Sony Xperia XZ2 chega com design completamente renovado

39 Comentários

… E com modelo compacto!

A Sony é uma das marcas de smartphones que menos tem conseguido vingar neste segmento, mas que nunca desiste. Depois de alguns sucessos do passado, a verdade é que marca não evoluiu muito em termos de design e isso foi, de certa forma, afastando os potenciais utilizadores.

A mudança tinha que acontecer e 2018 é o ano. Conheça os novos Sony Xperia XZ2 e Sony Xperia XZ2 Compact.

Sony Xperia XZ2


A Sony aproveitou o primeiro dia de Mobile World Congress (MWC 2018) para dar a conhecer ao mundo a sua nova aposta no mundo mobile: o Sony Xperia XZ2, acompanhado, claro está, de um modelo compacto.

 

Sony Xperia XZ2

Este Xperia XZ2 apresenta-se como uma rutura total no que diz respeito ao design em relação aos modelos anteriores, com um corpo mais curvo, que se encaixa melhor na mão do utilizador.

Sony Xperia XZ2

A sua estrutura é em metal, mas a frente e a traseira são em vidro com proteção Gorilla Glass 5. O seu ecrã tem acabamento 2.5D é de 5,7 polegadas com resolução FullHD+ e proporção de 18:9. O sensor de impressões digitais está colocado na traseira, quase ao centro, o que para muitos utilizadores pode ser uma grande vantagem, principalmente para quem tem mãos pequenas.

A câmara principal colocada também ao centro da traseira, acima do sensor de impressões digitais, tem 19 MP (e não, não é câmara dupla) com tecnologia Motion Eye. Esta câmara parece não ter evoluído muito face aos antecessores, no entanto, tem alguns pormenores que marcam a diferença, como o facto de gravar a 960 fps a 1080p (e ainda a 2160p@30fps) e de fazer vídeos em super slow motion em FullHD. A câmara frontal é de 5 MP e vem uma funcionalidade de criação de bonecos em 3D com base nas expressões do utilizador, à moda dos AR Emojis ou dos Animojis, mas mais limitado.

Sony Xperia XZ2

O SoC que equipa este Sony Xperia XZ2 é o mais recente da Qualcomm, o Snapdragon 845, e tem um GPU Adreno 630. Tem 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, podendo este ser expandido através de cartão microSD até 400 GB. Este é Dual-SIM, mas para a utilização do cartão microSD terá que abdicar de um dos cartões SIM. A bateria é de 3180 mAh.

Este Sony vem depois com alguns pormenores que o tornam ainda mais interessante, como, por exemplo, a tecnologia SReality da Sony que permite converter vídeos em standard-dynamic-range (SDR) em high-dynamic-range (HDR), algo que é mais comum ver nas TVs.

Em termos de som, não tivemos oportunidade de testar, mas conhecemos bem a qualidade da Sony neste campo. Os altifalantes estão os dois colocados na frente, um acima do ecrã, utilizado também para chamadas e outro abaixo, criando uma transmissão de som em stereo que será certamente bastante envolvente… logo veremos!

Sony Xperia XZ2

O Sony Xperia XZ2 ainda tem certificado IP65/IP68, Bluetooth 5.0, GPS (A-GPS, GLONASS, BDS, GALILEO), Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, USB Tipo-C, carregamento rápido (Quick Charge 3.0), carregamento sem fios e NFC. A versão do Android é a 8.0, com interface de utilizador desenvolvida pela Sony.

Este modelo está disponível nas cores preto, prateado, verde e rosa (Liquid Black, Liquid Silver, Deep Green, Ash Pink) e chegará ao mercado no próximo mês por um preço a rondar os 800 €.

Sony Xperia XZ2 Compact

Como é habitual, além do modelo normal, a Sony ainda lança um modelo com especificações ligeiramente inferiores, mas que normalmente até se posiciona a preços justos na gama onde se insere.

