Apple revela resultados financeiros do segundo trimestre de 2018

45 Comentários

O esperado “super ciclo” de vendas do iPhone, no período de férias passado, parece não ter resultado, mas isso não significa que o interesse nos smartphones da empresa tenha desaparecido completamente.

A Apple acabou de apresentar a informação referente aos resultados financeiros do segundo trimestre de 2018, que, como é normal, revelou alguns detalhes suculentos.


Apple volta a crescer e até bate recordes

A empresa tem estado debaixo de fogo por causa dos hipotéticos resultados de vendas do iPhone X, contudo, ao que parece a empresa não está de todo a regredir.

A Apple arrecadou 61,1 mil milhões de dólares em receita, isto é um enorme salto de 16% sobre o seu desempenho no mesmo período do ano passado. Agora, não podemos deixar de apontar que a Apple vendeu 52,2 milhões de iPhones no trimestre passado.

 

Mas vendeu menos iPhones?

Não, pode na verdade não ser um incremento surpreendente, mas a Apple vendeu mais 3% em relação a esse período no ano de 2017. Estes resultados foram ligeiramente abaixo da maioria das previsões dos analistas de Wall Street. Mesmo assim, este foi o maior número de iPhones que a Apple movimentou no segundo trimestre em três anos.

Estas vendas foram um pouco ao encontro do meio termo que o mercado tem vindo a “referir”, isto é, nem vendeu tanto como apregoaram alguns, nem teve uma quebra negativa. A procura caiu, é verdade que sim, e nas últimas semanas, parceiros de produção do iPhone, como SK Hynix e Taiwan Semiconductor Manufacturing – que produziam os processadores da série A da Apple – apontaram para uma queda na procura de smartphones para explicar os seus recentes e dececionantes relatórios de lucros.

 

iPad nem sim… nem não… mas vende

Os outros pilares do portfólio de produtos da Apple também não mudaram muito em relação ao que foi apresentado no ano passado. As vendas do iPad subiram ligeiramente para 9,1 milhões, embora haja muito espaço para este equipamento render bem mais – afinal, este trimestre não leva em conta o recente lançamento do iPad 2018, uma evolução de um dispositivo que os porta-vozes da Apple chamaram de modelo mais popular.

Enquanto isso, a Apple movimentou 4,08 milhões de Macs, uma queda muito pequena em relação à sua posição no ano passado. Estes número sim são uma surpresa, isto porque era quase unanime, na voz dos analistas, que a queda seria significativa face à falta geral de trabalho visível da empresa nos seus computadores.

 

AirPod e Apple Watch são importantes fontes de receita

Nem todas as vendas de hardware da Apple foram estáticas. O CEO da Apple, Tim Cook, chamou aos AirPods de “um grande sucesso” e destacou que a empresa estava a trabalhar para acompanhar a impressionante procura.

Isso, mais a contínua popularidade do Apple Watch, provavelmente desempenhou um papel importante no aumento de 38% na receita “Outros” da Apple – sim, todos sabemos que a Apple coloca em todos os seus dispositivos uma fantástica margem de lucro.

 

Serviços cresceram uns espantosos 30%

O aumento mais notável que vimos no relatório da Apple está na sua divisão de serviços: foi responsável por 9,2 mil milhões de dólares do fluxo total de receita da empresa e cresceu mais de 30% desde o ano passado. É que este aumento de cerca de 2 mil milhões de dólares a mais face ao ano passado representam um recorde de todos os tempos para a empresa, de acordo com o CFO Luca Maestri.

Com a procura pelo hardware da Apple aparentemente fraca, espera-se ver o dinheiro que a empresa recebe de serviços como o iCloud, Apple Music e muito mais para impulsionar o movimento nos resultados financeiros da empresa.

