Lançamento do Falcon Heavy da SpaceX foi bem sucedido!

74 Comentários

Foi um incrível acontecimento que acabámos de testemunhar. Não poderíamos ter esperado melhor do voo inaugural do Falcon Heavy da SpaceX. Depois de um atraso de aproximadamente 2 horas em relação à hora prevista, tudo correu quase na perfeição.

E sim, conseguimos colocar um Tesla Roadster no Espaço, que deverá permanecer a orbitar o Sol durante cerca de mil milhões de anos.


Um excelente lançamento

Este foi o voo inaugural do Falcon Heavy da SpaceX que é agora, depois do seu lançamento, o foguetão operacional mais poderoso.

De uma forma resumida, o Falcon Heavy possui 27 motores Merlin que, com toda a sua força, foram capazes de enviar o Falcon Heavy para o Espaço. Este foguetão da SpaceX basicamente consiste em 3 boosters Falcon 9 juntos.

Acima de tudo, o lançamento de hoje mostrou uma performance bastante sólida do Falcon Heavy e permitiu que a SpaceX obtivesse mais dados para futuros lançamentos. Para além disso, permitiu verificar que este foguetão consegue, de facto, cumprir a missão para a qual foi desenhado: colocar objetos em órbita. E, apesar de todos os adiamentos, valeu a pena esperar.

A SpaceX anunciou há 7 anos que estava a desenvolver o Falcon Heavy e pensava ser capaz de o lançar em 2013 ou 2014. No entanto, este foguetão mostrou ser um projeto de engenharia muito mais difícil de concretizar do que aquilo que inicialmente se pensava. De qualquer das formas, a espera valeu a pena. Fomos capazes de testemunhar em direto um momento importantíssimo na história da humanidade e da exploração Espacial.

Estamos prontos para tentar alcançar mais. Já possuímos veículos muito capazes e com tecnologia bastante avançada para manter uma base na Lua e enviar Seres Humanos para Marte. E em breve seremos capazes de nos tornar numa espécie multi-planetária.


Tesla Roadster no Espaço

O envio do Tesla Roadster para o Espaço foi a cereja no topo do bolo. E, não podemos negar, que o Starman sentado no lugar do condutor e David Bowie a tocar teve um impacto muito grande.

Se o resto da missão correr como planeado, o carro de Elon Musk irá agora circular numa órbita elíptica à volta do Sol e entre a Terra e Marte, também chamada de órbita de transferência de Hohmann. Assim, esta é uma órbita de baixa energia, ou seja, requer pouca energia para colocar algo em órbita a partir da Terra.

No entanto, ainda há um pequeno pormenor que pode impedir o sucesso completo da missão. Em breve, o carro de Elon Musk deverá travessar os cinturões de Van Allen, uma região de intensa radiação que envolve o planeta Terra. E as partículas de elevada energia irão bombardear o carro e o resto do Falcon que o está a transportar.

De acordo com Elon Musk, o combustível poderá congelar e o oxigénio desaparecer o que pode ser uma grande complicação. Se a parte do Falcon que está a transportar o carro não for capaz de começar a queimar combustível pela terceira e última vez, o Tesla poderá ficar na órbita da Terra e eventualmente voltar à sua origem.

Mas vamos torcer para que tudo corra bem! Se a SpaceX for capaz de colocar um carro na órbita do sol, mostra que também consegue enviar um foguetão e toda a carga necessária até Marte.


A aterragem foi preocupante…

A aterragem era uma das coisas que mais preocupava Elon Musk. O CEO da SpaceX estava um bocado receoso porque não sabia como é que os dois boosters laterais se iriam comportar lado a lado.

Mas, quanto a isso, tudo correu na perfeição. Os dois boosters laterais foram capazes de aterrar lado a lado nas zonas de aterragem da SpaceX 1 e 2, localizadas em Cape Canaveral. E foi algo maravilhoso de se ver.

No momento em que o booster central deveria aterrar, o vídeo deixou de funcionar e não deu para perceber se realmente aterrou em segurança. Mas infelizmente o booster central não aterrou com sucesso na plataforma de aterragem chamada “Of course I still love you” localizada no Oceano Atlântico.


