no telemóvel”).

          A questão está no BLM que também inclui a “internet no telemóvel”. Considerando este tipo de BLM percebe-se que o mais frequente seja o 5P

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Dessa forma faz sentido.

      2. Avatar de Arlindo
        Arlindo

        Caro Pedro Pinto,

        Mas este link está mais completo. Tem a informação toda: https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=520

  2. Avatar de Vitor
    Vitor

    Tudo isso pode ser verdade (não coloco esses números em causa) mas a MEO desde que fez a atualização da box para a “Sofia”…”borrou” a pintura toda!! Mais do que lenta é uma verdadeira “carroça”…comparada com a box da Vodafone (em casa de minha filha) parece uma “caixa” da idade da pedra! Na minha opinião as boxes HDMI não deveriam ter sido atualizadas a partir do momento que não possuem hardware que suporte a atualização…está muito pior que antes!

    1. Avatar de Olly
      Olly

      Concordo… ficou lenta como tudo e não se justifica. Dizem que ficou mais voltada para o conteúdo mas não entendo o porquê de a barra ficar mesmo em cima das legendas (de filmes, séries, etc.).

  3. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Não me admira nada, também fora de certas zonas, em fixo, só temos a escolha da Meo e temos de comer e calar…….o meu caso é um deles…….não tenho por onde fugir, fiz uma mudança de casa, fui viver num local que net fixa é uma anedota, tive de ficar com pacote TOP sem fios, pois como estava fidelizado, lá tenho que levar com TV, lá fiquei com pacote mais fraco em tv e net e ainda pago o mesmo que pagava antes……
    Se pudesse mandava isto às favas……..

    1. Avatar de R
      R

      Julgo que consegue ficar só com um serviço para cumprir a fidelização. O mais barato…

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        Não dá, tentei meter só net, mas não deixam, tenho mesmo de continuar a colocar pacote com tv

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Reduza para o tarifario de Telefone Fixo Durante 12 meses é cumpre a sua Fidelização com MEO.

        1. Avatar de Jorge Alves
          Jorge Alves

          Pode me explicar isso melhor como funciona ?

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Muito Simples , ligue para a Linha de Apoio MEO é diga que quer pagar o menos possivel ou que vai ate emigrar. Num Serviço MEO ADSL o Serviço minimo/ pacote é Linha Telefonica com mensalidade atual de 12,99€ . Espero muitas contras propostas por parte da MEO de outros pacotes Mais em “baixos ” monetariamente mas se o SENHOR insistir eles iriam lhe aplicar esse mesmo tarifario que lhe expliquei.
            Depois de conseguir pode ate mudar o titular do contrato telefonico para outra pessoa à escolha numa loja MEO.

    2. Avatar de pedro
      pedro

      Mas se eles não garantirem o mesmo serviço e qualidade que tinha antes pode rescindir, basta ir pela velocidade da net.

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        Sim, isso sei…..mas depois disso vou pra onde? sei que a vodafone tem boa rede aqui de net, mas não têm serviço de net banda larga com tráfego ilimitado, o máximo que deram na loja era 100Gb por 25€, mas gasto mais que os 100Gb

    3. Avatar de João Lopes
      João Lopes

      A MEO está a expandir muito na Fibra, ao contrário da concorrência que só lhes interessa o centro das grandes cidades… é uma questão de tempo até ter uma solução de jeito. A não ser que viva no fim do mundo!

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        sim, verdade,mas só em certos meios, aqui onde estou, acho que vai demorar até colocar fibra.

      2. Avatar de Pedro Pinto
        Pedro Pinto

        Tens toda a razão. A Meo anda a espalhar fibra por todo o lado e os outros andam a ver passar navios. Eu fui um dos sortudos que vi a fibra a chegar numa terreola com umas centenas de habitantes !!!

        1. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
          Rafael Encarnação Cardoso

          E os apoios europeus que a meo teve para o fazer que as outras companhias não tiveram? Alêm do mais, a meo já têm alinhas criadas, basta mudar os cabos de cobre para fibra.

