I-plane: O avião capaz de voar a 6000 quilómetros por hora

31 Comentários

Chama-se I-plane, é um avião e consiste num modelo biplano, muito semelhante aos utilizados durante a Primeira Guerra Mundial, que eram usados para transportar mais carga do que outros veículos hipersónicos. De acordo com a equipa de cientistas chineses responsável por este projeto, o I-plane pode transportar dezenas de pessoas e transportar toneladas de carregamento.

A característica que se evidencia deste avião é o facto de conseguir voar a seis mil quilómetros por hora.

I-plane


A uma velocidade de seis mil quilómetros por hora (velocidade hipersónica), o I-plane levará apenas um par de horas a viajar entre Pequim e Nova Iorque. Para se ter uma ideia de comparação, um avião de passageiros tradicional demora atualmente cerca de 14 horas a percorrer os 11 mil quilómetros que separam Pequim e Nova Iorque, a uma velocidade de cruzeiro de cerca de 900 Km/h.

A equipa de cientistas já testou com sucesso uma versão reduzida do avião, num túnel de vento que foi também utilizado para testar os últimos protótipos de armas hipersónicas da China. 

Modelo Conceptual. Créditos: Science China Press

Durante o teste, o avião foi lançado a uma velocidade quase sete vezes superior à do som (1.235 quilómetros por hora). Além da China, sabe-se que os Estados Unidos estão também a desenvolver armas e veículos hipersónicos.

Fonte

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Assim de repente estou a recordar-me do SR-71 Blackbird, que dava uns 3500 km/h e já era um filme. Foi todo feito em titânio. Vai ser curioso ver como vão construir isto.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      O SR-71 não possui o record de veículo aéreo mais rápido. Esse pertence ao X-15 com a velocidade de 7270km/h. Tanto o X15 como o SR-71 já têm mais de 40 anos. A tecnologia aeronáutica evoluiu significativamente desde então.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        A questão aqui é voar a X velocidade com segurança, conforto e ser economicamente viável. O concorde era rápido mas inseguro.

        1. Avatar de carlitos
          carlitos

          O Concorde era rápido, confortável, e seguro mas economicamente inviável.

      2. Avatar de Afterburn
        Afterburn

        Totalmente enganado. O veículo aéreo que mais rápido voa ė o desactivado Space shutle.
        Claro que o meio onde acontece determina as condições de poder fazê-lo, nenhuma aeronave atinge a máxima velocidade na zona fisiológica.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Eu fui específico ao mencionar veículo aéreo, coisa que o space shuttle não é.

      3. Avatar de gonçalo
        gonçalo

        o x15 era um foguete com asas!

  2. Avatar de John Doe
    John Doe

    É da Apple? 😀

  3. Avatar de STR
    STR

    A essa velocidade vai-se desintegrar todinho :-)))))

  4. Avatar de Rui RM
    Rui RM

    “muito semelhante aos utilizados durante a Primeira Guerra Mundial, que eram usados para transportar mais carga do que outros veículos hipersónicos.” oi? como é? veículos hipersónicos na 1 guerra?

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Nem na 1 nem na 2 guerra mundial, o primeiro voo tripulado a quebrar a barreira do som foi o Bell_X-1 em 1947 e foi lançado alta altitude.

    2. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Creio que se referia ao princípio dos modelos serem biplanos…ou seja….o que este protótipo tem em comum com os modelos da 1º Grande Guerra, é só o facto de serem biplanos 🙂

      Abraço

  5. Avatar de M. Marques
    M. Marques

    Sendo um engenho chinês, acredito que será uma armadilha de altíssima qualidade.

  6. Avatar de Jobz
    Jobz

    Basta pôr uma maçã mordida e o Hélder já diz que vai ser a melhor coisa do mundo.
    Estou curioso para ver esta tecnologia em uso.

  7. Avatar de RJM
    RJM

    Gosto bastante de irem buscar ideias dos grandes inventores NAZIS ,copiam as ideias e dizem que são ideias novas.É sinal que reconhecem que os NAZIS estavam quase 100 anos á frente do resto do mundo ,quer se goste ou não.

    1. Avatar de popo
      popo

      É verdade que a Alemanha na 2ª guerra mundial tecnologicamente estava muito à frente mas os cérebros não eram nazis.

      1. Avatar de gonçalo
        gonçalo

        pois não..

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Precisamente o que eu ia dizer.
        A Estrada Da Beira não é a beira da estrada, embora se confundam muitas vezes.

    2. Avatar de H. Ráqui
      H. Ráqui

      Hum… comentário às 14:15…. podemos assumir que foi feito depois do almoço!

    3. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      Ate diria mais..Os NAZIS estavam a 101 anos ‘a frente do resto do mundo 😉

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Tão à frente que 3 anos depois de começarem a guerra estavam a apanhar no focinho em toda a parte.

  8. Avatar de Slayer
    Slayer

    Aposto que é da Xiaomi… 🙂

    1. Avatar de sherek
      sherek

      não era um carro sem carta tipo papa reformas, foi !foi adaptado

    2. Avatar de sherek
      sherek

      não era um carro sem carta tipo papa reformas, foi !foi adaptado

  9. Avatar de Aj
    Aj

    Assim ja posso ir jantar a Nova Iorque e voltar a tempo para ver o telejornal.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        pode ser jantar em Lisboa e voltar a tempo de ver o telejornal em NY =)

  10. Avatar de Joao Branco
    Joao Branco

    Ha ai um bug qualquer… 7 vezes a velocidade do som nao sao 1250km/h….

    1. Avatar de st1ck
      st1ck

      Creio que não percebeu, os 1250 km/h são a velocidade do som e não do avião em questão.

  11. Avatar de Thor
    Thor

    O melhor de todos e o Espaçonave dos Vingadores, bate todos os recordes!