Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa (3)

78 Comentários

Considera que está na hora de deixar o Windows ou o macOS e partir à descoberta de uma distribuição Linux? As possibilidades são muitas, mas a nossa sugestão vai para o elementary OS. Esta distribuição é “simplesmente” bonita e muito funcional, além de que tem como base o Ubuntu.

Afinal o que tem uma distribuição Linux destas “lá dentro”?



No último artigo mostrámos aqui como poderiam instalar aplicações no elementary OS sem ter de recorrer à linha de comandos.

Tal como o Windows 10, o elementary OS tem também um “Painel de Controlo” que neste sistema se chama “System Settings”, onde estão disponíveis várias funcionalidades que permitem personalizar o sistema e não só.

System Settings

Dentro do “System Settings” é possível configurar os mais diversos parâmetros do sistema. Podemos, por exemplo, escolher a resolução do ecrã, layout do teclado, configurar impressoras, configurar a rede e partilha de ficheiros, configurar data e hora, criar utilizadores e grupos, etc.

Por exemplo, se quiser criar uma conta no elementary OS basta aceder a user Accounts, carregar no sinal ‘+’, no canto inferior esquerdo, e depois preencher o formulário com os dados que são solicitados.

Fácil não é? Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

Comentários

78

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro munhoz
    Pedro munhoz

    Eu preciso do Onedrive funcionando com o Word
    Também preciso do Lightroom e Photoshop funcionando com a cloud da Adobe.
    O elementary tem isso?

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Tens o LibreOffice e tens o GIMP 🙂

      Com algumas diferenças mas a ideia está lá.

      É tudo free

      1. Avatar de pedro
        pedro

        ahhhhhhh … algumas diferenças!!!

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Não, não tem o Photoshop nem o OneDrive nem essa bosta toda….sendo assim linux não é para ti… não uses… mantém-te no Windows…

          1. Avatar de João Tavares
            João Tavares

            Não é bosta toda, se calhar usa para trabalhar. Para ir ao facebook, gmail e youtube o linux serve. Bosta mesmo é linux.

        2. Avatar de Bruno Pinto
          Bruno Pinto

          Apenas existem porque os desenvolvedores desses softwares não têm interesse em desenvolver software para sistemas operativos com poucos utilizadores. E até o mundo começar a virar um pouco mais para linux, apenas macOS e Windows sobrevivem nesse tipo de ecossistemas…….. Agora criticares o linux por falta de desenvolvimento pelas empresas de software (diria mais falta de interesse na verdade…) é um pouco errado…

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        LOL!!! É o mesmo que dizeres que um mini e um camião só têm umas pequenas diferenças… quase não se notam

    2. Avatar de Francisco Lopes
      Francisco Lopes

      O Linux tem coisas bem melhores, que uso à anos. Para o Word o Libre Office, para o Photoshop o GIMP, para tratamento de imagens RAW o Rawtherapee. Tenho formação em Photoshop, que me ajudou a valorizar as poderosas ferramentas de tratamento de imagens, que referi.

    3. Avatar de Francisco Lopes
      Francisco Lopes

      Para o Word o Libre Office, para Photoshop o GIMP, para tratamento de imagens RAW o Rawtherapee. À bastantes anos que trabalho com estas ferramentas, quando tirei alguns cursos das ferramentas da Adobe, mais valorizei estes aplicações ditas gratuitas.

    4. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      90% do pessoal que usa pc está nem sabe o que é isso … O elementary não sei mas o linux tem que chega.

    5. Avatar de Clodoaldo
      Clodoaldo

      Use Windows se tais programas são indispensáveis.

    6. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Onedrive e o Word gratuito?? sim online…basta ter uma conta @Hotmail ou 365..
      se tiveres a licença do word podes instalar via WINE ou VirtualBox

    7. Avatar de Siresp Rescue
      Siresp Rescue

      Sempre podes usar o Wine.. mas ficar dependente de apenas um ou outro programa é mau…

  2. Avatar de Pedro Carvalho
    Pedro Carvalho

    Bom artigo. É sempre boa ideia apresentarem estas alternativas aos vossos fiéis leitores. Irei experimentar esta, uma vez que em termos de funcionalidade parece nada ficar a dever ao Windows.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Desde 2013 precisei de formatar o PC e não queria comprar nem perder tempo para contornar .

