Patente mostra que próximo Essential Phone não deverá ter notch

30 Comentários

A Essential foi das primeiras marcas a implementar no design do seu único smartphone o famoso notch para albergar a câmara frontal.

No entanto, agora que muitas marcas seguem esta tendência, o novo smartphone da marca americana pode abandonar este sistema, apostando num mecanismo “pop-up” para a câmara frontal.

Essential Phone

No mercado, são cada vez mais as marcas que optam por introduzir o famoso “notch” no design dos seus novos smartphones. Embora tenha sido popularizado com o lançamento do iPhone X, a verdade é que o Essential Phone foi um dos primeiros modelos a incorporar esta “monocelha”.

Com uma tendência cada vez maior em aproveitar o maior espaço possível no painel frontal, o notch foi uma das formas que as marcas encontraram de incorporar a câmara e os sensores de reconhecimento facial sem penalizar as margens reduzidas. No entanto, o corte é visto por muitos como uma redução do espaço útil do ecrã, sendo por isso bastante contestado.

Depois de uma generalização do notch, a Essential prepara-se agora para voltar a mudar a forma como posiciona a câmara frontal, podendo seguir a sua patente para um sistema de pop-up. No fundo, a câmara está guardada num compartimento próprio no topo do smartphone e surge quando é necessária.

Essencial Phone camara frontal

A patente, que foi aprovada em agosto de 2017, foi partilhada no twitter pelo próprio Andy Rubin e poderá ser uma peça importante no novo Essential Phone que já deverá estar a ser preparado.

Este novo sistema de câmara frontal não é totalmente novidade, visto já ter sido apresentado na MWC no Vivo Apex, no entanto poderá ser uma forma de aproveitar de melhor forma o ecrã.

No passado , outros modelos já tentaram abordagens parecidas, sem que tenham tido grande sucesso. No entanto, com a necessidade de repensar a posição da câmara principal e dos sensores, este poderá ser um sistema bem aceite pelos utilizadores.

https://twitter.com/Arubin/status/969788083284541440

Embora o primeiro modelo não tenha tido o sucesso que era esperado, a empresa de Andy Rubin deverá apresentar uma nova investida ao mercado de forma a tentar angariar o sucesso que era esperado inicialmente.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de carlos p
    carlos p

    quer dizer. chamavam notch ao iphone x e no essential phone apenas um buraco. agora dizem que o próximo essential phone não vai ter notch. então já esta tudo dito. iphone x copiou essential phone

  2. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Este sistema para a camara frontal faz lembrar os telefones de à duas décadas… até podiam poupar em hardware se a camara principal rodasse como se fazia antigamente.

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Todos copiam o iphone x, veja se o asus zenfone 5. 80% dos ecras em 2018 sera com notch, a apple manda no mercado

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Rodrigo, errado, não foi a Apple a ser pioneira nesse tipo de moldura superior, pesquise mais um pouco e perceberá isso.

      1. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        tambem nao foi a Apple que foi pioneira com o touchId mas foi gracas a ela que todos os telemoveis tem agora .

        1. Avatar de jonas
          jonas

          o paulo continua a ter razao…a apple nao foi a pioneira nesse tipo de moldura…nem nas copias é verdade o que dizes..o samsung s8 foi o aparelho mais copiado o ano passado. quanto a moda do notch…tipo os chineses nunca tiveram bom gosto…a apple tambem fez entao o design ate nao deve ser mau vamos la seguir o resto da malta que imaginao nao é para nosso campeonato…

        2. Avatar de Marco António
          Marco António

          Tá calado, a Apple inventou o TouchID, aliás, TouchID é uma marca registada da Apple.

          1. Avatar de Renato Nismo
            Renato Nismo

            TouchID ?
            Motorola Axon de 2011

          2. Avatar de Renato Nismo
            Renato Nismo

            *Atrix

          3. Avatar de Marco António
            Marco António

            Não é touch.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Ao menos lias o artigo. A Apple não foi a primeira.

    3. Avatar de Hugo Nobre
      Hugo Nobre

      Ahah engraçado.
      Porque o essential phone implementou essa ideia 1º.

      1. Avatar de Marco António
        Marco António

        Que eu saiba, o essential só tem uma câmera pequena, redonda.

        E quando o Essential saiu, já haviam leaks do iPhone X.

        1. Avatar de Jorge Silva
          Jorge Silva

          Claro, até porque o Essential Phone foi desenhado em dias ou semanas, lol.
          Se pesquisares sobre o Essential Phone vais ver que o smartphone foi pensado muito antes de ser lançado. Que mania que os fanboys têm em achar que a Apple é perfeita e inventa tudo…

    4. Avatar de Marco António
      Marco António

      Copiam, mas só por copiar, só para dizer que é “moderno” porque é como o iPhone X, para quem não sabe mais.

