Librarian – Adicione bibliotecas ao seu Windows

16 Comentários

O Windows tem vindo a melhorar a forma como os utilizadores podem gerir os ficheiros que têm no seu sistema operativo. A existência de bibliotecas permite que cada utilizador possa arrumar os seus ficheiros de acordo com a estrutura que é proporcionada. As imagens, os documentos, as músicas e os vídeos têm pastas que podem e devem ser usadas para essa arrumação. O próprio Windows usa estas pastas e propõe-nas quando é hora de gravar esse tipo de ficheiros.

Infelizmente não é possível aos utilizadores fazerem a gestão dessas pastas e são obrigados a usar a estrutura que a Microsoft definiu como sendo a ideal. Outra situação é que o Windows insiste em querer gravar os ficheiros nessa estrutura e temos de estar constantemente a indicar que não é ai que pretendemos gravar e temos de indicar o novo local. O Librarian é um software que vem alterar estas “definições” e dá aos utilizadores um maior grau de liberdade na hora de usar as bibliotecas.


Ao usarem o Librarian ficam aptos a criarem novas bibliotecas, remover ou a alterar as existentes. Desta forma a liberdade que temos é alarga e podemos fazer a arrumação dos ficheiros da forma que bem entendermos.

Podemos ainda livremente associar as pastas que entenderem a cada uma das bibliotecas. Desta forma podemos associar as diferentes pastas que usarmos às bibliotecas que pretendermos.

A criação de uma nova biblioteca é tão simples como carregarmos num botão da interface do Librarian e definirmos o nome que pretendemos usar. Depois de a criarmos devemos sempre associar um conjunto de pastas a essa biblioteca para que a possamos dar uso. Após a sua criação as bibliotecas ficam automaticamente disponíveis no explorador do Windows, na zona reservada à sua exibição.

Se pretenderem podem adicionar ou remover pastas que estejam associadas a outras bibliotecas já existentes. Podem agrupar, por exemplo, as pastas de imagens, vídeos e música numa biblioteca de nome Media e assim terem uma organização mais a vosso gosto. É claro que o processo de renomeação passa também pelo Librarian e é feito com um simples clique.

Como podem ver, após adicionarem uma nova biblioteca ela é mostrada no explorador de ficheiros. No meu caso criei uma de nome Pplware e ai associei a pasta Transferências e a do Dropbox. Ambas as pastas estão no mesmo local que estavam antes, mas passaram a estar associadas a esta biblioteca.

Usem o Librarian para conseguirem arrumar as vossas bibliotecas da forma que pretenderem ou para removerem as bibliotecas que não usam. A liberdade que vos é dada com esta ferramenta permite colocarem o vosso Windows mais a vosso gosto e com a estrutura que entenderem.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: Librarian 1.0 [3.04MB]
Homepage: Librarian

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    era mesmo isto que andava á procura …..

    1. Avatar de Pedro Simões

      Óptimo! Faz uso do Librarian e depois relata a boa experiência que tiveste!

  2. Avatar de jeudi
    jeudi

    nao concordo com tudo o que esta descrito aqui neste post… é só clicar com o botão direito do mouse sobre as bibliotecas e definiar as pastas que cada uma ira exibir seus conteudos e marcar qual é a pasta padrão… tentem…

  3. Avatar de João Caldeira
    João Caldeira

    Já perdi cabelos por tentar remover as bibliotecas existentes no “seven”.
    Obrigado Pplware!

    1. Avatar de João Caldeira
      João Caldeira

      Bem, então é isto: eu não uso a pasta os “Meus Documentos” como o Windows propõe. Já há muito tempo que eu gosto de usar uma grande partição do disco para guardar as minhas coisas. Assim, gostava de abrir o explorador e ter logo ali a minha partição do disco, prontinha. Porém, a biblioteca não deixava fazer isso. Tinha que ir ao Meu computador e aí seguir em frente. Assim, posso ter o atalho da biblioteca, e ao abrir, vou dar à minha partição sem quaisquer problemas (depois de criá-la, é claro). Um jeitão que isto dá. Obrigado Pedro.

      1. Avatar de Ricardo Elias
        Ricardo Elias

        Podes redireccionar a pasta ‘Os Meus Documentos’, ou ‘As Minhas Imagens’, etc, para a particao que usas:

        http://www.vista4beginners.com/Move-user-files-folders-to-another-partition

        O processo e’ semelhante para o XP!

        Fiquem Bem!

        1. Avatar de BM
          BM

          era isso mesmo que ia dizer, redireccionar a pasta para a partição

  4. Avatar de Rui
    Rui

    pois, a única coisa que não consigo fazer sem este programa é mudar o icon…
    de resto dá pa gerir as bibliotecas no 7…ultimate
    Cumps

    1. Avatar de alexandre
      alexandre

      então se é assim nem vale a pena instalar isto, porque isto dá para fazer com apenas um clic do botão direito e escolher nova livraria e dá para fazer quantas vocês entenderem.

      É certo que este a nivel nacional é dos melhores senão o melhor blog sobre tecnologia, mas acho que às vezes voces perdem tempo com aplicações um bocado desnecessárias quando o proprio SO já faz isso sozinho

      1. Avatar de Pedro Simões

        Compreendendo perfeitamente a tua “posição” lembro-te que o Librarian permite criar novas bibliotecas, o que não podes fazer directamente no sistema operativo.

        1. Avatar de Sérgio Lopes
          Sérgio Lopes

          No Win7 Home Premium (presumo que também seja possível nas versões superiores) é perfeitamente possível criar novas “Bibliotecas”.

          Basta ter a janela com as bibliotecas visiveis e clicar com o botão direito do rato em cima na janela e seleccionar “Novo” no menu de contexto.

          1. Avatar de Sérgio Lopes
            Sérgio Lopes

            Peço desculpa por responder ao meu comentário, mas reparei agora que até a barra superior tem a opção “Nova Biblioteca”.

            De resto faço minhas as palavras do Alexandre sobre a utilidade deste software.

            Sérgio

        2. Avatar de ViajantE
          ViajantE

          Claro que é possível criar novas bibliotecas e associar a essas bibliotecas as pastas que se quiser.
          Tal como também é possível apagar as bibliotecas existentes.
          Peço desculpa mas não percebo a utilidade deste software pois o Windows 7 já faz nativamente o que este software se propõe fazer, neste caso é um software só para colocar lixo no windows.

  5. Avatar de Tiago Sousa
    Tiago Sousa

    Nem imaginam como andava a procura disto ;D

  6. Avatar de freds
    freds

    yap, realmente confirma-se que dá pra fazer o mesmo no windows. Tou com o ultimate, e tem la um botao pra criar bibliotecas novas

  7. Avatar de André Monteiro
    André Monteiro

    Desnecessário o software. A criação de novas bibliotecas é transparente no Win 7.