Sistemas operativos móveis promissores que acabaram por morrer

50 Comentários

Com o boom dos smartphones que se começou a viver com o aparecimento do iOS e do Android, muitas foram as apostas no universo dos sistemas operativos móveis, numa tentativa de conquistar o mercado. No entanto, o universo parece ter conspirado contra estes sistemas… acabando com eles.

Estes são sistemas operativos móveis que surgiram no passado como promissores, mas que acabaram por não vingar num universo dominado pela Apple e pela Google.



Windows 10 Mobile

Foi em 2010 que a Microsoft anunciou ao mundo o lançamento de um novo sistema operativo móvel, o Windows Phone 7, adoptado por marcas como a Samsung, LG, HTC ou HP. Este sistema, foi evoluindo e teve um bom alcance quando a Microsoft e a Nokia se juntaram para criar modelos como o Nokia Lumia 1020, uma verdadeira revolução no segmento dos smartphones em termos de fotografia, ou o Nokia Lumia 930, onde o destaque estava no poder do próprio sistema operativo na versão 8.1.

Mas o Windows 10 Mobile e falta de investimento por parte dos programadores em aplicações adaptadas a este sistema ditaram o seu fim e a Microsoft, em outubro do ano passado, anunciou que não ia mais continuar a desenvolvê-lo.

É o fim de um sistema operativo móvel da Microsoft? Não acredito…


Firefox OS

Os entusiastas do Firefox enquanto browser ficaram certamente entusiasmados quando, em 2013, a empresa anunciou o seu sistema operativo móvel. O objetivo era disponibilizar um sistema open source verdadeiro para todos os que procuravam um sistema básico, só com aquilo que realmente interessa.

Ter acesso a aplicações sem ter que recorrer a uma loja era uma das suas premissas, mas que acabou por não se tornar um atributo relevante, uma vez era quase tudo feito através do browser. Ainda foram comercializados alguns smartphones com este sistema, mas sem sucesso, e em setembro de 2016 foi anunciado o seu fim.


bada OS

Em 2010, aqui no Pplware, testámos e esmiuçámos o Samsung Wave e o seu bada OS. Este sistema operativo móvel tinha acabado de chegar e a Samsung estava a apostar nele com grande empenho. Recheado de funcionalidades interessantes à época, mas que acabou por não vingar… até porque estava sujeito a muitas críticas por parte dos utilizadores, quando comparado com o Android, o seu concorrente mais direto.

No ano seguinte, a Samsung abandonou o sistema por completo e dedicou-se ao seu Tizen… que não está morto, mas passou dos smartphones para outros smartdevices da marca, como relógios e TVs.

Qual a perda que mais lamenta neste Universo dos Sistemas Operativos Móveis?

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de carlos p
    carlos p

    lol

    “É o fim de um sistema operativo móvel da Microsoft? Não acredito…”

    1. Avatar de Art.
      Art.

      Andromeda…..estou curioso…

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    nem Ubuntu Touch

  3. Avatar de Redin
    Redin

    O Windows mobile podia revitalizar se a Microsoft oferecesse meios de recuperar equipamentos ultrapassados da concorrência no SO, oferecendo software para os mudar para Windows mobile. Tal como aconteceu nos desktops, a popularidade foi um bom amigo para fortalecer o interesse.

    1. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      O problema é o suporte dos drivers.
      A Apple só tem espaço para 32 drivers no IOS. Qualquer equipamento que tenha outros chips ou periféricos nunca poderá usar o IOS.
      O Windows para computador, tem mais de 1000 milhões de drivers genéricos. Num smartphone não funciona da mesma forma… É por isso que o Android é open source e são as empresas produtoras que instalam os drivers para cada modelo.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Não tinha pensado nisso e tem toda a lógica.

    1. Avatar de Pedro Santos
      Pedro Santos

      Grande perda.. Adorava. Continuo com BlackBerry mas o Motion com Android. Não é a mesma coisa. É BlackBerry mas o BB10 era um show!

  4. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Tinha esperança no windows, pena. O domínio do Android torna-se problemático.

  5. Avatar de helioM
    helioM

    Esqueceram-se do ubuntu?

    1. Avatar de arc
      arc

      Ainda bem que se esqueceram do Ubuntu!!!
      Poderiam era terem falado no Ubuntu Phone, isso sim.

      1. Avatar de arc
        arc

        Ou do Ubuntu Touch para ficar melhor na fotografia!!!

        1. Avatar de helioM
          helioM

          para bom entendedor …. menos stress cara… valeu .|.

  6. Avatar de celso
    celso

    E o meego? Esse sim, para o tempo em que estava, tinha um design muito à frente!

