Cientistas estarão perto de lançar um medicamento que cura a diabetes tipo 1

48 Comentários

Cientistas espanhóis criaram uma molécula que regenera células produtoras de insulina, tendo sido desenvolvido o primeiro medicamento com potencial para curar a diabetes tipo 1.

Este poderá ser o primeiro passo concreto para o fim desta doença.


Cura da Diabetes – Há uma luz ao fundo do túnel

Foi testado um novo fármaco em ratos de laboratórios e culturas de células humanas. O sucesso destes testes levaram a concluir que é possível reverter os sintomas e as causas da diabetes tipo 1.

Se se comprovar a eficiência e segurança nos ensaios clínicos, pode ser a porta para a cura da doença. O feito, detalhado hoje na Nature Communications, é de uma equipa internacional de cientistas liderada por investigadores do Centro Andaluz de Biologia Molecular e Medicina Regenerativa (Cabimer), em Sevilha.

Insulina para a diabetes

Este projeto levou vários anos para identificar um recetor molecular adequado que pudesse ser ativado com uma droga. Agora que foi identificado esse recetor, será possível projetar várias moléculas sintéticas para encontrar a medicação correta.

Se forem capazes de transferir isto aos seres humanos, a longo prazo, o medicamento pode ser uma solução não apenas na prevenção, mas também no tratamento, abrindo uma porta para a cura da diabetes tipo 1.

| Referiu o investigador, professor emérito da Universidade de Barcelona e ex-diretor do instituto de investigação biomédica Idibaps, que não participa do estudo.

A diabetes tipo 1 é uma condição auto-imune que geralmente aparece na infância. Nos 21 milhões de pacientes que sofrem com esta doença, os linfócitos destroem as células beta do pâncreas, responsáveis ​​por armazenar e secretar insulina, criando uma dependência vitalícia da injeção dessa hormona. A nova droga faz duas coisas: reduz o ataque auto-imune e repõe a população de células beta destruídas. Até agora, os tratamentos disponíveis – imunossupressão ou terapias celulares – só podiam cumprir uma função ou outra, respetivamente.

Para curar o diabetes, é necessário fazer as duas coisas: fabricar células que substituam aquelas que não funcionam e impedir a causa.

| Explica Bernat Soria, diretora do Departamento de Regeneração e Terapias Avançadas da Cabimer e fundadora do centro.

Conforme explica a primeira autora do estudo, Nadia Cobo-Vuilleumier, a estrutura do novo composto químico (BL001) é protegida por uma patente da Fundação de Progresso e Saúde Pública da Andaluzia. O seu design permite ativar um recetor molecular localizado na superfície de algumas células do sistema imunológico e células do pâncreas. Essa interação reduz a resposta inflamatória e protege as células beta.

O novo medicamento provoca a transformação de células alfa em células beta, fenómeno conhecido como transdiferenciação, que resolve um problema fundamental enfrentado pelas terapias celulares, o de regenerar a população de células beta de uma amostra inexistente ou muito danificada.

Depois de ter patenteado a fórmula, a equipa de cientistas trabalha agora na definição da composição do medicamento laboratorial, tentando perceber os limites da toxicidade e de eficácia. Os investigadores estão também a perceber se será em forma de injeção ou comprimido.

Desenvolver um medicamento do laboratório até ao paciente custa cerca de 20 milhões de euros. Já gastámos três milhões. Se me der 17 milhões amanhã, daqui a alguns anos, se tudo correr bem, já estará no mercado

Referiu o principal investigador do Cabimer, afirmando que não se sabe quando é que o medicamento estará disponível no mercado.

Esta investigação recebeu financiamento público espanhol e apoios de associações como a Juvenile Diabetes Research Foundation, de Nova Iorque, nos EUA, e da DiabetesCERO, de Espanha.

Via

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fabio
    Fabio

    vou fazer figas para chegar daqui a uns anos…

    1. Avatar de João
      João

      A melhor notícia que podia ler, sou diabético tipo 1 à 29 anos! Espero que chegue para breve. Grande notícia mesmo

      1. Avatar de liobina
        liobina

        João … me solidarizo com vc … meu filho tem 15 anos estou feliz com a noticia.