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Boa publicidade 🙂 relatório de contas de uma empresa aqui é no mínimo curioso 😉 penso que tal detalhe seria mais apropriado num website do tema e não de tecnologia.
    Não me recordo de ver aqui tal coisa (e com este detalhe) da LG, Sony, Samsung, Huawei, etc

    1. Avatar de Vítor M.

      Porque não te apetece 😉 mas isso é sabido. Basta procurares e verás que tens de várias empresas…. uma questão de honestidade claro.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        “Porque não te apetece mas isso é sabido” não faço ideia do que significa tal frase e nem faz sentido, mas não me vou alargar no tema.
        PS: na página principal do pplware, se eu carrego “comentar” em alguma notícia, o website não abre a notícia na zona dos comentários mas sim na publicidade o que obriga a mover tudo até chegar aos comentários.

        1. Avatar de Vítor M.

          A frase vem no seguimento da tua, de não te recordares de algo que ainda há pouco tempo aconteceu. Mas, tendo em conta as circunstâncias, é sabido porque não te recordas. Claro, isso não quer dizer de todo que tal informação não tenha sido colocada, até porque é normal desde sempre. Mas podes não te lembrar, claro.

          Sobre o link, quando clicas no título da notícia, ou na imagem, abre a notícia sem qualquer problema, não estou a perceber a tua dificuldade.

          Podes explicar sff?

          1. Avatar de Belmiro
            Belmiro

            “na página principal do pplware, se eu carrego em
            “comentar” em alguma notícia, o website não abre a notícia na zona dos comentários”

            Não digo carregar no título nem na imagem. Digo carregar em “comentar” diretamente onde deveria abrir a notícia diretamente na zona de comentários. Agora não o faz desde o update do site.

            Mais: até o site estar todo carregado, as letras “tremem “. Antes não acontecia. Isto é Samsung S7 e S8, Android 7 ou 8 respetivamente, ambos com o Chrome.

  2. Avatar de Vítor M.

    É relevante o que saiu, coisas novas, se assim não fosse não terias dado conta e… reagido 😉

  3. Avatar de Helder
    Helder

    Onde é que estão aqueles a DUVIDAR dos bons números de vendas do iPhone X?

    Tanta treta, tanto “é um flop”, e é o mais vendido da Apple, e do mundo!

    Pois é, isto não é “rumores” ou “estatísticas”, ou etc. são números reais, expliquem estes crescimentos!

    Há, espera, o Belmiro e o Adalberto vêm já para aqui dizer para o PPLWARE não publicar as verdades…

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Sabes qual é o problema? É a quantidade de notícias que indicam o contrário…provavelmente tentativas de manipulação de bolsa ou sei lá! já nem ligo a resultados financeiros…seja de que empresa for

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Pois é, o problema é que isso vem de cima, vem de grandes bancos de investimento, que até mandam “bitaites” do que é que o próximo iPhone vai ter ou não, ao detalhe (sendo que maior parte das vezes é ridículo para quem percebe Apple e falham sempre).

        Depois passa para baixo para os média, e estes querem passar a imagem que os outros passam (senão são “fake news”).

        Depois passa para o Zé Povinho que é burro e vai na cantiga.

        Só depois do anúncio das vendas, as ações da Apple valorizaram 6% em
        poucas horas!

        Isto em muitos milhões, é muito dinheiro!

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Considero muito importante que seja revelada esta informação. Se têm saído notícias relevantes da “maçã”, há que dar a conhecer aos leitores e ponto final. Publicidade não será que a APPLE não dá nada a ninguém caro Belmiro, think about it 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha agora disseste tudo, eles não dão nada a ninguém. Bem verdade.

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Ricardo, são opiniões, como tal respeito a tua. A minha é de que informações financeiras tão detalhadas e sempre só relativas a um par de empresas não está bem.
      Quando à Apple não dar nada a ninguém, é uma empresa como outra qualquer e usa os meios que pode.

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Nao gostas de ler…Nao comes. A beira do prato serve para isso, para deixar as espinhas…

    3. Avatar de C.Gomes
      C.Gomes

      Essas tretas não batem certo, ainda ontem terminou o primeiro mês do segundo trimestre como é que podem dar os resultados do segundo trimestre quando ainda faltam dois terços do tempo?

