Cuidado ao ler um código QR com a app câmara do iOS 11

44 Comentários

O iOS 11 continua a dar dores de cabeça à Apple, pois têm sido muitos os bugs descobertos. Desta vez não podemos considerar que seja propriamente um “bug”, mas sim uma falha grave de segurança, que pode colocar em perigo o sistema e os dados dos utilizadores.

Se usa a app câmara do iOS 11 para ler códigos QR é melhor pensar duas vezes pois pode estar a ser vítima de um ataque.

iOS 11 - qr code


O iOS 11 trouxe, em julho, mais um pequeno incremento interessante a app câmara. Desde essa altura passou a ser possível ler (nativamente) um código QR sem a necessidade de recorrer a apps de terceiros. No entanto, o site alemão Infosec descobriu que esta funcionalidade pode ser usada por cibercriminosos para realizar ataques uma vez que ao ler um código QR é apresentada a informação de um site, mas o utilizador pode ser redirecionado para outro (por exemplo, um site com malware).

Veja como tudo acontece:

Quando um utilizador clica na notificação para abrir o referido site, o código QR “malicioso”, na verdade, abre um site diferente no Safari. Segundo o site alemão, a vulnerabilidade foi testada num iPhone 7 com o iOS 11.3 beta 6. De referir que esta já tinha sido reportada à Apple desde dezembro do ano passado.

Teste você mesmo…

Para testar esta vulnerabilidade (sem perigo) aponte a câmara do vosso iPhone para o seguinte código QR.

Segundo a notificação, o código diz que vai abrir a página “facebook.com” (o código embebido no QR é o seguinte: https://xxx\@facebook.com:443@infosec.rm-it.de/). No entanto, a página que é aberta no Safari (ou outro browser que esteja definido como default) é https://infosec.rm-it.de/.

Se usam esta funcionalidade é melhor aguardarem até que a Apple resolva tal vulnerabilidade. Como viram, através de um simples link é possível levar o utilizador até um site malicioso para roubar informações ou simplesmente descarregar malware.

 

Leia também..

Como ler um código QR com a app câmara do iOS

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder IOS
    Helder IOS

    no meu nao me acontece isso, deve ser bug temporário

    1. Avatar de SérgioF
      SérgioF

      Se é bug temporário, então ou acontece ou já aconteceu…confirmas, Helder?

  2. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Mais uma iPheature…
    Oh Helder, já testaste esta no teu iPhone?

    1. Avatar de carlos p
      carlos p

      a apple resolve coisas que o android n. é o que ele diz

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Nem posso dormir à noite!

        Isto é pior do que vir malware no telemóvel que rouba dinheiro do banco…

        Ou talvez não…

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Ahah isto já é cómico cá vir só para ver a tua reacção LOL
          Ora Apple é a MAIOR, ora desde que os outros sejam piores não faz mal que tenha falhas.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Mesmo! Eu quando vejo uma notícia aqui a falar sobre alguma falha da Apple, venho cá só para ver as desculpas do Helder que acha que a sua maçã é perfeita! Imperdível…

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      é um fanboy da apple e hater de tudo que não seja da apple.
      basta dar uma vista de olhos nos comentários, é um user ativo.

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      @Lunatic o Helder é do tipo iSheep! Não há ovelha mais bem mandada do que ele. Só que este não é pago, nem tem pasto para comer sequer…

  3. Avatar de IDroid
    IDroid

    O ios 11 ainda não tinha saído em Julho…

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Não! Aqui em Serembro

      2. Avatar de IDroid
        IDroid

        Mas não tinha saído ainda a versão final, que (supostamente) deveria ter corrigido este tipo de erros.

  4. Avatar de carlos p
    carlos p

    ahhahahgahhah

    bugios

  5. Avatar de bom senso
    bom senso

    O Helder não tarda nada a vir ai dizer que isso é tudo treta o IOS é Infalível, hahahah

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Isso ou vai dizer que são bugs/mentiras inventados pela malta do Android.

    2. Avatar de Miguel Ferreira
      Miguel Ferreira

      Vocês falam do facto de ele vir dizer que o IOS é infalível e wtv mas a realidade é que vocês é que estão sempre a falar dele. Deve incomodar-vos muito, pelo que vejo :/

      1. Avatar de toni da adega
        toni da adega

        Não, é somente divertido. Mais ou menos como ler sites anti ciência, teorias da conspiração, flat earth.

