O Ano de 2010 no PPlware.com … Pedro Pinto

75 Comentários

Antes de mais aqui deixo um OBRIGADO a todos os que nos têm acompanhado ao longo destes anos, e que fazem do pplware um dos melhores sites de tecnologia em português.

O pplware é um projecto do qual me orgulho muito de pertencer pois permite-me partilhar conhecimento e informação com todos vós ….e também aprender!

Antes de deixar o meu top 5 de artigos do ano de 2010 quero apenas deixar uma pequena mensagem para esta época Natalícia:

190920101859

Sejam felizes….e façam os outros felizes!Pedro Pinto

O meu TOP 5  – Artigos de 2010

Depois de ter passado os olhos na lista de artigos que escrevi ao longo de 2010 (ver aqui), devo dizer-vos que foi uma tarefa árdua escolher apenas 5. Para mim todos os artigos têm um valor especial pois possivelmente ajudaram muitos dos nossos leitores. Vamos lá então às minhas escolhas (acreditem que foi muito complicado)!


VoIP no router da MEO – Chamadas gratuitas na rede fixa

Chamadas gratuitas para toda a rede fixa nacional e 0,20€ para todas as redes móveis VoIP, VoIP, VoIP… certamente que todos nós já ouvimos falar nesta tecnologia/termo. Esta semana um colega questionava-me como poderia colocar a tecnologia VoIP a funcionar no router da Meo (Thompson). Depois de uma breve explicação, aproveitei a embalagem e decidi escrever um artigo para todos os nossos leitores, de modo a que possam usufruir desta tecnologia. Já que pagamos pelo serviço (e não é assim tão pouco), é hora de tirar partido de outras funcionalidades (gratuitas). Vamos então aprender como configurar facilmente a tecnologia VoIP no router Thompson da MEO. meo_00 Homepage: VoIP no router da MEO – Chamadas gratuitas na rede fixa


Mg2 – O Magalhães versão 2

Antes de mais, quero agradecer ao meu sobrinho Gustavo (6 anos) pelo empréstimo do seu Magalhães versão 2 (Mg2). Foi uma negociação bastante complicada, pois tive que prometer umas voltas de bicicleta e oferecer umas gomas para poder ter acesso à sua máquina durante 20 minutos (que para ele foi certamente uma eternidade). Como ele sabia que o objectivo era fazer um artigo para o pplware, lá cedeu e até me fez um desconto no negócio inicial.

Pois bem, devo confessar que foi a primeira vez que tive em mãos o Magalhães versão 2. Achei uma máquina bastante interessante e que certamente ajudará os alunos no processo de aprendizagem.

171020101912

Homepage: Mg2 – O Magalhães versão 2




Conhece a plataforma de desenvolvimento Arduino?

Uma placa de desenvolvimento, para quem precisa de realizar projectos de hardware e não tem muitos conhecimentos de electrónica. Durante a parte curricular do meu mestrado, fiquei a conhecer a plataforma de desenvolvimento Arduino. Para quem não conhece, o Arduino é uma simples placa, bastante flexível, com um  circuito impresso e que tem acoplado um microcontrolador ATMega da ATMEL.  Esta placa física é baseada num circuito de inputs e outputs, e que possui suporte para código aberto. O Arduino é muito usado por artistas, designers, entre outros, uma vez que permite criar objectos e ambientes interactivos. arduino Homepage: Conhece a plataforma de desenvolvimento Arduino?


Redes – Como funciona um HUB?

Depois de recentemente termos apresentado num artigo o modelo de referência OSI da ISO (ver aqui), é hora de vos dar a conhecer o funcionamento dos principais equipamentos activos de uma rede. Para isso, vamos apresentar as principais especificações de um Hub, o modo de operar numa rede e para facilitar a compreensão, criamos um  pequeno vídeo demonstrativo do funcionamento de um Hub.

HUB_00
Homepage:  Redes – Como funciona um HUB?


Será o Java o Futuro? Ou o .NET dominará?

Ainda me lembro o dia em que entrei para o ensino superior e numa das primeiras aulas de programação comecei a programar em Pascal. Para iniciar no mundo da programação, o Pascal era uma linguagem de programação bastante flexível onde poderíamos aplicar os conhecimentos da disciplina de Algoritmos.

