Microsoft revelou que o seu smartphone Andromeda existe mesmo

66 Comentários

Com o fim do Windows 10 Mobile e da aposta da Microsoft nos dispositivos móveis, ficou a ideia de que havia mais alguma coisa a ser preparada neste campo. Os rumores do Surface Phone são muitos e este equipamento até tem já um nome.

A existência do Microsoft Andromeda foi agora revelada pela Microsoft, de forma indireta e bem escondida.

Microsoft Andromeda

É praticamente certo que a Microsoft tem em desenvolvimento um novo dispositivo móvel. Muito se tem escrito sobre este smartphone que irá revolucionar os conceitos existentes e criar uma nova área de mercado. As provas têm-se acumulado e são cada vez mais fortes.

O Andromeda surgiu agora de forma muito discreta na nova versão 17095 da SDK Preview do Windows 10. Foram duas pequenas referências a serem encontradas, mas que mostram de forma clara que este equipamento existe.

Espera-se que este equipamento seja o primeiro a apresentar um ecrã dobrável, composto por duas partes sensíveis ao toque e possíveis de usar com uma caneta, e que seja alimentado por uma nova versão do Windows 10, o Windows Core OS, dedicada a este tipo de equipamentos.

No seu centro estará o novo processador Snapdragon 845 da Qualcomm, que se sabe poder ser usado para correr o Windows 10 e as app Win32 e UWP, e que existam modelos com 64GB e 128GB de armazenamento.

Apesar de ser ainda muito cedo, especula-se que o seu preço estará perto dos mil dólares, não fugindo aos que os atuais flagships das principais marcas custam. O facto de ter um SoC Snapdragon 845 mostra que o Andromeda será apresentado ainda este ano.

Esta deverá ser a aposta da Microsoft para o mercado dos dispositivos móveis, onde a marca espera conseguir inserir o seu equipamento revolucionário, da mesma forma que fez com a família Surface no mercado dos portáteis.

Saiba mais sobre o Andromeda

Esqueça o Surface Phone, a Microsoft prepara algo muito melhor

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Mais um de 500€ ou mais

    1. Avatar de GM
      GM

      Apontam para 1000€….

      1. Avatar de Alex
    2. Avatar de Luis
      Luis

      A esse preço compro dois.

  2. Avatar de Luis Manuel Santos Gomes
    Luis Manuel Santos Gomes

    Mas que se calhar até vale bem a pena 🙂

    \o/ \m/

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Se correr windows “normal” quando ligado á docking vai valer a pena. O Lumia 950, mesmo sendo limitado, funcionava muito bem ligado a um monitor.

      Nao sei quem vai conseguir introduzir o conceito ás massas, mas o futuro vai passar por menos dispositivos com mais funcionalidades e nao por muitos dispositivos.

  3. Avatar de GM
    GM

    Por esse valor, da minha parte a MS pode esquecer.
    Sou utilizador de W10m, mas não apoio valores dessa ordem. Para as minhas necessidades, um dispositivo menos performante é suficiente, que vá até aos 400€. O que noutro SO, existem equipamentos bem apetrechados por valores desta ordem de grandeza.

    1. Avatar de scd
      scd

      A MS não vão disputar no mercado mais barato porque isso é declarar guerra com marcas como Asus, HP, etc. e a MS precisa delas. Este Surface vai marcar um caminho com um dispositivo premium, depois cabe às outras marcas (como as referidas anteriormente) trazer dispositivos mais baratos que sigam a ideologia da MS. Sendo uma tecnologia nova ainda demorará para que chegue a valores que o comum consumidor aceite, mas chegará lá.

  4. Avatar de AM
    AM

    Comprem, puxem do guito!

    1. Avatar de JP
      JP

      se for um AIO, vale bem a pena, pois o preço já baixa para 500€ por device incluido no pacote.

      1. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        Muita gente prefere ter dois aparelhos separados competentes a um incompetente (ex um telemóvel mais pequeno e fino e um laptop decente, que um Phablet que pouco mais faz). A MS para alterar esta ideia tem que trabalhar muito …

        1. Avatar de JP
          JP

          Um phablet, que acoplado a uma doca, é um verdadeiro computador. Era tudo o que eu precisava.
          Veremos como vai ser.

          1. Avatar de Belmiro
            Belmiro

            Um Phablet que no comboio ou autocarro ou de férias é um smartphone normal é que para ser algo mais precisa duma dock, não obrigado. Para isso levo o meu S8 e um laptop. Se um Phablet estilo o projetado pela Samsung desdobrável correr Android 9 ou W10M x86 e se “transformar” dum Phablet num mini laptop, aí poderá ser interessante. Se precisas de dock, teclado, rato etc então usas um verdadeiro laptop ou desktop Windows.