      1. Avatar de Vítor M.

        Calma, uma coisa é não saberes como funciona, o que é normal para quem está fora deste tipo de regras de mercado, outra coisa é ser “treta”. Os trimestres financeiros podem ser diferentes dos trimestres do ano civil, que é o caso. Pesquisa sobre FYE (fiscal year ou financial year).

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          o título está incompleto e devia ser “Apple revela resultados financeiros do segundo trimestre financeiro de 2018”. O título como está reporta para o ano civil.

  5. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    Ora nem mais. Os pregadores da desgraça vieram logo assobiar para o lado. andam há semanas a dizer que a Apple não vende, que o iPhone X foi um fracasso, que o dióspiro é o citrino mais apreciado e afinal levaram um barrete um senhor barrete. Afinal a Apple vende e bem.

      1. Avatar de Vítor M.

        Tens várias hipóteses; uma é perguntares ao reputado analista Neil Campling, entre outros (um outro reputado analista, que sabes quem é, até abandonou a área).

        Outra hipótese é perceber o enquadramento dessa informação, quer poderá muito bem querer dizer que o ciclo do iPhone X terá um limite de tempo, um ano, o ano comemorativo do décimo aniversário. Agora isso não invalida que novos equipamentos venham e partilhem tecnologias.

        Simples 😉

        1. Avatar de Helder
          Helder

          Eu quero saber porque é que o “analista” Neil Campling é “analista” e eu não sou…

          Eu acerto mais que ele. Devia o pplware fazer notícias sobre o que eu digo, então…

          1. Avatar de Vítor M.

            Se atiras em todas as direções, acabas por acertar nalgum alvo, mas isso é lógico a da batata. É importante é perceber esse mercado, conhecer onde determinadas informação condicionam ou moldam resultados. Eles acertaram, mas também falharam, depende do ponto de vista.

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            A Apple fez a distinção no seu relatório o número de vendas para cada modelo? Não! Portanto como é que podes dizer que o X vai ou não ser descontinuado?

            Tu és como um astrólogo, fazes toneladas de previsões aleatórias, e quando uma é certa, está confirmado que sabes do que falas. Para determinar que sabes do que falas, as tuas previsões têm que ser não triviais, e tens que acertar nestas com uma probabilidade superior ao acaso.

          3. Avatar de João
            João

            @Nuno, cala-te por favor, os resultados não são só aquela folhinha de resumo, o CEO e o CFO da Apple anunciaram oficialmente que o iPhone X foi o modelo mais vendido. E basta ver o número de unidades vendidas e o valor da receita e fazer uma simples divisão.

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            O CEO disse num comentário à comunicação social, e não aos seus acionistas.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Não tens que querer, tens que exigir. Um processo e indemnização porque foste vitima de difamação e danos morais

    1. Avatar de Vítor M.

      Pedro, é verdade que vende, mas repara que os serviços estão agora mais importantes na empresa, por isso há um esforço considerável para tentacularizar o Apple Music, aumentar a dependência do iCloud e criar dentro do ecossistema necessidades de App Store para cada plataforma. Chama-se jogo de cintura. Alias, ainda há dias deixei mais uma prova que os serviços serão o grande trunfo do futuro próximo: http://bit.ly/2IzsUT5 😉

  6. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Só não disseste (Pedro ) que bateu novamente o record de resultados por trimestre. Esse facto em si só é impressionante seja qual for a empresa ….

    Abc

  7. Avatar de Mentecaptor
    Mentecaptor

    Resumindo: ” nem vendeu tanto como apregoaram alguns, nem teve uma quebra negativa”.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Quem é que apregoou que vendeu mais que aquilo que vendeu?

      É ver os jornalecos, sobretudo os que “têm” que noticiar isto, a tapar a cara e esconder os resultados oficiais.

