Finanças: Já pode pagar o IUC e IMI por Débito Direto

66 Comentários

Apesar de nos dias de hoje existir muita tecnologia para não nos esquecermos de nada, a verdade é que às vezes lá deixamos passar as datas! No caso dos pagamentos às finanças, o esquecimento pode-nos sair caro, pois normalmente, temos de pagar uma multa/coima.

Para ajudar os contribuintes, o Portal das Finanças passou a permitir o pagamento de vários impostos por débito direto. Saiba como ativar esta funcionalidade.


Se é um contribuinte que vive preocupado com os pagamentos ao fisco, então fique a saber que agora já os pode agendar, sendo estes realizados por débito direto. Para tal, basta que se autentique no Portal das Finanças, e depois procure por Débito Direto.

Em seguida devem carregar em Novo Pedido de Adesão.

Por fim, indiquem se o Tipo de Pagamento é Pontual ou Recorrente e indiquem a finalidade (IRS, IRC, IMI, IUC, Pg. Por conta de IRS).

De referir que podem ainda definir o Montante Máximo de Débito e também a Data Limite de Autorização.

Para finalizar todo o processo, o contribuinte deve proceder novamente à autenticação na plataforma, para assim obter o documento com a respetiva Autorização de Débito Direto SEPA.

O contribuinte pode ainda, a qualquer altura, gerir as autorizações dadas para o pagamento dos respetivos impostos.

Os débitos diretos são uma forma simples e cómoda de realizar determinados pagamentos periódicos. No entanto, no meio de tanta autorização, às vezes nem sabemos bem o que andamos a pagar!  Saiba o que deve fazer aqui.

Leia também…

Débitos diretos: Cuidado com o que anda a pagar

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco Lopes
    Marco Lopes

    Aderi logo na primeira semana, mas demorou mais de 15 dias a ficar ACTIVO… portanto não estranhem se durante algum tempo constatarem uma mensagem “Pendente de IBAN”

    1. Avatar de Luís M
      Luís M

      Se tens o azar de te meterem a mão indevidamente, vais saber o que custa ao estado repor um erro.

      1. Avatar de Aj
        Aj

        Vejo que não percebe nada como funciona o debito directo, se surgir um erro, o titular da conta bancaria pode pedir AO BANCO a devolução do pagamento.

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não, obrigado.

    1. Avatar de Marco Lopes
      Marco Lopes

      Sinceramente… temos de pagar e temos… PRIMEIRO paga-se, depois reclama-se. É assim com a máquina do estado. E entre ter uma penhora derivada a um esquecimento de IUC, IMI ou IRS, prefiro ter a certeza que será tudo pago automaticamente…

      1. Avatar de PedroC
        PedroC

        Lembretes? Ou melhor, como eu faço com tudo o que é contas. Pagamento de serviços com agendamento para o último dia. Quanto menos tempo ficar do lado deles, melhor!

        1. Avatar de Joel Reis
          Joel Reis

          Porque? Esse dinheiro não é “deles”, é nosso.

  3. Avatar de fernando
    fernando

    também não, obrigado !!! impostos é para pagar no último dia

    1. Avatar de Joel Reis
      1. Avatar de PedroC
        PedroC

        Básico. É sempre melhor ter o dinheiro do teu lado do que o contrário. Qual é o interesse para ti estares a fazer um pagamento 1 mês antes da data que te dão como limite? Se vires do outro lado, é muito vantajoso para o Estado visto que recebem milhares de pagamentos por dia de diversas coisas.

        1. Avatar de Cruz
          Cruz

          Exactamente, nunca se sabe quando precisamos do dinheiro, principalmente para as empresas, sempre pago no ultimo dia. O Estado merece que assim seja.

          1. Avatar de Joel Reis
            Joel Reis

            Se por um lado o dinheiro do estado não é senão de todos nós, por outro lado, se o dinheiro dos impostos fizer falta, gasta-se e depois não se pagam os impostos?!

