Huawei está a preparar o seu próprio sistema operativo móvel

32 Comentários

Nos últimos tempos, a Huawei tem enfrentado alguns problemas com o governo americano.

Para se precaver de possíveis pressões em empresas americanas, a marca chinesa está a desenvolver o seu próprio sistema operativo.


A Huawei tem tido um grande crescimento nos últimos anos, estando a transformar-se numa das maiores fabricantes a nível mundial.

No entanto, a marca chinesa ainda não está presente em todos os principais mercados, estando ainda a tentar entrar no mercado americano.

Embora a Huawei tenha planeado uma entrada em força no início deste ano, esbarrou nas intransigências do governo americano que não pretende que empresas chinesas ganhem relevância naquele mercado. Tendo em conta as dificuldades, a Huawei acabou por desistir deste mercado, pelo menos temporariamente.

Uma vez que o governo americano tem dificultado os negócios com empresas chinesas nos últimos anos, a Huawei está a precaver-se para possíveis pressões que possam existir.

Huawei Mate 10 Lite - 09

Embora os responsáveis da marca chinesa mantenham o compromisso de trabalhar em conjunto com a Google para desenvolver e utilizar o Android, está a ser desenvolvido um sistema operativo próprio desde 2012 para o caso de não conseguirem obter licenciamento Android para os seus smartphones, embora que com o prejuízo de ficar impedida de utilizar as aplicações da Google.

Outras marcas também já tentaram seguir este caminho, como a Samsung e a Microsoft, no entanto não obtiveram sucesso acabando os seus sistemas por passar para segundo plano.

A Huawei procura assim manter-se o mais independente possível. Depois de já fabricar os seus próprios processadores e modems, a marca chinesa começa também a preparar uma alternativa própria ao Android.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Desde que suporte apps android pode vir a ter sucesso

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O Tizen suportava, e não serviu de nada. Não tendo Play Store da Google vai ser um fracasso

      1. Avatar de jonas
        jonas

        mesmo tendo play store 90% do povo nem sabe o que é play store….usa as apps que vem o telemovel e é bem bom…ate um amigo ou familiar instalar algumas…

      2. Avatar de Joss
        Joss

        Segundo sei, numa apresentação da Samsung em que estive presente, a/o Tizen vai ser o futuro das SmartTV da Samsung. 🙂

    2. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      Se suportar apps android, não é OS próprio… continua sendo android!

      1. Avatar de jonas
        jonas

        longe da verdade…o bb10 da blackberry, nao era android e corria apps androids. colocava-as em sandboxs. O Sailfish OS, tambem corre apks na boa. O tizen idem. Nem todas as apps sao compativeis, mas dizer que se suporta apps android continua sendo android é de quem anda muito distraido neste mundo…

      2. Avatar de Celso
        Celso

        O sailfish suporta apps android mas não é android.

        1. Avatar de Gustavo
          Gustavo

          Se suporta, tem kernel linux e baseado na arquitetura android.

          1. Avatar de Pedro Alexandre Arantes
            Pedro Alexandre Arantes

            Kernel Linux não significa que seja um Android.. Por. Exemplo o window já suporta aplicações Linux a alguns anos em versões empresariais.. Eu sou da opinião que não se pode pegar no Android Open Source Project e dizer que é um sistema um sistema operativo novo, mas o kernel não é o suficiente para se dizer que o sistema seja o mesmo. Vê o caso em todas as distribuições Linux que tem a mesma base mas nada comparáveis nem sequer aceitam as mesmas aplicações

  2. Avatar de Alb silv
    Alb silv

    Boas. Não consitgo fazer actualizar amartphone Huawei model: G750—u10

  3. Avatar de Elkido
    Elkido

    Terá de ter Google Play…. loja de Apps da Google….. senão são milhões e tempo perdidos

    1. Avatar de Pedro Alexandre Arantes
      Pedro Alexandre Arantes

      Se tiver suporte nas aplicações basta clonar a playstore pedindo aos programadores para colocarem la o seu software

  4. Avatar de Elkido
    Elkido

    Se eu lançasse uma marca de smartphones/Phablets/tablets/Intelligence Phones….nem me dava ao trabalho de desenvolver um sistema operativo… lhe punha Lineage Os baseado em Android e com a loja Google Play…. assim teria sempre suporte e actualizações durante largos anos

    1. Avatar de Amon
      Amon

      para usar a playstore e os play.services precisa do licenciamento/permisao da Google.

      tu tens playsyote no teu linrage, porque instalaste por conta, o mesmo nao se encontra na rom nativamente.

  5. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    o ultimo que tentou Windows 10 mobile morreu então felicidades Huawei a sempre tentar ser feliz

  6. Avatar de Vitor
    Vitor

    Com a quota de mercado que a Huawei já detém no mercado de smartphones e com uma hipotética “proteção” que o governo Chinês pode dar em retaliação pelo “boicote” que os USA estão a fazer à marca e a mais alguns produtos da China,a Huawei partiria com uma vantagem considerável em relação à Microsoft quando lançou o Windows Phone…um mercado de centena de milhões de consumidores na China e não só! Gostava de ver se depois os criadores de apps se iriam recusar a desenvolver apps para um mercado dessa dimensão…como fizeram para o Windows phone e Mobile! Quem sabe a Microsoft “oferecer” esse SO à Huawei…teriam aqui pelo menos “meia dúzia” de clientes!

