Skype 3.0 para iPhone – Adeus FaceTime?

66 Comentários

Era de esperar que o Skype se libertasse das amarras e dos lobbys das operadoras, isto sob pena de ser preterido por outras aplicações e por outros serviços chegados recentemente ao mercado.

Um dos mais emblemáticos é sem dúvida o FaceTime, lançado pela própria Apple no inicio deste ano, no iOS 4. Estes serviços voz e vídeo sobre IP estão a ganhar terreno, tendo em conta a cobertura da Internet sem fio e tendo em conta o próprio preço da utilização dos serviços VoIP.

Nesta versão, a 3.0, o Skype vem equipado com toda a qualidade VoIP que conhecemos mas acrescentou a possibilidade de utilizar vídeo via WiFi e 3G.

Confesso que em termos de qualidade de som o Viber é superior e acrescenta o facto de não ser necessário criar um utilizador especifico para o serviço, recorrendo aos contactos e aos números desses contactos para fazer as ligações. Está, no entanto, limitado face ao Skype pois não permite videoconferência.

Em termos de imagem o FaceTime, como recorre ao suporte WiFi, tem melhor qualidade de imagem que o Skype, mesmo que o Skype esteja também sobre WiFi, mas agora o Skype tem a vantagem de permitir usufruir da vídeo conferência sobre 3G. Ora é um novo mundo se considerarmos que os pacotes de dados 3G estão mais baratos e as operadoras estão a modelar esses pacotes conforme o perfil do utilizador.

Então, de forma resumida quais foram as novidades incluídas nesta nova versão?

Melhoramentos:

  • Videochamadas de Skype para Skype através de WiFi e 3G*
  • Chamadas para utilizadores do Skype com computadores de secretária (Mac OS X ou Windows) e outros utilizadores do iPhone.
  • Videochamadas bidireccionais no iPhone 4, iPhone 3GS e iPod touch de 4.ª geração.
  • Videochamadas unidireccionais (apenas recepção) no iPad e no iPod touch de 3.ª geração, sem câmara.
  • Videochamadas no formato vertical e horizontal.
  • As videochamadas Skype requerem o iOS 4.0 ou uma versão posterior do mesmo.
  • Poderão aplicar-se encargos de dados adicionais

Está de volta aos “ringues” para combater a concorrência. O bom velho Skype não perde a postura e implementa uma série de melhorias com vista à eficiência, qualidade e performance do seu serviço. Experimentem e digam de vossa justiça.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 4+
Download: Skype 3.0 [11.9MB]
Homepage: Skype

Partilhar:
Tags:

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de a Friend®

    Recebi esta noite o update… 🙂

    Via 3G não penso usar…até porque o consumo do saldo o tornaria proibitivo.
    Em comparação ao FaceTime, prefiro o FaceTime em termos de qualidade (talvez pelo Codec usado.. não sei… mas aparenta ser mais fluido e nitido).

    A parte boa, é mesmo o “cross-platform”. Outra parte engraçada é desde que a Apple fez o FaceTime, há uma forte tendência para agora todos os programas de “video-chat” fazerem a interface muito semelhante, com o quadrado no canto com a nossa imagem..etc…

    1. Avatar de The STK
      The STK

      O skype já tinha esse design há muito tempo…

      1. Avatar de a Friend®

        Pois isso é o que dá só conhecer o mundo dos PC’s 😉

        Apresento-te o iChat (ex iChat AV) em 2003
        http://graphics8.nytimes.com/images/2005/04/28/business/28pogue.ichatBIG.jpg

        1. Avatar de The STK
          The STK

          Não percebi… Mostra o skype com o design que falei, imagem grande+imagem pequena no canto…No teu comentário ficou subjacente qu e tudo copia a Apple, há casos em que não é assim, a Apple não inventou tudo o que existe.

          1. Avatar de a Friend®

            Ou escrevo chines ou então não sei…

            Interface minimalista..a quase ausência dela… o WindowsXP na altura não conseguia fazer isso. Tinas sempre aqueles menus à volta, aquele lixo visual…como tens o exemplo mais abaixo que deixei do Fring!