      Porque não têm segunda câmera de infravermelhos, como o iPhone X.

      Porque não têm projector de pontos infravermelhos, como o iPhone X.

      Nem sequer têm ecrãs OLED de uma ponta à outra. Vê-se pelo queixo desproporcional que eles têm.

      1. Avatar de ComAtesta
        ComAtesta

        Apple copiou, facil.

        1. Avatar de Marco António
          Marco António

          Daqui a pouco estão a dizer isso! É tiro e queda!

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Porque na realidade a Apple não foi a primeira a vir com o notch.

  4. Avatar de Ze
    Ze

    Continuo a preferir a solução do Xiaomi mix 2 !
    (Design Philippe Starck)

    1. Avatar de Lunatic
      Lunatic

      Acho que só não é mais considerada pois trata-se de uma opção em que a mão acaba por tapar a câmara com alguma frequência

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Realmente é algo diferente do que estamos acostumados.
    Poderá ser que tenha futuro tal ideia mas precisa de ser muito bem trabalhada já que coisas simples podem estragar o mecanismo da camara

  6. Avatar de Marco Fontes
    Marco Fontes

    Ainda ontem vi o video deste Vivo APEX. Já traz esta tecnoloia. Não sei como a essential phone conseguiu patentear, ou entãoa Apex vai ter que abrir os cordões à bolsa para puder aplicar a mesma tecnologia. A ver vamos!

    1. Avatar de André Fontes
      André Fontes

      A Essential recebeu a patente em 2017 nos Estados Unidos (apesar de ter sido a Vivo a primeira a mostrar o concept), mas as patentes são territoriais, ou seja, a Vivo pode produzir e vender os seus equipamentos em regiões nas quais a patente da Essential não esteja registada sem qualquer problema ou pagamento.

  7. Avatar de Marco Fontes
    Marco Fontes

    Ah e não, não foi a Apple a desenvolver o 1o tlm sem noch 😉

  8. Avatar de André Fontes
    André Fontes

    Os problemas aqui são vários, desde as questões da certificação IP até à resistência do motor responsável pelo pop-up e a resistência do flex cable (alguma malta dos N80’s e afins deve ter ficado com o ecrã apagado).
    Mas a ideia é interessante, não tão inovadora porque já vimos isto no Vivo Apex, mas este Essential PH-2 é um serio candidato ao melhor do mercado se incorporar um design parecido ao Vivo X20 Plus UD incluindo o FP no display e este sistema pop-up (tudo o resto serão certamente especificações de flagship).
    Resta depois saber o preço e a disponibilidade na Europa.

    1. Avatar de jonas
      jonas

      para as vezes que vou o usar (perto do zero) estou mesmo preocupado com a resistencia do motor….
      quem procura um smartphone sem bordas nao esta muito preocupado com a camara selfie…a asus por exemplo cria modelos para cada publico alvo, tem smartphones para quem gosta de selfies…os sem bordas seriam para os quem gosta de ecras grandes em corpos pequenos….

      1. Avatar de André Fontes
        André Fontes

        Tu não representas a comunidade inteira… Os smartphones sem bordas são o futuro, não tenho a mínima duvida que quando a implementação estiver banalizada “todos” os equipamentos vão adoptar essa implementação, como qualquer outra, tens o exemplo dos teclados físicos e hoje em dia são cada vez menos os equipamentos com teclas de navegação físicas.
        No caso da Essential o caso é ainda mais fortuito uma vez que têm apenas um modelo anual, o mesmo pode ser aplicado ao iPhone X tenho a certeza que muitos selfie-addicts o compraram.

    2. Avatar de Jorge Silva
      Jorge Silva

      Sinceramente não acho grande ideia a de remover o espaço que a câmara ocupa no PH1 para colocar uma câmara móvel só para remover meia dúzia de pixeis. Tal como disseste, a certificação IP, o facto de ter peças móveis e o facto de poder entrar pó e lixo para o compartimento da câmara fazem com que, na minha opinião, não valha apena. O sistema mecânico da câmara não precisa de ter um motor, basta um sistema parecido a muitos flashes que as câmaras portáteis usam.
      O que eu acho é que o PH-2 se for um falhanço de vendas como foi o PH-1, a empresa bem que pode dedicar-se á pesca. É pena pois mais concorrência é preciso e o homem por detrás disto tem um background do caraças. Eu acho que o design do S8 é perfeito, não é preciso completar o ecrã a 100%…