Estes são os smartphones que mais radiação emitem

106 Comentários

Embora não seja considerada uma característica essencial no momento de compra, existem smartphones que emitem mais radiações que outros.

Mas quais são os modelos que maior valor de SAR emitem? Vamos descobrir!

Xiaomi Mi A1

Os smartphones são hoje uma ferramenta essencial, tanto a nível profissional como de lazer, para que estejamos sempre ligados aos nossos contactos. No entanto, são também uma fonte de radiação que está em constante contacto connosco.

Embora o valor varie de modelo para modelo, todos os smartphones que estão no nosso mercado cumprem os limites impostos pela União Europeia no que toca às radiações. No entanto, visto que é um dispositivo que nos acompanha diariamente, esta é uma exposição que é feita prolongadamente durante o dia.

oneplus 5t pplware - smartphones

De forma a identificar quais os smartphones que mais radiações emitem, o Gabinete Federal Alemão para a Proteção Contra a Radiação realizou um estudo onde identifica o valor de SAR, medido em W/Kg, registado durante uma chamada.

Segundo o infográfico partilhado pela Forbes, o Xiaomi Mi A1 é o modelo que mais radiação emite com um total de SAR de 1.75, tendo saltado diretamente para o primeiro lugar, desde a divulgação dos valores de SAR do mês passado. Este modelo é seguido do OnePlus 5T e do Huawei Mate 9, com 1.68 e 1.64, respetivamente, que completam assim um top liderado por marcas chinesas. Na restante lista, encontramos ainda dispositivos de marcas como a Nokia, a Apple, a Sony, a ZTE e a Blackberry. Como forma de comparação aos valores limite legais, o valor máximo de SAR permitido na Europa é de 2.0.

lista de smartphones com mais radiações

Como se pode verificar pela lista, as marcas chinesas são das que mais radiações emitem, sendo responsáveis por 10 em 16 modelos apresentados.

Embora os valores possam ser considerados altos, a verdade é que estão dentro dos limites impostos pela União Europeia por isso deverá ter um efeito residual. No entanto, sendo um dispositivo que está constantemente connosco, é sempre uma variável que deve ser analisada e considerada na escolha de um smartphone.

Costuma ter em atenção o valor de SAR ao comprar um novo smartphone?

Comentários

106

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Eh eh o meu lumia ocupa o 4 lugar, tenho de meter isto a fazer popocas 😀

    1. Avatar de ze
      ze

      Um concelho comprem modelos Xiaomi como deve ser! Com MIUI e não android puro como o A1 : )´
      Exemplos:
      Xiaomi Mi7 (está para breve)
      Xiaomi Mi6
      Xiaomi Mi note 3
      Xiaomi redmi note 5 pro
      Xiaomi redmi 4x

      1. Avatar de Ana
        Ana

        um ‘concelho’… volta para a primaria para aprender a escrever.

        1. Avatar de ze
          ze

          Desculpe Sra. prof. Ana!
          Ouça meu conselho e não se envolva em confusões.

          1. Avatar de ze
            ze

            Porque se escreve jibóia com “J” e girafa com “G” ?

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        Mas esses nao emitem tanta radiação é isso?

      3. Avatar de Jorge
        Jorge

        Mas esses nao emitem tanta radiação é isso?

        1. Avatar de Ze
          Ze

          Sim! Dos muitos modelos da Xiaomi, o A1 é o único que tem níveis muito elevados.
          Preço – Qualidade – Performance – Não existe melhor no mercado!
          Mas para quem gosta do Android puro existe rumores que vai sair o A2, pode ser que tenham atenção ao SAR.

  2. Avatar de Leinad Sorrab Onitnerolf
    Leinad Sorrab Onitnerolf

    Não é de estranhar marcas chinesas com alta emissão de radiação, MAS, Apple? kkkkkk. Onde está a qualidade no aparelho que custa caro sem valer? Francamente, não entendo as pessoas que compram esse lixo digital.

    1. Avatar de Esoj Osodrac
      Esoj Osodrac

      Por acaso.. esta merd@ do iph6 da-me dores de cabeca.. tenho usar sempre auricular e evito ao máximo usar Wi-Fi.. Aqui não parece que tenha feito tests ‘as radiações de Wi-Fi que ainda são mais graves e ainda noto mais no ip 6 do que em outros aparelhos.

  3. Avatar de jp
    jp

    Cumprimentos a todos.
    Como saber o SAR de outros telemóveis que não vêm na listagem.
    Queria saber do Huawei Y6 2017.
    Se alguém souber agradeço

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Também estou interessado nessa informação.