            O iChatAV foi assim desde o primeiro minuto:

            http://farm1.static.flickr.com/23/32966508_98f87fb003.jpg?v=0

            O Skype tempos depois…. no mesmo ano a Apple lançou a conferência com vários utilizadores…. o Skype só agora tem…e mais uma vez, com interface semelhante à usada pelo iChat…

            é como digo, conhecem metade da informática (mundo dos Pcs), acham que conhecem tudo. Se copiou ou inspirou-se, ainda bem…dá gosto ter o skype assim… mas isso não invalida dar o merito a quem merece, coisa que vocês nunca fazem por embirrações.

        2. Avatar de The STK
          The STK

          Uso windows e Linux…acho que também não se pode comparar um programa de chat que alguns utilizadores do mac usam, com outro programa que é praticamente o standard, quase toda a gente usa…No windows, no linux, no mac, no android, no iphone, no symbian e até em algumas TV’s…

      2. Avatar de a Friend®

        Já agora fica aqui o Skype no mesmo ano.. para servir de comparativo.

        http://www.thepointacademic.com.br/skype.jpg

        1. Avatar de The STK
          The STK

          Continuo a dizer que a Apple não é dona das boas soluções e do design, assim como a Google não é dona da internet…
          Não se pode chegar ao limite de dizer que todos os fabricantes copiaram o 1º carro só porque usam rodas redondas 😉

          E depois, obviamente que o skype tem horizontes mais amplos do que esse ichat com ou sem facetime, logo é natural que as coisas demorem mais a sair porque o universo onde tem que funcionar é mil vezes mais amplo.

          Quando vir um post teu a dar mérito a qualquer outra coisa que não seja Apple, ou a dizer que não copiaram a Apple, sou o primeiro a comentar:)

          1. Avatar de Vítor M.

            Sem dúvida. A Apple não inventou o Video Sobre IP e nem inventou grande parte das boas soluções que comercializa.

            Sabe é desenhar sobre essas invenções, uma “camada” de qualidade que depois trabalha com excelente marketing.

            Podemos ver isso no FaceTime.

            São fabulosos os anúncios publicitários do serviço, onde está implícito uma série de utilidades bem “emotivas” 😉

            Mas o que eu acho que está em causa é a moda.

            Apple é moda: tudo o que faz é rapidamente “adoptado” por outros fabricantes, também o inverso acontece, existem muitas coisas que a Apple recebeu “inspiração” da Microsoft… etc.

            Mas neste momento, Apple é uma moda pela qualidade dos produtos, pela qualidade dos seus serviços. Isso atrai as pessoas e o consumo e isso desperta nos concorrentes o interesse de seguir uma tendência.

            É o mercado!!! 😀

          2. Avatar de a Friend®

            Então não dou mérito a outras marcas? O vosso mal é so lerem o que vos interessa…e partem logo desse principio.. 😉

            Olha que já dei eu mais mérito a outras marcas que vocês à Apple.

            Kinect foi um deles.. foi dos poucos defensores da tecnologia num artigo do Paulo Silva.

            Skype.. mesmo aqui dei-lhe o mérito Cross-platform.. que melhor não há…

            Quando lerem comentários meus, não leiam na vertical… já parece alguns visitantes quando aqui aparecem e lêem só o titulo e tiram conclusões…

          3. Avatar de The STK
            The STK

            Vítor palavras sábias, não poderia dizer melhor.

            a Friend® leio os teus posts na horizontal como leio outros.
            Só acho que não podemos cair numa forma de defesa/ataque das coisas só porque gostámos muito.
            A Apple tem uma grande máquina de marketing e esse trunfo aliado ao design dá cartas.
            Assim cria-se a ideia da moda, não quer dizer que as coisas sejam boas ou más.
            Eu acho o iPhone porreiro, mas será o melhor? Não acho.
            Os portáteis da Apple são bonitos e de boa qualidade? São, mas outras marcas conseguem chegar lá também…percebes o ponto de vista?
            Isto é facto:conheço muitas miúdas (e miúdos também) que querem o iphone porque é giro e da moda, não porque tem o melhor SO ou porque é simples ou tem 1 milhão de Apps.

          4. Avatar de a Friend®

            Sim mas eu sei que há muita gente que compra para o “estilo” e porque é moda.. mas isso não invalida que o produto não seja bom… pelo contrário, é bom sinal… sinal que consegue consiliar as duas componentes.