Pode acompanhar a viagem do Starman em direto

Através do canal no Youtube da SpaceX poderá ver em direto o progresso do carro de Elon Musk e do seu Starman enquanto viajam pelo Espaço e tentam completar a sua missão.

Foi uma ótima experiência acompanhar este importante evento, que mostra verdadeiro progresso a nível Espacial. Esperemos que a SpaceX continue sempre a evoluir, a melhorar e, acima de tudo, a desafiar as probabilidades.


Leia tambem:

É hoje! Saiba tudo acerca do lançamento do Falcon Heavy

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gabriel Rodrigues
    Gabriel Rodrigues

    “o foguetão mais poderoso alguma vez construido pelo Homem.”
    O foguetão mais poderoso alguma vez construido pelo Homem foi o Saturn V.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      mais poderoso? talvez, depende da métrica, porque a relação peso/potencia conta outra historia.
      se for peso/carga já é outra.

      1. Avatar de Gabriel Rodrigues
        Gabriel Rodrigues

        Quanto a poder, normalmente tem-se em conta a thrust do foguetão.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          Nerds a medirem foguetoes e n admira serem virgens. Coitaditos

    2. Avatar de Nonnus
      Nonnus

      “o foguetão mais poderoso alguma vez construido pelo [b]Homem[/b].”

      Mas existe algum construído por um macaco, cão, gato? Ou tem conhecimento de algum construído por algum ser vivo que vive noutro planeta?

      “o foguetão mais poderoso alguma vez construido”. (ponto.)

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        Não podes afirmar isso nesse ponto… há sempre a hipótese de ET’s!

        1. Avatar de Correia
          Correia

          devem-lhe dar outro nome com certeza.

  2. Avatar de Marco
    Marco

    https://www.theverge.com/2018/2/6/16971200/spacex-falcon-heavy-launch-success-roadster-orbit-elon-musk

    “Update February 6th, 5:10 PM ET: This post has been updated to reflect that the center core did not land on the autonomous ship as intended.”

  3. Avatar de Pedro Teixeira
    Pedro Teixeira

    “Este foi o voo inaugural do Falcon Heavy da SpaceX que é agora, depois do seu lançamento, o foguetão mais poderoso alguma vez construido pelo Homem.” Já alguem teve oportunidade de corrigir no artigo anterior, o Saturn V continua a ser, por larga margem, o expoente maximo : Payload (LEO): 140,000 kg vs 54,400 kg. https://www.universetoday.com/129989/saturn-v-vs-falcon-heavy/

    1. Avatar de Está visto que nem leem as noticias
      Está visto que nem leem as noticias

      De certo que não leu o artigo que colocou…

      Saturn V em termos brutos (por agora) é o mais poderoso. Mas se leu o resto da noticia diz, que o FALCON Heavy pode usar mais boosters do que aqueles que esta a usar de momento, em termos de custo total É MENOS DE O DOBRO. Podendo fazer varias missoes enquanto o Saturn so serve para transporte e não é reutilizavel.

  4. Avatar de Mindful Peasant
    Mindful Peasant

    Quase 50 anos, repito, 50 anos!!! depois do Homem ter ido à Lua um tipo (Musk) que recebe subsídios do estado para brincar ao empreendedorismo mete no Espaço sucata…
    E chamam a isto progresso…
    Também diz muito da decadência do ocidente.
    Se Elon Musk fosse essa pessoa tão interessada em fazer a Humanidade avançar, em vez do carro ele tinha colocado o Trump, os parasitas de Wallstreet e os generais do Pentágono no foguetão!

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Vamos mas é promover os ronaldos, o futebol, as novelas e as offshores. Ai os Portugueses até brilham na galaxia.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Concordo, metam o Ronaldo e os futebolistas no foguetão!

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      primeiros 3 parágrafos, tristeza, mas concordo parcialmente com o 4º.

      1. Avatar de Mindful Peasant
        Mindful Peasant

        De facto, é muito triste haver gente que acredita que pôr sucata no espaço é comparável com os feitos de há 50 anos…

        1. Avatar de JOAO
          JOAO

          Aconselho vivamente a leitura da biografia de Musk! Talvez perceba melhor de onde ele vem, para onde quer ir e o que o motiva a fazer o que faz!