    2. Avatar de Gustavo Jorge
      Gustavo Jorge

      Pois. Tb gostaria de saber, se os outros modelos da marca xiaomi tb apresentam valores altos. Só por curiosidade. No meu caso o mi max.

      1. Avatar de pedro galvão
        pedro galvão

        não, são bastante baixos.

    3. Avatar de ptara
      ptara

      jp,

      Podes consultar essa info no GSMArena.
      Este link é para o telemóvel que referes: https://www.gsmarena.com/huawei_y6_(2017)-8695.php

      Faz scroll para o final da lista de especificações. Encontras esse valor onde diz “SAR EU”.
      Podes ver que o telemóvel que referes relativamente baixo comparativamente ao último telemóvel apresentado neste top 10.

      Abraço.

      1. Avatar de ptara
        ptara

        “o telemóvel que referes relativamente baixo” devia ler-se “o telemóvel que referes tem um valor relativamente baixo”

        1. Avatar de JS
          JS

          Boa, bem podes vir aqui pedir ajuda de novo. Com essa atitude…

          1. Avatar de Louisiana
            Louisiana

            Ele corrigiu-se a ele próprio. Repara nos nomes e hora dos posts. Não teve nenhuma atitude má com outros.

      1. Avatar de atlp
        atlp

        Boa dica! Obrigado, Canibal!

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      Pois tb gostaria de saber acerca do resto da lista…

    5. Avatar de MACnista
      MACnista

      … acho que não vale a pena procurares já viste que os Huawei, são os mais emitem, portanto…!!!

    6. Avatar de MACnista
      MACnista

      … acho que não vale a pena procurares já viste que os Huawei, são os mais emitem, portanto…!!!

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        … a minha resposta é para o “jp” e vai parar ao “Miguel” porquê WTF???

    1. Avatar de YO
      YO

      Não aparece nenhum iPhone LOL

    2. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      O meu S8 está lá, fico contente de saber disso 😀 Ou seja, telemóveis de marcas chinesas e Apple sao os piores.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        A samsung está de parabéns! Agora não podes dizer “marcas Chinesas”, porque na mesma marca Chinesa existe vários modelos que tem um nível SAR muito baixo.

      2. Avatar de fcferreira
        fcferreira

        E não é chinês, é coreano.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Existe diferença entre um S7 e S7 Edge?

    4. Avatar de Ze
      Ze

      Por exemplo, nessa tabela não contaram com a Xiaomi?
      “Current models from the following vendors: Apple, Blackberry, Google, HTC, Huawei, LG, Motorola, Nokia, Oneplus, Samsung, sony, ZTE”

      1. Avatar de Ze
        Ze

        “zeussilva” – “The Phones Emitting the Least Radiation”

  4. Avatar de S Pimenta
    S Pimenta

    O meu One Plus One é 0.62 W/kg…. então os Smartphones de agora emitem muito mais radiação que esses todos da lista

    1. Avatar de Ze
      Ze

      O meu Xiaomi mi5 tem 0.376 W/kg… (SAR EU Rating)

  5. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Eu avalio os modelos que me interessam, o SAR é algo a que dou importância já que “hoje” os valores estão dentro do permitido, “amanhã” baixam para 1/5 porque tudo acima afinal era nocivo…

    Não se esqueçam que usando estes modelos em dual sim, 4G e WiFi/Bluetooth falamos de muitíssima radiação.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      “Não se esqueçam que usando estes modelos em dual sim, 4G e WiFi/Bluetooth falamos de muitíssima radiação.”

      Nim. O zeussilva colocou acima a lista dos dispositivos que menos radiação emitem e o curioso é que muitos deles são dual sim. Não interessa se são dual sim ou não, interessa a eficiência do rádio.

  6. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    radiação bem parecia que andava com tonturas ja que tenho um desses telemoveis da lista

    1. Avatar de qeryy
      qeryy

      E não começou a ganhar peso também? Tenha cuidado.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Peso não mas alucinações e insónias isso já acredito 🙂

        1. Avatar de Ze
          Ze

          Pode dormir junto a uma tomada eléctrica!
          Ou passam cabos de alta tensão junto ao prédio?

  7. Avatar de Marco
    Marco

    Alguém consegue confirmar se os valores listados correspondem aos anunciados pelos fabricantes?

  8. Avatar de Henrique
    Henrique

    W/Kg? Significa que os mais leves são penalizados? Não devia ser W/cm em que a distância é que conta? A radiação atenua-se em 1/r2..em que r é a distância…(!?)

