Novidades: Em 2019 as matrículas passam a ter quatro letras

80 Comentários

A combinação de números e letras, associada às matriculas portuguesas, esgota-se já em fevereiro de 2019 e, nesse sentido, é preciso arranjar uma solução.

Atualmente as chapas de identificação têm quatro algarismos e duas letras mas, no próximo ano, passarão a ter quatro letras.


Depois de oito anos a seguir a combinação de quatro algarismos e duas letras, é hora de mudar devido ao facto de se estarem a esgotar as combinações.

O número de matrícula dos automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores é atualmente constituído por dois grupos de dois algarismos e um grupo de duas letras, sendo os grupos separados entre si por traços. Assim, posicionam-se ao longo do tempo da seguinte forma:

  • “AA-00-00” – matrículas atribuídas até 29 de fevereiro de 1992;
  • “00-00-AA” – matrículas atribuídas a partir de 1 de Março de 1992;
  • “00-AA-00” – matrículas atribuídas a partir do fim da utilização do modelo referido na alínea anterior e série usada atualmente.

Em declarações ao JN, a Associação Nacional do Ramo Automóvel refere que…

Tendo como ponto de partida os valores de matrículas atribuídas no ano de 2017 em Portugal, podemos concluir, após os cálculos de combinações possíveis ainda existentes no atual sistema, que a saturação do modelo em vigor e a adoção de um novo modelo deve realizar-se previsivelmente em fevereiro de 2019

Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), mesmo assim ainda haverá matrículas para cerca de um milhão de veículos (automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores). O IMT refere ainda que esta nova combinação terá uma maior longevidade porque serão usadas, pela primeira vez, as letras Y, K e W nas matrículas portuguesas.

O IMT é a entidade competente, junto da qual deve ser requerida a atribuição de matrícula a veículos novos. Para o efeito, a pessoa, singular ou coletiva, com legitimidade para proceder à admissão, importação ou introdução de veículos em território nacional, deverá apresentar o pedido nos Serviços Regionais e Distritais do IMT da área de residência ou sede.

Comentários

80

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Random
    Random

    atualmente vai no U, estão me a dizer que vão esgotar as 4 letras que faltam (Incluindo o U) até ao final deste ano? deverão querer dizer que a nova série começa em 2020, não?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tendo como ponto de partida os valores de matrículas atribuídas no ano de 2017 em Portugal, podemos concluir, após os cálculos de combinações possíveis ainda existentes no atual sistema, que a saturação do modelo em vigor e a adoção de um novo modelo deve realizar-se previsivelmente em fevereiro de 2019

      1. Avatar de Bruno Pinto
        Bruno Pinto

        De facto é provável que venha a existir essa mesmo ehehe XD
        Talvez a série seguinte sejam de facto 6 letras 🙂

    2. Avatar de André
      André

      Já viste bem o ritmo a que são vendidos carros? Se estiveres atento à evolução das matrículas verás que a letra T esgotou num instante. Não me admiro nada que seja mesmo em Fevereiro de 2019.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    vai continuar como está.

    três grupos. de letras ou de algarismos.

    1. Avatar de PedroC
      PedroC

      Acho que não. Só vai haver 2 grupos de letras, nunca três.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        os carros vão acabar antes de acabarem as combinações com dois grupos de letras

        1. Avatar de AiOGajo
          AiOGajo

          Não te preocupes que a imaginação tributária é fértil. Se acabarem os carros taxa-te outra coisa qualquer com base numa matrícula.

  3. Avatar de Ricardo Gomes
    Ricardo Gomes

    daqui a 10 anos passamos a ter so letras e mais 10 anos so números…depois temos tudo esgotado…não seria melhor passar a um novo sistema duma vez por todas?

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Um sistema digital?

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      A matemática não deve ser o teu forte. Com conjunto de 4 letras e dois algarismos equivale a 45697600 veículos. Usando o método de duas letras e quatro algarismos nas três variantes emitimos 15870000 matrículas. Ou seja, este novo método sem sequer mudarmos as letras de posições equivale a quase o triplo das matrículas emitidas desde que começamos a emitir matrículas. Portanto não vejo a tua necessidade de mudarmos de sistema no futuro próximo.

