Carros novos: Sistema ‘eCall’ obrigatório a partir de hoje

36 Comentários

Se vai comprar carro novo fique a saber que, além dos extras que escolher, este virá também já com o sistema de emergência eCall.

O sistema ‘eCall’ passa a ser obrigatório em todos os novos modelos de veículos ligeiros de passageiros e comerciais à venda na União Europeia a partir de hoje (31 de março de 2018).


O que é o sistema de emergência eCall?

O eCall é o sistema pan-europeu de chamadas de emergência. O sistema eCall irá contribuir para a redução do número de vítimas e feridos nas estradas europeias, onde se inclui Portugal. Sempre que seja detetado um acidente, o dispositivo eCall, instalado nos veículos, efetua uma chamada de emergência que é encaminhada para o Public Safety Answering Point (PSAP) mais adequado, de acordo com os dados recebidos (nomeadamente a localização precisa do veículo).

A chamada para o 112 pode ser desencadeada de forma automática, em caso de acidente grave, graças aos sensores instalados nos veículos, ou manualmente pelos ocupantes.

De acordo com as informações da própria União Europeia, as estimativas apontam para que o eCall possa melhorar significativamente, na ordem dos 50%, os tempos de resposta por parte dos serviços de emergência. Além disso o número de mortes nas estradas pode ser reduzido para menos 4% e o número de feridos graves para 6%.

Ainda segundo a União Europeia, só em 2012 morreram 28 mil pessoas nas estradas e mais de 1,5 milhões ficaram feridas.

O eCall não será uma “caixa negra” pois o registo não será contínuo tal como acontece com os aviões. Além disso o eCall não será também usado para monitorizar os condutores. Por fim, referir ainda que o cartão SIM integrado no sistema encontra-se sempre em standby e só é ativado em caso de acidente.

O sistema eCall 112 não é caro. O custo estimado é de menos de € 100 por carro isto à data de entrada em vigor do regulamento proposto. Este custo deverá diminuir no futuro, seguindo as tendências dos custos dos componentes eletrónicos e também devido à economia de escala. Este sistema será suportado pelos satélites Galileo e Egnos.

Via The interoperable EU-wide eCall

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arkan
    Arkan

    aqui no Brasil algo assim custaria 8000 us$ kkkk e teria trapaça, e a o sistema seria usado ate para disk sexo!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      E aprender a escrever não??

  2. Avatar de jobz
    jobz

    Desde que dê para desligar completamente, na boa.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      À partida não dará. Mas também não há interesse nenhum nisso. A não ser que se queira morrer numa valeta sem ninguém saber.

  3. Avatar de hsff
    hsff

    Mais informação para as seguradoras.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Aa seguradoras não terão acesso a esta informação. Apenas o operador do 112.

      1. Avatar de MAD
        MAD

        isto numa fase inicial… no futuro quem sabe se não será mais um instrumento que as seguradoras irão ter acesso.

        1. Avatar de polo
          polo

          As seguradoras ja andam a vender localizadores de gps.. Quem ultrapassar limites de velocidade não vai ter descontos!!☺

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Os comentários do “ pplware” por vezes são mt agressivos…no teclado parece que são todos pugilistas…fora dele….

  5. Avatar de DeathWish
    DeathWish

    Acho realmente uma boa medida de segurança
    Claro está que irá ser usada para além da mesma…
    Mas assim é sempre mais uma ajuda aos acidentes existentes

  6. Avatar de paulo turra
    paulo turra

    Ridiculo… Até posso aceitar que contribuiu para uma descida no numero de mortes devido a um eventual aumento na rapidez da assistência. Agora, ainda gostava que algum iluminado me explicasse como vai diminuir o numero de feridos graves em 6%. Depois de bater ou está ferido com gravidade, ou não está, não é o tempo de resposta que vai interferir na gravidade do ferido…

    1. Avatar de chaotixx
      chaotixx

      Não é preciso ser iluminado, basta parar e pensar um pouco ou perceber qualquer coisa de emergência médica. Qualquer ferido de um determinado acidente pode evoluir favoravelmente ou então a sua condição pode agravar-se muito rapidamente. E é aí que este sistema entra.
      Todos os segundos contam!

    2. Avatar de censo
      censo

      Não é o tempo de resposta que vai interferir na gravidade do ferido…pois não, é nas consequências dos ferimentos.

      1. Avatar de Censo cá nada
        Censo cá nada

        “No dedo”. E standard= estancar. Porcaria de corrector.

  7. Avatar de rrrr
    rrrr

    se for tão bom como o siresp, não funciona

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Funciona sim. Este sistema baseia-se nas redes celulares. Nada tem a ver com o SIRESP.