            Sei de mta gente que compra iphones (por ex) para dizer que tem um iPhone.. mas já Macs a vasta maioria compra pela beleza e pelo sistema operativo que dizem até hoje nunca mais tocar em Windows porque adoram a simplicidade dele e pela segurança que oferece, sem chatisses..

            O Mac no mundo informático sofre o mesmo cliché que as miudas giras que vemos na rua ou tv… partimos sempre do principio que ou são “P….” ou Burras… nunca se poe a hipotese que há miudas giras e inteligentes com principios…

          5. Avatar de The STK
            The STK

            O iPhone é bom, concordo…

            Mas o IOS tendo também o seu mérito vai ser abafado pelo Android, é uma questão de tempo.O WP7 ainda é uma promessa, a ver vamos…

            Isso da malta comprar macs e mudar de SO conheço um ou outro caso, se for para produtividade geral, ver uns filmes e multimedia (mesmo profissional)… Qualquer outra coisa, é como os vejo lá na faculdade, de Macbook (que é muito bom) com windows 7 já que precisam de trabalhar a sério e em mac quer se queira quer não ainda há um caminho muito longo para abranger um público alvo tão abrangente como o do windows. Pode ser que um dia…

            No entanto tenho que concordar um pouco com o teu último parágrafo… Também não sou assim tão fundamentalista ;p

          6. Avatar de RaCcOn

            The STK,
            Certamente que as pessoas que usam w7 nos Macintosh, não conhecem o potencial do sistema operativo.
            Isso por norma é fomentado pela questão habito do Windows…
            Tens vários exemplos de pessoas que não necessitam do windows para nada e são utilizadores mais Expert…

            Eu por exemplo apenas utilizo windows por causa do VisualStudio, no entanto o meu Macintosh nunca levou Windows em cima…

            Quanto ao IOS ser abafado pelo Android, acho que estamos a comparar coisas que não tem qualquer tipo de comparação…
            Android é o sistema operativo do povo, tal como acontece com o Windows…
            Pode ser instalado em praticamente qualquer smartphone, e podes instalar nele o que quiseres…nem que isso vá comprometer a segurança/fiabilidade do sistema operativo…
            Já no caso do IOS, foi desenhado para determinado dispositivo e por sua vez o dispositivo também foi desenhado para o sistema operativo…
            Todas as aplicações passam por um controlo de qualidade muito rigoroso, o que faz com que a segurança/fiabilidade do equipamento não seja comprometida…
            No caso das App pagas, compro mais depressa uma App para IOS do que uma para Android… pois o risco de comprar gato por lebre no Android é muito superior…

            Android está para os Smartphones como Windows está para os PC’s…

            IOS está para o iPhone, como MacOS está para os Macintosh….

            Logo não podemos comparar…
            Se te referes a uma questão de quantidade de utilizadores…acho que a Apple a muitos anos que já conseguiu perceber que Quantidade não é igual a Qualidade…
            Provavelmente muitos utilizadores também já conseguiram perceber isso 😉

          7. Avatar de The STK
            The STK

            Raccon a quantidade não é qualidade, mas a Apple anda a medir o sucesso pelo número de vendas ou não? O que faz sucesso é o que é feito para o povo, não te enganes… Por isso é que a Apple começou a vender, tenta expandir horizontes… Muita malta passou do iPhone para Android por que oferece qualidade (queres ter fiabilidade algumas marcas já tem algumas market próprias) e liberdade, e parecendo que não o pessoal gosta disso…

  2. Avatar de fran
    fran

    adeus facetime? looool

    o facetime nao precisa de registos, nicknames e coisas do genero!

    é so clicas e tá feito!

    e é um protocolo aberto…

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim é verdade, mas com vídeo no iPhone via Skype, possibilidade de conferência e possibilidade de usar em cima de 3G… o FaceTime perde um pouco o efeito utilidade.

      Depois o facto de podermos usar o Skype em qualquer sistema operativo é outra das mais valias…. 😉

      1. Avatar de Ppietra
        Ppietra

        Quanto ao video sobre 3G acho que convém ir com calma! As primeiras impressões é que a qualidade não é grande coisa, como seria de esperar! Embora seja a alternativa entre ter e não ter.

        1. Avatar de Vítor M.

          Claro e como digo no meu artigo, ainda está longe, mesmo em WiFI, de se chegar ao FaceTime.