    3. Avatar de sakura
      sakura

      Não…. progresso é “”recebe subsídios do estado para brincar ao empreendedorismo”” para fazer um aeroporto novo e um tgv mas acho que ainda está em fase de estudo progresso a mais só pode ser……

      Como se pode criticar uma companhia que investe $$$$$ em Inovação e desenvolvimento, é mais lindo por o $$$$$$$ em um offshore e matar o Windows M. ainda há pessoas com “”Tomates”” para ariscar o capital $$$$$$
      se metade investisse em I+D ja tinha-mos H3 da lua i o ITER.ORG a trabalhar.

      https://www.youtube.com/watch?v=nULPR9MjKNw

      1. Avatar de Mindful Peasant
        Mindful Peasant

        Musk não tem “tomates” porque o dinheiro que ele usa para ser “empreendedor” não é dele.
        Elon Musk é um bilionário embora a Tesla dê prejuízo.
        A Amazon é outra, raramente deu lucro mas o seu CEO é o homem mais rico do mundo…
        Progresso!!

        1. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          Hás-de-me dizer de quem é o dinheiro de qualquer empresa que tenha investidores !!

          Ou o exemplo de todas as empresas com ajudas de estado de qualquer país!

          Já agora, ouvir de boca e dizer como se fosse verdade deveria ser crime:
          Lista de investidores da space-x:
          https://www.crunchbase.com/organization/space-exploration-technologies/investors/investors_list

          Investidores da Tesla:
          https://www.crunchbase.com/organization/tesla-motors/investors/investors_list

          Este, O Musk, revolucionou Era Espacial moderna, e impulsionou o mercado de carros eléctricos!

          Realmente… TODAS as companhias cujo dinheiro venha de investidores não investem coisa nenhuma.. Esta é nova! LOL

          Que não gostem do homem, ainda va lá que não vá, agora dizer que não investiu coisa nenhuma é uma falácia!

          Então o homem não criou a empresa? A empresa não é dele? Não é ele que gere a empresa?
          Sim há investidores, sim a board tem que dizer, sim.. .. mas é ele que está à frente! Ponto!

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Não estás a perceber. Esta empresa dele, assim como as outras, têm muito de dúbio por detrás.

          2. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            @Sujeito… diz-me o que é dúbio!

            Rumores? Teorias da conspiração?! Justifica…

        2. Avatar de sakura
          sakura

          “tomates” não tem nada haver com $$$$$$.
          Podia ser uma pessoa que ia para o Brasil e gastava a sua fortuna em “Pu e vinho verde” para que trabalhar? sou rico.
          Mas o Homem não faz isso vai a procura do capital, ajudas do estado etc, e cria uma companhia!!! e isso é que é “tomates” .

          já agora EX: ~~metade do dinheiro da apple não é da apple ela só pode usar esse $$$$ mas o $$$$ pertence aos accionistas.

    4. Avatar de Tiago Morais
      Tiago Morais

      Peço desculpa se ofendo, mas parece-me que tem uma visão muito fechada e retrógrada.
      Aposto que se fosse o lançamento de um Smartphone com ecrã dobrável e conseguisse ler duas impressões digitais ao mesmo tempo, aí seria uma evolução muito mais emocionante. Não consigo compreender como é que um ser Humano que vive na era da Tecnologia não pode ficar radiante ao ver dar-se um passo como este. Não propriamente pelo facto de hipoteticamente um dia conseguirmos ir dar um “passeio” até outro planeta e obtermos conhecimentos sobre coisas que nunca conhecemos\vimos, mas sim por todos os esforço em meter tudo a funcionar de uma forma “quase” perfeita, que tal como deverá compreender, não é como os Legos. Politica e pessoas más tal como mencionou sempre existirão e não é por deixar de se investir em I&D que se vão resolver esses problemas. Desejo-lhe o resto de um bom dia.

      1. Avatar de Mindful Peasant
        Mindful Peasant

        Como eu disse, o que é que pôr sucata no espaço tem de comparável com o Homem pisar a Lua e voltar para contar como foi HÁ 50 ANOS?
        O seu (e de outros) problema é querer acreditar muito no marketing de Elon Musk…
        A exploração espacial estagnou há décadas, o interesse pela mesma só volta quando houver vontade das nações em cooperarem no sentido de revitalizar a exploração espacial.
        Enquanto isso, o narcisista Musk vai entretendo o povão…

        1. Avatar de Tiago Morais
          Tiago Morais

          Está um bocado confuso com o seu discurso, e não se digna a ler o que quer que seja. Nesse caso continue com a sua opinião. O resto de um bom dia.

