Aprenda a fazer: Dual boot com macOS e Ubuntu no Mac

49 Comentários

Hoje em dia ter vários sistemas operativos numa máquina já não é propriamente uma tarefa difícil. No entanto, ter uma distribuição Linux em dual boot com o macOS no Mac já pode ser considerada uma aventura. Ter o Windows em dual boot com o macOS é, atualmente, um processo bem mais simples graças ao Boot Camp.

O nosso desafio de hoje é ensinar como podem ter em Dual boot uma distribuição Linux com o macOS. Vamos lá!

Ubuntu - mac


É verdade que o caminho mais simples seria virtualizar uma distribuição Linux. No entanto, em termos de desempenho, ter um sistema instalado nativamente faz toda a diferença… por isso vamos ao trabalho.

Requisitos

  • Um Mac
  • Versão estável de uma versão Linux (para este tutorial escolhemos o Ubuntu 16.04.4 LTS)
  • Pen USB (no mínimo com 2GB)
  • Software Etcher
  • Pacote rEFInd

Para que tudo funcione à primeira devem seguir rigorosamente os seguintes passos.

Parte I – Download do Ubuntu 16.04.4 LTS

Para começar vamos fazer o download do Ubuntu 16.04.4 LTS (pode ser qualquer outra versão). Para tal vamos ao site aqui e carregamos em Download

Em seguida podem dar algum tipo de donativo para o projeto da Canonical ou então simplesmente fazer o download da distribuição carregando em “Not now, take me to the download“.

Passo 2 – Criação da drive de instalação do Ubuntu

Depois de obterem o Ubuntu 16.04.4 LTS vamos criar a nossa drive de instalação com a distribuição da Canonical. Para começar vamos formatar a Pen USB através da ferramenta nativa do macOS “Utilitário de Discos“. Para tal devem seguir os seguintes passos:

1 – Selecionar a drive associada à PenUSB

2 – Carregar na opção “Apagar

3 – No próximo screen devemos indicar um nome para a PenUSB, no formato devem escolher MS-DOS (FAT) e por fim no esquema escolham GUID Partition Map

4 – Carreguem em Apagar até que o processo seja todo terminado.

 

Passo 3 – Gravar a imagem do Ubuntu na Pen USB

Para este passo vamos usar o software EtcherTal como o Rufus, o Etcher é uma ferramenta que permite criar, de uma forma muito simples, Pens USB/cartões de memória de arranque, com os mais diversos sistemas operativos.

Para começar vamos fazer download do Etcher para macOS.

Depois de instalado, indiquem o caminho da imagem do Ubuntu, indiquem a drive e carreguem em Flash.

Passo 4 – Preparar a drive

Vamos agora usar o rEFInd que será o nosso bootloader para o macOS e Linux. Para “instalar” o pacote rEFInd devem seguir os seguintes passos:

1 – Obter o rEFInd’s binary package

2 – Fazer o unzip

3 – Abrir o terminal e arrastar o ficheiro “refind-installer” para dentro do terminal

Para que tudo funcione é necessário que desative o System Integrity Protection (SIP). Para tal devem seguir as instruções seguintes.

Basicamente só têm de reiniciar o Mac, antes de aparecer o logo da Apple carreguem em  Command + R.  Em seguida escolham Utilitários -> Terminal 

Por fim introduzam o comando csrutil disable

Depois de todo o processo, reiniciem o Mac e voltem a correr o script refind-installer.

Reiniciem agora o Mac e verifiquem se o rEFInd está operacional.

Passo 5 – Criar partição para o Ubuntu

Se vão instalar o Ubuntu no mesmo disco que o macOS, então devem criar uma partição para o Ubuntu. Tal pode ser feito com recurso ao Utilitário do Disco, selecionando o disco do Mac e depois carregando em Particionar.

Em seguida escolham a opção Particionar

Carreguem agora no sinal + para criar uma nova partição e indiquem um nome, o formato que deve ser MS-DOS e também o Tamanho. Por fim carreguem em Aplicar.

Se tudo estiver OK, basta que finalizem o processo carregando em Particionar.