        2. Avatar de Joel Reis
          Joel Reis

          E fico com o dinheiro debaixo do colchão (para quê?) ou no banco a dar lucro ao banco? Prefiro dar lucro ao estado, que afinal de contas é para mim.

          1. Avatar de Marco
            Marco

            Joel Reis, não te esforces muito que não vale a pena.

    2. Avatar de Marco Lopes
      Marco Lopes

      Essa do “Pagar no último dia” já me saiu cara! Deixei-me de tretas, desculpem a expressão :\ Tenho de pagar e tenho… fica resolvido de forma automática. Não me digam que pagam Energia, Água, Telecomunicações, Mensalidades diversas, etc, no último dia e de forma manual…

      1. Avatar de Joel Reis
        Joel Reis

        Este pessoal vai ficar rico com os juros, que estão altíssimos, têm é de subtrair multas e despesas extra com os pagamentos fora do prazo.

      2. Avatar de Aj
        Aj

        Está a viver em portugal, certo? 🙂 o que não falta são pessoas a pagar mensalidades no ultimo dia, até depois lol

  4. Avatar de Nmandix
    Nmandix

    “Para ajudar os contribuintes….”
    kkkkkkkkkkkkk epa não resisti..

  5. Avatar de Diogo Silva
    Diogo Silva

    Tenho uma questão. Com o débito directo as notas de pagamento são emitidas automaticamente? Ou isto simplesmente substitui a parte do pagamento propriamente dito?
    Quando pago o IUC por exemplo, tenho sempre de fazer uma consulta dos veículos que estão disponíveis para pagamento e criar uma nota de pagamento. A minha pergunta é se o debito directo automatiza este processo?

    1. Avatar de Marco Lopes
      Marco Lopes

      Boa pergunta para fazer no E-Balcão…

    2. Avatar de GM
      GM

      Deixa. Eles querem é a nota, o bago. O resto, não interessa. Tu é que tens de recolher o documento para fazeres prova em caso de seres abordado pela PSP/GNR, em como tens o IUC pago. Aliás, nem é muito necessário, pois pela matrícula verificam no sistema o que é que está pendente.
      Esta funcionalidade nem tem assim muito interesse. Como tenho actividade aberta, recebo anualmente um email, no mês anterior àquele em que é devido, com o alerta de pagamento do IUC, com a refª MB.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Boas pessoal,
        Errado a questão de apresentar o IUC às autoridades, como a GNR ou PSP.
        O IUC é um imposto fiscal.
        Nem se quer precisa de ter o documento na viatura. Aliás até pode circular com IUC’s em atraso.

        Abraço

  6. Avatar de José
    José

    Tem que ser pago e tem, MAS não me importo de fazer o ‘OK’ antes de irem à conta.
    Quando o estado for mais expedito a devolver eu aceitarei ser expedito a pagar.
    O estado demora quase seis meses a devolver o que nos reteve durante o ano transato e quer ir-nos à conta o mais rápido possível…

  7. Avatar de Marco
    Marco

    Nada como andar em cima destas coisas e ter a porta fechada somente aberta quando é devido. Já basta o que roubam … quanto mais abrir a porta toda.

    1. Avatar de Marco Lopes
      Marco Lopes

      Eu só vejo vantagens neste sistema… já me dei mal no passado por ter esquecido o pagamento do IMI… depois temos o IUC e para não falar no IRS… se temos de pagar… qual é o problema?

      1. Avatar de GM
        GM

        É o mesmo raciocínio para todas as despesas “fixas” de casa. Tenho electricidade, gás, água com DD. Mas só. VODAFONE FIBRA recebo a e-factura e pago quando me dá jeito, dentro do prazo. Tenho um alerta no tm para em determinada data proceder ao pagamento.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Obviamente se se esqueceu de uma obrigação … sabe que tem penalização. Eu pessoalmente não gosto de ter a porta aberta a qualquer entidade que seja. O IRS nem tem razão para existir, só continua assim para sustentar TOCs e afins.