    5. Avatar de Pswr
      Pswr

      Este projeto não recebeu qualquer subsídio estatal. E foram cerca 500 mil milhões de investimento desde 2011.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Então tens de investigar um pouco melhor.

        1. Avatar de Pswr
          Pswr

          Elucida-me se fazes o favor. É que tudo o que li e vi sobre este assunto remete para investimento privado.

    6. Avatar de goncalo
      goncalo

      se ha coisa que tu tambem na tives te foi progresso para alem de mostrares a tua ignorancia em relaçao ao assunto

    7. Avatar de JJ
      JJ

      Sabe que antes desse feito de aterrar na Lua, houve 10 missões ao espaço… ou segundo as suas palavras, foram enviados 10 vezes sucata para o espaço?
      Pronto… vá… houve 7, porque a 8ª missão já levou pessoas (e dai já não ser considerado sucata, digo eu).

      Ir a lua, todas as agências espaciais, sabem como o fazer.
      Por pessoas no espaço, também o sabem… até porque existem pessoas a viver no espaço na EEI.

      A questão é levar pessoas mais alem, nesta caso Marte.

      Se não queria que a SpaceX, ao fazer este teste, envia-se a sucata, podia ter-se oferecido para ir no lugar do boneco Starman. Apenas tinha de ter 2 coisas em mente:
      1. Isto era um voo de testes, ou seja podia explodir e por sua vez, nem sair do planeta
      2. Ao não explodir, como foi o caso, ia viajar pelo espaço para o resto da vida
      Resumidamente… ia fazer a viagem da sua vida, porque qualquer que fosse o cenário, iria morrer…

      Para bens para o seu progresso!!!

  5. Avatar de Bruh
    Bruh

    Estive a ver cinco minutos do live do starman, e vi tantos objectos a passar na imagem que pareciam meteoritos, notava-se o rasto que eles deixavam para trás e tudo, como é que nenhum acerta no carro? :O

    1. Avatar de JJ
      JJ

      O carro ia dentro da cápsula, que sou abriu quando saiu da atmosfera da terra.

  6. Avatar de Arkan
    Arkan

    pura babaquice….

  7. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    Qual é o objectivo mesmo de colocar o Tesla no espaço para além de encher o ego do Musk e dar ainda mais visibilidade à SpaceX? Qual é a parte da inovação e racionalidade que tem esta brincadeira de biliões?
    Já agora, é brincadeira ou eu li mesmo isto: “deverá permanecer a orbitar o Sol durante cerca de mil milhões de anos”? Mil milhões de anos? Rofl

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      A ideia de colocar o Tesla no espaço foi parcialmente uma brincadeira, o Falcon Heavy estava a fazer um voo de teste, e apesar de todo o trabalho feito ninguém tinha certeza que iria funcionar como deve ser por isso nunca se coloca uma carga valiosa num teste, normalmente num primeiro ensaio colocam algo que se comporte como a carga que se pretende transportar para ver como se comporta o foguetão e como a carga afecta a estrutura e trajectória do mesmo, por isso digamos se quisesses enviar um satélite para órbita que custa milhões de dólares primeiro tentas enviar algo com forma e peso semelhante para ver se o foguetão é capaz de aguentar a carga e não arrebenta na atmosfera.
      Há quem considere um desperdício de dinheiro o ensaio mas a questão é que se o Musk tivesse colocado um satélite que custa milhões e o foguetão tivesse arrebentado o prejuízo era muito maior, depois tens a questão de publicidade e do ego em colocar um carro no espaço só para chamar atenção à marca obviamente.
      Quanto a deixar o carro em órbita durante milhões de anos, novamente é uma questão de ego porque eles podiam ter feito com que o carro fosse por exemplo despenhar-se em Marte,, mas neste caso a ideia dele é colocar o carro numa órbita que intercepta a de Marte para demonstrar que o foguete tem capacidade de transportar material para lá.