      1. Avatar de censo
        censo

        Não são 45 milhões, mas sim 30 milhões sem mudar posições. Se considerares a mudança de posições, serão 90 milhões.

        1. Avatar de Alex
          Alex

          estás enganado. São 45 milhoes uma vez que contas as letras Y K e W. Logo é 26*26*10*10*26*26. Ou poderás efectuar

          1. Avatar de censo
            censo

            Melhor, são 135 milhões com o novo sistema, se considerares a mudança de posição dos agrupamentos. O meu cálculo partiu do principio errado de que em cada agrupamento os elementos não se repetiam, o que não é verdade.

          2. Avatar de Nazário de Sousa
            Nazário de Sousa

            (26*26)*(26*26)*(10*10)=
            A ordem pouco importa !!!

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          São sim 45 milhões, e se tivermos em conta a mudança de posição este número sobe para 137092800.

    3. Avatar de PL
      PL

      Passamos de um sistema que permitia 4 milhões de matrículas a um sistema que permite 28 milhões de matrículas, não achas isso uma alteração de sistema?

      Com letras, em cada posição tem um sistema que calcula 23 letras contra 10 números.
      Assim que por cada grupo de letras colocas 23*23 ao invés de 10*10

      Quando esgostar as novas sequências podes passar a 6 letras, se depois disso, ainda conduzirmos carros, e ainda tivermos matrículas activas das primeiras sequências, depois logo se vê, mas acho que faz mais sentido assim do que quando me perguntam pela matrícula eu tenha de responder ud-5e-he-tw-8d-62-to-bz, tu não achas ?

      Imagina a polícia a soletrar isso numa perseguição, quando terminasse de soletrar seria algo do estilo “bravo, Zulu, pfuuu, over.”
      Do outro lado alguém responde, “não copiei, repete…over” entretanto o carro foge e atravessou a fronteira.

      Hehehe, são exemplos práticos de uma numeração digital.

      1. Avatar de poiou
        poiou

        isso parece quase um mac adress e se a coisa continuar assim, ainda chega ao endereço ipv6

        1. Avatar de Blackbit
          Blackbit

          🙂
          Um MAC address por carro… ja faltou mais…

        2. Avatar de Bruno Pinto
          Bruno Pinto

          seria engraçado xD identificaçao inicial da marca e modelo e depois identificaçao da viatura , seria engraçado estilo mac adress ahahah xD

      2. Avatar de Hugo Marcos
        Hugo Marcos

        Não são 23 letras, mas sim 26 uma vez que o k, y e w passam a integrar o alfabeto.

  4. Avatar de Jorge Cunha
    Jorge Cunha

    O modelo das matriculas em Portugal devia ser como existe em alguns países da Europa, 3 letras e 3 números e a matricula devia ser atribuída ao proprietário e não ao veículo. Mas em Portugal só importa copiar de outros países Europeus leis e afins para complicar a vida aos cidadãos.

    1. Avatar de Jose Ferreira
      Jose Ferreira

      A Lei número um deste país é dificultar ao máximo a vida do próximo!!! Cada vez tudo é mais problemático, mais complicado, mais complexo, mais dificil, mais embrulhado!!!

      1. Avatar de Jose Ferreira
        Jose Ferreira

        Isto para não falar na porcaria… da indecencia q é a indicação do ano e do mês na matricula ssó para agradar aos lobbies do comércio

        1. Avatar de Jose Ferreira
          Jose Ferreira

          O portuguesinho come e cala e continua a deixar-se enganar por eles… VOTA NELES e eles ainda te agradecem, dizendo q és um cidadão exemplar! Tontos q se acham chico espertos!!!

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Uma matrícula ao proprietário???
      Número do BI/CC, NIF, Segurança Social, Carta Condução… Quantos mais números vão ser necessários para me identificar?
      Podes explicar sff, essa ideia?

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        esta a falar do exemplo da Suiça em que emitem uma matricula a um proprietario…. e que o proprietario a pode usar em 1 ou 2 carros…. acho que ha mais paises com o mesmo sistema…

  5. Avatar de Joaquim Fernandes
    Joaquim Fernandes

    100% de acordo com o Ricardo Gomes.