        1. Avatar de SérgioF
          SérgioF

          Hahaha…o que me ri…comparar o Helder aos Flat Earthers xD …

          https://youtu.be/NOWZGky6Rc0

          xD

          1. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Tudo mais ou menos a mesmo a mesma coisa, mas com a diferença que os flat earthers sempre conseguem manter um diálogo e ter argumentos um pouco mais complexos.

  6. Avatar de pedro
    pedro

    nao entra na cabeca deste pessoal que nenhum e o melhor ou pior…

    sao ambos muito bons e tem ambos as suas falhas…

    nenhum é perfeito mas os mais recentes já sao bastante seguros!

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Por em pé de igualdade problemas destes com os problemas do Android?

      Tá bem tá… não te cures…

      1. Avatar de carlos p
        carlos p

        nem coragem tens para dizer que ios esta cheio de bugs. vá faz la muita pub a apple só isso é que tens jeitinho…

      2. Avatar de Rui Barbosa
        Rui Barbosa

        És um chato….

      3. Avatar de YO
        YO

        És mesmo doente. Sério. Tenho mesmo pena de TI!!!!!!!

  7. Avatar de Marco
    Marco

    Sem querer puxar para o lado da Apple, mas esta vulnerabilidade está associada aos leitores de QR, e tenho a impressão que pelo menos a EMUI tem leitor QR incorporado…

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      No meu Resumo 4X (uso a câmara normal pq já tem leitor QR incorporado) aparece a seguinte informação:

      https://xxx\@facebook.com:443@infosec.rm-it.de/

      Logo não me parece que seja uma coisa assim tão generalizada mas antes um bug do IOS mesmo.

      1. Avatar de André Meireles
        André Meireles

        Redmi… Raisparta o corretor automático e a minha distração :p

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Ok, não testei no meu 🙂 então o iOS é que tá mal

  8. Avatar de João Serra
    João Serra

    Porque iPhone? tambem posso ler o codigo no android

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Porque é novidade, na ultima versao de iOS é possivel ler codigos QR nativamente

      1. Avatar de Sandro Franco
        Sandro Franco

        O problema é que já me preocupam as novidades que a Apple trás no iOS.
        Novidades= bugs ou falhas descaradas (quase em letras de cartaz de Festa do Avante) que misteriosamente nenhum engenheiro da Apple dá conta.

  9. Avatar de Carlos costa
    Carlos costa

    Mais uma semaninha, mais um voltinha no iOS lol

  10. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Vocês estão decididos a dar dores de cabeça ao Hélder… 😀
    É só mais uma traiçãozita da Apple, Hélder, uma pequena falha de… Segurança! 😀

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Dizem os Haters que é a forma que a Apple tem de chamar utilizadores Android para o ecossistema 😀

  11. Avatar de arc
    arc

    O Helder, anda cansado…

  12. Avatar de Joel
    Joel

    Ele não vai dizer nada agora ahahah

  13. Avatar de Balearic Soul
    Balearic Soul

    O mais interessante no meio disto tudo é constatar que uma função que já existia no meu velhinho Lumia 820 há 4/5 anos atrás agora é uma novidade no “caríssimo” iPhone. E eles é que inovam… imaginem se não inovassem!

  14. Avatar de Helder
    Helder

    E agora?

    Posso abrir um site a pensar que é alguma coisa boa, depois aparecem-me fotos eróticas da prima do Pedro Guerra?

    Nem posso dormir à noite, ainda calha de apanhar um QR na rua maldoso desses!

    1. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      O outro “nem dado” por causa do facebook guardar nem metade de tudo o que os users expoe para toda a gente, agora está tudo bem… só te ridicularizas! A segurança do iOS é uma miragem cada vez mais distante.

    2. Avatar de bola
      bola

      https://youtu.be/HmeQCqr5suU

      Para dormires a pensar… Ahahaha coitado do iPhone em Real test apps….. 😉

  15. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Foi ali num instante apanhar malvas…

  16. Avatar de Sandro Franco
    Sandro Franco

    Creio que existem cada vez mais empresas dedicadas a encontrar bugs no iOS, mas isso até acaba por ser bom. Um utilizador básico de smartphone como eu, basicamente fotografia, compro livros e ouço música, não tenho cartão de débito/ crédito associado à AppleiD e muito raramente utiliza a câmara para ler códigos QR não tenho chatices. Ah, e fazer/ receber chamadas telefónicas, sms e Facetime.
    O problema é que irão sempre ou, mui provavelmente, bugs e falhas para explorar, e se for por exemplo numa app básica como os e-mails ou fotografia e vídeo como AfterLight ou 8mm, ou escrita como o Word ou OneNote, pode-me lixar a vida.

  17. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    O código não está “embebido” companheiros. Está embutido.