        1. Avatar de GM
          GM

          Não é para “sustentar TOC’s/CC e afins”, é antes para sustentar a máquina gorda do estado. E greves. Enquanto trabalhador por conta de outrém, não necessita de “TOC’s/CC e afins” para lhe tratar do IRS. E se for trabalhador independente com contabilidade simplificada, também não. Já se for trabalhador independente com cntabilidade organizada (desde que tenha volume de facturação anual acima de 100.000€ se não estou em erro), já necessita de “TOC’s/CC e afins”, pois não pode cumprir as suas obrigações fiscais de forma autónoma.

          1. Avatar de Luís
            Luís

            Normal necessitar de um profissional, quando a situação em concreto não é de simples realização. Ou seja terá de ser realizada com determinadas regras. Quando tens um braço uma apendicite também não “utilizas” a forma autónoma.

  8. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Boas notícias. Já me tinha poupado algumas multas.

    1. Avatar de Marco Lopes
      Marco Lopes

      Exactamente!

  9. Avatar de herculano santos
    herculano santos

    dispenso

  10. Avatar de Alpha
    Alpha

    Imposto é roubo… legalizado

    1. Avatar de Marco Lopes
      Marco Lopes

      O que tem isso a ver com o facto de os ter de pagar?

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        “Ter de os pagar”… pois sujeitamos à “moral” sem questionar ou por em causa a quantidade de impostos que pagamos. De forma coerciva e ameaça permanente, porque se não tiver de acordo não tenho outra hipótese!

        Já só faltava ter de pagar um balurdio por um conjunto de impostos que não estou de acordo, sujeitar-me a irem à conta retirar de forma automática… ainda por cima quando se enganam imensas vezes.
        Mais de 50% do rendimento voa e ainda aceitamos que cada vez mais se metam na nossa vida.
        Caminhamos alegremente para a servidão (do estado… ou dos que dominam o estado) e achamos piada e “giro” estas medidas.

        1. Avatar de Alpha
          Alpha

          E não vale a pena virem com o comentário da ordem: “Se todos pagassem os impostos…”

          É viver na doce ilusão que se não reclamos contra esta “mama” um dia com todo o controle e mais algum, vamos pagar menos impostos!

        2. Avatar de Joel Reis
          Joel Reis

          Não precisa de pagar impostos… Obviamente depois não deve usar aquilo para que os impostos são usados.

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            Na maioria dos casos, fazendo bem as continhas, o que todos pagam e usufruem, há um enorme gap.

            Esse gap é ineficiência pelos serviços serem públicos e não entregue a privados. Os gestores públicos só gerem despesas (quando gerem alguma coisa)… não gerem receitas!

    2. Avatar de int3
      int3

      sem impostos = não há sociedade.
      quem paga os serviços públicos? Quem paga os polícias que nos protegem? A saúde pública? A justiça? A manutenção das estradas? A legislação? Os professores?
      És típico daqueles que usa e reclama. Típico de tuga hipócrita.

      1. Avatar de darkvoid
        darkvoid

        Uma coisa é pagar justamente!
        Outra é a metade trabalhadora que vê metade do que ganha a ser roubado, porque a outra metade não faz nada!

        1. Avatar de Joel Reis
          Joel Reis

          Alhos e bugalhos…

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Para te tirarem metade do que ganhas é porque deves ganhar uma fortuna, só pode. Até um ricalhaço não tem 50% de IRS.

          1. Avatar de Alpha
            Alpha

            Ai não? Isso é outra coisa que fazem para atirar areia aos olhos. Só em Segurança Social é 35%! Se é por conta do trabalhador ou empresa é a mesma coisa. Uma pessoa de classe média facilmente soma mais 17% de IRS…. Faz as contas
            Depois precisas de gastar em alimentação, serviços, água luz… Mete o IVA.
            Um rico, considera-se que ganha mais de 5000 euros brutos, o que vai para o estado à cabeça são mais de 70%

          2. Avatar de Alpha
            Alpha

            Segurança Social a pagar é um imposto, não é uma coisa à parte como tentam vender.

