Reconhecimento facial encontrou homem numa multidão de 50 mil

23 Comentários

Os sistemas de reconhecimento facial têm evoluído ao longo dos anos e tornado-se cada vez mais perfeitos e com maior capacidade de deteção. O detalhe é também mais apurado e isso reflete-se no que conseguem reconhecer.

O expoente máximo destas capacidades, que é conhecido, aconteceu agora, com o reconhecimento de um criminoso procurado no meio de uma multidão de mais de 50 mil pessoas, na China.

Reconhecimento facial China

Pode não parecer lógico ou sequer possível, mas a verdade é que o sistema de reconhecimento facial na China está a atingir níveis de qualidade e detalhe que nunca antes tinham sido vistos.

A informação partilhada pelo site Abacus revela que este homem estava num concerto em Hong Kong quando foi detetado pelo sistema de reconhecimento visual. No espaço estavam mais de 50 mil pessoas, mas, mesmo assim, foi possível, e de forma automática, os sistemas  encontrarem este suspeito de crimes fiscais.

Quando foi preso o sujeito não reagiu, mas mostrou-se muito espantado por ter sido encontrado e apanhado. Julgava estar protegido pela multidão e pensava ser apenas mais uma pessoa na multidão.

Reconhecimento facial China

A China tem investido muito nestes sistemas nos últimos anos. No ano passado 25 pessoas foram detidas depois de terem sido reconhecidas num festival de cerveja.

Também a polícia de Zhengzhou tem estado a realizar testes com óculos com reconhecimento facial, em estações de comboio selecionadas. Estes testes levaram já à prisão de 7 suspeitos de crimes de relevo e 25 pessoas que viajavam com identidades falsas.

Estes sistemas têm ajudado o estado chinês a manter um controlo apertado e a encontrar pessoas. Estima-se que até 2020 a China tenha instaladas mais de 600 milhões de câmaras CCTV , o que permitirá conseguir ainda mais controlo e melhorar a vigilância no país.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joselito
    Joselito

    Esse sistema é top! Eu não consigo diferenciar um chinês de outro, imagina 50 mil?

    1. Avatar de João
      João

      LOOOOOOOOOOOOL

    2. Avatar de Vítor M.

      😀 realmente 😀 isso faz-nos pensar que deve ser mesmo muito eficiente.

      1. Avatar de João
        João

        Acho que as câmaras vão ser o futuro, chega de sensores para tudo e mais alguma coisa, podemos colocar uma câmara e a mesma monitorizar quantas vezes a porta x abre quem entra, etc etc podemos pedir para gravar quando a mesma detectar que o gato está a correr etc etc um só aparelho pode fazer tudo

        1. Avatar de Vítor M.

          Concordo. Pelo que se tem feito no desenvolvimento do reconhecimento facial e de outras tecnologias que recorrem à imagem… o caminho é esse sim.

        2. Avatar de dajosova
          dajosova

          há muito a ser feito e dá para explorar muito sim… mas as câmaras por si só não vão traçar o caminho do controlo de massas e/ou indivíduos.
          O rastreamento passará por, infelizmente, por algo do tipo chip/RFID.

        3. Avatar de Louro
          Louro

          Isso já é possível.

          Por exemplo em minha casa temos uma serie de cameras CCTV da netatmo espalhadas pela casa que funcionam bastante bem.

          Por vezes nao reconhecem a cara, mas geralmente funcionam bem.

      2. Avatar de Nadadenovo
        Nadadenovo

        Acho interessante a cara do blog achar graça a uma piada racial deste genero mas se disserem que a Apple andou com o mesmo design 5 gerações já não tem piada e começa com teorias.

        1. Avatar de Julius Agahowa
          Julius Agahowa

          agora não se pode fazer piadas com nada, oh florzinha de cheiro?

      3. Avatar de qwert
        qwert

        Podem estar 50 000 no festival, mas o reconhecimento é feito 1 a 1.
        Nos acessos, colocam publicidade que chama atenção ( uma rapaz/rapariga seminus em tamanho natural (por exemplo)) . Nesse cartaz tem um sistema de câmaras que regista quem olha para eles. As imagens vão para uma base de dados e são comparadas com registos de pessoas procuradas , rostos tatuagens brincos etc.
        Como nada é perfeito o sistema também tem debilidades, uma delas é funcionar por IR (infra-vermelho) e basta colocar uma espécie de protector solar no corpo que a pessoa torna-se invisível para o sistema .
        Há um filme, Anon , onde esses sistemas estão super avançados, e há crime na mesma , basta descobrir como contornar o sistema.

    3. Avatar de Oscar
      Oscar

      Big Brother misturado com GTA, o futuro está a ficar cada vez melhor. Qualquer dia simplesmente não há crime!

    4. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      Hehehe, eles pensam o mesmo dos caucasianos 🙂

  2. Avatar de Alex
    Alex

    Vejam a série: “Person of Interest”

    1. Avatar de Daniel Santos
      Daniel Santos

      Gostei bastante da série 🙂 Pena ter sido cancelada pois acabou por ser assim um pouco para o rápido o possível final 🙂

      Mas cada vez mais o Big Brother ainda aí, somebody´s watching me 🙂

    2. Avatar de NT
      NT

      Cada vez mais deixa de ser ficção…
      Penso que essa série é mais um documentário “propagandista”, do estilo -“Fazemos isso mas é para vos proteger contra os gajos maus…”

  3. Avatar de Pedro Costa
    Pedro Costa

    big brother..

  4. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Acho preocupante…

  5. Avatar de Rafael Santos
    Rafael Santos

    Isto é tudo muito bonito, “numa multidão” mas tenho 99% de certeza que foi detectado quando passou num corredor ou numa área muito menor, as 50mil é só um número para fazer sensacionalismo.
    É muito fácil hoje em dia fazer reconhecimento facial / matriculas com câmaras estratégicamente colocadas.

    1. Avatar de krasct
      krasct

      Muito tinham que flipar nas bases de dados para identifica o sujeito em menos de 2 segundos sem o perder na multidão

  6. Avatar de AR
    AR

    Esta identificação automática em massa acontece numa sociedade livre, democrática e atenciosa quanto aos direitos dos trabalhadores, a China. Se fosse nas sociedades injustas e sem direitos, capitalistas e ocidentais era fascismo e indignação por tudo o que era sítio, a começar numa determinada secção do nosso parlamento. Especialmente se a pessoa em causa pertencesse a uma ‘minoria’.

    Peço desculpa pela índole política do comentário num site tecnológico, mas faz me confusão a hipocrisia. Nem precisamos de recorrer ao passado, o presente já diz muito…

  7. Avatar de AR
    AR

    Esta identificação automática em massa acontece numa sociedade livre, democrática e atenciosa quanto aos direitos dos trabalhadores, a China. Se fosse nas sociedades injustas e sem direitos, capitalistas e ocidentais era fascismo e indignação por tudo o que era sítio, a começar numa determinada secção do nosso parlamento. Especialmente se a pessoa em causa pertencesse a uma ‘minoria’.

    Peço desculpa pela índole política do comentário num site tecnológico, mas faz me confusão a hipocrisia. Nem precisamos de recorrer ao passado, o presente já diz muito…

  8. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Se quer privacidade e mostra a cara, é melhor trocar de cara antes de aparecer em público!