      Instalei o Linux Mint e não quero outra coisa…

      Este também é uma boa opção para quem quer começar a ver alternativas.

  3. Avatar de tiago santos
    tiago santos

    e em termos de jogos? etç? pode dar alguma resposta no proximo artigo !

    1. Avatar de Lunatic
      Lunatic

      Como é obvio, não

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Existe atualmente até uma boa escolha no Steam (claro que longe das opções Windows), mas já existem alguns dos jogos mais populares também para Linux – instala o Steam na tua distro e pesquisa.

      1. Avatar de Pérolas
        Pérolas

        Já estou a ver que és fã do Counter-Strike 😀

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Por acaso não – apesar de jogar alguns do género! 😀
          Eu não jogo em Linux, mas sei que existem alguns jogos mais conhecidos para Linux.

    1. Avatar de Jim
      Jim

      Microsoft Office só existe no Linux na forma “online”. Há até maneiras de fazer funcionar utilizando o Wine, mas porque ao invés de usar algo que não existe de fato, usar o que o Linux oferece? No caso o LibreOffice é uma das suite Office mais completa e popular. Se quer algo mais Windows-like, prefira o WPS Office. Na distro Deepin ele já vem pré-instalado.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Eu preciso de Excel para trabalhar, não é para andar a brincar às spreadsheets. O problema do Linux é esse… falta de programas

        1. Avatar de Paulo Trindade
          Paulo Trindade

          Tens o Softmaker Office para Linux. A versão paga é uma boa solução até para uso profissional.

        2. Avatar de Clodoaldo
          Clodoaldo

          Use Windows

        3. Avatar de Carlos Fernandes
          Carlos Fernandes

          Se tiveres a licença do Microsoft Office podes instalar no “Linux” via Wine ou Playonlinux.

          …e o problema do Linux não é falta de programas é falta de drivers dos fabricantes…mais nada.

          1. Avatar de Clodoaldo
            Clodoaldo

            Não tenho falta de drivers com meu notebook e nem com meu desktop.

  4. Avatar de Yuri Bandeira
    Yuri Bandeira

    Instalei o Elementary OS em um notebook Dell de 5 anos. Posso dizer que é leve, bonito e usual. Porém vem sendo uma dor de cabeça o consumo exagerado da bateria. Já instalei o TLP (via terminal) ainda assim o SO suga a bateria como bucha a água.

        1. Avatar de Yuri
          Yuri

          Vou verificar aqui. Obrigado.

      1. Avatar de Yuri
        Yuri

        Vou verificar aqui. Obrigado.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Há um!s tempos atrás, no site “maketecheasier” um programa que te resolverá o problema.
      Não me lembro do nome, mas pesquisa que| está por lá.

    2. Avatar de Camt
      Camt

      Experimenta o Linux lite ele é muito leve e tens as configurações logo ali à “mão” o elementary é muito bonito mas se não o configurares bem vais te ver aflito

  5. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    Dentro do mundo Linux ainda é uma solução pouco viável. O pantheon (ambiente gráfico do eOS) apesar de ser baseado em gnome, ainda tem muito que crescer para ser, por exemplo, comparável ao seu pai. Não sei porque falam sempre de leveza do SO, quando se fala de Linux. Parece que Linux é mais recomendável para computadores obsoletos. Linux não tem nada a haver com Windows e Mac, não percebo também as comparações. É tudo uma questão de gosto, é natural um gamer não abdicar do seu Windows para experimentar um SO, cujas melhores drivers gráficas são Open source. É a realidade. Eu tenho o antergos com o gnome e não o troco por nada, porque apesar de se falar muito da sua complexidade, Linux baseado em arch é para mim a maneira mais fácil e cómoda de se utilizar um computador.

