Como podemos adicionar um relógio à Touch Bar no MacBook Pro

24 Comentários

A Apple continua sem trazer grande evolução às funcionalidades praticadas na Touch Bar dos MacBook Pro. Contudo, esta barra tem sido alvo de muita criatividade por parte de programadores terceiros, ao ponto de haver um grande leque de programas adaptados a esta barra.

Nesse sentido, o que trazemos hoje é uma dica simples mas que pode ser muito útil. Vamos mostrar como é fácil adicionar um relógio à Touch Bar.


A Touch Bar, que apareceu no MacBook Pro 2016, foi uma “novidade” que não trouxe assim funcionalidades de grande monta, ao ponto de ser cativante na hora de comprar. Era uma coisa nova, dava para fazer uma série de ações, outrora possíveis nos botões físicos, mas abriu a porta a algo criativo que os programadores pudessem imaginar.

Na verdade até hoje o que existe é acessório, um ou outro programa tem a sua utilidade mas no que toca ao fluxo de trabalho há ali alguma necessidade de melhores opções.

 

Hora nativa na Touch Bar

Esta aplicação que hoje trazemos, a Clock Bar, é uma app livre, de código aberto que pode colocar um relógio nessa barra. Aparecerá junto aos botões de controlo o que pode dar um certo jeito.

Começamos por descarregar a aplicação Clock Bar e executámos a mesma. Irá aparecer um ícone na barra de menus que é basicamente apenas um ícone de poucas opções. O ícone mostra que a aplicação está em execução.

Basta clicar na app que descarregou e ela irá colocar de imediato o relógio na Touch Bar. O relógio mostra a hora no formato de 12 ou 24 horas. Para mudar basta dar um toque em cima das horas na referida barra.

Se for a Preferencias existentes no ícone na barra de menus, irá poder trocar a cor dos algarismos que aparecem na Touch Bar, poderá ocultar o ícone na barra de menus e dar ordem para que esta aplicação seja carregada logo no arranque do sistema operativo.

Para que saiba sempre onde está a app, sugeríamos que a arraste para a pasta Aplicações do seu macOS por forma a não desaparecer.

PS: quando ocultar o ícone da barra de menus, verá uma indicação que posteriormente para invocar as Preferências deverá dar um clique longo em cima do relógio para que sejam mostradas.

Esta foi mais uma dica para juntar a várias neste tipo de ferramenta. Usam a Touch Bar com algum software de terceiros?

 

Leia também:

10 brilhantes aplicações para a Touch Bar do seu MacBook Pro

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ComAtesta
    ComAtesta

    estao a ver aqueles tipos de addons que so servem para mostrar aos amigos?Este nem para isso serve. Tem uma barra no topo do ecra constantemente a mostrar a hora porque raio e que alguem vai tirar os olhos do ecra e olhar para o teclado para ver as horas? Ninguem sabe, so mesmo ideias do VItor a tentar justificar a compra parcialmente subsidiada pela Apple.

    1. Avatar de Vítor M.

      Parece que te incomoda o que as pessoas têm, isso é tão pequenino 😉 uma certa inveja estranha nesse teu comentário. Para te aborrecer ainda mais, deixa que te diga que não, a Apple não financia seja o que for. Pelo menos cá em Portugal e pelo que sei, pouco ou nada também o faz nos Estados Unidos. Quem tem material Apple tem de o comprar na totalidade, e vale muito o investimento, tanto é que se vende bem. Sim, mas não serve para todos, há os que não tiram proveito, e há os que precisam de outros equipamentos não Apple (porque têm outros cenários de utilização menos favoráveis aos Macs), depois há os, como tu, que comem gelados com a testa, tal como tu te apresentas e descreves.

      Em relação a este add-on, tal como refiro, não é grande coisa, até é mesmo redundante. Contudo, para os que não comem gelados com a testa, poderá haver outros que se desconhece, que possam ser partilhados e isso é enriquecimento coletivo.

      Tal como outros que existem úteis, muita coisa foi criada de certeza, mas pouco partilhada.

