O Nougat já é oficialmente a versão mais usada do Android

34 Comentários

Uma das maiores queixas que sempre foram feitas ao Android e à Google é a sua grande fragmentação. Com cada vez mais equipamentos no mercado, o número de versões também aumenta e a sua dispersão cresce.

Lentamente, a Google tem conseguido equilibrar as coisas e trazer as mais recentes versões para uma maior utilização. Os números referentes a fevereiro mostram isso mesmo, com o Android Nougat a assumir, finalmente, o papel de versão mais usada.

Android Nougat

Todos os meses, nos primeiros dias, a Google recolhe estatísticas da sua loja de aplicações e mostra quais as versões mais usadas do seu sistema operativo móvel. Fevereiro não foi exceção e os números revelados mostram uma surpresa. Finalmente, o Android Nougat assumiu o seu papel de líder neste ecossistema.

Somando a taxa de utilização destas duas versões do Android Nougat, a 7 e a 7.1, atinge-se já um valor de 28,5%, ligeiramente acima de todas as restantes versões.

Bem perto do Android Nougat temos ainda o anterior líder esta tabela, o Android Marshmallow, que reclama para si 28,1% dos dispositivos.

Android Nougat Fevereiro 2017

Mais longe destas posições está o Android Oreo, que foi lançado no final do ano passado. A versão mais recente do Android está presente em apenas 1,1% dos smartphones que usam o sistema operativo da Google.

As causas para esta fragmentação do Android são já bem conhecidas. Muitos culpam os fabricantes e as operadoras, que não investem nestas atualizações, mantendo os smartphones muitas vezes sem sequer as necessárias atualizações de segurança.

A Google tem procurado contrariar esta situação e as mais recentes versões parecem estar a conseguir quebrar esta barreira, ainda que a um ritmo muito lento.

Fonte

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    A sério!! O meu não vai chegar lá de certeza…..

  2. Avatar de Adolfo Dias
    Adolfo Dias

    Pelos números apresentados é o Marshmallow e não o Nougat!!!
    Ou estarei a ver mal?

    1. Avatar de Adolfo Dias
      Adolfo Dias

      Ok já vi que é a soma das 2 APIs.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    No meu caso, todas as semanas verifico se existem Updates, neste caso/”campo” culpabilizo a Vodafone (Operadoras) já falei com eles diversas vezes a resposta é sempre a mesma dizem que “tem que testar com as aplicações deles” onde estou completamente a borrifar para as apps da Vodafone nem sequer as uso, os Updates devia ser da Responsabilidade do Utilizador ao fazer a respective actualização recebia uma notificação a informar que as apps poderiam deixar funcionar ou algo do género no meu caso só não tenho a última porque não consigo ou melhor não deixam fazer está Bloqueada (vai-se lá perceber)…..

    1. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      eu tenho 99% da certeza que podes actualizar esse telemóvel de outra maneira,
      do tipo rom stock e limpo sem apps das operadoras, feito pelo próprio fabricante.

      1. Avatar de José Pedro
        José Pedro

        http://www.romrepair.pt
        aqui podes actualizar

  4. Avatar de David
    David

    Na minha opinião as actualizações continuam pior. Tenho um S7 Edge e ainda não tem a versão actualizada do SO. Contudo, cada vez o SO tem menos novidades, portanto acredito que pouco ou nada se perde. O mercado mobile está a estagar (não falo sem saber, sou programador mobile há uns bons anos). Já estamos a atingir o limite do potencial dos Smartphones. O próximo passo terá de ser o aumento da capacidade das baterias e estes serem suficientemente capazes de se comportar como telemovel quando estao em modo portátil e como desktop quando estão ligados a um ecrã, um pouco aquilo que a Samsung está a tentar fazer com a dock station.
    O próxmo boom no mercado vai ser os carros autónomos, subscrição de serviços de mobilidade (nacionais e internacionais) de forma as pessoas não necessitarem de serem proprietários dos seus automóveis e com os custos da sua manutenção e também os carros voadores que vão aproximar as localidades mais remotas das grandes cidades.

    1. Avatar de carlos
      carlos

      És programador mobile à uns bons anos e achas que está a estagnar? Estamos a atingir o limite potencial dos smartphones? Pá, acho que estás enganado e deves atualizar-te mais um pouco…
      O mercado de smartphones tem muito para dar, e a trend é IoT e pagamentos. Neste momento ainda estamos a começar nestas áreas e também é preciso mais criatividade para a criação de Apps.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        ” e a trend é IoT e pagamentos” podes exemplificar/espificificar? Não percebo bem o que queres dizer.

      2. Avatar de David
        David

        Hmmm estou a falar de smartphones e tu vens-me com IoT e pagamentos?? O que é que isso tem a ver com novas funcionalidades dos smartphones?? Eu não disse que o mundo tecnológico iria parar, apenas disse que o limite dos smartphones já está a ser atingido (dentro daquilo que é a tecnologia actual). Agora são outras tecnologias a explodir, como referes e bem IoT (QUE NADA TEM A VER COM SMARTPHONES a não ser a connectividade com eles) e a mobilidade vai ser altamente tecnológica e ubíqua.