  6. Avatar de okapi
    okapi

    Eu preciso ter o meu smartphone sincronizado com o meu laptop e Desktop dá para fazer isso. Tenho que ter o onedrive, o OneNote , Outlook calendar e ver no Monitor as mensagens ou chamadas que recebo em tempo real.
    Se der para fazer isto tudo, eu ainda instalo num laptop que aqui tenho parado e dou algum do tempo para configurar.

    1. Avatar de Jim
      Jim

      Dá pra instalar tudo isso.

      Mas se for querer suite Adobe e Office esqueça!

      1. Avatar de okapi
        okapi

        Então já está melhor. Para o que pretendo dispenso as suite, o Libre office chega. Vou instalar e estudar o assunto..

        1. Avatar de Carlos Fernandes
          Carlos Fernandes

          Exprimenta o Microsoft online …(só precisas de um Browser e Internet)
          https://products.office.com/pt-pt/office-online/documents-spreadsheets-presentations-office-online

  7. Avatar de Jim
    Jim

    Falta algo pro Elementary OS ficar melhor ainda

    > Sair das garras do Ubuntu
    > Criar uma GUI mais amigável pra instalação de drivers, a atual está escondida meio que na parte de atualização do sistema
    > Mostrar detalhes das atualizações, deveriam ser mais transparentes quanto ao que está sendo de fato instalado.
    > Ter alguma forma nativa de criar pontos de restauração
    > Trocar o browser Epiphany por alguma outro que seja menos bugado. Entendo que eles queiram ao máximo copiar o browser do Mac OS, o Safari, mas tá bem ruim essa “cópia”.

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Se a interface das atualizações for igual ao ubuntu entao existira uma cena que diz “Detalhes” clica ai e veras tudo o que esta a ser instalado e tudo o que esta a ser feito no sistema devido a atualização

  8. Avatar de António
    António

    nunca na vida substitui um dos dois 🙂 e o software? comparar gimp com photoshop? inkscape com illustrator ou indesign?

    b*tch please…

  9. Avatar de arc
    arc

    Não sei qual o problema de o Linux, ainda em pleno século 21 não ter as “tais ferramentas”, tão imprescindíveis reclamadas por muitos utilizadores, que vivem e convivem em pleno estado de felicidade com outros SOs.
    Ou será que possui muitas delas, e existe relutância à mudança?

    Photoshop → GIMP ou Krita
    Lightroom → Darktable ou RawTherapee
    Illustrator → Inkscape
    Premiere Pro → Cinelerra, Lightworks ou Kdenlive
    InDesign → Scribus
    Audition → Audacity, Ardour ou LMMS
    Animate – Synfig
    Encore → DVDStyler

    Ops…já sei…a curva de aprendizagem é demorada, as interfaces são “horrendas”, etc.

    1. Avatar de JG
      JG

      Compreendo a tentativa de sugerir as alternativas (bastante boas até) existentes em Linux. No entanto, na suite Adobe, se eu estiver a editar vídeo no Premiere posso ao mesmo tempo fazer uma composição em After Effects e editar clean plates em Photoshop que assim que gravar, tudo isso é imediatamente actualizado no Premiere. O mesmo acontece com os restantes programas da Suite como o Audition e o Illustrator.
      Além da relutância à mudança, creio que a grande razão continua a ser a integração entre todos os programas da Suite, seguido pela interface curada de todos eles e facilidade de utilização.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Sim, algumas são alternativas viáveis e até bastante competentes (e profissionais).
      Mas há uma coisa que torna o Adobe Suite sem alternativa, o facto de tudo trabalhar entre si, ou seja, eu meto ficheiros de Photoshop ou Illustrator directamente no Premiere, que por sua vez crio ligações para After Effects, Audition, etc., etc. Não preciso de andar a renderizar, converter, gravar em formatos standard, etc.
      O workflow torna-se muito mais rápido e isso não se faz com mais nenhuma alternativa.
      Workflow rápido = muito tempo poupado.