            A maior parte das pessoas não usufrui daquilo que pagou a vida inteira (tendo em conta que o empregador paga a maior parte que podia ir para o nosso bolso)

          3. Avatar de Luís
            Luís

            A segurança social a pagar é uma contribuição, não um imposto

      2. Avatar de Alpha
        Alpha

        Precisas de estado com a dimensão que tem? Com uma educação, saúde e segurança e serviços mínimos organizados e eficientes é uma amostra no orçamento de estado.

        A imagem de tuga hipócrita é a que estás tu a defender. Tens muitos países onde o estado é mínimo e estão bem melhor que nós e não somos enganados de forma permanente a pensar que um estado forte nos protege

  11. Avatar de Luís M
    Luís M

    O estado não é pessoa de bem…boa sorte para os azarados quando for cobrado a mais.

    1. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      Boa sorte se não pagar quando receber uma ordem de pagamento ainda que com um valor errado.

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    Taxa é um imposto tb legalizado ‍♀️

  13. Avatar de int3
    int3

    E quem está isento de IUC? É emitido automaticamente a folha?

  14. Avatar de Spike
    Spike

    Ainda estou para perceber porque temos de pagar IMI quando a casa e o terreno são nossos (caso das vivendas)

    Se nós ou os nossos pais/avós pagaram tudo para poderem fazer a sua própria casa porque temos de pagar este imposto? Pensava que a época dos reis onde os terrenos eram sempre deles já tinha passado

    Mas pronto, quando até o IMI é mais caro simplesmente porque a casa apanha mais Sol que as outras (algo da natureza tal como o terreno) diz tudo

    come e cala como eles adoram

      1. Avatar de Spike
        Spike

        concordo com isso tudo, apenas não concordo que nada é realmente nosso

        não teria qualquer problema de haver algum outro imposto para o mesmo fim, ou tu achas justo que se te acontece algum imprevisto e não podes pagar o IMI ficas sem casa que supostamente deveria ser 100% tua se a pagaste toda? obras e terreno

        isso é ser bom para a sociedade? tu seres posto na rua de uma casa que é tua? é so isso que não acho justo porque para mim sim deveria continuar a haver impostos para melhorar o serviço publico mas nunca por em causa o que supostamente uma pessoa é dona

        1. Avatar de Joel Reis
          Joel Reis

          Os impostos incidem sobre os bens de forma a que quem tem mais contribua mais (aceito quem coloca isso em causa), daí os impostos sobre a casa. Ser posto na rua não será bem assim, se a casa for para habitação própria permanente e não tiveres de facto meios de pagar os impostos; muita gente está isenta.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Fia-te na virgem dizeres que a casa é tua. O IMI para mim é um imposto aberrante como o IUC. Pagas o IMT ou ISV+IVA e depois pagas um aluguer sobre o direito de dizer que o bem é teu, mas que na realidade não é (IMI) ou para puderes circular com a viatura (IUC).
      São impostos estupidos, mesmo na forma como os mesmos são concebidos no cálculo dos mesmos

      1. Avatar de Alpha
        Alpha

        Qualquer imposto é aberrante. Há uns menos maus como o IVA que pagas naquilo que TU decides gastar, não te vai ao bolso à cabeça.

        Impostos sobre “posse” é o mais imoral e nefasto que existe, coloca em causa o princípio básico de uma sociedade livre que é o direito à propriedade privada.

  15. Avatar de Márcio Graveto
    Márcio Graveto

    E uma forma de de pagar o IUC para quem vive no estrangeiro e não tem qualquer conta bancária em PT?