  8. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Podemos olhar para os resultados financeiros de duas formas : os financeiros que querem ver crescimento, crescimento para que os ganhos futuros sejam ainda maiores; E para a sustentabilidade da empresa e os resultados mostram que esta está saudável e a crescer. Não tanto como os financeiros que ganham mas perspectivam ganhar mais, mas muito melhor que os que perspectivam a desgraça. Estes desejam ver a empresa cair, vá se lá perceber porquê, mas ao contrário dos seus delírios noturnos, ela além de não ter quebras ainda cresce em todos os mercados. Eu posso gostar mais de A do que de B, mas não entendo porque desejar mal a alguém. Futebolísticamente falando, eu só desejo que o meu clube ganhe ou ao menos que fique fique à frente do clube rival, mas não faço de vitória a desgraça deste.

  9. Avatar de C.Gomes
    C.Gomes

    Essas tretas não batem certo, ainda ontem terminou o primeiro mês do segundo trimestre como é que podem dar os resultados do segundo trimestre quando ainda faltam dois terços do tempo?

    1. Avatar de João
      João

      Não sabe o que é o calendário civil e o calendário fiscal, e depois “tretas não batem certo”, tu é que não bates!

  10. Avatar de McGoms
    McGoms

    Gostava de ver o Sr. Tim Cook, fazer um pouco do que faz o Sr Bill Gates, usar uma fatia desses lucros que orgulhosamente apresentam e dar para ajudar quem mais precisa.. isso é que era!

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      O Gates também não faz isso ….

      Abc

      1. Avatar de PTdoNorte
        PTdoNorte

        sim fez, doou 40% da sua fortuna instituições

  11. Avatar de leandro
    leandro

    “Apple revela resultados financeiros do segundo trimestre de 2018″…… estamos no inicio de MAIO DE 2018…. prognósticos só no final do jogo

    1. Avatar de antonio
      antonio

      A Apple apresenta contas por ano fiscal – de 1 de Outubro a 30 de Setembro (mais dia menos dia)

      O 4° trimestre de 2017 (ano civil) foi o Q1 (1° trimestre do ano fiscal) de 2018 e o que terminou em Março foi o Q2.

      De facto o post cria confusão 🙂

  12. Avatar de Jobz
    Jobz

    E os resultados da Samsung?
    Também vão por aqui?
    Já agora, seria possível meter em promenor que tipo de equipamentos se venderam mais?
    Isso sim é relevante…

    1. Avatar de Vítor M.

      Não estás atento, mas foram postos os resultados de várias empresas já, recentemente foi a Huawei (não viste), a Xiaomi, a Samsung também, a Microsoft, a Intel… e várias outras. Mas estás desatento?

      Sobre os equipamentos, a Apple referiu-os e estão no artigo, fora isso nso costuma detalhar a não ser nos eventos de apresentação, onde dá dados concretos.

      1. Avatar de Wishmaster
        Wishmaster

        Vítor M., quando reparo na barra do site do Pplware vejo: “Apple – Linux – Android – Windows – etc….” Não vejo Apple – Samsung – Intel – AMD… Claro que concordo que nem é para isso que a barra serve. Mas quando conjugado com o facto de existir clara prevalência de interesse e publicação para o lado da Apple, até quando sai notícia que uma pessoa processou a Apple por bater contra o vidro de uma Apple Store por causa do vidro estar tão limpo, aí o destaque ganham contornos diferentes…
        Se a Apple criou o seu próprio ecossistema e por isso merece o destaque, então que se desse destaque à Blackberry e à Nokia quando os seus “ecossistemas” tinham “peso”.

        1. Avatar de Wishmaster
          Wishmaster

          Vitor M., a crítica não pretende ser destrutiva ou negativa. Só pretende apontar um aspecto que, a meu ver (e é a minha opinião, vale o que vale) devem analisar. A atenção dada à Apple, deve continuar, mas o mundo não começa nem acaba na Apple.