      O mesmo se aplica ao Office e integração de multiplas outras ferramentas dentro do proprio Office – e o Office 365 (como suite transversal) não tem alternativa, ponto.

      1. Avatar de arc
        arc

        JG e Cortano…assim vale a pena trocar ideias, sem paixões, sem o “bota abaixo” só porque sim!
        Concordo em absoluto com o workflow, e aí sim a gama de produtos Adobe como fazendo parte de uma suite, levam a vantagem, para os produtos que citei.

        Assim, quem sabe, um dia venha a ser melhorado em Linux essa importante nuance.

        Portanto, para mim, utilizador de Linux à cerca de 17 anos, já vi o panorama mais cinzento para os meus lados…

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Sim, claramente que o software de multimédia teve uma evolução bastante notória (principalmente nos últimos 5 anos).
          Diria que em especial na área do video e musica é onde tenho notado uma evolução bastante positiva – e video incluo o Blender

          1. Avatar de arc
            arc

            E … Mixxx, Musercore, Piano Booster, Rosegarden, Jack, Hidrogen, Guitarix, Ardour, Airtime, etc…Não nos podemos queixar de excelentes ferramentas de Áudio/Vídeo em Linux.

      2. Avatar de Paulo Trindade
        Paulo Trindade

        A nível de edição multimédia não há comparação entre as ferramentas disponíveis para Linux. Existem algumas boas alternativas para Linux mas nenhumas tão integradas e com o workflow das ferramentas da Adobe.

        Quanto ao MS Office, depende das novidades. Se for para uso integrado com os restantes serviços Microsoft o melhor é mesmo o MS 365.

        Se for para uso das apps de forma independente o Softmaker Office é uma suite de elevada qualidade. Atenção que estou a falar de uma solução a pagar e que convém não confundir com o Softmaker FreeOffice que é uma solução gratuita e mais básica.

        Cada sistema tem as suas vantagens e desvantagens dependendo das necessidades dos utilizadores. Por exemplo, para desenvolvimento, Linux já é uma excelente plataforma e dispôe de excelentes ferramentas.

        Linux não é um substituto de nada. Tal como não são o Windows e o Mac. São alternativas. Por isso não entendo estas “guerrinhas” e discussões muitas vezes desprovidas de conhecimento. Mas titulos como o de este artigo ajudam a fomentar essas guerras.

        1. Avatar de Paulo Trindade
          Paulo Trindade

          Onde escrevi “Quanto ao MS Office, depende das novidades” queria dizer “Quanto ao MS Office, depende das necessidades”.

        2. Avatar de Cortano
          Cortano

          “Linux não é um substituto de nada. Tal como não são o Windows e o Mac. São alternativas. ”

          +1000. Esta devia ser a mentalidade e não estas guerrinhas parvas e de medição do sexo.

  10. Avatar de João Silva
    João Silva

    O elementary OS foi o meu SO durante muito tempo mas recentemente mudei para o Pop!_OS (https://system76.com/pop), baseado em Ubuntu (mais um). Uma sugestão para futuros artigos.
    Excelente artigo, continuem com o bom trabalho

  11. Avatar de Cortano
    Cortano

    O Elementary OS é giro, leve, de fácil utilização mas, ao mesmo tempo, é demasiado básico e torna-se complicado fazer coisas básicas porque as próprias ferramentas do sistema são demasiado simplistas.
    Continuo a preferir o Mint, acho que em termos de usabilidade e opções, continua a se para mim (utilizador 100% Windows), a melhor distro Linux.

    1. Avatar de Nuno Santos
      Nuno Santos

      +1 a usar o mint num portatil acer i5 e ate a data nao me queixo. Win so msm o 10 e no desktop para os jogos do puto mais nada. Por mim colocava mint ate no huawei p9 lite e no tablet da asus mas infelizmente nao consigo.