    2. Avatar de okapi
      okapi

      Porque não. Quem pode compra, quem não pode fica-se por um Redmi

      1. Avatar de onurb82
        onurb82

        Então se for um note… Muito bom!!!

      2. Avatar de Victor
        Victor

        Pois é, quem pode vai jantar ao restaurante do Avillez e passar fome, quem não pode vai ao Alentejo e come uma bela açorda…ai vida de pobre 🙂

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Fica-se muito melhor servido numa taberna no meio o Alentejo.
          Com um pouco de sorte ainda se arranja vinho directamente da pipa.

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Essa é que é a verdade.

          2. Avatar de GM
            GM

            Já agora faz jus ao nome, e diz “… directamente da pipa, na Adega”. Just kidding.

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Na adega além do bom vinho arranja-se umas chouriças, um presunto. Mas agora umas migas ou um belo ensopado de javali só mesmo na taberna

        2. Avatar de onurb82
          onurb82

          Essa vida de pobre… txi… de repetir

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    O nome é mera coincidência?

    Não lhe falta um “r”?

    1. Avatar de mario
      mario

      entre o “e” e o “d”
      pensei o mesmo

      1. Avatar de GM
        GM

        Tipo, iPhonix, ou iFoge??

  6. Avatar de Helder
    Helder

    Mais uma moedinha, mais uma voltinha, mais um falhanço!

    Podem-lhe chamar o que quiser, vai ser um Windows Phone e não vai ser um iPhone.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Para muitos, o facto de não ser um iPhone já é um ponto a favor

    2. Avatar de Gabriel Ferreira
      Gabriel Ferreira

      Não percebo a tua revolta… todos os artigos aqui publicados estas tu a mandar bitaites… meu deus vai trabalhar!!!!

    3. Avatar de Cortano
      Cortano

      Só pelo facto de não ser um iPhone já o torna uma forte possibilidade de eu o comprar.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Só pelo facto de não ser um iPhone, já o torna uma forte possibilidade para MUITOS MILHÕES não o comprarem.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Forte possibilidade? Então não é 100% garantido?
          Essas expectativas estão muito baixas

    4. Avatar de Marco
      Marco

      Não tem nada a ver, vai falhar porque é Microsoft, arrependo-me de ter recomendado amigos para comprarem equipamentos microsoft para depois verem o seu suporte removido e sem acesso a muitas aplicações disponíveis apenas para Android/iOS…
      Tens de ver os dois lados da moeda, não podes defender cegamente um conceito/marca sem admitires que todos têm vantagens e desvantagens!

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Na Microsoft a vantagem era nenhuma. Já para não falar do Windows que é de fugir e o produto mais popular da Microsoft.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Ninguém te passa cartão. Deve ser frustante.

  7. Avatar de Luis
    Luis

    Estava a ver que o meu velho Nokia MS 550 avariava e não tinha com que o substituir.

  8. Avatar de helfrei
    helfrei

    Afinal havia outra …

  9. Avatar de eu
    eu

    nestes concepts é um erro praticar estes preços de 1000€. por muito bom que seja, pouca gente está disposta a pagar isso por um protótipo. quem tem capacidade para pagar essas quantias irá preferir investir numa marca e modelo consolidado, como um iPhone ou um Galaxy. o melhor seria perderem um pouco do lucro, um preço a rondar os 700/800€ para agarrar mais pessoal e numa 2ª versão com um modelo mais maduro poder subir o preço e aí sim competir com os cães grandes

    1. Avatar de Joao
      Joao

      +1 Não podem testar o mercado com provas de conceito praticando os mesmos preços da concorrencia.

  10. Avatar de eu
    eu

    Sempre achei que se a Microsoft tive-se alguma hipótese no mercado mobile, passaria por algo deste género num limite de 1000 €, desde que no modo desdobrado fosse um tablet (ecrã mínimo para o conceito) com um full Windows 10 (que corra aplicações desktop mesmo que uma de cada vez).
    Bem, em relação aos smartphones, está mais do que comprovado que esta teoria estava certa, vamos ver em relação a este dispositivo.

    Ainda assim, de longe que isto nem vai ombrear o Android e o iOS.
    O Android tem preços imbatíveis para as massas, com um sistema já com largos anos e um oceano de Apps.
    O iOS tem um seu público fã da maça e também com muitas Apps estabelecidas.