  2. Avatar de Ricardo Martinho
    Ricardo Martinho

    A melhor noticia de sempre que o Pplware me podia dar desde que vos acompanho (desde 2009)!
    Vou aguardar ansiosamente pois faço parte da lista Portuguesa.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Verdade 🙁 cá aguardamos e espero que seja mesmo a sério desta vez….

    2. Avatar de Bob
      Bob

      Também sofrendo de uma doença sem cura, espero que estes cientistas tenham sucesso. Ao menos saber de um avanço para pessoas com diabetes tipo 1, já é progresso.
      Mas, é preciso lembrar, que por norma, demoram anos até chegar à fase de testes em seres humanos, e depois, chegar ao mercado regulado.

    3. Avatar de marco aurelio da costa bastos
      marco aurelio da costa bastos

      Boa tarde
      Vi seu comentário no site pplware e vi que vc comentou que faz parte de uma lista em Portugal.
      Será que vc poderia me falar mais sobre isso.
      Acabamos de descobrir que meu filho de 6 anos é diabético tipo 1 e estamos meio perdidos com relação a isso tudo.
      Tem como participar dos testes em Portugal?

  3. Avatar de Fatima Isabel Capelo
    Fatima Isabel Capelo

    Boa

  4. Avatar de Zeze
    Zeze

    Num mundo com tanto bilionário, não há ninguém que faça o investimento? Até a própria UE devia de dar 100 milhões para estar já disponível dentro de um ano!

    1. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Oh nao interessa, quanto mais insulina venderem melhor

      1. Avatar de Bob
        Bob

        É mais por esta razão…. em termos de negócio, rende mais vender continuamente tratamentos, do que curar. Mas muito mais.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Como é óbvio, não se vai do estudo de uma substância a um medicamento em apenas um ano. Ainda existem muitos outros testes a ser feitos, como testes clínicos em ratos, e depois em humanos, estudar os seus efeitos adversos,… antes de ser disponibilizado ao público.

    3. Avatar de Kekes
      Kekes

      Não funciona assim. In vitro é diferente de in vivo. O que se passa é que as coisas demoram o seu tempo, se fazemos tudo à correr passam coisas como os laboratórios Bial tiveram com o derivado do cannabis. Não podem morrer pessoas.
      Isto do quase existe porque a maior parte destes estudos voltam para a gaveta pois não funcionam como esperado. Se tudo correr bem temos fármaco em 4-5 anos. São etapas que não se podem ultrapassar para segurança das pessoas.

      1. Avatar de Ana lopes
        Ana lopes

        Kekes gostava falar consigo sobre meu caso que todo os dias me assusta.

    4. Avatar de pois.....
      pois…..

      Se soubesses os rios de dinheiro que se gastam neste tipo de pesquisas tavas caladinho 😀
      Agora se disseres que existem certos lobbys que atrasam o lançamento e disponibilidade deste tipo de vacinas, ai já concordo mais 😀

    5. Avatar de MARCOS PAULO MACHADO SILVA
      MARCOS PAULO MACHADO SILVA

      Quando estiver disponível me avise

    6. Avatar de Marcos Aurélio Machado
      Marcos Aurélio Machado

      Acredito que os tais bilionários se consentran nos laboratórios de fármacos pelo mundo que preferem lucrar com medicamentos palheativos.

  5. Avatar de Dave
    Dave

    Andamos há anos no “estamos perto”, está quase”, “vem ai” e nunca dá em nada no que toca a curas para doenças lucrativas..É mais uma para a gaveta.

  6. Avatar de Kekes
    Kekes

    Lamento tirar esperanças mas este tratamento não irá curar diabetes tipo 1.

    Quem já a tem não terá qualquer efeito, só em pessoas que começam a desenvolver a doença poderá ter efeito ao evitar progressão da doença ou mesmo atrasar a insulinodependencia.

    O único futuro para as pessoas DM1 nos dias de hoje é o transplante de células pancreáticas e ainda com sucesso limitado, mas que creio que no futuro as coisas melhorem e fármacos deste tipo podem ter um papel importante.

    Este é o típico problema dos meios de comunicação, que um faz um título sensacionalista e os outros que o usam como fonte replicam o erro, por isso não vemos resultados para a maior parte dos “quase” e das “curas”.

    1. Avatar de Oscar
      Oscar

      Olha temos um cientista acreditado pelos 5 melhores mecãnicos da Europa….