    2. Avatar de arc
      arc

      Primeiro Ubuntu e depois Linux Mint e tudo ficou diferente. Mint foi a “pedrada no charco”, colocando o Linux fácil para o utilizador que deseja…click and go.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Curiosamente, não gosto nada do Ubuntu – aquela interface faz-me um bocado de confusão.
        Acho o Mint muito mais bem conseguido porque seguiu a forma como as pessoas estão habituadas a usar um PC, e nisso os responsáveis do Mint pensaram bem e foram inteligentes.

        1. Avatar de arc
          arc

          Simplesmente, falei em Ubuntu como cronologia em termos de distribuição que fez uma primeira abordagem mais “séria” para os novos utilizadores que necessitavam de ferramentas com pouca interferência à CLI.
          Quanto ao Mint, não posso estar mais de acordo, esse SIM, fez o trabalho de casa bem feito, que nem os utilizadores Ubuntu estavam à espera, daí ter escrito “Mint foi a pedrada no charco”. Ver como referência o Cinnamom e o Mate, como sendo interfaces com um look and feel, em que colocou o PC com Linux, mais perto do comum dos mortais.
          Para mim, o Mint, destronou o mito enraizado em que o Linux, era só para alguns, e como venho a afirmar, os utilizadores de Linux de hoje e não só, querem plasticidade e rapidez para aplicarem os seus desejos/necessidades ao SO, de uma formula simples e rápida.
          Deixando, para os mais interessados, caso desejem, estudarem mais profundamente outros aspectos, … mas isso é valido para outros SOs e aplicações, etc., etc.

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            Eu só comentei o Ubuntu mesmo por curiosidade.
            Acho que a minha primeira experiência com Linux foi com Fedora há muitos anos atrás. Há dias instalei a versão mais recente e acho que deram cabo daquilo com esta interface que não consegui perceber a lógica.

            O Mint não tentou reinventar a roda no que toca à utilização do PC/interface. O Mint percebeu como as pessoas usam, como é o utilizador de hoje em dia e criou um interface intuitivo.
            Podemos dizer que é parecido com o Windows… mas se 90% das pessoas usam ou estão habituadas à forma de usar o PC com Windows, nada melhor que apresentares um produto que siga a mesma filosofia de interacção e ao mesmo tempo criares o teu espaço e marca.

  12. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Damn, podes instalar o Wine ou o playonlinux e emulas o que necessitas. Tambem podes colocar o Libreoffice bastante completo e facil de usar ou o wps office é mais windons-like

    1. Avatar de arc
      arc

      Pessoalmente não uso emulação, mas para quem venha a necessitar: …https://www.playonlinux.com/en/supported_apps.html
      e a sua wiki…
      http://wiki.playonlinux.com/index.php/Main_Page

  13. Avatar de Cameo
    Cameo

    Mete o Kali e dá pra tudo

  14. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Quando faço comentários a criticar os vossos artigos, nunca são aceites, que conveniente vosso 🙂

  15. Avatar de Bruno Araújo
    Bruno Araújo

    “Adeus Windows” que exagero, Linux é super interessante e tem crescido com o boom dos androids mas quando é para trabalhar a sério, seja programação ou design, a resposta é e vai ser durante muito mais tempo windows e Mac OS

    1. Avatar de arc
      arc

      Hoje, estou a aprender bastante…

  16. Avatar de Semtecto
    Semtecto

    Se funcionasse no surface RT era ouro sobre azul…
    Tenho um para deitar ao lixo…

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Faz como eu, atualmente tenho-o a service de acesso remoto a uma VM com Windows Insider 😀
      Já andei às voltas para ver se conseguia fazer com que ele acedesse às VMs com linux, mas não consigo

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        *service = Surface RT

  17. Avatar de arc
    arc

    Daniel “… só não é é para as unhas de qualquer utilizador.”

    Não queiras voltar a 1991. Estamos em 2018!
    Não queiras voltar ao tempo, em que uma distribuição de Linux eram 2 disquetes (boot e root), vai ver quem foi H.J.Lu! (ainda está vivo e tem a responsabilidade do binutils).
    Não queiras voltar ao tempo passado, eu não tenho saudades do SLS, se tens, bom proveito e respeito a tua escolha.
    Hoje em dia os utilizadores, querem click and go em tudo…e o Linux dá isso para eles, FINALMENTE.
    Se eu concordo com o click and go do Linux hoje? Em grande grande parte SIM e não, mas eu não conto para esse número.