    1. Avatar de qeryy
      qeryy

      não tem a ver com o peso do telemóvel, tem haver com a massa corporal

      1. Avatar de Henrique
        Henrique

        Exato. Eu peso 90 Kg logo se o índice é 1 eu recebo 90 W? Disparate…a medição devia ser em termos de potência absoluta da radiação. Admito que vá dar ao mesmo. Mas o índice em W/Kg reflete uma normalização pouco perceptível.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É a energia absorvida por kg de massa. https://en.wikipedia.org/wiki/Specific_absorption_rate

  9. Avatar de Ze
    Ze

    Infelizmente não é só os smartphones que emitem radiação!
    Mesmo assim a Xiaomi está de parabéns porque dos muitos modelos que tem, só 1 está na tabela infelizmente em 1º, mesmo assim abaixo do limite de radiação do valor do SAR que é de 2W/kg.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Pelos vistos aquele valor foi considerado com os 2 cartões SIM, ao contrario da tabela anterior..
      “***Dual sim devices”
      Valores de SAR do mês passado:
      “**while calling with phone placed on ear excluding dual sim phones”
      No mês passado já não foi considerado estes MI A1?
      Quando saiu para o mercado o Mi A1, Setembro?
      Xiaomi Mi 5X (Agosto) neste campo é melhor!

  10. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Existe alguma forma de não receber essa radiação na totalidade? Sem a opção de não o usar,

    1. Avatar de Jefe
      Jefe

      Diminui bastante se afastares o telefone do ouvido 1cm. Quanto , mais afastado do ouvido …. melhor.

    2. Avatar de Rúben
      Rúben

      Usar auscultadores. A solução mais fiável

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      Colocas o dispositivo em modo de avião. Pelo menos eu faço isso quando sei que durante uma certa hora do dia não vou utilizá-lo e ninguém me irá ligar. Já vi vídeos que mostram que quando está em modo de avião os radiadores não indicam nada, quando se tira o modo de avião, os radiadores começam a disparar. Não sei se há algum problema ao tirar do modo de avião que possa causar algum problema, porque a partir desse momento, toda a radiação vai para o telemóvel de uma só vez, vêm chamadas e mensagem não atendidas de uma só vez. Por isso, quando quero tirar do modo de avião, selecciono essa opção e afasto-me bastante.

  11. Avatar de Diogooo
    Diogooo

    Boa tarde!
    Alguem sabe quanto é que emite o UMI Plus?

      1. Avatar de Diogooo
        Diogooo

        Obrigado!!! Tem um baixo nível! 0,5

        1. Avatar de Ze
          Ze

          O problema nesse caso, não é a radiação! é o cpu mediatek, construção e durabilidade! : )

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Se estes valores são prejudiciais à saúde deveria ser obrigatório todas as marcas disponibilizarem isso de maneira bem visível tal como acontece no consumo de energias nos electrodomésticos e dos riscos inerentes.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Pois deviam. Mas enquanto os consumidores não se manifestarem o suficiente, eles bem que se marimbam.

      É como os cereais de pequeno almoço. Também deviam vir bem descriminados os conteúdos e, no entanto, houve um lobby no parlamento europeu para não terem de o fazer.

  13. Avatar de Mário Oliveira
    Mário Oliveira

    O meu Huawei Mate 10 Pro não deverá ter ainda contado para a análise.
    A indicação da radiação deveria vir indicada obrigatoriamente. Penso que não virá.
    E deveria também trazer a indicação do nível de radiação recomendada

  14. Avatar de Correia
    Correia

    O perigo tem mais a haver com a frequência com que se usa. Imagino que em stand-by e com wifi desligado a emissão será mínima.

    1. Avatar de Canibal
      Canibal

      O perigo está acima de tudo relacionado com a qualidade da rede.Quanto menos rede tiver maior vai ser o SAR

  15. Avatar de Canibal
  16. Avatar de Canibal
    Canibal

    Evitem fazer chamadas onde há pouca rede…um conselho de amigo…

  17. Avatar de Ze
    Ze

    Se calhar estas analises vem por causa do estudo da Gartner: Vendas 2017 vs 2016
    “Em termos de fabricantes, o top 5 é constituído por Samsung, Apple, Huawei, Xiaomi e Oppo, sendo que Huawei e Xiaomi foram as únicas desta lista a registar crescimento face a 2016, com mais 7,6 e 7,9% respectivamente. Estas cinco marcas foram responsáveis por vender mais de 250 milhões de unidades no trimestre em análise.”