      1. Avatar de a
        a

        Bom dia,

        Não poderia “despenhar” o carro em Marte para não contaminar…

        1. Avatar de Paulo Martins
          Paulo Martins

          O carro não tinha protecção nenhuma, muito provavelmente desintegrava-se a entrar na órbita.

    2. Avatar de Balmer
      Balmer

      “Brincadeira de biliões”

      A brincadeira não custou nem um milhão, nem metade disso.

      Talvez não tenhas visto essa parte, mas esteve a decorrer um voo de teste de um novo tipo de foguete que graças ao seu sucesso de futuro vai ter um papel em colocar mais carga na orbita do planeta e potencialmente ser um passo para futuras missões involvendo outros planetas (ie: Marte).

      A carga de teste podia ser muita coisa, mas não podia ser preciosa. Ninguem iria querer o satelite deles a explodir na plataforma de lançamento ou perdido no mar em peças.
      Faz-te inveja que uma pessoa de sucesso, que foi quem empurrou para que tudo isto acontecesse, tenha decido utilizar um simbolo do que ele criou como a carga de teste? Mete lá creme nesses cotovelos.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Eina cum caneco. Só falta lamberes tu os cotovelos ao Musk.

  8. Avatar de jorge
    jorge

    Tentei ver live o lançamento e é realmente impressionante.
    Mostra como estamos a evoluir!
    Qualquer dia haverá corridas ilegais no espaço!

  9. Avatar de Duarte Silva
    Duarte Silva

    Foi um feito realmente extraordinário por várias razões.
    – esta tecnologia irá permitir enviar para o espaço o dobro da carga a um terço do preço.
    – num curto espaço de tempo é possível reabastecer os foguetões e voltar a fazer um lançamento. Nenhum aparelho foi até hoje capaz disso, nem sequer o vaivém, que obrigava à construção de novos foguetes.
    – o facto de terem colocado um carro no foguetão é essencial para tornar este evento mais interessante para os olhos da população em geral. Uma coisa é as pessoas saberem a capacidade de carga do foguetão e uma maquineta qualquer em forma cilíndrica a sair de lá, outra completamente diferente é ver lá um carro, um objeto que todos nós conhecemos. A perspetiva é completamente diferente(na verdade, até podiam ter colocado lá um autocarro escolar).
    – há a parte engraçada. Não sei se aquilo vai estar em órbita durante milhões de anos, não sei se a nossa espécie vai conseguir sobreviver até colonizarmos outros planetas, mas sei que se desaparecermos da face da terra, vão existir muitos extraterrestres(ou uma nova humanidade) que quando se depararem com o carrito lá no espaço vão ficar a coçar a cabeça, ou as antenas, ou lá o que seja…

  10. Avatar de Bruce
    Bruce

    Ridículo esbanjar dinheiro dos contribuintes e investidores no carro que lançaram para o espaço.
    Para que? Criar mais lixo espacial?
    Hoje é tudo muito bonito mas daqui a 100 ou mais anos a orbita da terra vai estar imunda de lixo bem ao estilo do filme wall-e.
    Depois é ver satélites cair!
    Ao menos pequem em depósitos nucleares e mandem para o espaço, limpando a terra.

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Mania de comentar sem saber do que se fala

    2. Avatar de goncalo
      goncalo

      vamos analisar este comentarios:
      1º fala do que nao sabe completamente fora do assunto a spaceX é uma empresa privada
      2º Fala em contaminaçao do espaço com lixo
      3º no fim remata com mandar os depositos nucleares para o espaço
      ?????

      1. Avatar de Mindful Peasant
        Mindful Peasant

        Elon Musk e as suas empresas “privadas” recebem biliões em apoios do Estado!
        E isto sem contar com o apoio que recebe da NASA aka Estado!

        1. Avatar de goncalo
          goncalo

          os apoios agr veem dos contribuintes ele esta a mudar o mundo e os apoios que recebe da nasa sao para missoes e este projeto foi completamente financiado por ele

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Apoio dos contribuintes chama-se roubo, pois não é consentido.

            A empresa está minada de apoios do Estado até não mais. Tudo o que foi tirado à Nasa, foi entregue à Space X. Mais os dinheiros que deixaram de dar à Nasa.