    E fico-me por aqui mesmo.

  18. Avatar de Clodoaldo
    Clodoaldo

    Quem precisa de programas do Windows para trabalhar e não tem tempo e ou interesse em aprender usar substituos no Linux, continue usando Windows. Não há motivos para discussões. Melhor sistema operacional é aquele que atende as necessidades do usuário.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Não é uma questão de tempo, tal como já foi referido em cima, apesar de já existirem boas alternativas, há todo um mecanismo e suporte em redor do software para Windows (e mac), que não existe em Linux.

      1. Avatar de Clodoaldo
        Clodoaldo

        Usar sistema operacional que atende necessidades do usuário é uma questão de bom senso.

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      +1… Esta discussão não tem sentido….eu também uso software em Windows, que não hã outra escolha por ser muito especifico(neste caso em concreto software de diagnóstico automóvel) e uso uma maquina virtual Windows para isso… Mas não ando aqui e ali a dizer que este SO é melhor que o outro…Eu uso os dois e tenho a minha opinião sobre um e outro…mas continuo a dizer o melhor SO é aquele que melhor se adapta a cada um…

  19. Avatar de Cortano
    Cortano

    Depois choram que o Linux não tem utilizadores… e que são mal vistos… e ninguém os compreende…
    Essa tua conversa é conversa de alguém armado em esperto e elitista! Pensamento ridiculo do “AH, eu uso Linux sou mais expert com computadores que os outros”.

    1. Avatar de Allez
      Allez

      Na minha opinião, comentários de chicos espertos e elististas são os comentários do tipo “ah e tal, tem excel?! preciso da suite adobe! e jogos? quem usa linux são os cromos,…”. Comentários que aparecem sempre que há um artigo sobre gnu/linux e não são nada construtivos. Pena que nunca se apercebam que isso certos softwares não existem por culpa dos desenvolvedores. Temos é que louvar as comunidades que já muito fazem em fornecer alternativas para uma sociedade que se quer livre e aberta. Isso sim é construtivo.

  20. Avatar de castillo
    castillo

    o pessoal diz que é free… mas tem limitações comerciais. Open source é codigo fonte aberto o que não é sinónimo de uso gratuito. Há uma diferença nisto. É só um pormenor.

  21. Avatar de castillo
    castillo

    só há um so que substitui o high sierra… é o que vier a seguir. Enquanto lá estiver instalado o garageband.. o photos e o movie, bem como o ebook author…

  22. Avatar de Monkeyd
    Monkeyd

    vejo tanta gente a falar que linux, nao tem isso ou aquilo…mas todos aqui servem-se de linux todor os dias, e a toda hora, vejamos: quem tem um telele ou tablet com android? esta a usar linux, internet das coisas, linux, smartwatch no linux desde 1999 quem diria, linux em modem routers linux em carros caixas multibanco, caixas registadoras nos super mercados, linux no parlamento, linux em mais de 90% dos servidores mundiais linux na industria outomovel linux para fabricas linux a ordenha vacas linux em camcoder ate tem linux em batatas…Mas se “o Windows domina no Desktop… o Linux domina o mundo”! Steve Ranger relembra que o Linux ganhou claramente a “guerra” nos smartphones, na cloud e no segmento da Internet das Coisas. A própria Microsoft tem apostado forte em sistemas Linux na sua plataforma Azure. A visão de Steve Ranger é a mesma que o Pplware. e o pessoal a dizer “use o windows…ou rwindows” e tem outra é que o linux é apenas um KERNEL sobre a liçensa GPL2…

  23. Avatar de Rogério Figueiredo
    Rogério Figueiredo

    isso era muito fixe mas depois os chineses fizeram o deepin e agora o elementary ficou muito para trás quem quiser entrar neste alyout masi mac experimente o deepin!