  7. Avatar de João
    João

    Acreditas mesmo nisso ou estás só a trollar?

  8. Avatar de mendes
    mendes

    BB OS10, se não fosse a falta de aplicações ainda hoje usava. simples, eficaz, seguro, um monstro para multitasking

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Completamente…
      Perdi o meu BB10 🙁
      Foi uma confusão, já tinha tido android, não gostei, tentei IOS, não gostei, tentei BB10, e fiquei rendido!!
      Que SO maravilhoso, leve rapido, intuitivo, superfuncional…
      A BB demorou muito tempo a reagir, e a Apple tem um departamento de markting, que é caso de estudo em todo o mundo…deu no que deu.

      Talvez no Futuro ele, volte,
      Porque Android continuam a mesma desgraça.
      IOS esta cheio de bugs por todo lado, ha pouco tempo atrás até mudando a data corrompia o sistema…so isso dá para ver a qualidade daquele SO.. e a nivel de productividade os 2 juntos não chegam aos calcanhares do BB10.

      O mercado é de tendencias, e o melhor SO móvel do mundo é bem sabido que é o BB10,
      O MEEGO também era uma máquina, mas não chegava para o BB10, que é de excelência maxima.

  9. Avatar de Migael
    Migael

    Tal como na cultura desportiva os tugas só querem saber de dois clubezecos, na industria informática também se passa o mesmo… é pena.

  10. Avatar de Mota
    Mota

    Não antes de aprenderes a escrever Português, fanboy. Se é pra dizeres asneiras ao menos usa as vírgulas no sitio certo 😉

  11. Avatar de bola
    bola

    Windows phone OS tinha sido mais valia e concorrente à altura.

  12. Avatar de Alex
    Alex

    Daqui por quantas décadas? 2, 3…. ahahahahah

  13. Avatar de LP
    LP

    Sem qualquer dúvida o BB10 da BlackBerry!
    O OS mais funcional e rápido… com mais de 3 anos o meu Passport continua a fazer o que o meu Galaxu S8 não faz. Simplesmente fantástico!

    1. Avatar de Rui B.
      Rui B.

      tipo o quê? por acaso aqui na empresa usava-se mas ninguém gostava.. era só problemas

  14. Avatar de Elkido
    Elkido

    A morte da Nokia foi ter passado de Simbian para Microsoft…se tivesse passado logo para Android ainda hoje seria a número 1…Mas a chinesa HMD global está a revitalizar a Nokia o sistema operativo Android é está a recuperar aos poucos…pode ser que ultrapasse a Samsung….a Samsung tem um problema… é muito cara

    1. Avatar de MMM
      MMM

      A morte da Nokia foi abandonar o meego. O Symbian já devia ter ido há mais tempo.
      A equipa do meego ainda tentou com o jolla e o sailfish mas não conseguem ganhar tracção…
      Já a FINLANDESA hmd está a safar-se muito bem com os devices Nokia e já está no top 10. Até ao fim do ano deve chegar aos 5 primeiros…

      1. Avatar de Pedro Alexandre Arantes
        Pedro Alexandre Arantes

        O único comentário que faz sentido!!!!
        Por acaso lembrei do Maemo mas não do meego no meu comentario…

    2. Avatar de Rui Pedro
      Rui Pedro

      A morte da Nokia foi a Microsoft a ter minado pra obrigar a usar somente o seu sistema operativo. A Microsoft matou a nokia.

  15. Avatar de bom senso
    bom senso

    é a realidade que alguns sistemas Operativos no que toca a desenvolvimentos, morreram no esquecimento e não conseguiram acompanhar os inovadores IOS da Apple e android da Google, e outros que apareceram como alternativos ninguém lhes pegou logo não passaram de meras ideias e morreram logo á nascença, e a Microsoft andou a dormir quando se lembrou de entrar na corrida do mercador móvel fracassou derivado a más decisões, e mais uma vez acabou por o abandonar novamente por não conseguir estar á altura dos dois Gigantes que dominam o mercado…

    veremos o que o futuro nos reserva se aparecerá algum novo sistema operativo móvel que venha a destronar os dois gigantes actuais…

    1. Avatar de Pedro Alexandre Arantes
      Pedro Alexandre Arantes

      Bom senso à única razão pela qual 9 Android se safou foi graças às novas tecnologicas que queriam fazer hardware barato e não tinham dinheiro para investir numa equipa de desenvolvimento a sério para fazer um sistema operativo.. Desta forma um qualquer engenheiro poderia cozinhar uma rom em casa para qualquer telemóvel sem muitos custos. De repente a grande parte dos telemóveis de gama baixa estavam equipados com Android e tornavam-se interessantes para programadores devido à quantidade de público alvo e por haver programadores interessados tornou – se uma boa opção para os topos de gama. A própria Samsung demorou 2 anos para entrar na onda Android tendo insistido com vários topos de gama Windows Mobile e ainda o Bada que não ganhou o apoio dos programadores por ser um mercado limitado também.
      No caso da Apple eles próprios trataram de garantir a qualidade e a atualização permanente da App store, so com este grande investimento que nenhum outro se dispôs a fazer que se consegue fazer sucesso com um ecossistema fechado e limitado