    1. Avatar de PL
      PL

      90% de desacordo contigo, guardos os 10% em benefício de dúvida

  6. Avatar de Fred
    Fred

    Até parece que estamos na Holanda

    1. Avatar de Roberto
      Roberto

      A única diferença passa a ser só mesm o fundo branco em vez de amarelo lool

  7. Avatar de axul
    axul

    o que era de valor era termos a matrícula com um nome à nossa escolha, como já acontece noutros países

  8. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Ok e que tal:
    &€-11-@#

  9. Avatar de jm
    jm

    2 letras (sem y,k,w) e 4 numeros = 23^2 x 10.000 = 5.290.000 matrículas em cerca de 13 a 14 anos (ritmo=400.000/ano aprox.).
    4 letras (com y,k,w) e 2 numeros = 26^4 x100 = 45.697.600 deve dar para cerca de 115 anos se atribuídas ao mesmo ritmo. Temos matrículas até 2134 !!!!

    1. Avatar de PL
      PL

      Em cada grupo 23 (uma letra) repete-se 23 veses, logo seria 23*23 para o grupo final, esse valor se repete por 100 vezes do segundo grupo assim que seria o resultado do último grupo *100 e finalmente o total agora obetido seria multiplicado por 23 da última letra do primeiro grupo e novamente por 23 da primeira letra.
      A fórmula seria algo assim 23*23*100*23*23 = 27,984,100
      Claro que alguns dígitos não se usam, isso altera o resultado mas ainda assim são bastantes mais milhões do que o atual suporta

      1. Avatar de jm
        jm

        Esqueceste que as matriculas com 4 letras também incluem o k, y, w, total de 26 letras.
        Devrá haver matriculas reservadas para forças militares e de segurança e para corpo diplomatico, entre outras.

        1. Avatar de poiou
          poiou

          as únicas que contam são as das forças armadas:
          – MG – xx – xx
          – ME – xx – xx
          – MX – xx – xx
          – AP – xx – xx
          – AM – xx – xx
          – 00-00-KA a 00-00-KF para importados
          Não conhecendo, acredito que as forças armadas não mudem de matriculas, uma vez que as actuais devem chegar e sobrar.
          Uma ideia era reservarem a “numeração antiga” para as matriculas especiais, policias, FA, governo e etc

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Há também as MA e MD que são emitidas apenas na Madeira e se não me engano as AC apenas nos açores

          2. Avatar de Sérgio Gomes
            Sérgio Gomes

            O meu veículo é importado e não é KA nem KF.

          3. Avatar de André
            André

            “00-00-KA a 00-00-KF para importados”
            Então se são importados, os carros são de LA e não de KA 😀

        2. Avatar de PL
          PL

          Sim, tens razão, mas a fórmula mantém-se, são muito mais matrículas

    2. Avatar de censo
      censo

      Os cálculos exatos são estes, recorrendo ao cálculo factorial, e considerando 26 letras :
      (26!/24!)x(9!/7!)x(26!/24!), o que dará um pouco mais de 30 milhões de matriculas, 30 427 200 matriculas para ser mais correto.

      1. Avatar de censo
        censo

        …e esqueci da mudança de posições dos grupos de letras e números, pelo que serão mais de 90 milhões de matriculas.

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Errado amigo. O cálculo que apresentas, com factoriais, seria para combinações sem repetição. Isto é, em cada grupo não haveria símbolos repetidos (como AA-12-34) em que o AA está repetido.
        O cálculo com repetições é 26^2 x 10^4 = 45697600. Se considerares alterações à posição do conjunto numérico tens o triplo desse valor.

  10. Avatar de pedro
    pedro

    mas porque é que não têm uma visão de futuro e alteram logo para 2 grupos com 3 algarismos e 1 grupo com 3 letras … e acabam com a palhaçada do mês e ano do registo na matricula???? (acho que somos o único país que temos isto)

    1. Avatar de fvffv
      fvffv

      A França tem outra palhaçada diferente: nessa mesma área tem o Departamento Geoeográfico ao qual o carro pertence.