          Obviamente que há aqui restrições técnicas por parte da rede, mas a verdade é que também o havia em relação à voz, quando apareceu há uns anos o Skype, lembras-te… é bom agarrar o primeiro comboio neste trajecto tecnológico e eles sabem disso! 😉

  3. Avatar de fran
    fran

    o facetime (penso eu) tambem se pode usar em qualquer SO..

    As chamadas sobre 3G é inutil hj em dia; a qualidade é fraca e consome o saldo todo. No dia que fizer sentido usar videochamada sobre 3G podes ter a certeza que a apple o vai no facetime…

    1. Avatar de a Friend®

      Facetime ainda só dá entre iPhone 4 e Mac’s.

      Mas no próximo ano surpresas virão. A Apple já quando lançou o Facetime deixou em aberto todos os protocolos usados para que fossem adoptados pelas operadoras e até mesmo apps “rivais” … o que um dia poderia dar frutos a video-chamadas entre todos, sem ter que recorrer a apps especificas… resta agora o interesse e boa vontade dos outros pra que isso aconteça.

      Quanto ao 3G.. não consigo.. o Lag é muito elevado.. para mim continua a não fazer sentido.. um dia as video chamadas na rua farão sentido.. mas nesse dia será quando houver redes “4G” aka WiMax… ou algo assim…com a inconstancia do 3G actual é um desperdicio e nada prático.. houve-se mais do que se vê…e para isso mais vale uma chamada normal… 😀

      1. Avatar de a Friend®

        *ouve-se (lol… isto deveria ter um temporizador de 2 min para poder corrigir o texto..eheh…)

      2. Avatar de texasflood
        texasflood

        Não te esqueças dos iPod touch, que é uma mais valia para o equipamento.

        1. Avatar de Vítor M.

          Verdade.

          Um iPod Touch com esta app pode perfeitamente, em locais com WiFi, ser utilizado como um comum telefone.

    2. Avatar de Vítor M.

      Tens FaceTime em Windows ou Android? Skype tens.

      1. Avatar de RCS
        RCS

        E isso são só dois exemplos.

        Temos também o Linux, o symbian, algumas televisões que já trazem o skype.

        Não esquecer também que o skype é utilizado a nível profissional, e outras plataformas que existirão no futuro como a google tv.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim sim… eu nem me quis alongar.

          O Skype está com um tremendo avanço de mercado. E na verdade essa estrutura dá-lhe vantagem nesses segmentos que mencionaste (segmento profissional e a nova geração de TV).

  4. Avatar de afrsa
    afrsa

    É ver quanto tempo o Steve Jobs deixa isto existir! 🙂

  5. Avatar de Matheus
    Matheus

    Videoconferência em cima do 3G. Alguém esqueceu de tomar os remédios.

  6. Avatar de Jupiter
    Jupiter

    E video conferencia com o kinect ??

    Há alguma forma de fazer video conferencia sem ter que pagar à microsoft a xbox live gold??

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 se não há… não duvides que em breve aparece!

  7. Avatar de Kayn
    Kayn

    Videoconferencia em cima de 3G não funciona bem. Em Portugal. Se calhar funciona bem noutras redes, noutros países, não sei. Em todo o caso, eles tem mais é que implementar a feature, não é responsabilidade deles se a rede não está à altura 🙂

    “Outra parte engraçada é desde que a Apple fez o FaceTime, há uma forte tendência para agora todos os programas de “video-chat” fazerem a interface muito semelhante, com o quadrado no canto com a nossa imagem..etc…”

    Sorry, discordo. Não é querer tirar mérito à Apple, mas eles não inventaram a roda aqui. Muito antes do facetime que eu já via isto a ser usado assim. O exemplo mais rápido que me vem à cabeça são os meus 2 telemóveis (um deles já prai com 3 anos) da SonyEricsson (um V630i e um W660i) que fazem isto assim. Aliás, para ser sincero, não me lembro de nenhum programa que usasse uma câmara onde isto não fosse assim (acho que até o MSN ou o Chatroulette), mas posso estar enganado. No entanto, é a formula vencedora porque também é a única maneira que vejo de se aproveitar uma câmara frontal numa videochamada. Tipo, para além de veres a pessoa do outro lado, também convém veres-te a ti. 😛

