Dica IFTTT: Registe quando o seu smartphone estiver a carregar

5 Comentários

Sendo a bateria um dos elementos mais importantes num smartphone, é importante mantê-la controlada e perceber se o seu tempo de vida está a reduzir. Existem várias formas de fazer isto, mas obrigam sempre a uma intervenção do utilizador.

Uma maneira muito simples de fazer estes registos é recorrer ao IFTTT e a alguns dos seus automatismos. Hoje vamos explicar como podem criar um registo sempre que colocarem o vosso smartphone a carregar.

IFTTT registo bateria

A criação destes registos facilita ao utilizador a compreensão do estado de vida da sua bateria. Assumindo que o smartphone é sempre colocado a carregar quando atinge um ponto de carga muito baixo, conseguem ter uma percepção se estão a colocá-lo mais vezes à carga e se em intervalos mais curtos.

Como será gerado um registo, podem depois acompanhar este processo ao longo do tempo e detetar padrões ou diminuições de vida útil da bateria.

Criar um registo sempre que colocarem o smartphone a carregar

Para isso será usado o IFTTT e os seus mecanismos de integração com o Android e com o Google Sheets, gerando um automatismo simples e que é criado em poucos minutos.

IFTTT registo bateria

Comecem então por criar uma receita e por iniciar o processo, carregando na opção This. Os passos seguintes vão definir a receita, tanto para o que a fará despoletar como para a ação consequente.

Ativar sempre que o telefone for colocado à carga

A ação que fará acionar esta receita é muito simples e está relacionada com a bateria. Escolham por isso a opção Android Battery.

IFTTT registo bateria

De seguida devem escolher a opção Device is plugged in, ou seja, quando colocarem o smartphone a carregar esta receita será ativada.

A ação que vai ser feita de seguida

O passo seguinte será definir a ação que acontecerá quando o telefone for colocado a carregar. Para isso escolham a opção That e depois selecionem Google Drive. 

IFTTT registo bateria

O que pretendem registar na folha de cálculo é uma nova linha sempre que colocarem o smartphone a carregar. Por isso a opção que procuram é Add row to spreadsheet.

O que podem registar na folha de cálculo

Podem redefinir ou rearrumar vários parâmetros deste novo ficheiro. Os valores disponíveis são o nome, os campos presentes e a localização do ficheiro.

IFTTT registo bateria

Tenham atenção ao formato usado e lembrem-se que não o devem alterar durante a utilização da receita, pois os dados vão ficar misturados e  desorganizados.

O final da criação da nova regra de registo

No final vão ver a descrição da receita que criaram, com as ações e as reações do IFTTT e do smartphone. Só precisam de carregar no botão Finish.

IFTTT registo bateria

Se pretenderem podem criar uma regra similar e registar também quando desligarem o smartphone do carregamento. Desta forma conseguem ter um detalhe muito maior, registando a carga feita e o tempo que demorou.

Este é um exemplo perfeito da integração do IFTTT com o Google Sheets e como podem registar sempre que uma determinada ação acontecer. Teste este tipo de receitas noutras ações e explore todo o seu potencial.

Mais dicas IFTTT para Android

Dica IFTTT: Como silenciar o smartphone quando entrar num local

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Natalino de Jesus Semedo Sanches
    Natalino de Jesus Semedo Sanches

    Very well

  2. Avatar de ArPCPro
    ArPCPro

    Quer-me parecer que isso só funciona para quem carrega o telemóvel com ele ligado. À noite quando o ponho a carregar desligo sempre para não me incomodar e consumir energia desnecessariamente.

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Os alarmes funcionam com o telefone desligado?

      1. Avatar de Hugo Gomes
        Hugo Gomes

        No meu lumia nao 😀 nem ao meter a carga da para desligar ele liga automático mal meto a ficha na tomada

    2. Avatar de bom senso
      bom senso

      o meu está ligado 24\7 , só o reinicio quando o carrego, e o carregamento é sempre feito durante o dia, não deixo o telefone á carga de noite…