  11. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Pelos meus cálculos, ainda antes do fim do ano esta serie já terminou. O sistema actual já era muito limitado. Ainda juntaram motociclos e papa-reformas ao barulho, só acelerou mais o processo. Porque não criar as matriculas por município como alguns países da Europa têm? E colocar outro tipo de matriculas nos motociclos? E reutilizar as matriculas de viaturas já abatidas? Portugal só copia dos outros o que interessa aos governos e aos amigos partidários…

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Pelos teus cálculos errados, sim, quando chegarmos ao final do ano a série acabou. Mas como os teus cálculos não correspondem à realidade não temos que nos preocupar. No entanto quando chegou a altura de criar o sistema de matrículas europeias o design usado foi copiado pelo nosso e o da Irlanda. Parabéns pelo teu comentário redutor e idiótico.

    2. Avatar de poiou
      poiou

      Rui Pedro, o problema com os carros abatidos é que não se sabe se estão mesmo abatidos ou não, quantos carros supostamente abatidos não têm matriculas ainda activas?

      1. Avatar de Tiago Branco
        Tiago Branco

        poiou, para se poder abater um carro (Veículos em Fim de Vida – VFV) um dos documentos obrigatórios que os centro de abate têm que pedir é do cancelamento da matrícula (modelo 19 do IMT assinado pelo proprietário da viatura, reconhecida notarialmente no caso de empresas e em caso de falecimento do proprietário é assinado pelo herdeiro cabeça de casal) http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/CancelamentoMatricula/FimVida/Paginas/VFV.aspx

        Isto para dizer o quê? Que o abate só pode ser feito depois de entregue o pedido de cancelamento de matrícula. Não quer isto dizer que ela possa ser usada por outro veículo. 😛

    3. Avatar de Marco
      Marco

      o sistema de matricula por municipio está em desuso em muitos países devido às guerrinhas entre município.

  12. Avatar de Filipe
    Filipe

    Excelente solução para a língua portuguesa…
    Mal posso esperar ver a minha mãe/pai a chegar com um carro novo com as matrículas…
    XI-00-XI
    PI-00-PI
    CO-OO-CO
    CO-OO-NA
    PE-11-DO
    FO-00-DA
    CA-00-CA
    PU-00-TA
    PR-33-TO
    SE-69-XO
    LE-11-TE
    BO-00-AA
    BO-00-MM
    CH-11-CO
    MA-00-MA
    CH-00-PA
    FU-33-CK
    CU-00-CU
    BA-00-BA

    Enfim, tantas possibilidades…
    O facebook de algumas pessoas vai rebentar…

    1. Avatar de ssss
      ssss

      vai ser giro 😀

    2. Avatar de poiou
      poiou

      Esses casos não são atribuídos a veículos, se reparares não existe nenhum carro com por exemplo CU na matricula

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        A sério? Nunca tinha reparado!
        Não queria alimentar a discussão de qual o melhor sistema, até porque não tenho resposta apenas preferências, mas gostava que alguém responsável não deixasse um assunto sério como este caísse no ridículo…

      2. Avatar de Sérgio Gomes
        Sérgio Gomes

        Isso é que são, já vi um ligeiro a circular com as letras CU

      3. Avatar de Nanfox
        Nanfox

        O meu avô tem um Hyundai Pony ’94 com CU na matricula…

  13. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    A questão aqui é que se registam matrículas a torto e direito… mas enfim…

    Acho que a seguir vai ser só letras ou números…

    1. Avatar de censo
      censo

      90 milhões de possibilidades se abrem. Se no ano de 2017 se fizeram 400 mil matriculas novas, então vamos ter matriculas por …225 anos. Por agora…é capaz de chegar, não ?

      1. Avatar de Tiago C
        Tiago C

        Não são 90 milhões, mas sim 45 milhões.

        Passamos de 6 milhões para 45 milhões.
        99-AA-99 10*10*26*26*10*10 == 6.760.000
        AA-99-AA 26*26*10*10*26*26 == 45.697.600

        Obviamente que estes numeros são sem as exceções de matriculas.