    1. Avatar de a Friend®

      O Facetime só não consegue usar as redes normais por causa do codec..e o consumo de dados exigido pior… para video conferência 3G normal, a apple teria que abdicar da norma que usa no Facetime e isso seria abdicar da qualidade.. coisa que jamais aconteceria. 😉

      Quanto à interface.. refiro-me ao minimalisto, antes desenhava-se muito assim:

      http://www.maclife.com/files/u220903/fring_video_chat_380px.jpg

      Ou seja.. a interface tinha quase mais destaque que o essencial… que são as imagens 🙂

      Já nos desktops foi a mesma coisa… o Skype simplificou bastante desde que o iChat apareceu simples… e por falar em iChat ele já é assim à pelo menos 7 anos…

  8. Avatar de RF
    RF

    lool 3G é bué lento para vídeo conferência pelo Skype! Já ligar por vídeo a outro tlm por 3G é só pixeis e som distorcido.. Venha o 4G para se começar a usar como deve de ser a Vídeo Conveniência. Já agora.. Vítor M. seria engraçado e útil fazerem ou acrescentares ao artigo as várias possibilidades que existem sem ser por telemóveis! A Asus tem o Touch AiGuru SV1T, e a VoSKY tem o Multimedia Touchscreen Videophone, ambos estão à venda na loja da Skype. Quanto a Vídeo Chamada pela PT ou outro operador, não sei qual será a possibilidade.. mas tenho andado interessado nisso. Uma coisa é certa, os telefones (mesmo os de casa) terão num futuro próximo vídeo!

  9. Avatar de RicardoResende
    RicardoResende

    Facetime vai seguir o mesmo caminho cdo degredo o iChat?
    Qual vai ser substituído por algo melhor e cair no esquecimento.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas olha que o iChat, nesta última versão, tem uma qualidade fabulosa. Sugiro-te que experimentes.

      Claro que não é de todo popular, mas a qualidade está bem presente.

      1. Avatar de a Friend®

        degredo do iChat.. ? LOL… só não o usa quem não tem Mac RicardoResende.

        Aquilo para partilhar ficheiros e trabalhar online com pessoal não há melhor… é como o Vitor M diz.. experimentem.

        O Ichat nunca deixará de existir só pelas várias funções que tem… se um dia acontecer é apenas a fusão entre iChat e Facetime…

        1. Avatar de Ganha dinheiro na net

          Fazer apresentações sem transferência de ficheiros e partilha de ecrã.

    2. Avatar de Ganha dinheiro na net

      Degredo???
      Certamente que ainda não viste o que se faz com o iChat.
      Arrasta um ficheiro para a janela e vê o que se pode fazer sem haver qualquer transferência, para não falar da excelente qualidade de partilha de ecrã.

      1. Avatar de a Friend®

        E esse é o primeiro ponto… a grande questão é … Ao tempo que ele já faz isso… anos mesmo… ainda a vasta maioria dos alternativos não os sonhava ter. Por isso é que em termos profissionais a Apple teve sempre na vanguarda.

        http://www.apple.com/finalcutstudio/finalcutpro/collaboration.html

        Basta verem o primeiro video para terem noção de como muitos profissionais trabalham à distância com Mac’s. Lembro de um documentario com um realizador famoso fazer isso, ele em NY e os colegas de trabalho em LA…ou seja, podiam editar juntos sem ter que se deslocar, aumentando a produtividade.

  10. Avatar de pfbatista
    pfbatista

    Vitor,
    Por acaso o Facetime não o conhecia, fiquei a conhece-lo ontem, numa reunião, onde um futuro fornecedor, fora do contexto principal, explicou a funcionalidade que pode ter num ambiente familiar. Parece muito interessante, sendo assim tão fácil de utilizar até por crianças…

    No entanto, o Skype já o utilizo há uns bons anos, e é muito versátil, até quando não tenho um sistema de video-conferencia disponível, utilizo o Skype para partilha de ecra e video-chamada.

    E com o Skype temos a possíbilidade de utilizar diversos codecs, alguns deles de grande qualidade e com bastante compressão (alguns exige licenciamento adicional), e numa rede empresarial torna-se importante a utilização de codecs diferentes dos embutidos de raiz, já que, consegue-se fazer uma boa gestão da largura de banda utilizada.