Sony Xperia XZ2 - compact

O Sony Xperia XZ2 Compact vem com ecrã de 5 polegadas FullHD de 16:9 numa construção em metal com a traseira em plástico. Este modelo mantém-se à prova de água e poeiras com certificado IP65/IP68.

O processador que o equipa é também um Snapdragon 845, vem também com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, no entanto, a bateria parece ser demasiado pequena para estas especificações, uma vez que tem apenas 2870 mAh. Apesar da disposição dos elementos da traseira ser um pouco diferente, a verdade é que em termos hardware não há diferenças, com as câmaras iguais e também com sensor de impressões digitais.

O Sony Xperia XZ2 Compact deverá chegar ao mercado ao mesmo tempo que o Xperia XZ2 nas cores preto, branco, verde e rosa (Black, White Silver, Moss Green, Coral Pink) por cerca de 600 €.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Djoje
    Djoje

    Mesmo matacão nas bordas como sempre.

  2. Avatar de Jorge Cunha
    Jorge Cunha

    Pena não ser mais redondo nos cantos!

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    São lindos *.*

  4. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    O compacto afinal é IP 65 ou 68? Aparecem os dois.

    Em todo o caso a Sony tem design demasiado conservadores assim como as baterias. Mas há algo que para mim desfaz logo a ideia de compra: 4K a 30fps. Isso conseguia até o meu antigo Note 3.

    1. Avatar de Ornelas. L
      Ornelas. L

      Gravação de vídeo 4K 30fps com HDR…

  5. Avatar de Daniel Martins
    Daniel Martins

    Que desilusão sony, estava à espera de muito mais….
    Uma coisa é certa sony é sinónimo de qualidade mas pelos visto querem ficar para trás..

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Concordo a 100%
      Cada vez mais a sony fica para trás no que diz respeito a smartphones…
      E estive 6 anos com um Sony Xperia S.

  6. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Está porreirinho, não posso é dar é tanto dinheiro.
    À parte estética não ligo, e sim ao funcionamento.

    1. Avatar de Pedro Faria
      Pedro Faria

      No campo do som, este XZ2 conta ainda com “dois altifalantes frontais. Esses, por sua vez, não serão a fonte da maximização da experiência sonora, dado que a Sony implementou uma nova tecnologia que elevará ainda mais esse departamento.

      Isto é, com o novo Sony Xperia XZ2 será possível sentir, passe a expressão, através de pequenas vibrações aquilo que se está a fazer no equipamento. Neste caso, a ver, ouvir ou jogar.” Isto promete bastante.

      Os Sony podem não ser os mais bonitos de todos mas são sempre elegantes. E o funcionamento é excelente. Tenho um X Compact que nunca me deixou ficar mal. Para além disso tem atualizações a tempo e horas (veio com 6, passou pelo 7 e já está no 8). Recebe também as patches de segurança mensais no mês corrente. Enfim, Sony é sinonimo de qualidade. Quanto aos bezels (que são sempre o tema de conversa no que toca aos Sony) eles são importantes para consumo multimédia (para segurar o smartphone) e também para os altifalantes stereo.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        E a espessura do telemóvel, 12mm é quase o dobro da concorrência, fica desconfortável no bolso. Eu troquei o meu z3 compact por causa disso é era bem mais fino

  7. Avatar de #Fernando
    #Fernando

    Opinião própria é claro mas…..que horror de carcaça. Nem a LG faz coisas tao feias 🙂

  8. Avatar de ApleAllTheTimeWhy
    ApleAllTheTimeWhy

    Esqueceram-se de dizer que grava em HDR! 🙂

    1. Avatar de Rui
      Rui

      E que tem DAC interno…e que removeram o jack 3.5mm

  9. Avatar de PedroC
    PedroC

    Cuidado com estes smartphones. A Sony, de alguma forma, dá cabo do ecrã dos dispositivos mais antigos para forçar os clientes a trocar. Se procurarem pelo problema de não se conseguir ter touch em algumas zonas do ecrã vão perceber o que eu digo. E sim, é propositado, porque só acontece em determinadas situações, como por exemplo na zona do auto correct do teclado e outras zonas do ecrã onde é mais necessário tocar. Sony nunca mais. É pena, pois os telemóveis são no geral muito bons.