          1. Avatar de Arlindo
            Arlindo

            “Pequeno grande” pormenor: tem também de montar milhares de PDOs

    4. Avatar de Pedro Alves
      Pedro Alves

      Boa tarde Sr.º Luís Silva, poderei ajudá-lo a resolver essa questão, se tiver interesse podemos falar por mail, o meu mail é pedro_alves@teamnos.pt

    5. Avatar de Fak
      Fak

      Luís silva
      E pode.
      contratos são contratos… Quando você faz um contrato o contrato é para a sua morada… Ora se a empresa não consegue oferecer o serviço na sua nova residencia, é uma justa causa para cancelar o contrato sem pagar 1 cêntimo.
      fiz isso, mudei-e de uma zona com fibra para uma apenas com ADSL… Também estava na Meo por acaso. O contrato que eu queria foi o seguinte e mandei carta a dizer mais ou menos isto:
      como eu não sou obrigado por lei a escolher uma residência com fibra, quero negociar os termos. Não é culpa minha que vocês não tenham ci ert7ra na. Minha nova reside cia
      Sendo assim, estou a perder 80% da minha velocidade, logo quero 80% de desconto e o período de fidelização não se altera.
      Recusaram obviamente.
      então enviei outra carta a dizer:
      Na sequência de mudança de residência e na falta de cobertura para com o serviço contratado, invoco sob o artigo bla bla bla a rescisão do contrato com a Meo nos termos do artigo bla bla bla onde se refere: “o utilizador poderá, sem prejuízo para o próprio, rescindir o seu contrato com uma operadora nos seguintes casos:
      Bla bla bla
      – alterações de residencia
      Bla bla bla
      Todas as situações acima descritas serão consideradas como justa causa, inibindo assim o pagamento de coimas e etc devido ao contrato” (mais coisa menos coisa é o que o artigo diz)

      É via-se essa carta, o contrato é cancelado. Eles vão tentar fazer com que pague a coima, mas você está protegido pela lei, eles não estão acima da lei e mesmo que eles ameacem com tribunal não se preocupe, nunca o irão fazer porque eles sabem que a lei é que manda, é só para meter medo e ver se o ex-cliente paga. Guarde as cartas que lhe enviem depois de cancelar e tal caso algo aconteça e já esta

      Já fiz isto ano passado, ameaçaram com processo jurídico e o caraças, mandaram-e uma carta a dizer que se não paga-se iam abrir processo em tribunal… Até hoje nada… Nem os equipamentos entreguei, borrifei-me de alto para o assunto… Também aquela box, fazia mais barulho que o meu frigorífico de 20 anos… Tinha de desligar a box da corrente a noite ou não conseguia dormir…

      1. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        Também eles estão por um fio, agora aconteceu mais outra, recusaram-me o programa aladim………no qual já tive, o programa aladim é para pessoas com deficiência que dá x % de desconto, e desta vez recusaram porque já tinha um desconto pela campanha, telefonei e reclamei, e disse que quando lá em cima tinha também os dois descontos, e reportaram a situação.

        Quanto ao outro problema vou deixar chegar o outro router novo, pois a net tava a dar problemas com o router que o técnico deixou, pois com o router temporário que tenho a funcionar está estável mais ou menos, se com o outro novo continuar a mesma pasmice……não sei não……

  4. Avatar de amilton laurentino
    amilton laurentino

    Para mim a pior em serviços. e eu sou cliente Meo, mas na zona onde moro não tenho alternativas somente cha”altice”

  5. Avatar de barra
    barra

    A minha fidelização dos equipamentos móveis que acabe, falta pouco, e são mais 4 telefones que deixam de ser meo.

  6. Avatar de Rafael Encarnação Cardoso
    Rafael Encarnação Cardoso

    Que novidade, a meo têm o monopólio da rede e não a partilha. As pessoas ou são meo ou têm net movel e tv por satélite e a pagar mais. Que acham que as pessoas vão escolher?

  7. Avatar de Marco
    Marco

    Mas é que nem que se borrem todos … MEO e Aldrabices nem vê-los. A mudar num destes dias (só tenho o serviço de net, tv nem sei o que é isso pois para os minutos diários que a ligo o sinal aberto serve muito bem e já que o pago, que o use) será para a Vodafone, que é a menos má pelo que vejo. Só me encontro com a NOS (que é miserável) porque negociei em proveito próprio com eles e nenhuma outra operadora me baixou tanto a mensalidade.