  18. Avatar de V.T.
    V.T.

    Nem um terminal da Samsung! Caros mas de qualidade.

    1. Avatar de Canibal
      Canibal

      Motorola! Baratos mas de qualidade lol

      1. Avatar de V.T.
        V.T.

        Porra… escolhe outro! Assim que saem da caixa avariam.

        1. Avatar de Canibal
          Canibal

          Uso um moto g xt1032 com 16 gb nunca avariou.Tem 4 anos e apenas tive de lhe fazer um factory reset uma vez…Custou 190€

          1. Avatar de Arlindo
            Arlindo

            Somos dois assim. Eu tenho a versão 4G desse, que saiu uns meses depois. 0 razões de queixa até hoje.

  19. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Para os interessados com uma base de dados boa, aqui vai

    http://www.bfs.de/SiteGlobals/Forms/Suche/BfS/DE/SARsuche_Formular.html

    Nota: estive a ler o resultado do teste completo do mi a1 e esta radiação apresentada e efectuada apenas com 1 cartao/wifi/dados moveis ligado, nem quero imaginar se estiver com os 2 cartões e em hotspot. Comprei e devolvi passado uma semana.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Partilha o link do Mi A1 sff

  20. Avatar de Miguel
    Miguel

    OnePlus 3: SAR EU 0.39

  21. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Aí os malditos chineses!

  22. Avatar de Tiago
    Tiago

    IV. Samsung Galaxy S Radiation Levels

    Cell Phone Model SAR Level
    Samsung Galaxy S8 1.55
    Samsung Galaxy S7 1.59
    Samsung Galaxy S6 1.25
    Samsung Galaxy S5 1.47
    Samsung Galaxy S4 1.18
    Samsung Galaxy S3 0.87
    Source: Samsung, “SAR Information,” samsung.com (accessed Sep. 14, 2017)

    1. Avatar de macid
      macid

      isso e algum testamento

  23. Avatar de Canibal
    Canibal

    Uso um moto g xt1032 com 16 gb nunca avariou.Tem 4 anos e apenas tive de lhe fazer um factory reset uma vez…Custou 190€

    1. Avatar de Canibal
      Canibal

      Em resposta ao V.T.

  24. Avatar de jp
    jp

    Obrigado ptara pela informação

  25. Avatar de Mark
    Mark

    O meu OP 5T, está a bombar forte e feio e não sinto até ao momento nenhum sintoma dçcmcvnanclnclasnclna
    acacnlcnlfnlnad
    asçdjç

  26. Avatar de Daniel
    Daniel

    Ha uns anos atrás comprei um Sony Ericsson T650 que tinha uma emissão de 1.80 … tinha lido pela net que era bastante elevado mas dentro das normas da união europeia. Um ano depois fui diagnosticado com cancro da tiroide (orgão que normalmente absorve radiação). O mais certo é não ter tido qualquer relação, mas se fosse hoje, penso que não voltaria a comprar o mesmo telemóvel.

    1. Avatar de Arlindo
      Arlindo

      Amigo, intervenho aqui apenas para lhe desejar as melhoras. Muita força! Vai certamente conseguir ultrapassar esse problema.

  27. Avatar de carlos p
    carlos p

    a sério que estão preocupados com isto? não estão preocupados com o tabaco e querem preocupar-se com isto? LOOOL

  28. Avatar de Ze
    Ze

    Router? Antenas instaladas no topo dos prédios?

  29. Avatar de Nuno Rocha
    Nuno Rocha

    SAR 1.26 W/kg (head)
    SAR EU 0.56 W/kg (head)

    O que será que significa estes valores serem diferentes?

    https://www.gsmarena.com/xiaomi_redmi_note_3-7863.php

  30. Avatar de Joaozinho
    Joaozinho

    eiii tenho um xiaomi mi a1,

  31. Avatar de sacrefi
    sacrefi

    Alguns modelos são os Dual Sim (com referência ***). Caso use apenas um cartão Sim, o valor é menor que o apresentado ou é igual usar 1 ou 2 cartões Sim?