Passo 6 – Instalação do Ubuntu

Por fim vamos finalmente instalar o Ubuntu. Tenham a PEN USB ligada ao Mac e reiniciem a máquina. Quando arrancar selecionem o ícone do Tux.

Em seguida escolham a opção Install Ubuntu e sigam os procedimentos normais.

Muito importante: Nas partições escolham a opção something new para escolherem a partição que criaram anteriormente. Podem ver aqui um exemplo.

Se tudo correr bem, o Ubuntu será instalado no Mac em poucos minutos. De referir que no meu caso o Ubuntu não detetou nem o teclado nem o rato do Mac. Para resolver esta situação usei um rato e um teclado externo.

Esperamos que tenham gostado deste tutorial e alguma dúvida, questão, ou dificuldade não se esqueçam de deixar nos comentários.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Brasão SS
    Brasão SS

    Já não têm os artigos em PDF para download? Estas dicas são ótimas para guardar. Dava muito jeito.

    1. Avatar de Pedro Pinto
      Pedro Pinto

      Podes entretanto usar o próprio browser para imprimir em PDF. Em breve teremos essa funcionalidade.

      1. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        Sim eu sei. Mas o layout não fica limpinho como o PDF que disponibilizavam. 🙂
        É muito mais prático terem essa funcionalidade.
        Estarei atento. Obrigado.
        Abraço.

    2. Avatar de security
      security

      Se tiveres safari:
      cmd+alt+R (ativar o leitor);
      cmd+P e imprimir para .pdf

  2. Avatar de maria vieira a atriz

    e assim estragarem o mac nao obrigado

  3. Avatar de pia
    pia

    Tendo um mac em mãos quem vai querer saber de microshaft e lixux?

    1. Avatar de Rogério N.
      Rogério N.

      Se não queres saber, vive para o teu mac (MacOS baseado em Unix, sabias?)
      Tenho mac’s, e também utilizo muito Linux e esporadicamente windows. Ando nas TI há cerca de 30 anos, mas no meu caso, gosto de aprender… fica bem

      1. Avatar de pia
        pia

        Queridinho, todos sabem que mac é superior, ainda mais pelo preço alto (nós ricos podemos comprar vários) além do fato de ser ótimo para designers.

      2. Avatar de pia
        pia

        Unix não é lixux, por mais que tentem forçar a barra, da mesma forma que os lixuxers adoram dizer que android é lixux, mas é um lixux cheio de virus

        1. Avatar de João
          João

          Linux é coisa de profissionais, queridinha. Fique nessa gaiolinha onde a empresa decide se você pode atualizar a máquina que pagou caríssimo. Linux é liberdade, mas apenas para quem pode.

    2. Avatar de Rogério N.
      Rogério N.

      OK queridinha, até estou a escrever estes posts num Mac para ficarem bem legíveis

      1. Avatar de pia
        pia

        Fiques a digitar o que quiseres, haha

        1. Avatar de nitrofurano
          nitrofurano

          Ubuntu num Mac é imprescindível – a primeira coisa que fiz nos meus macbooks, logo no primeiro dia, foi criar partições e instalar Ubuntu

          1. Avatar de mario
            mario

            vc eh burro hein cara? hahahaha

          2. Avatar de Mauricio
            Mauricio

            Depois de ter tido minha primeira experiência com Ubuntu em um MAC não fico mais sem. É a primeira coisa que faco também. Há algum tempo tenho notado melhor performance e menor consumo de energia, e sem as restricoes impostas pela Apple. Nao ligue para comentarios ofensivos.

    3. Avatar de Dex
      Dex

      Estou instalando o antergos!

