Carregador “mais rápido do mundo” carrega a bateria em 8 minutos

22 Comentários

A ABB apresentou no Salão de Hanover os seus mais recentes carregadores ultra rápidos de 350 kW, os Terra HP High Power.

Esta tecnologia permite que um destes carregadores seja 100 vezes mais rápido que a tomada elétrica que temos em nossa casa. A ABB é a fornecedora da Electrify America, rede que a Volkswagen quer instalar no continente norte-americano, e também tem mais de 6500 aparelhos a operar em 60 países.

Carregamento de veículos elétricos mais rápido do mundo


Carregamento da bateria mais rápido do mundo

O Terra HP High Power pode reabastecer um veículo para percorrer 200 km de alcance em apenas em oito minutos (40-45 kWh) ligados à tomada, desde que o carro consiga usar 300-350 kW.

Como podemos ver nas fotos, o Terra HP é equipado com duas tomadas – CCS Combo e CHAdeMO, já que a ABB quer permanecer com oferta dentro dos padrões disponíveis.

Esta empresa é uma das maiores players do carregamento rápido DC com mais de 6500 carregadores instalados em 60 países.

Com o aumento do número de veículos elétricos na estrada, a procura global por estações de carregamento de veículos eficientes e energeticamente eficientes está a aumentar. Na Hannover Messe, a ABB lançou a sua mais nova solução de carregamento de VE, o Terra HP, o primeiro produto de 350 kW no mercado. O tempo de carregamento para um alcance de 200 km é de apenas oito minutos.

Referiu Frank Muehlon, Chefe do Negócio Global da empresa.

Segundo informações apresentadas, este é um produto ideal para ser colocado nas autoestradas nas áreas de serviço. A carga ultra-alta da Terra HP tem capacidade para carregar tanto carros de 400 V como 800 V em potência máxima.

Para melhorar ainda mais o desempenho, o Terra HP oferece o maior tempo de atividade devido à redundância em energia e comunicação e a cabos de carga resfriados individualmente.

Há uma série de outros benefícios adicionais disponíveis no próprio equipamento que facilita a vida de quem vai carregar o veículo. Mas, o importante sem dúvida é a evolução que se faz sentir no tempo de carga, não tarda estará ao nível de um abastecimento de combustível como vemos atualmente.

 

Leia também:

Carregadores de carros elétricos serão obrigatórios nas casas

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de bom senso
    bom senso

    8 minutos para um total carregamento bem assim está bem, agora só falta massificar esses carregadores e tornar os carros eléctricos mais acessíveis…

  2. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Oito minutos para 200 km de alcance, ainda acho um bocado tempo a mais a carregar para km’s a menos. Deviam ser uns três minutos para 800 km de alcance. Mas, está a melhorar. 🙂

    1. Avatar de ACS
      ACS

      claro que há que melhorar mas já está num nível aceitável para todos. Na teoria devíamos parar 15 minutos por cada hora de condução. Se tiveres de parar 8 min por cada 2 horas já dá. além que ninguem para apenas por 8 minutos. Vais sempre ao wc, beber comer algo. Ficas sempre lá mais que 15 min.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Oito minutos para 200 km está muito bom e particamente nao impacto. Nao é todos os dias que se fazem mais de 200KM seguidos sem parar (600KM se a bateria tiver cheia).

      Com a bateria carregada é mais ou menos parar 10 minutos numa viagem Algarve ->Porto

    3. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Resposta previsível , sim para assaltar bancos não é muito prático , a malta sabe que para sempre nas bombas .

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        eh!eh!
        Está boa essa do banco! 🙂
        Ou como eu disse, ou terá de haver centenas de carregadores, e restaurantes em cada posto de reabastecimento. Não estou a ver filas para esperar por cada um.

        1. Avatar de CMatomic
          CMatomic

          Um carro elétrico nem necessita estar aparado para carregar , há bons exemplos do passado e actuais de meios transporte electricos como isso é possível , utilizando tecnologia de indução nos veículos elétricos poderiam fazer um percurso em autoestrada sem nunca parar .

    4. Avatar de Filipe Ezequiel
      Filipe Ezequiel

      Ainda longe do abastecimento de mais ou menos 16 litros de gazolina, que é também mais ou menos o equivalente em kms, que demora minuto, minuto e pouco, mas não está mau, com vontade vamos lá, isto se o kw não ficar ao preço do galão lol, ai até os carregadores metem carga em menos de um segundo, abraços.

  3. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Prefiro veiculos movidos a hidrogénio.

    1. Avatar de nervaise
      nervaise

      Também acredito que tenha mais futuro…

    2. Avatar de Caetano
      Caetano

      eu prefiro a metanol, então.

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        “metanol”
        Mais do mesmo , semelhante aos combustíveis fosseis .

    3. Avatar de CMatomic
      CMatomic

      Mercados do hidrogénio ?
      A fonte do hidrogénio ?
      Ar ?
      Água ?
      Gas natural ?
      A escolha é sua .
      E alias os veículos a hidrogénio , não são movidos a hidrogénio , mas a eletricidade gerada pelo hidrogénio .

      1. Avatar de CMatomic
        CMatomic

        Enquanto o veículos elétricos , da a hipótese de qualquer um ter a sua própria produção de eletricidade, em termos acesso a energia elétrica não é preciso dizer muito pois facilmente toda gente compreende para que serve uma tomada elétrica , enquanto o hidrogénio só é pratico a nível industrial .

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    É a evolução natural , não tarda o tempo para abastecimento ficará no tempo de pararmos numa estação de serviço bebermos um cafézinho e embora lá fazer o resto da autoestrada .

  5. Avatar de dedro seca
    dedro seca

    Detesto cabos. Quando passar-mos à tecnología de indução ou algo parecido, mas mais rápido e sem cabos, eu adiro.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Mais ou mesmo como hoje em dia, Ainda gostava de saber como é que se abastece um carro sem cabos (Mangueira)

    2. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      se nao gostas dos cabos deves gostar de andar a pedal entao

    3. Avatar de carlitos
      carlitos

      Detesto rodas. Quando passarmos à tecnologia anti-gravitacional ou algo parecido, eu adiro.

      1. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        mt bom hehe

    4. Avatar de Filipe Ezequiel
      Filipe Ezequiel

      Quando era puto, a minha escola fez um carro movida a energia eléctrica, abastecido via painéis solares, a ideia era fazer 1000kms o mais rápido possível lol, com o pouco que tínhamos a coisa até não correu mal, não fizemos foi os 1000kms se não ainda lá estava para os concluir, hahaha, andava muito devagar, com a tecnologia de hoje, era fantástico com toda a certeza ganhávamos o torneio.