        És uma nabiça desculpa lá que te diga, és daqueles que não discute, simplesmente contrarias e contra argumentas com… nada a ver

    2. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Pouco ou nada se perde? pelo menos patch de segurança ficam a perder

      1. Avatar de David
        David

        Sim claro… Isso sem dúvida, esqueci-me de referir esse aspecto mais escondido mas que sim, é extremamente importante, muito mais quando cada vez executamos transacções via mobile (principalmente o MB Way em Portugal está e vai mudar a forma de pagamento).
        Mas referia-me mais ao nível de funcionalidades. Das mais vantajosas seria o Intant run e os shortcuts lançados para 7.1. Mas lá está, não é algo que faça muita diferença, em comparação com as alterações que houve do 2.3 -> 4 e do 4.4 -> 5 em que tanto ao nível de desempenho como de funcionalidades houve grandes alterações.

  5. Avatar de eu mesmo
    eu mesmo

    Era deveras interessante ver um estudo destes baseados não só por versões do Android, mas sim por Marcas ou mesmo por gama de telemóveis, porque os que são actualizados são de gama alta?!… mas existem muitas marcas de gama média já actualizarem com alguma frequência… O meu de gama média (200€) passou do 6.0 para o 7.0, mas acredito que com capacidade para o 8.0, mas já foi dito que não vai ser actualizado…

    1. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Pois mandam te comprar outro se nao coitadinhos morrem a fome.

  6. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Hmm , o mais usado ainda são as api 21,21,23 e não a 24 e 25…..

    Abc

    1. Avatar de Hugo Cardoso
      Hugo Cardoso

      Há gente cega ou que nao sabe ler um grafico ou tabela…

  7. Avatar de José
    José

    Esta fragmentação é do mais irritante que pode haver. Parece-me um logro. Sinceramente custa-me muito colocar a hipótese em usar o Android no dia-a-dia. Tenho mais do que fazer ao dinheiro do que andar a comprar telefones todos anos para fazer exactamente o mesmo o o ter actualizado.

  8. Avatar de Jona
    Jona

    Pelos vistos pertenco aos 0.8% do mercado. Ambos os meus aparelhos (htc 10 e htc 11) ja tem o android 8.
    Para quem ainda tem o 6 acreditem ke a diferenca é da noite para o dia…mas so dao conta da diferenca quando estao habituadoa ao 8 e pegam num aparelho com o 6.

  9. Avatar de pedro
    pedro

    È bom saber que os comentários são eliminados quando não vos interessa, ainda tem uma grande lata em escrever deixe a sua opinião a partir de hoje não escrevo nem mais uma letra para esta palhaçada.

  10. Avatar de Ze
    Ze

    O meu Motorola G4 Play de 124€ recebeu o Nougat no mês passado!

    Bem melhor agora…
    Então a bateria já dá para 3 dias 🙂

    Bom trabalho!

  11. Avatar de MM
    MM

    Se nem a própria Google quer saber porque motivo haviam as fabricantes de se importar…
    Desde sempre que o maior problema do Android é a fragmentação e nem acredito nesses dados… Nougat em 28%? Deve ser deve… na volta retiram todos os telemóveis vendidos à mais de 3 ou 4 anos mas que continuam a ser usados para terem percentagens mais bonitas

    1. Avatar de Mario
      Mario

      Eu uso no meu Xperia Z o Android Oreo sem problema.
      É preciso ter noção que as empresas não tem recursos para estar a atulizar smartphones antigos ou de baixa gama a não ser que façam como a Apple e apenas lancem um modelo por ano.
      E se te interessam assim tanto as atualizações instala um rom e problema resolvido agora se tens um smartphone de 100€ de à 5 anos à espera de actualizações bem que podes esperar.

  12. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Sempre a mesma conversa. As marcas não se interessam porque os clientes não querem saber disso.

    1. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Os clientes querem saber as marcas é que nao dao essas updates porque querem é vender. É mais vantajoso vender um telefone novo do que mandar um update para o novo s.o e nao vender nada. Daqui a uns tempos ja tens cpu decacores e na volta 8 ou 10 gigas de ram e mesmo assim as marcas não lançam a ultima versao dos s.o. Ah por ai muito bom telemovel que pode levar com o Android 8, so não dao porque não lhes convem €€€€€€€

      1. Avatar de Joel Reis
        Joel Reis

        Qual a percentagem de clientes que sabe sequer a versão que tem? E desses, quantos estariam dispostos a pagar mais para ter mais atualizações? As empresas sabem o que fazem e acompanham a vontade do mercado, mais nada.

        1. Avatar de Hugo Gomes
          Hugo Gomes

          Se achas normal ter um telefone de a 2 anos teres hardware para levar com o Android 8 e dizem te que ficas pelo 7, apesar de ter custado 300 e tal €. Tudo bem fico feliz por ti. Se calhar tenho de gastar 1500 € num s9 que me devem de dar o s.o Android ate ao 12. E se levar

  13. Avatar de censo
    censo

    Por aqui, Zenfone 3 com o Android 8.

  14. Avatar de Fábio
    Fábio

    Ainda uso o 4 e chega bem

  15. Avatar de Amigo
    Amigo

    Aqui Galaxy S2 a rodar LineageOS 14.1 Android 7.1.2

    Pena é a bateria é preciso andar com o carregador atrás, mas também é normal com uma bateria de 1650mah e já com 6-7anos não se pode pedir muito.

  16. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Que vergonha.E o meu que nunca saiu do Jelly Bean.E já sairam mais 5 versões depois dele.Fogo.. 🙁

  17. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    E o KitKat ainda tem uma fatia bem constituída… apesar do meu ainda estar no Jelly Bean… 😀

  18. Avatar de nuno serrano
    nuno serrano

    eu queria saber se o aplicativo desponivel na loja da google se e posivel atualizar do 7.0 pra o 9.0