Apple parece ter cortado totalmente o Irão da App Store

9 Comentários

Os utilizadores do iPhone no Irão descobriram há poucas horas que já não podem ter acesso à App Store, tudo indica que há um bloqueio total ao país, de acordo com a Bleeping Computer.

Mesmo que a Apple não vendesse iPhones ou aplicações via App Store no Irão, os iranianos poderiam ainda importar produtos da Apple de outro país e configurá-los para estes terem acesso a partes da App Store destinadas a outras regiões. Parece que agora a Apple fechou essa lacuna, bloqueando qualquer tráfego proveniente do Irão para acesso à App Store.

irão


Não está claro o que provocou a mudança, mas presumivelmente estarão de volta as sanções dos EUA contra o Irão: sanções que o presidente Trump aumentou no ano passado. A Apple não fez uma declaração sobre as mudanças e não respondeu de imediato a um pedido de comentário sobre este facto, solicitado por vários canais que interpelaram a empresa.

Se a proibição for permanente, os proprietários de dispositivos iOS no Irão terão que encaminhar o tráfego da Internet através de VPNs, fazendo parecer que estão num outro país, para ter acesso à App Store no futuro. Isso tornará muito mais difícil usar os dispositivos da Apple.

Os utilizadores que tentam visitar a App Store no Irão recebem agora uma mensagem que diz: “A App Store não está disponível no país ou região onde se encontra”.

De acordo com os tweets do programador iOS Saeed Taheri (entre muitos outros), os utilizadores iranianos que tentam visualizar a App Store agora recebem essa mensagem de erro.

 

Sanções começaram já em 2017

A Apple começou a remover as aplicações de programadores iranianos da App Store no ano passado. Em janeiro, “atacou” aplicações que facilitavam transações para empresas e, em agosto, removeu uma série de aplicações populares de consumo, incluindo um serviço de saudação e um serviço de entrega de comida.

De acordo com os regulamentos de sanções dos EUA, a App Store não pode alojar, distribuir ou comercializar com aplicações ou programadores ligados a certos países embargados pelos EUA.

Referiu a Apple numa mensagem aos programadores naquela altura.

Isto parece mostrar que, com a administração Trump, a Apple tem realmente que permanecer alinhada com a lei dos Estados Unidos, sob pena de retaliações.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Áquila Freitas
    Áquila Freitas

    Como se malvado fosse o Trump por impor sanções contra um país que ameaça explodir todo o oriente médio com armas nucleares.

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      se esquecermos que a rússia e os eua detêm 90% de todas as armas atómicas do mundo, que de todas as vezes que existiu uma ameaça séria e credível de guerra nuclear a rússia e os estados unidos estiveram envolvidos, que depois da segunda guerra mundial o irão foi invadido pela inglaterra e pela rússia (nessa altura aliados dos eua), que reza pahlavi era claramente claramente apoiado pelos eua, apoiado por estes e defensor dos seus (eua )interesses ao mesmo tempo que prejudicava os interesses nacionais, que fruto dessas invasões e cedências a interesses estrangeiros a exploração do petróleo havia sido consignada a esses mesmo interesses nomeadamente a companhias como a anglo-iranian oil company…esquecendo tudo isto, de facto o irão é capaz de ser o mau da fita…
      já agora, já estives no irão, pelo menos(?) já falaste e conviveste com a população(?)
      da parte da apple a atitude é vergonhosa. para além de gostar e usar produtos da apple, tinha a empresa em melhor conta. muito melhor conta.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Onde é que já viste o irão a ameaçar explodir todo o médio oriente com armas nucleares.

    3. Avatar de Miguel Ferreira
      Miguel Ferreira

      O argumento não poderá ser esse já que, na zona, os países possuidores de armas nucleares são Israel, Paquistão e Índia. O acordo conseguido por Obama estabeleu a monitorização do programa iraniano de enriquecimento de urânio, garantindo que o mesmo não crie urânio com grau de pureza que lhe permita utilizar esse em aplicações militares.

  2. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    A google tb é baseada nos EUA, tb estão a bloquear a play store lá?

      1. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        Obrigado pela info

  3. Avatar de eu
    eu

    Não sei qual a dimensão desse mercado mas certamente que vão perder uma grande fatia para o Android.
    É inevitável.

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      A Apple tem 11 % do mercado de smartphones na República Islâmica.
      Mas a Google também seguiu a Apple. Retirou apps da Playstore Iraniana. Embora a loja ainda esteja disponível, de pouco vale, pois os iranianos não têm acesso às apps ocidentais. Só às que os Developers Iranianos fazem. Essas foram banidas das duas lojas.

      https://thinkprogress.org/google-play-iranian-apps-sanctions-2e7ba4b1649d/