  14. Avatar de José R.
    José R.

    A quantidade de números e letras até poderia ficar como está. Mas sim, concordo com a atribuição da matricula ao proprietário e não ao veículo. Desta forma, acabaria por se resolver o problema de carros vendidos, que ao fim de alguns anos ainda estão no nome do anterior proprietário.

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Bom Provavelmente o sistema fica com está porque desta forma em termos informáticos e direi de inserção pouco muda. Se os campos na BD forem alfanuméricos qualquer sistema de três pares serve
    Reduz custos

  16. Avatar de GM
    GM

    Mais uma questão para baralhar. Tanto quanto é do meu conhecimento, cada sequência de duas letras corresponde a uma semana de determinado ano, pelo menos desde que começou a 00-00-AA e posteriormente 00-AA-00. Significa portanto que para se esgotar todas as combinações do sistema, teria que se vender, semanalmente, o nº de viaturas que esgotasse a combinação de nº-letra-nº. E não me parece que tal ocorra. Por exemplo, a combinação 00-LJ-00 corresponde à 3ª semana de Fev./2011. Na 4ª semana de Fev./2011, a matrícula será 00-LL-00, e seguintes.

  17. Avatar de David
    David

    Podíamos inovar 😛 e colocar um código QR! 😉 que já daria todas as informações do veículo 😉 ah e tal mas e como identificavam o veículo numa situação e fuga por exemplo… as cameras nesse momento já fotografam rápido que dá tempo a tirar a foto ao QR 😛

    Joking 😉

  18. Avatar de Helder
    Helder

    Nao concordo com a matricula ao proprietário.
    Eu tenho dois carros em casa.
    Pego no carro que me der mais jeito e nao me preocupo, a mulher paga no outro e vice versa.
    Segundo sei só entregam um par de matriculas ao proprietário.
    Nao me estou a ver a mudar as matriculas sempre que quero mudar de carro.
    Alguem com mais conhecimento na matéria que esclareça melhor.

    1. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Segundo sei, tu podes andar com o carro com a matricula da tua mulher, é a mesma coisa do que andares com o carro que está em nome de outrem. Não tenho a certeza.

    2. Avatar de D!
      D!

      Claro que não precisas de mudar de matriculas.

    3. Avatar de David
      David

      Espero nao estará dizer algo errado! Mas em principio podes ter mais do que uma matricula! a diferença é que se tens dois carros e uma matricula, pagas 1 seguro pelo veiculo com maior “risco” e um adicional pelo segundo carro! nessa situação pagas tb menos de imposto de circulação e afins! No caso de 2 matriculas ou mais, pagas como actualmente o fazes… cada carro o seu segundo, o seu selo, e o imposto de circulação!

      Claro que tudo depende da vida de cada um! mas no caso de alguém que tem um carro para o fim de semana e durante a semana anda com o outro! torna-se menos dispendioso o sistema actual! Contudo, nao se consegue agradar a todos! Mas concordo que a matricula deve ser atribuída a pessoa e não ao carro!

    4. Avatar de Vitor
      Vitor

      Exemplo Suiço: podes ter/pedir quantas matriculas quiseres, la por teres dois carros nao significa que so podes pedir uma…. agora, vantagens de teres uma matricula em dois carros? tens o teu carro do dia a dia para ir trabalhar e fazer compras e ao fim de semana queres andar no teu Ferrari…. nestes casos so pagas um premio de seguro tambem, que corresponde ao veiculo mais caro…

      depois, se tens carta nada te impede de andares com o carro de alguem, se fazes asneiras na estrada eles identificam o proprietario e nao o condutor…

  19. Avatar de Helder
    Helder

    E se tiver dois carros meus, um de 5 lugares e um de 2 por exemplo.
    Posso ter os dois matriculados com a mesma matricula?
    É que tiver de ir alternando as matriculas é estupido.

  20. Avatar de Helder
    Helder

    O ideal era nao ter matriculas, mas sim um emissor que identifica a viatura.
    Hoje em dia nao era nada de mais.