  32. Avatar de Napoleon Bonaparte
    Napoleon Bonaparte

    Acabei por não adquiri o OP5T devido á informação que foi publicada já em 2018. Continuo com o meu OP3T que vai ter de aguentar com o serviço mais uns tempinhos, isto é, até que chegue o OP6. Mas antes de eventualmente comprar, vou querer saber o respetivo desempenho em termos de radiações. Se forem elevadas, não compro simplesmente. E equaciono comprar eventualmente um Nokia ou outro Android One. Não irei certamente além dos € 500,00.
    Azar dos azares: encomendei um Mi A1 para o meu filho e chegou a Lisboa hoje. Mas se tivesse sabido que emitia tanta radiação não tinha feito negócio.

    1. Avatar de jonas
      jonas

      penso que o valor da emisao seja com 2 cartoes sims dentro do aparelho. mas investiga melhor.
      nao se esquecam que estes valos sao feitos a contar com um homem adulto de de porte elevado…e nao contam mulheres ou criancas….logo sinceramente acho o valor demasiado alto para ser usado por uma criança…na india o limite é 1.6. o xiaomi no site deles tem esse valor na india para o xiaomi mi a1…andaram a pagar a alguem para “descer” o valor de 1.75 para 1.6.

    2. Avatar de jonas
      jonas

      o valor do SAR é o mais elevado nao é o valor medio. um smartphone com SAR maximo mais elevado pode ter melhor SAR medio que um com maximo inferior…basta ter melhor rede do que um com valor maximo mais baixo.
      evitar usar o aparelho em locais com pouca rede, que faz aumentar o SAR.
      usar headphones ou altava voz, manter certa distancia da cara…sao habitos muito mais importantes que qualquer valor SAR de um smartphone. dito isto…o alarmante é que em 4 anos os valores tem vindo a subir e bastante….dai cabe ao consumidor precaver-se…ou nao comprar aparelhos com sar elevados ou evitar muitas horas com o bixo na cara. eu passam-se semanas sem fazer uma chamada.

  33. Avatar de ftaun&
    ftaun&

    Acertei no “melhor” telemóvel da lista espetáculo são muito bom nas minhas escolhas.

  34. Avatar de Amp
    Amp

    Td preocupado com a radiaçao imitida pelo tele e ninguem pensou que vivem em predios com emissores devrede movel k emitem carradas de vezes mais radiaçao e as linhas de alta tençao façam um abaixo assinado pra desligar td omg

  35. Avatar de Canibal
    Canibal

    Falta aqui aquela personagem, que defende a Apple até às morte…lol Pagar 1000€ (+/-) para ficar canceroso

    1. Avatar de Canibal
      Canibal

      Correcção: à morte

  36. Avatar de Filipe V
    Filipe V

    Sempre pensei ver os modelos mais compactos com um valor SAR mais elevado mas a lista mostra que os equipamentos maiores 5,5″ e até 6″ apresentam valores mais altos.

    1. Avatar de jonas
      jonas

      o tamanho do aparelho nao tem nada a ver com os valores..o note 8 é dos que tem menos e é dos maiores..

  37. Avatar de Canibal
    Canibal

    É um tema que me interessa e por isso deixo aqui algumas informações uteis, destacando o ponto 5 pois esse é o mais importante nesta lista. Acho que quando se publicam estes estudos, nao ficava nada mal colocar este género de informação de forma a esclarecer as pessoas( como se vê pelos comentários existem muitas dúvidas).Peço desde já desculpa por estar em inglês, mas é um copy/paste e creio que a maioria do pessoal hoje em dia se safa bem…
    How to reduce the SAR value of your phone
    With that said, there are a few helpful things you can do to reduce the SAR value of your mobile phone right now.

    1. Reduce SAR value by using earphone.
    Use earphone or headphones whenever you can: when listening to your favorite tracks, watching a movie or even chatting with a friend. The impact of radiation on your head gets lower as the distance between your head and the cell phone gets longer. Do keep in mind that Bluetooth headphones are not the best answer in this case as they also emit radiation. Thus, wired earphones are preferable.

    2. Lower SAR value by using speakerphone.
    Use a speakerphone when talking on the phone: when driving, when alone in the room, whenever possible. The reasoning is the same: lower SAR value as you get your head further from the phone.

    3. Use your phone as short as possible.
    This one may be the hardest — but don’t talk on your phone for too long. Keep conversations short and to the point — or use the speakerphone.

    If you do tend to chat away for long hours on your phone, try switching sides more often to spread out the exposure.

    4. Use special materia headphone.
    There is special headphone made with shielding material that reduces SAR value. These headphones would be a great asset for those who spend a lot of time listening to music or other media on your phone as they reduce the SAR value of your phone beyond the distance factor.