          2. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            Foi tirado à Nasa e entregue à Space X porque eles conseguem realizar as missões espaciais por um preço muito mais baixo. Porquê ir de táxi se Uber é mais barato?

          3. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Não Filipe Coelho. Entregaram tudo à Space X sem provas dadas do mínimo de eficácia.

            Que, aliás, é ainda o que andam a tentar ter.

            É muito mais complexo que isto que se vê.

          4. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            @Sujeito:
            tirado da wikipedia, com as devidas fontes activas:
            “As conquistas da SpaceX incluem o primeiro foguete de combustível líquido com financiamento privado a chegar à órbita da Terra (Falcon 1 em 2008);[7] a primeira empresa com financiamento privado a lançar, orbitar e recuperar uma nave espacial (Dragon em 2010); a primeira empresa privada a enviar uma nave espacial para a Estação Espacial Internacional (EEI) (Dragon em 2012);[8] o primeiro pouso propulsivo de um foguete orbital (Falcon 9 em 2015); e a primeira reutilização de um foguete orbital (Falcon 9 em 2017). Em março de 2017, a SpaceX já havia transportado dez missões para a EEI sob um contrato de reabastecimento de cargas espaciais.[9] A NASA também concedeu à SpaceX um novo contrato de desenvolvimento em 2011 para demonstrar uma Dragon que seria usada para transportar astronautas para a EEI e devolvê-los com segurança à Terra”

            Mais uma citação com fontes activas:
            “No final de ano de 2012, a SpaceX tinha mais de 40 lançamentos contratados, o que representava cerca de 4 bilhões de dólares em receita. Os contratos incluíam clientes comerciais e governamentais (NASA/DOD). ”

            Outra Citação da wikipedia:
            “O complexo de Lançamentos 39A (LC39A) está sobre desenvolvimento pela SpaceX desde Dezembro de 2013, quando a NASA anunciou que A SpaceX é seu novo parceiro comercial.[52] A empresa assinou o contrato de locação em Abril de 2014, garantindo 20 anos de uso da Plataforma 39A.[53] SpaceX anunciou planos lançar a Falcon 9 e a Falcon Heavy por essa plataforma, e também construir um novo hangar perto dela.[53]Elon Musk declarou que maior partes dos lançamentos da SpaceX será na plataforma LC39A, incluindo cargas comerciais e missões tripuladas para a ISS.[25][54]”

            @Sujeito.. falas muito mas não dizes nada…
            De ti não há nada que justifique o que dizes. Mostra-me fontes que justifiquem as tuas afirmaçoes….

          5. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            @Bruno M. ele não tem fontes, é muito mais complexo que isso…

          6. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            @Bruno M. e Filipe Coelho

            Eu estou sempre disposto a conversar mas não quando tenho de ser eu a convencer-vos. Isso não resulta em nada a não ser ataques pessoais e escalada de maus modos, como aliás já se nota da parte do Filipe Coelho.

            Procurem por vocês e liguem os pontos. E quando soubermos do que estamos todos a falar, podemos conversar então.

            De preferência, evitem os vídeos malucos que andam agora a circular devido a este lançamento.

          7. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            @Sujeito, para ti juntar os pontos é ir de encontro às tuas teorias de conspiração.

            Se realmente tens razão no que dizes, e não olhas apenas para os rumores e igualmente como achas que é, sustentas as tuas afirmações com fontes fidedignas.
            Até lá, ninguém tem razões para acreditar em ti nem nas tuas baboseiras muito menos ligar os teus pontos, às tuas teorias da conspiração.

            Cumprimentos.

    3. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Se são investidores, não é esbanjar dinheiro. É um investimento!

      Depois é uma empresa privada! Daí os investidores investirem para verem os projectos a serem criados e tirarem os dividendos desse investimento.

      Os Satélites já caem.

      Ou pensas que a tecnologia que hoje usas em muitas situações foram criadas sem mais nem porquê?