  16. Avatar de nuno
    nuno

    e a nokia era barata querem ver…

    o sistema android veio mostrar o que estava de baixo do Capô (hardware) e foi ai que muitos começaram a cair… com hardware fraco a preços absurdos, incluindo a nokia.

  17. Avatar de Rui Castro
    Rui Castro

    faltou um muito importante o webOS (Palm OS), ainda semana passada ficou open source pelo LG. Muitos dos programadores foram para google e ajudaram a mudar o Android.

  18. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    BlackBerry

  19. Avatar de JR
    JR

    Lembro-me do Symbian S60v5 e Belle no Samsung Omnia HD (com uma custom ROM) e no Nokia 808 PureView. Pena o suporte ter acabado depois do acordo entre Nokia e Microsoft

  20. Avatar de Zé Pimentel
    Zé Pimentel

    Usei o bada no 525 Wave. Tinha pernas.

  21. Avatar de Pedro Alexandre Arantes
    Pedro Alexandre Arantes

    Era muito interessante falar de Symbian, Maemo e meia dúzia de outros que tal como o Bada eram realmente uma alternativa que foi imediatamente abandonado apesar de serem extremamente promissores… Quanto ao Firefox a minha opinião é que não passou de uma tentativa de se intrometer num mercado que já está dominado sem que para isso se tivessem dado ao trabalho de fazer o que era minimamente necessário para criar impacto. Nos dias de hoje para introduzir um novo SO no mercado não nos podemos dar luxo de vender terminais caros que no caso de falhar o desenvolvimento do SO ficarão inutilizados sem que haja uma alternativa.

  22. Avatar de João
    João

    Palm OS foi outro que terminou

  23. Avatar de João Nunes
    João Nunes

    Pelos comentários parece que ninguém é do tempo das PDAs com Windows CE. Havia milhares de aplicações que nunca foram transpostas para iOS ou Android.
    Diferença para os actuais smartphones: não eram touch screen (usam uma caneta de pressão obrigatoriamente), não tinham uma app store e só alguns modelos caros tinham wi-fi.
    Eram uns australopitecaphones mas fixes.

  24. Avatar de Bruno Jorge
    Bruno Jorge

    Eu ficarei para sempre com pena do fim do Symbian da Nokia

  25. Avatar de Elton
    Elton

    O Windows phone não deveria morer. Eu estava apostando muito nesse sistema operativo.

  26. Avatar de j.santos
    j.santos

    Se o sistema operativo móvel da Microsoft acabar,a seguir acaba todo o windows……..!!!!!!!

  27. Avatar de j.santos
    j.santos

    E se a google lançar um ( so) para os fixos?,eu não tenho accões da Microsoft.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Não sei o que estás a fumar, mas é da boa! Devias era partilhar

  28. Avatar de José Walter
    José Walter

    Cheguei a ter um symbian, gostava mas sofria com poucos aplicativos.

  29. Avatar de Bino C
    Bino C

    WebOS, de longe.

    Inicialmente desenvolvido na Palm, depois passou para a HP, já a Palm estava decadente. Passado pouco tempo a HP vendeu o WebOS à LG que hoje em dia o utiliza nas suas smartTVs. (adaptado, obviamente)

    O WebOS era um verdadeiro SO multitask. Muito mais avançado nessa matéria que hoje em dia ainda.
    O problema do WebOS foi a pouca quantidade de aplicações na store comparativamente com Android e IOS e o hardware que era um pouco à justa.

  30. Avatar de Lumia535
    Lumia535

    Falta o Symbian…que foi o sistema da nokia durante muitos anos…

  31. Avatar de MeeGo OS
    MeeGo OS

    MeeGo OS! Usei de 2011 a 2014 e nunca desiludiu

  32. Avatar de Vitor
    Vitor

    Melhor que isso era o Windows Mobile…. Ainda nem havia iPhone…. Android…… Ainda faltava para aparecer….. Vejam esta telefone: SVP E100, era literalmente um computador na mão em 2001…..

  33. Avatar de Nuno
    Nuno

    Trabalhei durante muitos anos (8 anos) com um telemóvel (Samsung H1) com Linux LiMo!