      O MacBook Pro 2016 com Touch Bar tem tecnologia que ainda está a ser aproveitada para facilitar determinadas tarefas, entre elas a autenticação por Touch ID (depois explico-te o que é mais à frente), a barra tem serventia nos editores de imagem, em vários outros cenários ligamos à multimédia e por isso a questão incluída no final do artigo, que seguramente não era para ti, visto não a entenderes 😀

      Vais ver que vão aparecer dicas úteis.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        +1

        “depois há os, como tu, que comem gelados com a testa”, adorei, bem respondido.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Muito bom! É assim mesmo caro Vítor… estou cansado de pessoas com ignorância extrema e que… “comem gelados com a testa” 😛

      3. Avatar de Joel Reis
        Joel Reis

        “os desgraçados são vilipendiados se disserem algo, mesmo sendo verdade, contra os meninos”

        1. Avatar de Vítor M.

          Tocou nalguns visados. Era de esperar.

          1. Avatar de Joel Reis
            Joel Reis

            Com um ataque tão directo, mal seria se não lhe tocava.

          2. Avatar de Vítor M.

            Confundes ataque com observação para terem comportamento útil. Mas isso são bases do tempo de escola.

          3. Avatar de Joel Reis
            Joel Reis

            Julgar que afirmar que alguém “come gelados com a testa” não é falta de escola, é mais falta de outra coisa que se ganha ou devia ganhar em casa.

    1. Avatar de Vítor M.

      São dicas segmentadas. O que mostraste, parte delas, já nós falamos há imenso tempo. A ideia é trazer para algo diferente.

      Mas obrigado pelas tuas dicas. Certamente poderão ser aproveitadas algumas.

      1. Avatar de arc
        arc

        Pois não sei. Não sou utilizador Mac. Por mim, não tem problema mesmo.

  2. Avatar de censo
    censo

    …ou…”Como dar utilidade a algo inútil …!” … já há algum tempo que não se falava aqui da polémica Touch Bar. O que vale é que até no vosso artigo vocês reconhecem que a Apple não deu grande desenvolvimento à coisa.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sempre, porque somos sempre coerentes. Podes e outros que tal, odiar a Apple, estão no vosso direito, mas nunca aqui irão condicionar a preferência de terceiros com o veneno e desinformação, isso aqui não é permitido, 😀 mas isso já sabem.

      O que queremos é sempre ser corretos na informação mesmo que seja diferente da vontade (não do conhecimento) da maioria. No fundo o que alguns querem fazer, mas não têm hipótese, é estar do lado o de gravitam mais opiniões, umas certas mas grande parte clubisticas e tentam condicionar a informação. Eu vejo que noutros sites conseguem, os desgraçados são vilipendiados se disserem algo, mesmo sendo verdade, contra os meninos da tal maioria clubistica.

      Não, aqui falamos tudo como é, mesmo que vá contra a opinião desses meninos.

      Censo, bom domingo.

      1. Avatar de Joel Reis
        Joel Reis

        “comem gelados com a testa, tal como tu”
        Num lado vilipendiam-se uns, no outro, os outros. O clubismo é intrinsecamente humano e portanto omnipresente nos comentários (e nos artigos).

      2. Avatar de censo
        censo

        Vítor, tanta sensibilidade. Eu não tenho energia suficiente para ódios, e tenho mais que fazer. Sejam o que são e pronto. Aliás, o meu dia a dia faz-se com Apple, com Microsoft e com Google. Portanto todos fazem falta. Todos têm coisas boas, todos têm coisas menos conseguidas. Bom domingo.

        1. Avatar de Vítor M.

          Exatamente, mas alguns teimam em não ver isso, e pior é só acharem que o mundo gira à sua volta. Obviamente estão errados.

      3. Avatar de carlos p
        carlos p

        sr. vitor m

      4. Avatar de Vítor M.

        Ora cá estão eles. Mensagem com sucesso.

      5. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        São uns seca esses. Sempre a dizer mal. Devem ter uma vida triste.

    1. Avatar de Vítor M.

      Excelente. Obrigado Pedro pelas sugestões. Não conhecia aí um ou dois.

  3. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Eu até acho estes addon interessantes, tal como está na foto do pplware, uns shortcut personalizados, horas, email, etc. Pagaria um extra para ter essa barra? Nao. Se já vem, tem uso? Sim.

    1. Avatar de Vítor M.

      É um pouco isso. Mas sabes que a Touch Bar tem uma grande vantagem, que é o Touch ID. Esse sim é algo útil. Claro que ao vir o resto, há dois ou três momentos que esta barra faz falta, mas ainda falta desenvolver mais utilidade que a tecnologia permite explorar.