    1. Avatar de Sérgio Gomes
      Sérgio Gomes

      Isso nunca vai acontecer, porque muitas “provas fotográficas” cairiam por terra.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Já foi tentado no reinado do vigário Sócrates, em que esteve quase quase a ser obrigatória a colocação de 1 chip em cada carro para identificação. Mas os juristas não gostaram e vieram logo dizer que viola a constituição e a liberdade pessoal, porque facilmente o estado podia saber onde estavamos…….. como se não fosse possível recorrendo aos telemóveis…….

  21. Avatar de Tiago C
    Tiago C

    Não são 90 milhões, mas sim 45 milhões.

    Passamos de 6 milhões para 45 milhões.
    99-AA-99 10*10*26*26*10*10 == 6.760.000
    AA-99-AA 26*26*10*10*26*26 == 45.697.600

    Obviamente que estes números são sem as exceções de matriculas.

  22. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Tantos problemas com as placas matriculas dos veículos. Deixo uma sugestão.
    Por que razão, as ditas placas não são atribuídas aos proprietários do veículo, no caso de troca de carro, troca somente o dito carro, guardando as mesmas.
    Assim pode trocar de carro as vezes que entender, mas a matricula será sempre a mesma.

  23. Avatar de Mike
    Mike

    Interessante era fazerem como noutros países da Europa ou o que já fazem com as matrículas dos reboques: a matrícula ter a identificação da zona onde está matriculado. A exemplo de uma matrícula alemã (F-AA 1111) conseguimos saber que o carro pertence à zona de Frankfurt (F) com a identificação AA 1111. As vantagens são algumas: primeiro, quando se compra um carro usado, ao fazer o registo do mesmo, obtem-se uma nova matrícula respeitante à nova zona onde é matriculado; segundo, quando um carro é roubado, para a polícia é muito mais fácil de identificar, porque numa zona onde a identificação da maioria das matrículas é uma, uma que seja diferente dessa zona é muito mais rapidamente identificada nas estradas; terceiro, para o proprietário é menos um grupo que tem que decorar da matrícula, já que na sua zona começam todas pela mesma identificação. Por fim, para esse sistema funcionar, seria necessário adoptar os respectivos selos autocolantes nas matrículas (tal como o exemplo da matrícula alemã): um é holográfico e tem o brasão da cidade/distrito e é o que identifica se a matrícula está registada e válida (ao dar baixa da matrícula, esse selo é destruído pelos serviços competentes, como p.ex. IMT); o outro é referente à inspecção, onde o mesmo tem uma cor diferente por cada ano (pode repetir-se após o 3 ano) e indicação da sua validade em ano e mês. Com este último selo, é mais simples para a polícia identificar se um determinado automóvel está com a inspecção em dia, porque sabe que p.ex. a cor verde e azul referem-se ao ano de 2018 e 2019 respectivamente, logo qualquer outra cor que esteja na matrícula indica logo à partida que a inspecção está caducada… Eu pessoalmente acho o sistema alemão muito bem pensado…

    1. Avatar de Olly
      Olly

      Até certo ponto sim, mas também acarreta outros ‘problemas’: primeiro a falta de privacidade, toda a gente vai saber que os donos de determinado carro são ‘de fora’ se alguém se deslocar para mais longe… Segundo, e em seguimento do primeiro, o carro com matrícula ‘de fora’ torna-se um alvo mais apetitoso para o eventual amigo do alheio… Mas é sempre uma ideia a debater ou a ter em conta para uma solução mais duradoura.

  24. Avatar de Carlos Oliveira
    Carlos Oliveira

    A matricula que mandei fazer agora tem um selo com o ano e o mes de fabricação.
    isso tem a ver com alguma lei para mudar a matricula passado algum tempo ?

  25. Avatar de G d
    G d

    Sou do Brasil e li a matéria. Aqui tbm estamos em um processo de mudança de placas (matriculas) o sistema antigo tinha 3 letras e 4 números (AAA-1234) . Cada estado tem uma sequência de letras e ainda diz o nome da cidade q o veículo pertence. Esse sistema durou 30 anos aqui no Brasil e aqui é um país gigante perto de Portugal, seria uma boa ideia essa placa em Portugal, Talvez durasse mais de 50 anos até as combinações se esgotarem. Valeu meus queridos irmãos portugueses, aprecio muito seu país e um dia quero visitá – lo