    5. Avoiding use phone while its signal is weak.
    Don’t insist on using your phone when the signal is weak. If you only have a few bars left, don’t push it. If you are in a weak signal area, your mobile phone will need to use more power for transmission — and, thus, emit more radiation.

  38. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Ui,estou a ver na imagem da lista muitos smartphones da Huawei e eu tenho um Huawei Ascend Y300(também,é o único que tenho).Ele também é fraquito,mas o bom era que não emitisse muitas radiações senão estou feito ao bife,apesar de nem lhe dar grande uso.

  39. Avatar de Frisco
    Frisco

    Tenho 2 telemóveis nessa lista, o Lumia 630 e o Mi A1, vi noutro dia um estudo em relação a isto em que o risco de desenvolver Cancro é mínimo, mas que se deve tomar algumas precauções, mas afinal o quanto será perigoso isto?

    1. Avatar de Bernardo Ferreira
      Bernardo Ferreira

      Normalmente esses estudos que falem “em risco de cancro mínimo” são promovidos pelas próprias marcas de telemóveis ou ao grupo empresarial a que pertencem ou pelas operadoras, obviamente as interessadas em que ninguém sequer ponha isso em causa. Na verdade muitos destes equipamento emitem muito mais radiação do que aquilo que é escrito nas especificações. Mas este ainda é um assunto muito mal contado. Eu cá evito certos comportamentos de risco, como dormir com o telemóvel na mesa de cabeceira (ligado ou desligado), evito andar com ele no bolso, entre outras coisas.

  40. Avatar de Antônio Sebastião
    Antônio Sebastião

    Melhor smartphone e crosscall

  41. Avatar de Davi
    Davi

    LG ficou de fora desse top 10 do mal kkkk

  42. Avatar de Danyel
    Danyel

    Vejam as orgonites.
    termo “orgonite” foi inventado em meados da década de 1990 por Karl Welz para a sua própria mistura proprietária de metal, resina e quartzo. A tecnologia de Welz é diferente daquilo que milhares de pessoas por todo o mundo têm estado a fabricar – por exemplo, Welz usa partículas muito finas de metal e quartzo em pó.

    Em 1998, Don Croft fabricava zappers e acumuladores de orgone Wilhelm Reich quando fica a conhecer, através de um amigo, a tecnologia de Karl Welz
    Em termos simples, a orgonite é uma mistura de resina industrial e limalha de metal. Um cristal (muitas vezes quartzo) é adicionado, pois dá muito mais força à peça. Estes são os únicos componentes necessários para se fazer orgonite simples e básica, fonte da energia vital que todos precisamos. Este tipo de peça, também conhecida como “orgonite táctica”, é usada com frequência para limpar locais que tenham sido afectados por energia negativa – a aplicação da orgonite faz com que a energia desses locais volte a um estado saudável.

    Também há orgonite feita com elementos extra, tais como cristais diferentes ou fio de cobre – essas peças são feitas especificamente para uso pessoal. A orgonite pessoal não é melhor ou pior do que a orgonite táctica, simplesmente pode ser mais eficaz em certos casos para os quais foi especialmente concebida. No entanto e apesar do aspecto feio e barato da orgonite básica, não tenha dúvidas quanto à sua acção regeneradora.

    A orgonite absorve energia negativa e irradia energia positiva – ou por outras palavras, ela limpa o Orgone Mortífero e transforma-o em Orgone Positivo. “Orgone” e “energia” significam a mesma coisa.
    As peças de orgonite também se chamam “geradores de orgone” porque afectam o orgone directamente. Isto é em contraste com os acumuladores de orgone de Wilhelm Reich – esses aparelhos apenas acumulam orgone sem o transformar e devem ser manuseados com cuidado.

    A principal característica da orgonite é o restaurar do equilíbrio natural, mas mesmo num ambiente saudável ela deverá trabalhar para melhorar ainda mais a situação. Claro que a sua melhor aplicação será em situações negativas, onde consegue pôr o orgone a fluir outra vez.

    https://www.orgonite-portugal.com/pt/o-que-e-a-orgonite/

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      …é de facto orgoniticamente interessante para orgonitófilos!

  43. Avatar de Luis Pinto
    Luis Pinto

    Estou curioso com o valor do Homtom S9.
    Como consigo saber os valores SAR?

  44. Avatar de dajosova
    dajosova

    curiosamente o meu OnePlus 2 tem 0.42 (no topo) e 0.20 (no corpo)… que, comparado com esta lista, está positivamente muito aquém!

    E dormir com o telemóvel ligado perto da cabeça deve ser uma grande asneira!