    1. Avatar de okapi
      okapi

      ????? … “E sim, é propositado”…que afirmação sem nexo

      1. Avatar de PedroC
        PedroC

        Foste procurar a informação que falo? Tens algum xperia e falaste com a marca sobre o problema? Se conseguires explicar porque é que há N queixas pela internet fora a reportarem exactamente o mesmo problema, agradeço. O ecrã funciona a 100% apenas em algumas situações, noutras não. Procura por “xperia phones dead zone in screen”. Até acho que há sites dedicados apenas a este problema e a alertar os compradores mas não consigo encontrar agora.

        1. Avatar de Luis Pinto
          Luis Pinto

          Eu tenho Sony à anos e sei do que falo. Os modelos Z3 e Z3 compact foram mal concebidos e têm um ponto de quebra que levou a que o meu compact partisse duas vezes e o Z3 do meu sobrinho outras tantas. Pareceu ser um problema estrutural e da carcaça. Sempre me trocaram o equipamento até que vendi o que me deram e comprei o Z5. Este não tem esse problema. Excelente telefone peca pelo fraco som e péssima qualidade da luz do flash de resto não penso em trocar e recomendo. Este Z2 ainda o vou ver mas parece que ainda não é desta que a Sony me convenceu a trocar.

          1. Avatar de LC
            LC

            Estou a ler o teu comentário no meu z3 que tenho desde a data de lançamento em Portugal. Posso dizer que já foi ao chão algumas vezes. Até agora, 0 problemas.

    2. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Tenho um Z2 com 3 anos e continua uma máquina, excelente qualidade de construção, a unica coisa má para mim é o design, é um bocadito menos bonito.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Comparando com a concorrencia está muito bom a preço mais razoavel que o S9

  11. Avatar de Napoléon Bonaparte
    Napoléon Bonaparte

    Bom, vistas as coisas, parece-me que equipado com um Snap 845 e por apenas € 600,00 o preço do Compact não está assim tão exagerado. Apenas a bateria me parece um tanto curtinha para o efeito.

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    A sony a ser sony, deveriam ter a camara dupla, não custava muito e dava para ter melhores reviews na camara, assim com uma camara simples as reviews vão dizer que não chega. Porque é que só falo da camara? porque no fundo é o mais importnte num telefone topo de gama porque hoje em dia um snp 650 chega perfeitamente para uma utilização fluida para 95% dos utilizadores e as camaras e design é o que diferencia os telefones. Sobre a camara com certeza deve ser optima á sua maneira. o que quero dizer com isso. o meu telefone anterior foi um xperia z1c até o ano passado que comprei um LG G5 e tenho tido contacto frequente com um honor 9 e sinceramente o meu Z1 era uma melhor camera, não tirava as melhores fotos mas o seu esquema de cores menos saturado fazia com com editar as fotos fosse bem mais versátil, hoje em dia com as fotos super saturadas e com elevado contraste faz com que se quisermos uma foto sem tantas cores não há nada a fazer porque nunca fica bonito.

  13. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Aquele efeito na parte de trás é cópia descarada do htc U11…

  14. Avatar de jayD
    jayD

    Sony para variar melhorou e muito no design.
    No geral deviam e podiam ter as melhores cameras do mercado e nunca tiveram porque NÃO quiseram. Vamos a ver se é desta. Em termos de preço aww.