    1. Avatar de Vítor M.

      Exacto e alguns codecs são muito bons mesmo. Pagos, mas com qualidade exigida profissionalmente por alguns serviços.

      O FaceTime é fantástico sem dúvida, no Mac então…

  11. Avatar de Dinis
    Dinis

    Faltou dizer que agora com esta actualização podemos partilhar o ecrã do PC ou Mac com o iPhone, iPod touch ou iPad.

    A versão para computadores possui a opção de Partilhar Ecrã, que agora funciona para ligações de vídeo feitas para aparelhos com iOS. Ou seja, pode ver o que está no ecrã do computador do seu interlocutor, em tempo real no iPhone, onde quer que esteja.

    A partilha só pode ser iniciado no computador e não serve como opção de acesso remoto, como TeamViewer por ex.
    Mas pode dar muito jeito por ex. em trabalhos colaborativos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Faltou de facto, mas nós temos visitantes que nos complementam 😀 Obrigado.

  12. Avatar de ds
    ds

    Acho isto uma palhaçada…

    Temos vídeo chamada aos anos em Portugal e ainda por isso a maioria dos tarifários as vídeo chamadas sao de borla..

    E agora o skype e o facetime sao mt inovadores… <.<

    Não entendo…

    1. Avatar de Vítor M.

      Tarifários com chamadas de vídeo de borla? Aos anos em Portugal?

      Não me parece, mas..

      No entanto o principio aqui está na popularidade das aplicações face ao mercado dos smartphones. Agora, é verdade que temos muita coisa em Portugal, mas é só para alguns… 🙂

      1. Avatar de ds
        ds

        Sim temos por exemplo o Yorn Extravaganza… que ja existe pelo menos a 2/3 anos…

        0 cênt.

        Chamadas
        SMS
        MMS
        Videochamadas

        Não entendo como o iphone sendo um “smartphone”, aclamados por muitos como o melhor de todos, não suporta vídeo chamadas… <.<

        São coisas que não entendo…

        1. Avatar de a Friend®

          Não é de agora nem exclusivo ao iPhone… tecnologias consideradas “do desenrasque” sem qualidade ou obsoletas a curto prazo, sempre foi da politica da Apple nunca adoptar. Basta acompanhar a marca há muitos anos para perceber isso… é uma das caracteristicas da Apple…

          1. Avatar de ds
            ds

            “tecnologias consideradas do desenrasque sem qualidade ou obsoletas a curto prazo”

            LOLOL

            A apple é teimosa e por isso tem tantos fanboys.

            Podem dizer o que quiserem mas eu axo o ios mt fraquinho como telemovel… mt mesmo.. a unica vantagem é ter uma UI fantastica…

          2. Avatar de a Friend®

            @ds

            Lamento da tua falta de conhecimento. a proxima vez que testares o iOS, a Feira não é o local mais indicado. 😉

        2. Avatar de Vítor M.

          Então não suporta?

          Tens várias aplicações para o efeito, além do FaceTime. Não entendo a tua dúvida.

          1. Avatar de ds
            ds

            É possível agora com o ios 4
            e com os 2 ultimos modelos da marca…

            Eu so no entendo porque temos de instalar uma coisa no nosso tlm para fazer video chamadas..

            pelo que voces estao a dizer tb tinha logica teres de instalar uma aplicacao para fazer chamadas?, ou entao para mandar msg?

        3. Avatar de Vítor M.

          E equipamentos para usares isso há dois ou três anos para cá, eram muitos e acessíveis? Tinham qualidade? Estavam disponíveis para meter um cartão Yorn Extravaganza?

          Volto a dizer que tenho dúvidas.

          Alias, tive um Motorola há uns 3 anos atrás lá em casa e aquilo a fazer vídeo chamada era medonho… mas!

          Não basta TER… é preciso ter com qualidade. Por isso é que se diz “ah a Apple não inventou nada” pois não, mas deu-lhe um selo de qualidade e colocou disponível a todos os seus utilizadores e não apenas a alguns. Gratuitamente! Mas é verdade que não inventaram nada…

          Mas porque se fala agora e, mais importante, se usa agora mais vídeo chamadas? Porque tudo evoluiu de forma abrangente. Para todos”

          1. Avatar de ds
            ds

            Os preços do iphone tb são mt acessíveis…

            Basta ter o selo da maça e é óptimo.. <.<

            http://edition.cnn.com/2010/TECH/innovation/12/28/tech.fails.year/index.html

          2. Avatar de a Friend®

            ds

            Que telefone é que tens mesmo já agora… fiquei curioso…?