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        Lol, lê o estudo, e se souberes como funciona a diabetes tipo 1 saberia que o que estou a dizer é verdade, não podes criar algo que não existe. Claro que o artigo jornalístico e as declarações são feitas para conseguir fundos, então pintam a coisa como fantástica mas se lês vês bem que não conseguiram em vitro curar nada apenas atrasar a doença.

        Quem trabalha em saúde sabe perfeitamente como funcionam estes artigos e estudos preliminares e está farto que os resultados finais sejam apenas medíocres. É o pão nosso de cada dia.

        E não acreditas no que te digo, lembra te de em 5 anos ver como progressou este estudo, garanto que os resultados não vão ser tão fantásticos como tu pensas…

        Ahh,uma acreditação não serve de nada, mas um mestrado na área habilitam uma pessoa a saber a realidade dos estudos e a interpretar estudos 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          Nenhum medicamento/tratamento acontece sem o caminho normal. Este caminho descrito é o normal e, tal como noutros casos, acabará por resultar no que está no objetivo. Se leres o artigo e as declarações dos responsáveis e envolvidos, eles não falam num futuro próximo, eles falam a longo prazo, mas tudo é assim na área da saúde.

          1. Avatar de kekes
            kekes

            Exatamente Vitor, concordo absolutamente. A coisa é que eles dizem, “necessitamos de mais 17M€ e temos o fármaco em 5 anos cá fora”, o que é impossível de prever. É puro “markting” para conseguir financiação. Depois a vossa fonte usa termos como “curar” para causar impacto. Curar é diferente de tratar, que é o que eles vão tentar fazer num primeiro passo, tratar a DMT1 e evitar a progressão da doença, que é o que eles conseguiram em vitro segundo o seu próprio estudo.

            O estudo, muito bom! A parte jornalística do ElMundo não satisfaz, cria demasiadas expectativas falsas.

    2. Avatar de ffff
      ffff

      e baseia a sua opinião em que factos cientificos? Ou é só “eu penso de que”

      1. Avatar de kekes
        kekes

        No estudo. Basta ler.

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Kekes tirou a informação daqui, o que disse está correto:
        https://www.nature.com/articles/s41467-018-03943-0.pdf

  7. Avatar de pedro
    pedro

    são boas noticias … agora falta para a Diabetes Tipo 2 … mas deve ser mais difícil em termos de prioridades, já que a Tipo 1 deve dar muito mais lucro ás farmacêuticas ….

  8. Avatar de Simone
    Simone

    Este estudo não está sendo divulgado como uma cura para a DM1, não podemos perder a esperança de um tratamento novo, mais confortável. Tudo no tempo necessário.

  9. Avatar de Simone
    Simone

    O estudo fala de regenerar as células produtoras de insulina, então porque não podera tratar quem já tem DM1, Kekes?

  10. Avatar de jaime dias
    jaime dias

    no dia que vier a cura da diabetes ai sim no dia 14 de novembro vou festeja-la.

  11. Avatar de Becker
    Becker

    Hahaha sou diabético tipo 1 e nasci dia 14 de novembro.

  12. Avatar de J. M. Tomaz
    J. M. Tomaz

    Ñ nasci com Diabetes e há cerca de 10 anos contraí esta maldita doença, que apesar de tratamento pouco tempo depois, progrediu para Tipo 1. Sofre-se muito. A esperança é a última a morrer e, vamos torcer para que ñ demore muito.
    Vou aguardar ansiosamente que os resultados sejam favoráveis a uma cura. Para ambos os Tipos.

  13. Avatar de guilherme
    guilherme

    Sou diabetico tipo 1 ha 58 anos e tenho 73 de idade.
    Ja nao vai ser no meu tempo.
    Quando me apareceu a doença (aos 15 anos) o medico disse-me:
    Ouça menino ” so dois tipos de pessoas curma a diabetes: o charlatao e o cangalheiro-

  14. Avatar de Andreia
    Andreia

    Tenhos dois filhos com diabetes tipo 1 se for verdade era a melhor coisa que pudia acontecer um deles descobri que tinha diabetes tipo 1 tinha 7 anos agora já tem 23
    De pois de 13 anos tive outro filho e quando tinha 7 anos descobri que também tinha isto é orrivel para uma mãe é um desespero muito grande eu espero que esse milagre aconteça

  15. Avatar de Fernando Fernandes
    Fernando Fernandes

    Muito interessante boa sorte

  16. Avatar de Teófilo Ribeiro
    Teófilo Ribeiro

    Tenho diabetes, há 32 anos tenho agora 50 anos espero do fundo do coração que consignarão a cura, muito obrigado pelo esforço.