    Dizem que continua a ser melhor Preço/Qualidade o LG V30, agora não sei se será verdade… não o encontro em lado nenhum abaixo de 800€…

    Eu apostaria num Huawei Mate 10 Pro por 600€ (quando ele baixar dado q ja caiu para 700€)…

    1. Avatar de João Magalhães
      João Magalhães

      Claro que tem as melhores cameras, tenho uma Sony A7R e é das melhores, a do telemóvel pouco ou nada a uso

  15. Avatar de Raiuga
    Raiuga

    Comentário sem nexo, tenho um Live With Walkman de 2011, um Xperia L e um Xperia M2 e todos a funcionar perfeitamente neste momento tenho um Xperia XZ e não penso trocar tão cedo, apesar de só ter 3GB de RAM considero terem uma performance excecional, já tive outros smartphones (Asus, Samsung) e nenhum deles teve um funcionamento tão fluido quanto os Sony que já tive, quanto ao design do novo modelo, inicialmente achei estranho, mas era de esperar alguma mudança radical, ser feito ou até horrível como já disseram? Não considero, mas é só uma opinião, assim como a deles, opiniões toda a gente tem, e são para serem respeitadas.

  16. Avatar de Teresa Sousa Ramalho
    Teresa Sousa Ramalho

    Adoro a Sony. Tenho um Sony Xa a quase dois anos e realmente não troco. Sony para mim é das melhores marcas do mercado, mas eles estão a puxar muito pelo preço. €800 é um abuso apesar da qualidade acho muito caro

  17. Avatar de Danilo_RSC
    Danilo_RSC

    Espero estar enganado, mas a sony a continuar assim vai acabar como a Nokia (antiga). Não andam a inovar como deviam, e quando inovavam no inicio dava sempre problemas, como o caso do 4K no Z2 que deu montes de problemas de aquecimento.
    Acho que ficaram para trás e não seguiram as tendências da evolução, teimando em manter as coisas como queriam, e isso poderá vir a sair-lhes caro…

    1. Avatar de rgj
      rgj

      4k no Z2? Tenho um e o meu não tem 4k!… Aonde é que viu isso?

      1. Avatar de Danilo_RSC
        Danilo_RSC

        Foi engano meu, queria dizer 2k (2160p@30fps)

  18. Avatar de rgj
    rgj

    Sou fã da Sony, mas admito que esperava mais desta vez! Aliás, até acho que o design especialmente na parte traseira do telefone ficou pior… Mas dou o benefício da dúvida até ver um ao vivo. Por enquanto vou ficando com o meu Z2, que para já ainda está muito bom.

  19. Avatar de Andre
    Andre

    Tenho um Sony xperia z1 compact. Comprei olhando para as specs, mas não cumpriu. A Camara tem specs fabulosas, mas o galaxy s3 do meu filho tira fotos melhores. Tem 3 anos e 2 meses, e o android já nao tem actualizações. Como posso confiar num telefone sem updates, onde se acede ao email profissional e a contas bancárias ???? Nem ligar o bluethooth posso pq esta vulnerável. Lamento, mas enquanto me lembrar disto, não compro mais sony.

    1. Avatar de Pedro Faria
      Pedro Faria

      E que telemóvel que saiu na mesma altura do z1 compact ainda tem atualizações neste momento? A resposta é: Nenhum.
      Antigamente a Sony vacilou um bocado nas atualizações do android, no entanto, atualmente é das melhores. E prometeram 2 anos de atualizações para os topos de gama. De notar que é das primeiras fabricantes a implementar as atualizações. Não demora meio ano para atualizar (sim Samsung, o S8 só agora está a receber o Oreo).

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Nenhum não é verdade.

        1. Avatar de Pedro Faria
          Pedro Faria

          Qual tem suporte? De forma oficial claro.

  20. Avatar de Carlos
    Carlos

    O Sony X, veio com o 6 actualizaram para o 7 e ontem atualizou para o 8.

  21. Avatar de Rui RM
    Rui RM

    Prefiro 1000 vezes o design do xperia XZ premium.. IMO.. este design dos novos modelos foi um passo a trás..

  22. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Não me convence sinceramente… Quero trocar o meu Xperia Z mas ainda não será desta. Vou ver o que as outras marcas oferecem.