Hackers russos roubam informação secreta de defesa dos EUA

22 Comentários

Segundo informações veiculadas numa investigação da Associated Press, piratas informáticos russos terão obtido acesso a “segredos” da Defesa dos EUA.

Através de malware, os hackers terão levado a que, pelo menos, 87 funcionários externos importantes do Departamento de Defesa caíssem em esquemas de phishing nos seus e-mails e expusessem material sensível que tinham no e-mail.


Fancy Bear russos recorreram ao Phishing

Uma investigação da Associated Press revelou que piratas informáticos russos, que procuravam informação secreta sobre drones militares e várias outras tecnologias da Defesa dos Estados Unidos, tivessem acesso a dados importantes e secretos após comprometerem os e-mails de funcionários externos ao departamento, mas que eram importantes em vários processos ligados a tecnologias militares.

A dimensão do roubo ainda não é conhecida, contudo, as informações agora reveladas deixam perceber que os hackers tiraram proveito de uma fragilidade nacional no que toca à matéria de cibersegurança: as contas de e-mail mal protegidas.

Este grupo de hackers, conhecidos como “Fancy Bear”, são apontados como intervenientes nas eleições presidenciais norte-americanas em 2016. O esquema usado pelos piratas terá iludido pelo menos 87 pessoas que trabalham com drones, mísseis, morteiros, aviões de combate secretos, plataformas de computação na cloud e outros projetos de atividades sensíveis.

 

Empresas terceiras de material militar e aeronáutico

Estes funcionários estarão ligados a pequenas mas também as empresas gigantes da defesa como a Lockheed Martin Corp., Raytheon Co., Boeing Co., Airbus Group e General Atomics. Todas estas gigantes foram alvo dos hackers. Estão também na lista funcionários que trabalhavam para grupos comerciais, empreiteiros em países aliados dos EU… entre outros.

A investigação da AP deu a conhecer que pelo menos 40% desses funcionários abriram os links com malware e com essa ação “deram acesso” ao sistema de ficheiros.

Via

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de António Fagundes
    António Fagundes

    Dos funcionários da Critical ninguém quer saber, esses é só uma boa noite de copos na noite de Coimbra que a coisa acontece 😀

    1. Avatar de Style
      Style

      Esses aí talvez até tivessem meia dúzia de APIs ou SDKs que pudessem ser utilizados para explorar vulnerabilidades e traçar vectores de ataque.
      Mas para quê se o “good old phishing” resulta como a notícia mostra?
      A Critical, segundo sei, teve contractos com a NASA e a USAF. Este ataque aqui apanhou gigantes da aeronautica, tipo Lockheed Martin, Boeing, Northrop Grumman, General Dynamics…
      Estamos em pleno século XXI e a engenheria social continua a ser o melhor asset dos hackers.

      E ñ esquecer que todo o software que sai daqui é posteriormente modificado antes da fase de deploy.
      Nós nesse aspecto funcionamos ao contrário. Assim em off e aqui que ninguém nos vê, posso-te confidenciar que o software que gere a base de dados do INML (Instituto Nacional de Medicina Legal) da região centro (Coimbra) foi adquirido ao FBI (sim, o Federal Bureau of Investigation) e implementado na hora e isto aconteceu mais ou menos na altura do Snowden.

      Aqui já vou entrar na pura especulação mas quer-me parecer que backdoors ali, devem ser ás centenas.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    A culpa não é dos hackers é dos idiotas dos funcionários e de quem lhes confiou a informação, tanta inocência…

  3. Avatar de Jonas Tadeu
    Jonas Tadeu

    Pequena correcção:

    Onde se lê “Atomics Geral” será https://en.wikipedia.org/wiki/General_Atomics ?

  4. Avatar de Zinco
    Zinco

    Os gajos da europa de leste são simplesmente geniais. Autenticos craneos tecnológicos, as melhores mentes do mundo.

  5. Avatar de jimmy
    jimmy

    Errado!Ás melhores mentes do mundo estão na América.
    Os Russos e Chineses ,através desses métodos,tentam é roubar,o trabalho dos génios,
    que vivem na América.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      lool,
      Vai dizer isso á Airbus Europeia,
      Que passou décadas a desenvolver tecnologia para ser roubada pelos Americanos..tudo porque os ingénuos na Europa Usavam um Satélite Alugado, que pertencia a uma Empresa Americana…

      Essa já não pega…toda a gente conhece a Palavra Snowden…e aquilo que se tem revelado dos Roubos em massa Americanos por todo o mundo..
      O que chamas mentes Brilhantes, eu chamo criminosos, maioritariamente.

    2. Avatar de António Fagundes
      António Fagundes

      As mentes brilhantes que os EUA têm são todas provenientes da europa, russia, israel, coreia do sul, japao, etc.
      Devo relembrar a historia dos americanos, foram em busca de um pedaço de terra, mataram os indios todos para ficar com os seus terrenos e depois matavam-se uns aos outros, prosperaram como criminosos e oportunistas, e muitos que lá estão hoje são seus descendentes, desses não se pode esperar muito, o resto foi tudo importado.

      1. Avatar de Allez
      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Von braun uma das mentes mais “brilhantes” importadas pelos EUA…

  6. Avatar de sherek
    sherek

    o Trump trata disso ele tem a solução milagrosa, pede ao camarada Putin é pá para lá com a brincadeira

  7. Avatar de poiou
    poiou

    Como eu costumo de dizer, se a informação não fosse valiosa, os serviços de informação/serviços secretos não a classificavam de cofidencial

    1. Avatar de António Fagundes
      António Fagundes

      Não funciona assim, tens de perceber de gestão documental e classificação de informação para entender que a classificação é dada com base em parâmetros que muitas vezes são só pela ownership e não pelo content.

  8. Avatar de int3
    int3

    Porque ao contrário não acontece e é politicamente incorreto. É justificável acontecer o mesmo aos russos mas aos gringos já não.

  9. Avatar de lulu@rroz
    lulu@rroz

    Ainda a pouco tempo foi descoberto o esquema que os Estados Unidos usavam para fazer espionagem industrial, através dos seus satélites de comunicações.

    Roubar é com a NSA!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      +1
      A AirBus foi vitima desses esquemas.

      E os EUA a espiar as comunicações dos chefes de Estado?
      Essa foi demais a merkel muito indignada….lool

  10. Avatar de Carlos tavares
    Carlos tavares

    Até parece que os americanos não andam há anos a espiar tudo e todos, inclusive governos e governantes europeus (perguntem ao Snowden).

  11. Avatar de jimmy
    jimmy

    Pesquisem e vejam,quais são ás melhores universidades do mundo.