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      A Nokia também era grande e tinha OS Proprio(s) e ainda andou uns anos no Windows Phone.

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        Uma “pequena” diferença…a Nokia nunca apostou verdadeiramente no seu SO e por isso mesmo quando os “telemóveis” foram ultrapassados pelos “smartphones” perdeu a quase totalidade da relevância que tinha! O Windows Phone era um grande SO mas teve,também,um pequeno problema…chegou tarde e os criadores de apps nunca se interessaram em desenvolver para esse SO,porque eles ganham “á peça” e já tinham dois SOs bem implantados no mercado. Com a Huawei poderia ser diferente…nas condições que descrevo acima!!

        1. Avatar de Celso
          Celso

          Calma, a Nokia ainda apostou no seu sistema operativo, ao criar o meego, o problema foi a microssoft meter lá o elop para tentar acabar com mais um linux e inserir mais um windows no mercado. Esse sim, foi um dos problemas. O outro foi em não terem desenvolvido o meego 3 ou 4 anos mais cedo.

        2. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          Vitor, a Microsoft quando lançou W10M tinha poucos e fracos terminais onde quase tudo estava vedado ao acesso pelas apps. Os criadores viram-se de mãos atadas no hardware e acesso e desistiram.

        3. Avatar de Miguel
          Miguel

          “chegou tarde e os criadores de apps nunca se interessaram em desenvolver para esse SO,porque eles ganham “á peça” e já tinham dois SOs bem implantados no mercado”.
          Então e onde isto é que é diferente para a huawei? O que é que a mesma vai fazer de diferente do windows phone/sailfish/tizen/ubuntu touch/firefox os ?

        4. Avatar de Ralk2
          Ralk2

          “Com a quota de mercado que a Huawei já detém no mercado” se lançasse um novo SO, a Huawei não teria quota nenhuma de mercado. Ela começaria do zero.
          Se a empresa optasse por atualizar todos os smartphones q tem hoje no mercado, iria ter q gastar muito dinheiro. Nao parece viável.
          E mesmo se a Huawei decidir lançar um novo so, voce confiaria? compraria um smartphone que o governo americano faz campanha contra?
          sem contar que muita gente teria receio de comprar aparelhos com um novo so, principalmente depois do que aconteceu com a ms

    2. Avatar de jonas
      jonas

      a questao nao é ter um SO pronto..é ter milhoes de apps que tanto android como ios tem…nenhum novo player consegue isso e poucos vao abdicar disso a nao ser que as apps que toda a gente usem existem nesse SO e as poucas que existam seja de qualidade…mesmo assim duvido que o povo mude…o BB10 da blackberry tinha isso tudo e mesmo assim foi abandonado..pela minha tristeza que na altura era muito superior ao android.

    3. Avatar de Ralk2
      Ralk2

      De qualquer forma nao é interessante para o google nao dar licença para a huawei, eles precisam da propaganda e informçao.

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    A questão para mim é pertinente, eu sou 1 utilizador Android e de facto vejo muito difícil no ” chamado Mundo Ocidental ” um sistema operativo móvel vingar sem uma loja de aplicações recheada de apps , porque de facto não havendo passamos a ter um telemóvel e não um smartphone, mas imaginem uma outra realidade a Chinesa, sim porque a China não é a Europa e não digo mais para não comprometer o meu comentário, mas voltemos há realidade Chinesa e se a Google por pressão do governo Americano não certificasse equipamentos da Huawei com Android , no fundo impossibilitando o acesso há mesma loja de apps que estamos a falar, aí teria de entrar este sistema operativo que a Huawei está a desenvolver ou eventualmente usar Android mas em vez da playstore usar a Aptoide ou outras lojas similares que disponibilizam apps para Android , ou mesmo fazer um fork destas lojas alternativas e adapta-las para a China, são tudo cenários que um País como a China que está em guerra comercial aberta com os USA tem de se precaver , e penso que eles numa situação limite nem sequer estão a pensar no mercado Mundial , mas sim no seu próprio mercado que é o maior do Mundo e o segundo é a Índia.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Carlos,você “apanhou” a essência do meu primeiro comentário.Foi precisamente num cenário de “guerra comercial” que eu falei! E o mercado >Chinês contando com o protecionismo do governo do seu País tem cerca de ibilião de consumidores…fora a India e Países periféricos!!

  8. Avatar de William Neis
    William Neis

    Espero que dê certo, não aguento mais esse duopólio de iOS e Android. Faltam-se opções, que falta faz o BB OS 🙁

  9. Avatar de Rui Queiroz
    Rui Queiroz

    Se ele fizerem uma copia do android, nao vejo porque nao.. ate porque podem desenvolver um market como o da google.

  10. Avatar de Jose Silva
    Jose Silva

    Acho piada a esta gente, a China impõe regras para produtos Ocidentais e o Ocidente tem que aceitar e calar o Ocidente impõe regras e todos criticam.

  11. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Cheira me que este sistema operativo ira pelo mesmo caminho do sistema operativo da Samsung…