OnePlus 5T no topo da lista dos smartphones com maior radiação

32 Comentários

Desde que surgiram, que uma das maiores preocupações associadas aos telefones móveis são os efeitos nocivos das radiações no cérebro. Os estudos sucedem-se, nem sempre com conclusões similares e sempre sem conseguirem ter uma resposta afirmativa.

Uma lista agora publicada veio mostrar quais os smartphones da atualidade que maior radiação emitem. O topo da lista pertence ao bem conhecido OnePlus 5T.

OnePlus 5T

A radiação emitida pelos smartphones é um dado adquirido e a maioria das marcas tenta minimizar a sua propagação. Os padrões máximos aconselhados estão definidos e, por isso, as medições sucedem-se, tendo sempre como base estes valores.

A lista agora apresentada mostra de forma clara quem domina, pela negativa, esta tabela, com valores até superiores ao que seria permitido e que está definido nos padrões.

A encabeçar esta lista temos o OnePlus 5T, que reclama para si 168 W/kg. Este é seguido por várias marcas chinesas, que dominam esta lista, tendo 9 em 15 equipamentos.

OnePlus 5T

Também outras marcas conhecidas estão presentes, entre elas a Apple. A marca americana é “representada” pelo iPhone 7, iPhone 8 e iPhone 7 Plus, que apresentam 1,38 W/Kg, 1,32 W/Kg e 1,24 W/Kg.

Toda esta informação foi recolhida pelo departamento federal alemão para a proteção de Radiação (BfS), que tem uma vasta base de dados de equipamentos. Esta entidade define o valor máximo de 0,60 W/Kg para a sua certificação Blue Angel. A FCC, a entidade similar norte-americana, estabelece o valor de 1,6 W/kg como máximo aceitável para emissão de radiação.

Fonte

OnePlus

Mais informação sobre os efeitos dos telemóveis

Há ou não risco de cancro no cérebro por uso dos telemóveis?

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    A Huawei mal vista, e parabéns à Samsung e já agora à Xiaomi (surpreendente!)

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Asus não consta na Lista!
        “Current models (as of December 31,2017) from the following vendors: Apple, Blackberry, Google, HTC, Huawei, LG, Motorola, Nokia, Oneplus, Samsung, Sony, Xiaomi, ZTE.”

  2. Avatar de André Fontes
    André Fontes

    O problema é o facto de este ano a Oneplus ter lançado uma versão Global, o mesmo não aconteceu por exemplo com o Oneplus 3 que estava no Top5 dos “mais saudáveis” com 0.394 W/kg já que a seguiam os CE standards.
    Aproveito para pedir que completem o artigo com a restante informação revelada sobre o tema https://www.statista.com/chart/12841/the-phones-emitting-the-least-radiation/

    1. Avatar de Bob
      Bob

      E estava eu a pensar….. onde estará o meu Oneplus 3, numa lista destas 😛

      1. Avatar de João Filipe
        João Filipe

        Onde se pode comprar o OnePlus 3 ou 3T?

  3. Avatar de Manuel Antonio da Conceição Dias
    Manuel Antonio da Conceição Dias

    …e à LG. Já agora. Limpos.

  4. Avatar de cK
    cK

    Ainda bem que o meu Huawei P10 lite não está na lista

  5. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Está visto que a maioria das marcas chinesas não tem cuidado com a radiação assim com a tradicional Apple, ” o importante é ter cobertura” … Pedro, bom artigo. Se quiseres altera “que reclama para si 168 W/kg” para 1.68 😉

    1. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      A chinesa maioritária (Xiaomi) portou-se bem.

  6. Avatar de Jook1942
    Jook1942

    O Xiaomi Mi A1 tem 1.75 e não aparece na lista?
    Comprei um para a minha mulher e ando preocupado com isso. Acho que o vou despachar, apesar de gostar do telemóvel.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      “Para telemóveis e outros dispositivos móveis, o limite do valor do SAR é de 2W/kg considerando uma massa de tecido de 10g, que absorve a maior parte do sinal. (IEC 62209-1)”

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Mi A1 com 2 cartões sim pode atingir esse valor mas não com 1 cartão!
        “while calling with phone placed on ear excluding dual sim phones”

  7. Avatar de MS
    MS

    E eu que tenho um Huawei P9 !! Estou feito ao bife!!
    Porém, penso que a radiação emitida pelo nosso smartphone deveria ser um fator de peso na escolha de um equipamento deste género.
    O que pensam, pessoal do Pplware??

    1. Avatar de So7t
      So7t

      Ora aí está um critério interessante!! Vou mais longe e acho que esses valores deveriam vir expostos de modo visível na caixa… Quem sabe uma tabela classificativa colorida e de fácil leitura como já acontece com outros aparelhos(frigoríficos, máquinas de lavar,..)
      Fica a ideia…

  8. Avatar de AS
    AS

    Qual o erro da medição?

  9. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Olha o meu lumia ta em 3 🙁

  10. Avatar de Ze
    Ze

    Infelizmente não é só os smartphones que emitem radiação!

  11. Avatar de V.T.
    V.T.

    Obrigado Samsung. Meu belo S7!

  12. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Somos todo radioactivos.

  13. Avatar de Ocputus
    Ocputus

    Uma placa de chumbo? Lol

  14. Avatar de Ricardo Teixeira
    Ricardo Teixeira

    Até nas radiaçoes a aplle está ao nível dos maiores…

    1. Avatar de Joel Reis
      Joel Reis

      Parem lá com isso que o Hélder aqui não aparece, ele gosta de radiações, até enfia auriculares wireless dentro da cabeça.

    2. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Não vez os últimos modelos na lista!
      🙂

    3. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Não vês..

      1. Avatar de Napoleon Bonaparte
        Napoleon Bonaparte

        Não viu…

  15. Avatar de jonas
    jonas

    o meu htc u11 tem 0.45 ao ouvido e 0.60 no corpo. bem bom.
    Sempre disse que a oneplus “atalhava” em muita coisa só para parecer “bom” no papel e nos benchmarks.
    é que tem piorado em cada versao que lança.

  16. Avatar de Joao
    Joao

    Já que ninguém fala no Wiko penso que este frite o cérebro dos que oaoutros

  17. Avatar de jp
    jp

    eu costumo falar por alta voz … logo isso é uma cena que a mim nao me assiste!

  18. Avatar de Helder Vaz
    Helder Vaz

    Isso é tudo uma treta, vou falar por experiência de 20 anos a trabalhar com RF…
    As antenas espalhadas por esse mundo fora e principalmente aquelas que muitos tem 24/7 no topo do edifício onde moram ou mesmo no edifício vizinho, sim, aquelas que podem ver quando vão à janela ao acordar, essas podem radiar com uma potência que varia entre os 15W dependendo da frequência, se a exposição quase diária nestas condições ainda não fez provar efeitos nocivos, não entendo qual a preocupação com os níveis de radiação de um telemóvel!!!
    A lei Portuguesa para níveis de radiação estipula para o GSM 4,5W m2 e UMTS 10W m2 este segundo com 10W m2 significa o dobro da potência de uma antena do telemóvel.. já a OMS (organização mundial de saude) estipula 4W/kg valor de absorção o que é mais do dobro do valor mais alto aqui referenciado…
    Estão assim tão preocupados com o SAR provocado pela radiação dos vossos equipamentos moveis???

    Já agora PPlware, não são 163W/Kg mas sim 1.63W/Kg