    4. Avatar de Mauricio
      Mauricio

      Quem não pode mais fazer atualizacoes de OS por exemplo. Ou desenvolvedores que precisam de um ambiente nativo em um OS específico ou para rodar um programa que só roda em um OS específico, enfim, há uma infinidade de situacoes onde esse cenário é possível.
      No meu caso, tenho um macbook pro mid 2010, que nao atualiza mais o OS, sem suporte da Apple. O hardware está impecável, então não deixei de usá-lo, instalei um Ubuntu, e tudo funcionando perfeitamente, com excecao do driver proprietário da NVIDIA e da suspensão automática ao fechar a tampa, mas vivo sem isso numa boa. Quer saber? Melhor performance e menor consumo de bateria. O Ubuntu rodando no macbookpro 2010 (core 2 DUO) com 8 Gb de RAM, deu um banho no MAC OS High Sierra, muito melhor sistema operacional, muito mais oportunidades, muito mais recursos e, se bem configurado, muito mais seguranca tambem.

  4. Avatar de eu eu
    eu eu

    Porque raiu é que alguém com um mac vai querer fazer dual boot com Linux !?
    Lá porque uma coisa é possível não quer dizer que faça sentido fazê-la.
    Há cada uma !

    1. Avatar de Pedro Pinto
      Pedro Pinto

      Uiii, há tantas razões.

    2. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Tao pela mesma razao que quem tem o windows mete linux em dual boot. Aprender nao custa, custa é aceitar o que se aprende

    3. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      mesmo com mac-ports ou darwin-ports instalado, osx ainda fica muito aquém de um gnu/linux – esta é uma das razões em instalar um gnu/linux numa partição

  5. Avatar de Rogério N.
    Rogério N.

    Bom artigo, parabéns para o pplware!

    1. Avatar de Pedro Pinto
      Pedro Pinto

      Obrigado Rogério

  6. Avatar de MacUser
    MacUser

    But.. Why???

    1. Avatar de Pedro Pinto
      Pedro Pinto

      Why not? 🙂

  7. Avatar de Neves
    Neves

    Excelente artigo!
    Para quem quer apenas testar, como voltar a apagar a partição do ubuntu e arrancar normalmente com o MacOs sem reinstalar tudo?

    1. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      antes de mais nada, rEFInd instalado é sempre útil, mesmo tendo só osx instalado – para testar, rodar um live-usb a partir do rEFInd basta – osx vem com utilitários de disco que permitem redimensionar, criar e apagar as partições que quiseres, não é completo como o gparted mas funciona bem para o básico

  8. Avatar de Triperio
    Triperio

    Deixem de fazer tutorials e de ensiar o pessoal! Depois os meus conhecidos aprendem, não me pedem ajuda e eu acabo por não receber o dinheiro deles!!!

    1. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      É triste o desemprego mas é assim temos de saber andar para a frente

  9. Avatar de Altino
    Altino

    que pairing poderose!!! Ganoo/Shittux CUbUntu side bai side com o meu macóésse!! até o chássi do meu macfag tremeu de medo!

  10. Avatar de darkstar
    darkstar

    O artigo é útil, há sempre quem queira saber um pouco mais.
    Agora, um pouco offtopic mas para quem não sabe o macOS e Linux são os dois descendentes do Unix. Podem usar aplicações GNU no vosso mac para isso basta instalarem uma package manager -> homebrew. abraços

  11. Avatar de Barbosa
    Barbosa

    Para quem questiona a utilidade. Se tens GPU da Nvidia. Tente usá-la ao máximo (como dev) sobre o MacOS. Impossível!

    Por isso, a muito tempo utilizo o dual boot como o descrito.

  12. Avatar de shephas
    shephas

    boa noite,
    instalei em dual boot, o elementary e ficou muito bom, mas agora não consigo entrar no os do mac alguma dica?
    ja tentei no inicio o cmd+r e nada, manda-me para o elementary…

  13. Avatar de Fabiano Góes
    Fabiano Góes

    Cara parabéns pelo tutorial, muito legal mesmo,
    Mas me diz uma coisa, esse particionamento que é feito com o mac instalado não corre o risco de perder a instalação do Mac?