Depois veio a linguagem de programação C, seguiu-se o C++ da Borland (para introdução à programação orientada por objectos) até que no 4º ano aparece o Java. No início foi um bocado complicado perceber a filosofia do Java, mas depois torna-se uma linguagem apetecível.java

Homepage: Será o Java o Futuro? Ou o .NET dominará?

Desafio

Agora é a minha vez de lançar do desafio. Gostaria de saber da vossa parte quais os artigos escritos por mim que mais gostaram. Procurem aqui

Obrigado mais uma vez a todos e prometo que para o Ano teremos mais e melhor!

Partilhar:
Tags:

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de GF
    GF

    Voip no router da Meo, é um dos top5 do pedro, mas para mim o melhor 😉

  2. Avatar de Tiago
    Tiago

    Parabéns pelo excelente trabalho, que o 2011 seja tão bom ou melhor!
    Abraço.

  3. Avatar de Rleal
    Rleal

    Na minha opinião foram como calcular o sub endereçamento de redes, já não me lembrava como se fazia. Aqueles que permitem tirar mais rentabilidade do router MEO, tem sido muitos úteis. Os artigos sobre o BlackTack.

  4. Avatar de Collipo
    Collipo

    Parabéns pelo pplware, ponto de passagem obrigatório para mim.
    E já agora…
    BOAS FESTAS!!!!

  5. Avatar de Pedro Figueiredo
    Pedro Figueiredo

    Votos de um bom natal também para ti e para os teus, continua com o excelente trabalho que tens vindo a demonstrar aqui no pplware.

  6. Avatar de ODias
    ODias

    Parabéns e boas festas!

  7. Avatar de Manuel
    Manuel

    Olha Pedro

    Para mim tudo o que vocês publicam aqui tem sempre o meu interesse pessoal, ou seja, no mínimo tem sempre da minha parte um “espreitar” garantido.

    No entanto, ultimamente tenho andado mais atento a tudo o que diga respeito a Android.

    Para finalizar, quero desejar a todos os colaboradores e leitores do Plware um Santo Natal e um Ano Novo cheio de coisas boas e de sucessos pessoais e profissionais.

    Repetido as palavras de alguém que nos deixou:

    “Façam o favor de ser felizes”

  8. Avatar de Manuel Coutinho
    Manuel Coutinho

    Parabéns pelo trabalho realizado e votos de boas festas para todos vocês!
    O que me chamou a atenção foi o local da imagem inicial do post que foi tirada na minha Região , neste caso no caís da Régua 🙂

    1. Avatar de Pedro Monteiro

      também eu!
      Fiquei mt admirado! xD

      1. Avatar de Pedro Pinto

        eh eh eh, fui la na altura das vindimas 🙂

        Mas….sou de lá perto 🙂

        Aquela zona da Régua é simplesmente fantástica !

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Já somos dois então 🙂

  9. Avatar de Pedro Monteiro

    Pedro, não sei se és tu nessa foto, mas se fores fiquei de queixo caído em saber que é na Régua! Talvez nos conhece-mos! 😀

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Eu fiquei com a mesma opinião, visto passar por aí 95% dos meus fins de semana.

      Temos de combinar um copo!!

      1. Avatar de Pedro Pinto

        eh eh eh…é isso mesmo, temos de combinar um copo, até porque aí é do BOM !!!! 🙂

        Depois fico a aguardar se alguém me acompanha nuns trilhos de BTT nessa zona…

    2. Avatar de eu
      eu

      conhecemos, ou mais correctamente conheça-mos (se já tiver acontecido) ou conheçamos (se vier a acontecer).
      Feliz Natal e Bom 2011.

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Antes de mais, excelente foto, o cais da Régua!
    Parabéns pelo projecto! Sou fã assíduo, mas mesmo assíduo!!
    Pra mim, este não é o meu top five. Não conheço o voip do meo, sou cliente zon, talvez seja por isso. O top five também varia conforme as necessidades dos leitores, é claro.
    No meu caso existem inúmeros programas que uso no meu dia a dia que foi aqui que os conheci, tais como, dopdf, paint.net, dropbox, sugarsync…
    sem esquecer também os comparativos dos gadjets!!!
    Parabéns novamente! E Festas Felizes!

    1. Avatar de moonnn
      moonnn

      Régua no mapa mais uma vez 😉

      Boas festas para todos os visitantes deste fórum espectacular 🙂

      1. Avatar de Pedro Monteiro

        Não tinha noção que havia por aqui tanta gente a conhecer a Régua. 🙂

        1. Avatar de moonnn
          moonnn

          lol

          natural de 😉

  11. Avatar de Rick
    Rick

    Foram tantos os artigos que gostei que já nem me lembro qual o melhor. Excelente trabalho pessoal.