          1. Avatar de Vítor M.

            É um assunto já “ressequido”, isto porque todos os dias falamos muito mais sobre outras plataformas não Apple que Apple propriamente. Mas, não sei porquê, Apple brilha, atrai quem gosta muito, quem é curioso, que odeia e quem desdenha. Isso é interessante do ponto de vista da receptividade. Só acho estranho é quem não gosta vir comentar a dizer que não gosta (ou, por outras palavras, vir criticar o que não gosta). Fora isso, não tenham dúvidas que vamos continuar a fazer como sempre fizemos, servir todas as pessoas independentemente da plataforma. Torna-se ridículo a malta que usa Windows e veste a camisola vir criticar quando falamos de Linux. É também ridículo a malta do Chrome vir criticar quando se fala no Firefox. E mais ainda quando quem gosta e usa Android vem criticar quem usa e gosta de iOS.

            Porque razão o mundo para ti começa e acaba na Apple? Isso é mesmo estranho acredita.

        2. Avatar de Vítor M.

          Repara, será que há tema, assunto ou plataforma que não tenha sido abordada no pplware nos mais de 50 mil artigos escritos? Duvido, mas nunca se sabe. Não há nenhum site em Portugal com tanta dedicação ao mundo da tecnologia como o Pplware, seja que marca for, seja que empresa for dentro da relevância que todas conseguem. Marcas como a Xiaomi, ESET e outras que hoje estão no nosso mercado fomos nós quem as coloco no léxico das pessoas em Portugal, ninguém as conhecia até lançarmos material nosso, tratado cá dentro no Pplware. E assim sempre faremos. O que dizes só não tem qualquer sentido prático como peca por defeito de pesquisa e análise.

          Nokia? Blackberry? Mas quase ninguém falava neles e nós tínhamos tudo. Pesquisa lá, vê quando foi a primeira análise a equipamentos Blackberry e vê tudo o que se escreveu até a marca praticamente se suicidar.

          Depois tudo o que vês, são os temas que os utilizadores querem ver e mais procuram. Existimos porque os utilizadores assim querem, foi por eles que nascemos, que crescemos e que continuamos a crescer. Se o mercado é tão residual em termos de Blackberry… como queres uma aposta tão alargada como as outras?

          Abraço.

  13. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Por acaso, não me recordo de ver resultados de grandes empresas (Microsoft, Samsung, LG,) e os resultados só interessam para as empresas de smartphones? Então se tecnologia é assim tão abrangente e o Pplware também quer abranger outros assuntos, então deve ser coerente e divulgar os resultados de outras empresas tecnológicas que não se dedicam ao fabrico de smartphones.

    Por exemplo, nunca apareceram aqui os resultados da Google, da Tesla, etc e se queremos levar a parte tecnológica mesmo a sério, nunca vi os resultados da Nvidia, AMD, Intel, Qualcomm, Foxconn, etc. Se é certo que não poderão divulgar os resultados de todas as empresas tecnológicas, certo é que estas que mencionei são gigantes de tecnologia, ou não são…? Com particular acuidade, deveriam até ser mencionados os resultados da HTC por se tratar de uma empresa cujos resultados importa verificar para perceber a evolução, se vão conseguir sair do marasmo em que caíram ou não. Isso sim importa ver de perto. Bem mais interessante do que os resultados da MS, Apple ou Google… Ou também da Huawei, pela performance significativa que tem tido, mereciam bem mais relevo do que a MS, Apple ou Google.

    Comentário introdutório à parte, parece-me é que estes resultados da Apple estão é todos indrominados….Há que alimentar e não frustrar as expectativas bolsistas e dos investidores, claro está…..
    Ainda não vi um iphone X ao vivo nas mãos de alguém. Só vi um iphone 8 (e não era o Plus…)…os altos cargos de um dos sítios onde presto serviços (pessoas que ganham pouquinho….estou a ser irónico), nem um iphone compraram e nem um iphone têm, excepção feita a um que tem o iphone 6…..
    hummmm….que estranho….
    Se antes se viam os iphones acabados de lançar aí a circular a rodos, e via-se facilmente, actualmente não é assim…pelo menos em Portugal. Mas vamos dar o benefício da dúvida…Fica simplesmente aqui registada a suspeita.
    E nem se diga que nunca existiu manipulação de resultados nas grandes empresas…

    1. Avatar de Vítor M.

      Não te recordares não significa que não tenha aparecido, porque apareceu. 😉