Cambridge Analytica fechou as portas e culpa o Facebook

30 Comentários

A responsabilidade de todo o escândalo do Facebook e dos dados que foram acedidos está nas mãos de uma única empresa, a Cambridge Analytica. Foi esta que comprou e analisou os dados dos utilizadores do Facebook e que os manteve mesmo depois de ter sido ordenada a sua eliminação.

Dada esta responsabilidade, era natural que a empresa estivesse sob forte escrutínio e avaliação. Foi precisamente este movimento que levou agora ao seu fecho.

Cambridge Analytica Facebook

O fim inevitável da Cambridge Analytica

Foi ao final do dia de ontem que a mais conhecida empresa dos últimos tempos reuniu todos os seus empregados e, numa conferência telefónica, anunciou seu o futuro.

Segundo revelaram os seus responsáveis, o fecho da Cambridge Analytica era inevitável, uma vez que a sua associação ao escândalo do Facebook estava a minar a empresa.

Cambridge Analytica Facebook

A culpa foi apontada ao Facebook

Associado a este veio a perda de clientes e o descrédito da Cambridge Analytica, o que tornou uma possível mudança da empresa inviável e até irrelevante.

Despite Cambridge Analytica’s unwavering confidence that its employees have acted ethically and lawfully, which view is now fully supported by Mr. Malins’ report, the siege of media coverage has driven away virtually all of the Company’s customers and suppliers. As a result, it has been determined that it is no longer viable to continue operating the business, which left Cambridge Analytica with no realistic alternative to placing the Company into administration.

É assim inevitável o fim da empresa, depois dos trabalhos que realizou para a campanha de Donald Trump, sempre com base nos dados que recolheu do Facebook.

Cambridge Analytica Facebook

Segundo as mais recentes dados, a Cambridge Analytica não se terá limitado ao Facebook, tendo também obtido dados dos utilizadores do Twitter, sempre com os mesmos propósitos.

O apelo à inocência até ao final

Na nota de imprensa publicada, a Cambridge Analytica continua a insistir na sua inocência e tentar mostrar que ainda não houve qualquer investigação que tenha provado a culpa da empresa em qualquer processo.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mamamia
    Mamamia

    Ela é que fez a asneira e agora estão com coisinhas?
    EH pah passem isso à frente xD

  2. Avatar de Sandro
    Sandro

    Facebook, deverá também fechar as suas poucas vergonhas. Fechem as portas, e respeitem,, pelo menos por agora as privacidades das pessoas. Foi um descredito, para toda a gente, e por demais grave, UM DESCRÉDITO PARA A INTERNET.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      LOL, Facebook e privacidade na mesma frase.
      O que está na Internet estará sempre na Internet. Quando as pessoas não respeitam a sua própria privacidade e colocam tudo que é pessoal online não podem estar á espera que uma empresa externa os faca por eles.
      Colocam tudo que é pessoal e muitas vezes intimo no FB e depois queixam-se.

      É como escrever um artigo num jornal a contar a vida e depois virem a publico dizer que tiveram a privacidade violada pois todo ficaram a saber da vida deles :D.

      1. Avatar de Charles
        Charles

        Concordo em pleno!!

      2. Avatar de Alex
        Alex

        Concordo, mas não tem só a ver com o que as pessoas colocam, o Facebook conseguia recolher outras coisas, mesmo que as pessoas não quisessem. Dizem que até recolhiam dados de pessoas que não eram utilizadores do Facebook.

        1. Avatar de NT
          NT

          “(…)Dizem que até recolhiam dados de pessoas que não eram utilizadores do Facebook.”
          Pois é isso que me faz tremer quando dizem “quem não deve, não teme…” Vejam as permissões que a app do facebook tem no vosso “smartphone”. Vão ver que, por exemplo, pede acesso aos contactos e mesmo que um amigo não tenha facebook, através das várias pessoas que têm o número de telemóvel e o facebook instalado já dá para saber algumas coisas só com isso 🙁
          “shadow profile”,”facebook” <– Procurem por isto no vosso motor de busca…

      3. Avatar de Danilo
        Danilo

        Não necessariamente. Você ainda é daqueles anti-privacidade que acha que só porque está online não tem como se manter privativo e anonimo.

        Tenho do de quem pensa assim em 2018.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          “Você ainda é daqueles anti-privacidade”. – Nao sou anti-privacidade, simplesmente defendo se querem privacidade são as pessoas que tem tem que ter cuidado, não podem estar á espera que seja o Facebook que trate disso por voces.