    Boas Festas.

  12. Avatar de João Pedrosa

    Parabéns a toda a comunidade mas principalmente aos administradores do PPlware.
    Boas festas para todos e Feliz 2011.
    Despeço-me com o que eu acho que foram os 5 tópicos top:

    1º VoIP no router da MEO – Chamadas gratuitas na rede fixa
    2º Asterisk – Transforme um PC numa Central Telefónica
    3º Synergy+ – Vários computadores com apenas um teclado e rato
    4º VoIP – Chamadas gratuitas a partir do PC
    5.0º Prey 0.4 – Roubaram-lhe o PC? Localize o larápio!
    5.5º The Dude 4.0 beta2 – Esquematize a sua rede

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Uma excelente escolha também. Boas Festas!

  13. Avatar de Ruins
    Ruins

    O sucesso do pplware é merecido, é uma grande fonte de informação e conhecimento para todos aqueles que se interessam pela tecnologia.

    Espero que continuem sempre em força a trabalhar para este grande projecto!

    Cumprimentos e Feliz Festas a toda a equipa e visitantes deste site.

  14. Avatar de André M.
    André M.

    Parabéns pelo bom trabalho PPlware!!! Continuem assim 😛

    Sou “cliente” assíduo e vou continuar com certeza em 2011!!!

    Votos de Bom Natal e Bom Ano Novo para todos da equipa do PPlware e todos os leitores.

    Abraços e Beijinhos 😉

  15. Avatar de rm_dragao
    rm_dragao

    Pedro,

    Desejos de Boas Festas e que o ano 2011 permita que continues este projecto chamado PPLWARE, que faz parte do meu quotidiano, onde aprendo e partilho conhecimentos. Ah, e não esquecer! Gosto das sextas-feiras …

    Um ab amigo.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado rm_dragao. Cá estaremos para mais um ano com muita “pujança”

  16. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    router meo com voip de borla
    e java ou .net

  17. Avatar de Mestre
    Mestre

    Foi um excelente trabalho ao longo do ano.

    boas festas e feliz ano novo

  18. Avatar de Lino
    Lino

    Todos, obrigado pelo partilhar deste exelente trabalho.

    Boas festas, e prospero ano a todos………..

  19. Avatar de Legion
    Legion

    Pinto, não tens de agradaçer… ehehe

    Continua a mandar bons conteúdos que a malta também se orgulha de pertencer (do outro lado) a esta comunidade.

    Feliz Natal 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado Legion, Feliz Natal 🙂

  20. Avatar de afrsa
    afrsa

    Parabéns pelo trabalho Pedro Pinto!

    És realmente uma mais valia para o Pplware!

    Abraço!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh…Obrigado!

      O pplware é feito de todos nós 🙂

  21. Avatar de Tiago Azevedo
    Tiago Azevedo

    Apesar de os teus posts do top5 não me dizerem nada, não sou um pro em informática, devo dar-te, a ti e a toda a restante equipa, os meus PARABÉNS!!!

    Continuem a ser uma referência!!!

    Boas festas!

  22. Avatar de Filipe Dias
    Filipe Dias

    Paisagem inconfundível…

    Régua, sem dúvida!

    Se calhar ainda nos conhecemos xD

    Se és mesmo tu na foto, és da Régua, ou moras nas redondezas?

    1. Avatar de Vítor M.

      O Pedro Pinto não é da Régua, penso que foi uma visita turística que fez nas férias. 🙂

      Escolheu bem por acaso.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Fui lá beber um copo de vinho do porto 🙂

  23. Avatar de Carlos Reis
    Carlos Reis

    Por acaso essa foto foi tirada na Régua? 😛

    1. Avatar de Filipe Dias
      Filipe Dias

      Olha o chapéu branco… hehe

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, foi mesmo na Régua…. As vezes não damos valor dos locais fantásticos que há em Portugal.

        1. Avatar de Carlos Reis
          Carlos Reis

          é k eu moro na Régua e vi k a paisagem m era familiar xD

  24. Avatar de jmartins
    jmartins

    Continuem o Bom Trabalho. Venho aqui todos os dias!Boas Festas para Todos!!

  25. Avatar de Bruno Pereira
    Bruno Pereira

    Continua bom trabalho,
    Boas festas.