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Se tiver conta bancária no espaço SEPA (União Europeia), é só entrar na pagina das Finanças e colocar um IBAN e SWIFT/BIC da sua conta bancária e já esta :), se estiver no resto do mundo tem de pedir a alguém para ir ás finanças por si…

  16. Avatar de Vitor
    Vitor

    Portugal sempre na vanguarda… Cobrar, claro.

  17. Avatar de informado
    informado

    Nunca na vida. O Estado a debitar e a sacar directamente da minha conta bancária.. Nunca na vida.

  18. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Na conta da empresa não aparece o IUC como opção de Débito Dierto :/ Tenho todos os outros (IRS IRC IMI…) mas o IUC não aparece? É suposto ser assim? Será porque estamos a falar de uma empresa? acho ridículo não existir essa opção para as empresas que supostamente têm mais veículos do que uma pessoa singular… Enfim

    1. Avatar de A. Martins
      A. Martins

      …exatamente!! Também já tinha reparado nisso e nem queria acreditar!! Mas é uma triste realidade. Era assim tão difícil pôr o débito direto para todos os contribuintes? As empresas não são contribuintes?!…e até têm mais veículos para pagar!! Enfim isso é de loucos!!

  19. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Débito direto? Não obrigado. Quando te começarem a tirar mais do que é devido e depois dizem que não te podem devolver em dinheiro, mas que fica em crédito na tua conta, é qd eu te vou dizer: “Quem te avisa teu amigo é?”

  20. Avatar de Marco Lopes
    Marco Lopes

    Para os ANTI débitos directos (e embora o IMI tenha sido processado de forma perfeitamente normal NO ULTIMO DIA DE PAGAMENTO – não fiquem a pensar que o estado vai meter o vosso $ ao bolso antes do tempo, como vi por aqui muitos comentários), o IUC é uma história completamente diferente!!!!!!!! Aqui fica o meu relato:

    CUIDADO COM O IUC da CATEGORIA C e aos pagamentos por DÉBITO DIRECTO!
    Acabei de receber uma CITAÇÃO para pagar com CUSTAS um IUC porque NÃO FOI COBRADO POR DÉBITO DIRECTO!!!
    ISTO É MUITO MAU para a AUTORIDADE TRIBUTÁRIA! Tanta publicidade aos débitos directos, e afinal não suportam a categoria C do IUC??
    Vai ser um golpe duro a quem já confiava neste sistema…

    Acabei de falar com a AT (linha de apoio e a minha repartição de finanças) e realmente toda a gente concorda: é uma situação delicada… A AT deverá ter em atenção que os contribuintes que aderiram ao débito directo para pagamento do IUC foram induzidos em erro, com uma falta de informação no que toca ao facto de apenas algumas categorias estarem a ser processadas através do débito directo… principalmente porque depois do pagamento voluntário com CUSTAS, acresce um novo processo de COIMA no valor de 88 euros!!!!!!

    Mário Centeno deu o exemplo do Imposto Único Automóvel (IUC) em que são frequentes os atrasos, porque o pagamento tem de ser feito no mês da matricula, mas até ao dia em que esta foi feira e não até ao ultimo dia do ano. Em 2017, disse o ministro, foram cobrados 54 milhões de euros em coimas só ao nível do IUC “que poderão ser evitados com o pagamento por débito directo”, afirmou Mário Centeno.
    FONTE: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/comunicacao/noticia?i=impostos-passam-a-poder-ser-pagos-por-debito-direto
    DIVULGAÇÃO: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/pagamento-de-impostos-por-debito-directo-ja-esta-disponivel

  21. Avatar de Rui
    Rui

    Posso pagar o IUC a prestações?

  22. Avatar de SÉRGIO MANUEL NEVES OLIVEIRA
    SÉRGIO MANUEL NEVES OLIVEIRA

    não consigo meter as duas modalidades de pagamento IUC e IMI. Se alguém me souber esclarecer o muito obrigado