      Algumas tecnologias usadas hoje e criadas ou investigadas pela Nasa, por exemplo, enquanto esta fazia, como tu dizes, lixo espacial:

      Termometros de infravermelhos (aqueles que os médicos usam no ouvido para medir a temperatura)

      Sistemas anti-gelo nos transportes
      Pneus Radiais
      Detectores Quimicos
      Sistemas de Análise de video
      Leds
      Sapatos Desportivos
      Lençóis de Alumínio
      Sistemas de purificação de água
      Headsets Wireless
      Espuma de memória (Colchoes de espuma por exemplo)

      Muitas utras tecnologias não existiam hoje se não houvesse a exploração espacial!!

      Educa-te e aprende alguma coisa de útil em vez de dizeres baboseiras!

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        A empresa vive de dinheiro dos contribuintes.

        1. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          Depois ficas ofendido por te chamar troll, cada vez me convenço mais disso!

          Volto a pedir-te para sustentares essas barbaridades..
          A empresa não vive de contribuintes, vive de investidores que terão o retorno do investimento depois dos objectivos cumpridos!

          A google e a Fidelity são os principais investidores com 1 bilião de dólares e não é do Estado ……

          Vá.,, sustenta as tuas afirmações para não te chamar de troll pf!

  11. Avatar de Francisco Moreira
    Francisco Moreira

    Parece que no final apenas um dos tres motores do booster central consegui ligar-se e ele caiu no mar quase a 500 km/h, danificando a plataforma flutuante.

  12. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    Ah e tal o elon Musk nunca revolucionou nada!! Ah e tal.. diziam alguns nuns posts anteriores!
    LOL

    Aqui está a revolução!
    ISTO é único na História da Humanidade!!

    1. Avatar de Mindful Peasant
      Mindful Peasant

      Mais uma vítima do marketing Musk…

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Ora aqui está mais um que gira em torno do “mainstream” !
        “Marketing” dizes tu! LOL

        Explica a tua sentença, em vez de dizeres sem te explicares!
        Ou vais dar a desculpa como já deram, que o dinheiro não é dele e ele não criou coisa nenhuma!

        Vá…. até agora diz-me quem fez os feitos do Musk …..
        Deixa-te de ser vitima social….

      2. Avatar de goncalo
        goncalo

        marketing que marketing? nao amigo isto nao é marketing é enviar uma carga de testes para marte reutilizando 2 dos 3 boosters algo que nunca ninguem tinha feito e como carga de testes utilizou um carro mas o que enviar um carro para a orbita de marte tornar o meio de transporter reutilizavel e conseguir aterrar os dois side boosters isso nao é nada isso é marketing

  13. Avatar de DasSs
    DasSs

    …e continuam os vómitos de opiniões
    Como já foi dito por alguns posters a intenção é simular envio de carga pesada (alimentos, equipamentos,etc) o carro foi simbólico para o Elon Musk, deixou a sua marca pessoal no feito e ao mesmo tempo testou envio de algo pesado e volumoso. Mas o ser importante para alguns não passa por perceber o significado do que foi conseguido ontem, é mais fixe criticar e viver com palas e constantemente formatados pela porcaria que dá nas TVs

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Precisas de ir para um quarto a sós com ele, está visto.

  14. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Estou entusiasmado, este homem conseguiu acordar as viagens espaciais e acordar em mim a fascinação pelas mesmas que vivi em criança, já fazia falta alguém assim. Demos um “passo gigante para a humanidade” no caminho para Marte.

    1. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Ainda para mais, a próxima iteração do bloco Falcon 9 deverá ser completamente reutilizável em 24 horas… É incrível o feito daquela empresa, em tão pouco tempo!

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        @Filipe… ssshhhh não digas isso senão ainda és considerado vitima do marketing do Musk!
        LOL

        1. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          Ups, soz, eu queria dizer Nasa ftw xD Como se ele estivesse a vender os foguetões a mim ou assim, enfim…

  15. Avatar de Andre Freitas
    Andre Freitas

    [Chefe]: Como está a produção de nosso carro? [Empregado]: Chefe não sei, ele foi para o espaço.

  16. Avatar de Ana
    Ana

    É bom, ver que a tecnologia utilizada no programa McDonnell Douglas DC-X não foi abandonada.

    https://www.youtube.com/watch?v=wv9n9Casp1o

    https://www.youtube.com/watch?v=wv9n9Casp1o

    1. Avatar de Francisco Moreira
      Francisco Moreira

      Sim mas agora não são 12 metros, é algo muito mais instável com 40