  26. Avatar de Joel Paiva
    Joel Paiva

    Parabens pelo vosso site.

    TODOS OS DIAS, depois de ler o e-mail, venho cá “dar um salto” ao vosso site. Tem sempre muitas e boas novidades.
    Continuem com os vosso trabalho. Este é sem dúvida um dos melhores sites tecnológicos.

    Boas Festas e todos os que fazem e seguem este SITE.

  27. Avatar de vitor moreira
    vitor moreira

    Parabéns ao Pedro, Vitor e Companhia Lda. do PPLWare… site que não dispenso de visitar diariamente… aliás recomendo a muita e muita gente.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado Vitor ! Feliz Natal

  28. Avatar de mushi
    mushi

    e porque hoje é sexta….. 😀

    1. Avatar de Pedro Pinto
  29. Avatar de Rui Guedes
    Rui Guedes

    Não me digam que o pessoal do Pplware é da Régua!!! Alta foto, e um viva aos meus conterrâneos.

  30. Avatar de M.Manuelito

    Em primeiro lugar tenho que criticar a fotografia que todos parecem gostar, isto porque fui fotógrafo durante muitos anos e nunca vi, nem tirei uma foto em que a cabeça de quem aparece em primeiro plano fique cortada. Dar a conhecer as caras daqueles que fazem este excelente trabalho do pplware é tornar mais humanizado um blogue que trata de assuntos algo “frios” como é o caso do mundo da tecnologia.
    Vivemos num país repleto de gente que, mesmo não fazendo nada de útil, dão o dito e 8 tostões para aparecer nos meios de comunicação, vocês aportam conhecimento, têm o mérito de gastar o vosso tempo em prol da comunidade, não fazia mal nenhum “mostrarem-se” mais. Enfim, cada um tem a sua opinião.

    Quanto ao artigo que mais gostei:
    VoIP no router da MEO – Chamadas gratuitas na rede fixa
    ….e muitos outros sobre redes…
    Abraço

    1. Avatar de Rui Costa

      O rapaz pode não ser fotogénico e se tivesse cabeça iria estragar a foto. ehehe

      1. Avatar de M.Manuelito

        eheheh azar o dele, se o conhecesse um dia destes podia cruzar-me com ele na rua e ainda lhe pagava um café, por conta dos bons serviços prestados 🙂

        1. Avatar de Pedro Pinto

          eh eh eh..a fotografia era só para realçar a camisola….e foi mesmo tirada assim.

          Quem me quiser conhecer facilmente me encontra pela Internet fora….tipo facebook 🙂

          Será que assim me pagas o café?

          1. Avatar de M.Manuelito

            Eu estava a brincar Pedro….e até pagava um café mas há anos que não vou para os teus lados…claro está que se um dia vieres para os lados de Portalegre é só dizer e até pago um almoço 🙂

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Portalegre = BTT…pode ser que passe por aí este ano 🙂

  31. Avatar de Luís de Melo

    Os meus Parabéns a toda a equipe PPWare!
    E votos para que 2011 seja um ano de grande crescimento de modo a evitar a visita do FMI
    Um abraço
    BOAS FESTAS!!!!

  32. Avatar de Manuel Mimoso
    Manuel Mimoso

    Olá Pedro

    Tu a e equipa do PPLWARE estão e parabéns pelo excelente trabalho.

    Desejo a dos os que o fazem , a todos que o lêem e a todos que participam em Santo Natal e um 2011 cheio de Secesso.

  33. Avatar de Pedro Marques
    Pedro Marques

    Desejos de Boas Festas e um excelente ano 2011 para ti e que continues com este projecto, que faz parte do meu dia à dia! 🙂

    Abraço.

  34. Avatar de joao martins
    joao martins

    para mim consultar este site diariamente é obrigatório, por isso a maioria dos artigos sao importantes, uns mais que outros obviamente…
    quantos aos copos tb alinho!!! e aos trilhos de btt…tb!!!
    boas festas!!!

  35. Avatar de Francisco Silva
    Francisco Silva

    Parabéns pelo excelente trabalho, que acompanho praticamente diariamente!

    Votos de Boas Festas e um 2011 em grande!

  36. Avatar de kendimen

    Parabéns, Pedro!
    Boas Festas!!!