    2. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      @DS
      Não se trata só de inovação…

      E não digas que tudo aquilo que fazes com Skype e Facetime também é possível fazer com um smartphone/videochamada…

      Se não entendes… devias 😀

    3. Avatar de Michael
      Michael

      Concordo num aspecto, por mais publicidade que façam a um ou a outro (facetime ou skype), a verdade é que as vídeo chamadas não são populares e no passado não falharam pela falta de qualidade, mas sim por não terem sido adoptadas pelo utilizador comum e só praticamente pelo meio empresarial.

      Quanto ao artigo, era de esperar que o Skype sendo uma plataforma aberta viesse a bater algo que é fechado, tal como acontecerá com o Airplay já estão na calha TVs com o googleTV e a sua versão do sistema wireless.

      Embora ache a Apple uma boa marca, ela decepciona pelo facto de querer sempre ganhar mais €€ do que merece. :/

  13. Avatar de ds
    ds

    @a Friend®

    infelizmente tenho um iphone…

    1. Avatar de a Friend®

      Ironico teres um iPhone e teres dito isto:
      “A apple é teimosa e por isso tem tantos fanboys.”

      Não gostas, vende…compras um Nokia e assim já tens video-chamadas via UMTS… porque não o fazes?

      1. Avatar de ds
        ds

        Não mistures as coisa por favor…

        1. Avatar de a Friend®

          Não estou a misturar .. eu quando não gosto de algo não compro…

          Disseste isto:
          “Podem dizer o que quiserem mas eu axo o ios mt fraquinho como telemovel… mt mesmo.. a unica vantagem é ter uma UI fantastica…”

          E depois dizes que tens um iPhone… que é dos smartphones mais caros… quando podias ter mais barato como um Nokia ou Android… porque partindo de um principio, se o iOS é mto fraquito é pq os outros devem ser melhores, e ainda por cima mais baratos… acho que não faz sentido… mas pronto… são opções.

          1. Avatar de ds
            ds

            Eu normalmente só depois de experimentar algo é que consigo dizer bem ou mal..

            Comprei um iphone pk as review eram mt boas.. e eu não tenho a mm opinião..

            Só isso..eu agora nao posso trocar de tlm mas podes ter a certeza que se fosse comprar um neste momento e eu disse NESTE momento não compraria um iphone..
            Talvez o 5 ou o 6…

            Na altura logo vejo..

  14. Avatar de aver
    aver

    Para iPhone jailbreak há várias app do Cydia que permitem usar o Facetime (que a Apple quer que corra, em 2010, só em Wi-Fi) também em 3G (UMTS).
    As contas que foram feitas andam à volta de 3MB/minuto de tráfego. Quem tenha um plano de dados em que lhe sobrem umas centenas de MB ainda dá para alguma coisa.
    Quanto ao Skype/vídeo por 3G, de facto convém saber qual é o consumo de dados.
    Agora uma coisa é certa, enquanto o Facetime se limita aos utilizadores de iPhone 4 e iPod Touch 4G, o Skype permite também vídeo-chamadas bi-direccionadas no 3GS e uni-direccionais no iPad e versões anteriores do iPod Touch.

    P.S. Diz-se que a recusa de a Apple em permitir a utilização do Facetime por 3G pretende forçar os operadores a criar uma tarifa só para o vídeo.

    http://www.pcworld.com/article/202432/jailbreak_your_iphone_and_use_facetime_over_3g.html

  15. Avatar de João
    João

    Eu estou a tentar instalar no meu iphone 4, mas não tou a conseguir. Diz-me sempre que é a versão para o iOs 3.0 etc… E nao percebo… Alguém teve o mesmo problema?

  16. Avatar de Vasco
    Vasco

    O que eu queria mesmo era o Skype para o Blackberry 8520… talvez um dia!

  17. Avatar de new
    new

    Tenha em sua casa mais canais que SKY, NET e TVA juntas
    http://www.tvhd.com.br