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Avanços à Big Brother…

  9. Avatar de Powerverde
    Powerverde

    A parte em que diz que o sistema está em standby até haver o acidente e a parte em que diz que vai mandar a informação sobre a direcção que o automóvel seguia não batem certo. Para saber a direcção o sistema tem qie estar a recolher dados antes do acidente ocorrer…

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Amigo, trabalho especificamente nesta área, não fazes a menor ideia do que estás a falar.

      1. Avatar de José Canastro
        José Canastro

        Então explica lá. Também tenho curiosidade em saber como funciona, Sr. Expert.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Muito simples. Uma coisa é o sistema GPS que guarda sempre aa ultimas 3 posições. Outra coisa é o modem GSM que está em standby até uma emergência ser despoletada.
          Nesse momento, o modem é ativado, faz a chamada para o 112 e envia automaticamente os dados do veiculo, numero de passageiros e ultimas 3 posições para o 112.
          Do lado do 112, todos os dados que lá entram, de lá não saem.

          1. Avatar de Pérolas
            Pérolas

            Ainda acreditas no «Pai natal» certo? 😀

  10. Avatar de zematima
    zematima

    Alguns carros da Opel já tem esse sistema por defeito. Se disparam os air bags recebe-se uma chamada no carro e se ninguém responder os serviços de emergência são activados (polícia e Inem). Chama-se OnStar.

    1. Avatar de jorgeazevedo1
      jorgeazevedo1

      Eu tenho, On Star ativo e para além do acidente pode-se falar sempre com um operador para informações ou pedidos de assistencia por avaria ou por motivos de degurança.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        O sistema OnStar não é equivalente ao eCall. O eCall envia os dados diretamente para o 112 enquanto que no caso do On Star, os dados sao comunicados por voz pelo operador ao 112. Ou seja, pelo sistema OnStar, em Portugal, não é ainda possível o 112 ter a sua localização automaticamente em caso de emergência.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      A OnStar faz uma chamada normal para o 112, ou seja, não há transmissão automatica de dados. A comunicação entre a OnStar e o 112 é sempre feita de forma verbal

  11. Avatar de jafnautica
    jafnautica

    Meus amigos, futuramente mais um imposto de uso e manutenção do sistema e mais uns milhões (pouca coisinha) para os bolsos de alguns!… Com este sistema, acreditam mesmo que este vai trazer mais eficiência e
    eficácia ao serviço de emergência? O futuro o dirá…

  12. Avatar de prodrigues
    prodrigues

    Só não entendo porque apenas começa nestas duas categorias de veículos…

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Porque ainda não foi standardizado para os outros. Nos ultimos 3 anos foran feitos estudos sobre como poderá ser o eCall pata motas, camiões e autocarros.
      Agora é preciso a comissão analizar os resultados e decidir. Demora tempo…

  13. Avatar de polo
    polo

    Já existe este SOS noutros países, como extra já há alguns anos..

  14. Avatar de Sky2008
    Sky2008

    Só não entendo qual a necessidade do cartão SIM e quem vai pagar esse serviço…

    Qualquer telemóvel sem cartão SIM faz uma chamada para os números de emergência (112, 911, etc) até já dos tempos dos “tijolos”… 3110 e até anteriores…

    Se a questão é porque não é uma chamada normal mas sim uma ligação de dados para poder enviar as coordenadas gps também não me convence… Também podia seguir por uma espécie de sms directa do respectivo equipamento.

    Vislumbro mais uma fonte de receita para alguém…

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Muitos carros já vinham com cartão SIM por exemplo por causa do serviço OnStar.
      O SIM é necessário para tornar possível o callback, ou seja, que o operador do 112 possa ligar de volta caso a chamada caia por exemplo, ou para pedir uma retransmissão dos dados.
      Sem o SIM não há número para onde ligar de volta.

      1. Avatar de Sky2008
        Sky2008

        É uma explicação. Vale o que vale, mas mesmo sem cartão SIM, existe sempre o imei… Mas pronto, vamos esperar pelo desenrolar da coisa e ver se vai passar a existir um custo associado a esta nova realidade obrigatória.

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    0 influencia na prevenção de feridos, só naquela… e eu que sou da área que o diga LOL

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      O sistema não foi pensado para prevenir feridos, mas sim mortes, reduzindo o tempo de resposta e assim aumentando as possibilidades de sobrevivência.

  16. Avatar de coelho
    coelho

    Se fosse APENAS usado para essa finalidade… seria util… o que nao dizem é que…