    No entanto acredito que algum público empresarial e uma fatia dos ex-blackberrys que foram forçados a mudar para outros sistemas, representem uma fatia considerável do mercado e potenciais clientes.
    Com a Microsoft só fez asneiras atrás de asneiras nos últimos anos e 0 inovação nesta área, tem de lançar algo realmente muito, muito bom, pois as pessoas vão ter o estigma de estar a investir em algo que depois pode ser descontinuado e adiarem a compra.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Colocar estes hipoteticos equipamentos na mesma categoria dos smartphones Android ou iPhone é, quanto a mim, errado.

      1. Avatar de eu
        eu

        +-
        Repara, se por um lado num modo, poderes usar como smartphone e desdobrado como um full Windows (se for algo deste género), é um smartphone ?
        Seja como for, concordo que não se pode comparar lado a lado com um smartphone, dai haver algo de inovador e ser exatamente esse o ponto forte e que poderá conseguir alguma quota de mercado.

        1. Avatar de AiOGajo
          AiOGajo

          Basicamente é recuperar a ideia de smartphone que havia na década de 90 com o Nokia 9000 communicator e que curiosamente corria com o Windows CE…

          Não era um telefone para qualquer um, mas um telefone específico para profissionais.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Comentário interessante, mas falhas totalmente quando dizes “(…) 0 inovação nesta área (…)”.

      Se reparares bem, há muitas coisas hoje corriqueiras no Android/iOS que nasceram no WP, ou foi este que lhes deu o empurrão necessário para darem o salto nichos e laboratórios para produtos comerciais.

      [sei que o Iris Scanner não apareceu nos Lumia 950 mas sim num modelo Android que teve zero impacto no mercado, e/ou o conceito do Continuum apareceu inicialmente do Ubuntu Phone]

      Agarro num Galaxy S8 numa loja, e rapidamente vejo o Glance Screen, Iris Scanner, Continuum (DeX), entre outras coisas … para não falar de coisas mais gerais como os Smartphones como Camaras Fotográficas onde os Lumias (Nokia e Microsoft) sempre foram grande impulsionadores (desde a qualidade do Hardware até ao Software – definições manuais).

      Podia ainda falar de questões mais técnicas (falo a nível de SDKs, APIs e suas funcionalidades), mas isso passa ainda mais ao lado dos utilizadores.

      O WP perdeu por erros da MS e por um mercado que na verdade nunca quis mais que 2 Players, mas são inegáveis os contributos que os “Lumias” deram ao Mobile.

      P.S: Também estou convencido que este Andromeda irá fracassar (fans do WP estão queimados e magoados com a MS pela forma como geriu erradamente o W10M, os Devs não estão com a plataforma … sem Devs e Apps não levará ninguém a trocar os seus Android/iOS por este).

      1. Avatar de eu
        eu

        Eu vejo um produto no todo.
        A Microsoft apresentou no passado (embora com um full Windows XP), aquele que podia ter sido primeiro tablet da história mas foi a Apple que vingou.
        Um produto não pode ser visto apenas no objecto mas também noutros factores como o marketing.
        Assim sendo, a Microsoft não inovou num produto no seu todo.
        Lá porque uma pessoa tem uma ideia, não quer dizer que no futuro venha a ser dela e não sejam os outros a ganhar com a mesma (é revoltante mas é a dura realidade).

        Exactamente por poder vir a ter um full Windows 10 é que vejo “alguma” esperança ao fundo do túnel, pois o mobile tem muitas App mas o Windows é o Windows.
        Agora se vierem com as mariquisses do Windows 10 S (ex: Windows 8), fechado à loja que parece estar perdida no faroeste, então está morto à nascença.

  11. Avatar de João Paulo
    João Paulo

    Com a atitude que a Microsoft revelou comparativamente ao WM10, irei pensar no mínimo três vezes antes de sequer pensar em adquirir…

    1. Avatar de Nokia830
      Nokia830

      20x e … esquece

      1. Avatar de GM
        GM

        Em parte digo o mesmo. Mas depois olho para um lado e para o outro, e que vejo? Uma maça roída e um robot mal amanhado. Por isso continuo com o que tenho (950XL), do mal o menos.

        1. Avatar de Belmiro
          Belmiro

          GM tens que abrir mais os olhos, essa tua perspectiva tanto da maçã como do robot estão longe da realidade.

          1. Avatar de GM
            GM

            Obrigado pelo conselho.

          2. Avatar de Luis Santos
            Luis Santos

            Recentemente migrei de um 950xl(queda) ,para um huawei mate 10 pro,e apesar de estar bem servido ,prefiro de (muito) longe o wm10 .Se o WM10 tivesse as mesmas apps do android ou IOS ,acho que nem os 2 so´s juntos batiam o wm10.A UI do wm10 bate a milhas a do android e IOS.

          3. Avatar de Tavares
            Tavares

            Sim, já foram piores, o IOS tem bastantes limitações, tens um tlm que tem Bluetooth só para o que a apple permite???
            Por favor…
            MP3, o que é isso?