    1. Avatar de Fak
      Fak

      Também considero a Vodafone como a melhorzinha…
      ainda a uns 3 anos andava a minha mãe na Meo a pagar 12€ para 5.000 minutos de chamadas e 2 anos de fidelização… Quando acabou a fidelização disseram que o valor do serviço era 66€ ou o caraças…
      E agora está na Vodafone You, tem os 5.000 minutos na mesma, sem fidelização, só paga mais, paga 16€ ou algo assim… Pagar mais 5 euros por mês mas não ter fidelização compensa a meu ver…

  8. Avatar de João
    João

    Eu como cliênte da MEO tenho a enformar que estou á uns poucos de meses sem ter condições de travalhar com a nete cheio de fazer reclamações e promessas a tráz de promessas e encontrome com 0.75 1.70 2.15 0.80 e é assim a minha nete levame a ter de cancelar o serviço estou agagar asair o dinheiro do bonco e estou mal servido não compre com o dever deles bandalismo tutal . Estou a ser burlado pela operadora MEO.

  9. Avatar de Lionel
    Lionel

    Estes números devem-se ao facto de a Meo ter mais cobertura no país senão era destronada pela Vodafone e de longe!

  10. Avatar de João Costa
    João Costa

    Sendo que a Fibroglobal domina meio país, só temos MEO e por muito que queiramos, não temos alternativas.

  11. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Sempre esteve em 1o desde há largos anos no que toca ao numero de clientes até porque é a que chega a mais locais (e deve ser só por isso que continua a ter mais gente)

    1. Avatar de Arlindo
      Arlindo

      Em pacotes de serviços, isso não é bem verdade. A NOS chegou a liderar. Também não é verdade se te referires ao serviço de TV paga.

      É verdade apenas se falarmos de internet, telemóvel e telefone fixo.

      Fonte: https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=520

  12. Avatar de Alexandre Santos
    Alexandre Santos

    Se bem entendo, estão a queixar—se da meo por não ter alternativa?? Parece-me que a queixa deveria ser dos outros operadores apenas quererem o fillet mignon, quando nao interessa deixa estar. E o serviço universal é prestado pela nos

  13. Avatar de Luis Parallax
    Luis Parallax

    Resumindo…. Ficamos a espera que 2020 chegue, e temos melhor. lol aguardamos que o Musk lançe o serviço global de internet SAT =)

  14. Avatar de eachtime
    eachtime

    Depois do inferno que passei com a renegociação do contrato na MEO em que me começaram a cobrar mais e sempre que supostamente corrigiam o problema apareciam outros.
    MEO nunca mais!!

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Só o é porque deve ter maior cobertura de banda, como no caso de onde resido so existe fibra da MEO.
    Em termos de televisao nao tenho nada a apontar e estabilidade da net tambem nao, agora quando falha a internet primeiro que ela volte…

  16. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Pelos comentários da maioria do pessoal eu devo ser o único que está satisfeito.com o meu serviço da MEO !!

    1. Avatar de Paulo J. Ramalho
      Paulo J. Ramalho

      Eu também estou satisfeito. Não vou estar a dizer o contrário. Sou cliente MEO faz anos e até ao momento nada a dizer. Serviço estável e de qualidade. Vai muito dos locais também. O único problema que tive foi há dois meses (box avariou com a trovoada) e em menos de 48 horas estava um técnico da MEO aqui em casa a substituir o aparelho. Portanto, nada a dizer.

      1. Avatar de João Silva
        João Silva

        Pois, eu já não posso dizer o mesmo.

        Nas pequenas localidades, com 100 a 1.000 habitantes, como aquela onde vivem os meus pais, não existe concorrência. A MEO é a única operadora!

        Até aqui tudo bem…

        Mas o pior é que eles não melhoram o serviço por nada. Reclamações atrás de reclamações, tanto na MEO quanto na ANACOM e nada.

        E quando se combina com um técnico, é preciso que o acesso à casa esteja em condições. Caso não esteja, dão como o serviço feito e vão embora.

  17. Avatar de tiago
    tiago

    A nível de serviço, fui cliente da Meo com 3p cerca de 10 anos e não tinha queixas sobre os serviços. Afirmo mesmo que a nível de serviço doméstico está óptimo e fornece um vasto leque de serviços associados como o voip ou o dynip.

    O problema da Meo reside mesmo nos valores cobrados e no atendimento ao cliente (principalmente no call center).
    O principal motivo de mudar foi a rede móvel, onde necessitava de serviço obtinha 10k de velocidade de net.
    Mudei para a Vodafone e estou satisfeito tanto com o que pago como com o serviço.