BlackBerry está a processar o Facebook por violação de patentes

8 Comentários

As patentes são um dos maiores ativos das empresas e, muitas vezes, a razão porque estas continuam a existir ao longo dos anos. Estas ideias são a razão de muitas batalhas entre as grandes empresas e que normalmente acabam nos tribunais.

O mais recente processo a decorrer da violação de patentes surgiu das mãos da BlackBerry, que acusa o Facebook de criar o Messenger em cima de ideias suas que estão registadas.

BlackBerry Facebook

Há já muito que a BlackBerry deixou de ser o gigante da indústria que foi. Lentamente está a recuperar a sua glória, graças aos novos equipamentos baseados em Android que tem lançado.

Um dos ativos mais usados da BlackBerry era o Messenger, que permitia a troca de mensagens e imagens entre utilizadores, independentemente das redes dos operadores e sem os custos associados que estas cobram.

É precisamente esta rede e este serviço que a BlackBerry está a acusar o Facebook de ter copiado nos seus serviços mais recentes. Esta é também a razão para o processo em tribunal que deu agora entrada no Tribunal Federal de Los Angeles.

BlackBerry Facebook

As pretensões da BlackBerry face ao Facebook

A BlackBerry acusa o Facebook de ter copiado várias das suas patentes ao criar o Messenger. Para além da própria ideia base, há ainda elementos como as notificações, as mensagens por ler e outros que aparentemente foram copiados.

O Facebook criou aplicações de mensagens móveis que usaram as inovações da BlackBerry, usando uma série de recursos inovadores de segurança, interface de utilizador e funcionalidades que tornaram os produtos da BlackBerry tão críticos e comerciais em primeiro lugar

O processo não se parece limitar ao Messenger do Facebook, abrangendo os também os outros serviços da maior rede social da Internet: o WhatsApp e o Instagram, e os seus serviços de mensagens instantâneas.

BlackBerry Facebook

A resposta do Facebook

Como é natural, o Facebook apressou-se a reagir a este processo e às declarações da BlackBerry. Segundo as declarações de um porta-voz da rede social, a BlackBerry deixou de inovar e está a querer barrar a inovação das empresas concorrentes.

O processo da Blackberry reflete, de forma triste, o estado atual do seus negócios de mensagens.

Tendo abandonado os seus esforços de inovação, a Blackberry agora procura impor taxas à inovação dos outros. Temos a intenção de lutar

Este processo surge depois de vários anos de conversação entre a BlackBerry e o Facebook, que aparentemente não tiveram sucesso. A BlackBerry tende a proteger as suas patentes de forma firme e não é a primeira vez que tenta impedir outras empresas de usar ideias similares às que tem patenteadas.

Fonte

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eurico domingos silva Silva
    Eurico domingos silva Silva

    Código de registos em bem online

  2. Avatar de eu
    eu

    Pensava que a BlackBerry já tinha deixado de existir.
    É um morto-vivo a tentar sugar os bem vivos.
    Espero que perca a discuta e desapareça de uma vez por todos do mercado.
    Não precisamos de esses velhos do restelo.

    1. Avatar de Britiaspeh
      Britiaspeh

      Tanta ignorância, até dói.

    2. Avatar de Soestilo
      Soestilo

      A BlackBerry é a melhor empresa telemóveis. Vieram noticias falsas sobre sobre a morte dela.

      1. Avatar de Pedro Simões

        Infelizmente já não é. Entregou a produção à TCL e agora dedica-se a software. Mesmo assim está em boas mãos.

  3. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Boa, Blackberry esta ainda bem viva a nível de software. Por mim Facebook devia ir a falência.

  4. Avatar de lmx
    lmx

    É por causa de vampiros, tipo facebooks, googles e afins,
    Que usurpam a propriedade intelectual de outras Empresas, que a BB, a Sun, e muitas centenas se não milhares de Empresas acabaram como acabaram..

    Espera que os Tribunais desta vez reponham algum civismo, na forma de agir destes gigantes movidos pela ganancia.

    O BBM estava e ainda está hoje, á frente dos seus adversarios, mas para lá ter chegado a BB teve que investir muita tecnologia, perder muitos anos, etc..

    Agora todos roubam a technologia da BB e de Outras empresas, como foi com a SUN, pela Microsoft(c sharp), ou a google(Dalvkits e afins), e acabam verdadeiramente coma s Empresas que teem knowhow e conseguiam inovar..

    Hoje em dia é tudo a copiar…eu olha para um whatsap, ou messanger, ou telegram, e aquilo é super basico, comparado com o BBMesenger, é impressionante, que o CEO do Facebook ainda tenha tido a cara de pau, de vir falar em inovação…o que ele queria dizer era….roubo!

  5. Avatar de keep
    keep

    Blackberry 10 é muito melhor que Android, quem diiz o contrário ou é ignnorante ou não percebe do assunto.