    PS: Esta foto fez-me lembrar de uma ideia que cheguei a sugerir no fórum aqui:
    http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=23&page=2
    Ui, reparo agora que já lá vão mais de dois anos 😛

  37. Avatar de monux
    monux

    – Certa vez comentei que sempre fui fã das tuas matérias ,

    – Nesta época de renovações,afirmo que continuo sendo !

    – Um abraço do tamanho do Rio Grande !(como dizem aquí,os Gaúchos)

    – Boas Festas !

    monux
    Rio Grande do Sul / Brasil

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Muito obrigado monux !!!!

      Um abraço de Portugal!

      Eu pelo Brasil só passei pelo Rio de Janeiro e Brasília, um dias destes a ver se vou de fim de semana até ao Rio Grande do Sul 🙂

  38. Avatar de Nortenho
    Nortenho

    É linda a paisagem, não é? Pena que do mais bonito só tenha um bocadinho no canto superior esquerdo, que é LAMEGO! 🙂
    Concordo com algumas opiniões em que se devia identificar ao POVO pllwareano, só perdem o anonimato aos seus seguidores, não têm nada a temer.
    Eu penso que, como eu, são todos transmontanos… além desta foto vejam o projecto UPDATE (UTAD- Universidade de Trás os Montes e Alto Douro).
    Mesmo assim, há que respeitar a opinião, e acreditar que continuam a bombardear-nos de conhecimento informação útil!
    Um bem hajam.
    E porque a época assim determina, um bom Natal para todos os pplwareanos!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Lamego…conheço muito bem…especialmente as bolas de Lamego 🙂 :)…e tenho lá grandes amigo

      Quando à face…hummmm facebook 🙂

  39. Avatar de Jorge Santos
    Jorge Santos

    Bom trabalho, visito este site muitas vezes mas é raro comentar, dá.me a preguiça :S.
    Também sou da Régua 😀 estou a ver que há muita gente da Régua por aqui 😀
    Mas não estou a ver quem sejais vós :S

  40. Avatar de Carlos Rocha
    Carlos Rocha

    Boas.. a foto chamou-me atenção.. a minha terrinha.. 😉 Outro aqui da Régua. 😉

  41. Avatar de chamusky
    chamusky

    Feliz Natal, frase bonita, mas mal interpretada, pois quando alguém completa um aniversário, em vez de feliz aniversário deveriamos dizer Feliz Natal, pois é esse o significado, em anos idos era realmente uma festa mas para as crianças, que até era uma surpresa, pois não sabiam o que lhes poderiam dar, até que a Coca-Cola, triste por vender pouco, inventou um Pai Natal, e fez desta data que era e só mais do foro familiar numa onda comercial, em que todos correm afobados a comprar prendas para este e para aquele, muitas e muitas vezes sem o verdadeiro espírito da data, e como já observei muitas dessas prendas acabam no contentor pois não servem para nada, apenas e só porque se quis oferecer um embrulho com um laçarote vistoso.
    Da minha parte como não dou prendas materiais, ofereço apenas o meu reconhecimento e agradecimento por todo esse maravilhoso contributo que esta equipe do Pplware nos oferece ao longo do ano, muitas vezes prescindindo de alguns minutos de lazer.
    O meu muito Obrigado. Um Ano 2011 cheio de venturas para todos voces.
    Boas Festas

  42. Avatar de Graziano
    Graziano

    Isso do BTT é o quê? Bom Tinho Tinto è? Se for tamos aí. Agora a sério um grande grande OBRIGADO. É que vocês fazem-me mesmo FELIZ e são uma equipa fantástica. 90% de informática aprendi com vocês. Estou aqui todos os dias mas como sou tímido nem sempre comento, mas sinceramente um grande Bem Haja e continuem com o excelente trabalho. Bom Natal e um Ano Novo cheio de PPLWARE.

  43. Avatar de Mário Faria
    Mário Faria

    Parabéns pelo ano de 2010 e que 2011 seja tão bom ou melhor do que este.

    É pena não me ter tocado nada em nenhum dos passatempos. :(.

    Bom natal!!

  44. Avatar de UKN
    UKN

    Os temas das redes que tens abordado nos posts que lanças têm sido bastante porreiros. Mas não tenho nada a apontar, queremos é conteudos 😛

    Obrigado pelo trabalho feito e um bom natal 🙂

  45. Avatar de Mastercode
    Mastercode

    eu gostava era de ter uma t-shirt dessas 🙁

  46. Avatar de Jorge
    Jorge

    Esqueceram-se de referir os vossos adorados posts que incluem imagens de mulheres nuas.