          4. Avatar de eu
            eu

            Se, se, se.
            Se eu fosse rico, não era pobre.
            Se os erros da Microsoft fossem feitos por qualquer outra empresa, só faziam um mesmo e nunca se quer nos lembravamos dela.

          5. Avatar de Miguel
            Miguel

            Luis Santos, sem dúvida, mas a Microsoft não deixou isso acontecer… estão sempre a mudar a plataforma todos tem medo de lançar apps

          6. Avatar de Luis Santos
            Luis Santos

            Miguel,
            O problema da MS não é lançar uma nova plataforma ,o problema é não haver retrocompatibilidade nas apps .quando foi lançado o wm10 ,o wp8 e 8.1 ficou obsoleto,o mesmo aconteceu com o 6.,6.5 e 7 e 7.5 ,coisa que não acontece no android e ios. E este suposto novo hardware que a MS irá lançar ,irá ser um aparelho de nicho ,e não para competir com o android e ios.Pode ser algo que surpreenda a todos ,mas duvido.

        2. Avatar de João Paulo
          João Paulo

          Sim, eu também gosto do sistema, gosto do conceito…
          Só critico a politica…
          Eu também não me vejo a regressar a nenhum dos outros OS, cada um com as suas vantagens e desvantagens, para mim e para as minhas necessidades de utilização o WM10 é o ideal.

    2. Avatar de Jonas Pistolas
      Jonas Pistolas

      Eu 30x. Para mim o problema da Microsoft é a não continuidade dos produtos que põe no mercado. Para isso prefiro comprar um produto Chines que me da a mesma garantia ou seja nenhuma mas é muito mais barato. O facto de sair do mercado dos smartphones é so um exemplo. Não compro a companhias que não garantam a continuidade dos produtos. Não compro hoje um smart watch com o objectivo de gravar os meus treinos se não me da garantias de que passados 10 anos ainda posso consultar todos os treinos que fiz……

  12. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    A fórmula é simples: se este aparelho correr com boa celeridade apps 64-bit x86 (da loja ou não) e W10 standard em modo desktop se ligado a periféricos, então terá alguns horse

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      então terá alguns hipótese. Se for apenas um aparelho caro que faz de conta, então é mais um afundanço da MS.

      Há muitos rumores que o SD 845 já consegue bem usar código 64-bit e a MS já tirou as limitações de 32-bit. No entanto se este aparelho só conseguir lidar com 32-bit (no mundo Windows, Apple já quase inexistentes) terá o mesmo destino dos W10M …

    2. Avatar de eu
      eu

      Foi o que disse em cima e também é naquilo que acredito.

  13. Avatar de McGomes
    McGomes

    Tenho um Lumia 950 com Windows 10.
    Até ao momento ainda não encontrei nada que me fizesse abandonar o sistema.

    Este modelo, se continuarem a apostar em bom hardware.. Vale a pena esperar!

    ESTE ANDROMEDA É LINDO PÁ!

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Por acaso não me importava de abandonar o Android e voltar para o Windows 🙁

      O meu senão é equipamentos em segunda mão…

  14. Avatar de Joselito
    Joselito

    Go Microsoft!

  15. Avatar de Silvestre
    Silvestre

    Aqui muitos esquecem que a linha Surface criou um novo tipo de dispositivo, e que serviu como conceito/exemplo por parte da Microsoft para os seus parceiros… E este novo dispositivo vai na mesma linha de ideias: um conceito que poderá ou não ser válido pela utilidade que possa trazer no dia a dia das pessoas.

  16. Avatar de L_730
    L_730

    Muito sinceramente depois das experiências que tive com os Lumias que agora são pisa papéis da Microsoft não obrigado. para dar dinheiro dou por um Apple ou um Android bom. Ninguém garante que daqui a dois ou três anos não acabem com isso também

  17. Avatar de netdroid
    netdroid

    Mudei de Nokia N95 com symbian para um smartphone com android 4.0. Não gostei nada. Depois tive um Nokia Lumia 930. Adorei. Agora tenho um iphone 6s… que bosta! Péssimo wifi, péssima receção de rede. Mas otima qualidade fotográfica. Estou a pensar voltar a usar o Lumia, pois realmente é o melhor. Tanto em hardware como em software. O iphone é uma complicação só para colocar musicas e fotos. No lumia é bem fácil. O écrã do lumia é super resistente a riscos, o do iphone, após uma semana no bolso, está repleto de riscos.

  18. Avatar de Altamente
    Altamente

    Mas será que não percebem que este equipamento vai ser virado para as empresas, e trabalho, não para andar a tirar selfies e jogar joguinhos?