  17. Avatar de beatriz
    beatriz

    Eu sou Diabetica 1. É-me impossivel controlar a diabetes, durante um dia e um noite os valores sobem para mais de 500 e baixam para 30 , mais de 3 vezes por dia, tendo em conta que com 30 morre-se, quase não durmo para não acordar nos cuidados intensivos. animadamente, nunca penso em morte, que é duro é mas não nos podemos entregar. Estou a pensar no transplante de células pancreáticas para o fígado mas nas minhas investigações, encontrei um problema , a pastilha que o transplantado em que tomar para o resto da vida pode ser cancerígena, ou seja ou é da doença ou é da cura. Se tiverem alguma informação sobre este assunto eu agradeço a ajuda.

  18. Avatar de Pedro Tadeu Jordão
    Pedro Tadeu Jordão

    hoje dia 06 de outubro de 2020 , gostaria de saber como está o andamento dessa pesquisa ?

    1. Avatar de Juliano
      Juliano

      Estou tentando saber alguma coisa também Pedro. Meu filho de 15 anos faz 2 anos que está com diabetes.
      Vi essa reportagem… Tentei enviar email para os pesquisadores, mas parece que todos que descobrem alguma coisa sobre a cura somem…

  19. Avatar de Charles Robert
    Charles Robert

    Meu filho também é diabético tipo 1. Temos que de alguma maneira criar uma maneira de arrecadar através de doações esse valor para essa pesquisa. Que tal?

  20. Avatar de Silvimar
    Silvimar

    Estou aguardando a cura

  21. Avatar de Karine
    Karine

    Meu maior sonho tenho 31 e há 10 anos tenho diabetes tipo 1.
    Se precisarem de alguém para pesquisa me disponho.

  22. Avatar de José Guerreiro
    José Guerreiro

    Será a concretização de um sonho.

  23. Avatar de Rodolfo Costa
    Rodolfo Costa

    Grande treta, devíam ter vergonha de pôr aqui uma mentira destas, já estamos em 2021 e até agora ainda não há soluções mas quando vem uma pandemia que afecta o mundo inteiro e já ficam todos com o cuzinho apertado já conseguem fazer vacinas em vários cantos do mundo, acho que tudo tem haver com interesses e dinheiro porque os líderes que governam e até outros nalgumas áreas alimentam-se do sofrimento e problemas de cada um de nós como vampiros para seu próprio benefício, que crueldade, detesto este mundo

    1. Avatar de Karine
  24. Avatar de Rodolfo Costa
    Rodolfo Costa

    Não quer dizer que já tenha perdido a esperânça, mas já estou desde os 10 anos a lidar com isto e outra doênça cronica provocada pela Diabetes tipo 1, depois de todo este tempo e a minha vida social ter ficado arruínada por isto muito cedo já me sinto velho e cansado, mas ao menos ficaría em paz e libertar-me deste pesadelo que nunca quis ou causei na minha vida, acho que os atrasos têm sempre haver com a parte dos interesses económicos, vivemos num mundo com falta de compaixão e vampirismo, que horror

  25. Avatar de José Guerreiro
    José Guerreiro

    Não interessa a expressão de que é negado a tudo e todos criar algo a que não existe. A verdade pode estar dentro do ser humano em não desistir de querer criar algo que sempre existiu e não sabíamos disso. Com ou sem fé é preciso acreditar que o ser humano poder conseguir tudo. Até curar as diabetes de todos os tipos. Eu tenho esperança por todos.

  26. Avatar de Alcides
    Alcides

    Pessoal, vcs já não acham que já fizeram a cura?
    Existe só que o monopólio de medicações não irá deixar apresentar a nossa cura.
    Não acreditem diabetes não há cura.
    Se fudemos e vamos continuar se fudendo.
    Me desculpa, mas é a mais pura verdade.
    Boa sorte pessoal