          ” acha que só porque está online não tem como se manter privativo e anonimo.” – Correcto e afirmativo e tirando uma pequena % de utilizadores com conhecimento mais avançados Não há como negar é simplesmente a realidade.

          “Tenho do de quem pensa assim em 2018.” – Ter dó de quem ve a realidade e as coisas como realmente são? Se é para ter dó é ter por quem coloca tudo na internet, publicam toda a vida online e depois estao á espera de ter privacidade.

          Eu dei um bom exemplo acerca disto:
          “É como escrever um artigo num jornal a contar a vida e depois virem a publico dizer que tiveram a privacidade violada pois todo ficaram a saber da vida deles.”

    2. Avatar de macid
      macid

      quem esponhe a sua vida privada na net nao e bem discreto

    3. Avatar de Pto
      Pto

      Burros são aqueles que lá metem tudo que é pessoal. O Facebook é a internet, mesmo que tivesse a melhor segurança possível não deixava de ser internet. E tudo que está na internet é acessível com as ferramentas e conhecimentos certos. A culpa é dos anjinhos que despejam para lá os seus dados pessoais todos. Mais nada!

  3. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Estou cheio de pena deles…ou do Facebook. São empresas multimilionárias que sabem muito bem o que se passa, fazem é de conta que não.

    1. Avatar de stealth
      stealth

      e se calhar o que a cambridge diz ate e verdade… eles podem ter comprado os dados ao fb.. e agora o fb conta uma historia diferente… quem sabe

  4. Avatar de Rodrigo S.
    Rodrigo S.

    Artigo lamentável do PPLWARE. Altamente desinformador, tudo para colocar a palavra facebook no título e obter mais uns clicks.

    A única citação que inclue mostra a CA a culpar a cobertura dos media, não do facebook.

  5. Avatar de iurie solomon
    iurie solomon

    tao afinal o trump ganhou devido aos russos ou do CA?

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Ganhou devido a típica estupidez Americana.

      1. Avatar de Vnis
        Vnis

        Pois é e as pessoas ainda pensam que os russos tiveram alguma coisa haver com isdo

  6. Avatar de jm
    jm

    Qual o nome da (nova) empresa que vai ficar com os dados e fazer o mesmo?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Era isso mesmo que eu estava a pensar.
      99% de certeza em que eles vão abrir uma nova empresa que terá acesso a todo o trabalho de pesquisa que fizeram.

  7. Avatar de Charles
    Charles

    Como ganharam por cá a Fátima Felgueiras… o Isaltino…. entre outros…
    Enfim…

  8. Avatar de bom senso
    bom senso

    estes gajos andavam a reboque das redes sociais para roubar dados e agora a culpa é dos outros, isto só mesmo visto…

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Ainda nao entendi o que roubaram. O pessoal coloca tudo que é informacao pessoal na Internet para todos verem, depois alguém acede a essa mesma informação e a culpa é a culpa é dos outros.
      Isso parece a história de um colega meu, passava os dias a colocar posts a falar mal do chefe e da empresa, quando foi despedido foi culpa do Facebook

      1. Avatar de bom senso
        bom senso

        estás a misturar dois conceitos diferentes, dados pessoais relativamente á pessoa em questão e conteúdos publicados pelos mesmos, dados que as redes sociais servem para muita coisa dados pessoais para efeitos de registos deviam estar privados de ser transmitidos a terceiros como aconteceu, quanto aos conteúdos que cada um publica ai concordo há pessoal que mete lá a vida toda…

  9. Avatar de João Manuel Moutinho
    João Manuel Moutinho

    Que não metesse o nariz na vida privada das pessoas que nada disto aconteceria. XD

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Qual vida privada? Andaram a espiar a casa das pessoas?

  10. Avatar de censo
    censo

    Pplware, já reparei que todos os comentários que faço via app android, pura e simplesmente não aparecem em lado nenhum. Este foi feito via pc.

  11. Avatar de Henrique
    Henrique

    O pior é que eles ganham milhões vendendo esses dados a empresas para marketing.
    exemplo o email de alguem
    Ou o endereço postal

  12. Avatar de NT
    NT

    É pena saber da noticia que a “CA” vai fechar… Assim não têm que enfrentar as leis Europeias que estão a apertar “um bocadinho” com a brincadeira da privacidade. Lá se vão os lucros para pagar aos Sr. Dr. Ministros Europeus…

  13. Avatar de pintor
    pintor

    E provavelmente não vai abrir com novo nome a fazer o mesmo?

    1. Avatar de stealth
      stealth

      a questao e qual e o novo nome.. nao se vai abrir.. lol