Chegou o TrueOS 18.03 – Nunca foi tão fácil usar o FreeBSD

16 Comentários

Além do Windows, Linux e macOS existem outras famílias de sistemas operativos que, apesar de não serem tão populares, têm plataformas muito interessantes. Um desses sistemas operativos é o TrueOS que tem ganho cada vez mais adeptos e integra já o TOP 10 do ranking do distrowatch.

Hoje foi lançado o TrueOS 18.03 que está já disponível numa versão para Desktop e numa outra versão para servidor.


Para quem não conhece, o TrueOS é baseado no poderoso FreeBSD e oferece ao utilizador uma forma simples de instalar esta plataforma. Este projeto segue o FreeBSD-CURRENT, o que quer dizer que a cada versão são sempre disponibilizadas as últimas versões de drivers, atualizações de segurança e pacotes de software atualizados.

Relativamente ao TrueOS 18.03, destaque para o facto de já trazer os patches de segurança para o exploits “Meltdown” e “Spectre” – saber mais aqui. A biblioteca LibreSSL foi também atualizada para a versão 2.6.4, o Firefox vem na versão 58.0.2, o Chromium na versão 63 e o Qt5 Webengine (QupZilla, Falkon, e outros) foi atualizado para a versão 5.9.4.

Em termos de aplicações, esta distro vem já com várias ferramentas instaladas tal como acontece com outras distribuições que são bastante populares. Destaque ainda para o sistema de ficheiros que é o OpenZFS.

TrueOS 18.03

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Monkeyd
    Monkeyd

    Finalmente o BSD na vossa lista. É sinal de que a PPLWare lê os coments dos seus leitores, estão de parabéns.

  2. Avatar de pirilampo
    pirilampo

    Muito bom ! Mas o BSD não é um linux.

    1. Avatar de pirilampo
      pirilampo

      Desculpe,isso já estava comentado. Muito bom o artigo.

    2. Avatar de Pia
      Pia

      BSD não é linux mas é uma distribuição.

      1. Avatar de fabian
        fabian

        BSD nao e uma distribuicao, e UM KERNEL, a distribuicao e TrueOS, basada em BSD

        1. Avatar de Dantas
          Dantas

          Mas tem a mesma base Unix.

        2. Avatar de Renato
          Renato

          BSD não é um Kernel, como o Linux, BSD é um SO completo!!

  3. Avatar de arc
    arc

    Finalmenteeeeeeeeeeeeeeeeeee um Diabinho a solta!

  4. Avatar de Paulo Trindade
    Paulo Trindade

    Excelente sistema operativo. Poderia ganhar mais com outro ambiente de trabalho em vez do Lumina.

  5. Avatar de António Paulo
    António Paulo

    já alguém baixou, eu não consigo.

    1. Avatar de Pia
      Pia

      https://www.trueos.org/downloads/
      Escolha TrueOS Stable (Current Release: 18.03)

  6. Avatar de Pia
    Pia

    Eu acho o Ghostbsd deveras melhor e recentemente foi lançada uma versão nova, descobri a existência do mesmo recentemente. Já o lumina desktop é péssimo, feio, horroroso – desculpem aos fãs… E ao trocar pra versão com Fluxbox, nada funciona, nem mesmo o terminal. Essa distro parece que foi largada às traças e abandonada. Assusta-me o fato d’ela está em 24º lugar na distrowatch sendo que existem outros bsd deveras superiores. Isso demonstra que está no distrowatch não quer dizer que seja algo de boa qualidade, deve haver diversas distros pouco conhecidas que nem estão no top 100 do distrowatch – quanto mais no mesmo…

    1. Avatar de Dandan
      Dandan

      De certa forma tenho de concordar contigo.
      GhostBSD se propõe melhor a ser um desktop que o TrueOS

  7. Avatar de Dandan
    Dandan

    Muito bom, excelente artigo!!!! Já estava na hora de falar sobre algum BSD! Agora que tal criar uma categoria apenas para BSD aqui no sitio?
    Têm-se: Apple, Linux, Android, Windows, Análises, Smartphone, Humor, Kids e Usados.
    Aproveitem e também deem dicas de como fazer X ou Y no BSD!

    1. Avatar de arc
      arc

      Penso que não vão aguentar tanto trabalho!!

  8. Avatar de arc
    arc

    Bem, a conversa parece que vai evoluir também para os lados do BSD like, o que não deixa de ser interessante, mesmo a 1 de Abril (eheh).

    Importa desde já referir, que estamos perante algo, totalmente diferente do Linux.

    Linux, é apenas e só um kernel.
    O kernel de Linux e as suas distribuições são baseadas nesse kernel, seguem os mesmos conceitos do Unix, mas não são por assim dizer descendentes directos.
    Linux, tem por base a licença GPL, no caso do BSDs o costume e a utilização da licença BSD.
    (Licença GPL visa sempre o Copyleft, enquanto as licenças estilo BSD, são designadas Permissivas).
    Somente neste particular da diferença entre ambas, dava imenso que falar…

    Todavia quando falamos de BSDs, é importante marcar as devidas diferenças desde já. Existem vários e todos são diferentes.

    Particularmente, eu tenho um carinho especial pelo OpenBSD, por razões relativamente relacionadas com o que é denominado secure by default, e a importância que isso contribui para a estabilidade dele mesmo, sendo que todas as configurações iniciais do Open BSD no meu entendimento são as mais básicas e mais e mais clean possíveis.

    Por outro lado, o DragonFly BSD, tem algo que eu aprecio muito que é o suporte nativo ao clustering dentro do kernel.

    Este aspecto é de uma importância tamanha, visto que estamos em presença de um framework altamente sofisticado relacionado com a gestão de cache e ainda convém não esquecer outro dado bastante importante, estou a falar da máxima escalabilidade, o que é beneficamente útil para o desenvolvimento de infraestruturas em multi-processamento, ou se quiserem estamos perante uma ferramenta que dá a permissão para os desenvolvedores poderem executar mudanças radicais ao nível do kernel e introduzir desde logo todo o suporte para as plataformas de desenvolvimento simétrico, aka SMP.

    Assim, é possível afirmar com o máximo de certeza que o Dragon BSD, é e será sempre até ao momento, a melhor escolha para todo e qualquer ambiente de cluster, o que não invalida que possa e deva ser usado em ambiente desktop para uso diário.

    Por outro lado, o GhostBSD, é no meu entendimento, o que devia ser o True OS, acho que não existe nada mais fácil de instalar nos BSDs que o GhostBSD, para aléem de todas as características de um BSD like.

    Pois é, e o True OS?…é a aproximação mais fácil ao Universo BSD para o comum dos mortais, e que deve ser bastante saudado, mas a sua interface, será sempre uma questão de gostos, poderia ser mais apelativa, mas nada que não se possa alterar.

    Pois então, venha de lá esses artigos sobre os BSDs, que o pessoal agradece.