  14. Avatar de Edio
    Edio

    Fiz tudo certo, mas agora que instalei o ubuntu, quando reinicio não aparece dual boot para o macOs, estou desesperado, cade meu MAC

    1. Avatar de Arielli
      Arielli

      Desliga o computador, pressiona a tecla “option” depois a tecla para ligar, é possível escolher qual sistema quer iniciar, MacOS ou Linux 🙂

  15. Avatar de Antonio Carlos Filho
    Antonio Carlos Filho

    Realmente não entendo as pessoas que perdem seu tempo com comentários negativos, sem criticas positivas, se o assunto não lhes interessa e/ou não terá utilidade. Para o meu caso ajudou bastante, usava o Kali Linux numa maquina virtual no meu MacBook para auditorias diversas, no entanto não tinha acesso a todo poder de processamento da maquina, com este tutorial consegui bons avanços nesse sentido. Obrigado.

  16. Avatar de Luis Computer
    Luis Computer

    No meu caso tenho um . macbook 2011 daqueles brancos, configuração bem pobre dual core, 4 gb de ram e HD 500Gb, eu instalei High Sierra, mas funciona de forma devagar, para tudo demora, tava de saco de tanta lentidão, segui este tutorial e na outra partição instalei Linux Mint, a gora voa, literalmente nem comparação na velocidade, Linux é muito mais rápido, enfim eu convivo com os dois neste macbook de boas
    Uso Hackintosh desde 2006 sempre usei o sistema da maçã em pC agora chegou a vez de usar linux no apple hehe

  17. Avatar de Robson
    Robson

    Ótimo post!
    Utilizo o Macbook com OsX e Linux Deepin em dual boot, mas não consigo acessar os arquivos do OsX com o Deepin (Debian)…
    Sabes como posso conseguir isto?

    1. Avatar de Luis Computer
      Luis Computer

      Desde linux pode ver os arquivos de OS, mas desde OS não vá conseguir a menos instale nele Paragon

  18. Avatar de Santiago
    Santiago

    CARAMBA ISSO SALVOU MINHA VIDA!
    Preciso do linux pra usar uns programas de análise de dna que não rodaram no mac e graças a esse tutorial tenho os dois!
    Agora é me acostumar com o Ubuntu kkkk

    Queria saber se tem como acessar uma partição ou outra sem reiniciar o computador e apertar “option”

    OBRIGADO!!

  19. Avatar de Vasco Marques da Silva
    Vasco Marques da Silva

    Boas pplware! Não existe outra opção para a questão do ubuntu não reconhecer o teclado e o rato do mac? Obrigado.

  20. Avatar de José
    José

    A mudança do bootloader é reversível? (para o original Apple)

  21. Avatar de Paulo Nóbrega
    Paulo Nóbrega

    Como é que faço as partições pro Ubuntu sem estragar o macOS?
    Criei no utilitário de disco aquela partição de 60GB, supostamente a que diz nvme0n1p3, mas quando seleciono para instalar dá erro

    https://ibb.co/QjChH6T
    https://ibb.co/D1vBPFZ

    1. Avatar de Raphael
      Raphael

      Paulo, siga esse tutorial, é um tanto mais completo do que esse acima:
      https://www.maketecheasier.com/install-dual-boot-ubuntu-mac/

  22. Avatar de Geraldo
    Geraldo

    Não gostei,é muito complicado este tutorial, existe maneiras mais fácil de se fazer isso
    Instalei o Linux mint e muito mais rápido!

  23. Avatar de Aidar
    Aidar

    Instalei o Ubuntu 20.4 num MacBook de 13 polegadas de 2008 que não rodava mais nada, nem abria as imagens dos sites, não abria nem o Zoom, agora está abre tudo e muito rápido, o tutorial é muito bom, a única coisa a acrescentar é que tem que instalar o firmware -b43-installer, porque senão a rede não funciona.
    A única coisa que não consegui ainda é subir a webcam mas estou pesquisando e logo coloco a solução.

  24. Avatar de Santiago
    Santiago

    Alguém sabe como desfazer isso? Usei o Ubuntu pelo tempo que precisei, mas já não preciso mais do OS…

    1. Avatar de Alefe Serafim
      Alefe Serafim

      Você pode abrir o gerenciador de discos do MAC e remover a partição onde o Linux está instalado. Só lembre de fazer uma cópia dos arquivos que achar útil.