Android P deverá suportar gravação de chamadas

20 Comentários

A inércia das marcas em disponibilizar as versões mais recentes do Android aos smartphones colocados no mercado, não se coaduna com a atitude da Google que continua a trabalhar no seu sistema operativo de forma permanente, estando já a preparar a próxima grande atualização.

Recentemente, algumas modificações submetidas para o Android Open Source Project (AOSP) mostram que a Google poderá estar a preparar o lançamento de uma nova funcionalidade, juntamente com o tão esperado Android P, que permitirá a gravação de chamadas.

Android P gravar chamadas


A funcionalidade que alguns Android já têm

Apesar de ninguém ter mencionado a existência de um API público que permita aos programadores implementarem a gravação de chamadas nas suas aplicações, dá para perceber que essa deverá ser a intenção da Google.

Apesar da Google restringir o acesso aos programadores, marcas como a Xiaomi, Samsung e OnePlus têm vindo já a colocar esta funcionalidade nos seus dispositivos ao longo dos anos, sendo que em alguns casos até atribuem privilégios a outras apps da Play Store.

Um toque especial…

De acordo com a informação que tem vindo a circular, um toque especial deverá ser adicionado ao conteúdo de áudio que circula pela rede até chegar ao outro lado, permitindo que a outra pessoa perceba que a chamada está, de facto, a ser gravada.

Android P gravar chamadas

Este modo de funcionamento deverá estar de acordo com certos requisitos por parte das operadoras de telecomunicações que depois podem configurar as coisas à sua maneira e decidir se querem ou não que este toque permaneça ativado.

Segundo as descrições, este toque deverá ter uma frequência de 1400Hz e repete-se a cada 15 segundos enquanto a chamada estiver a decorrer.

Esta será, muito provavelmente, mais uma funcionalidade que deverá estar incluída no Android P, que, ao que tudo indica, será apresentado oficialmente em maio, na Google I/O 2018.

Android P gravar chamadas

Será permitida a gravação de chamadas em Portugal?

A Comissão Nacional de Proteção de Dados determina que em apenas 3 situações é permitida a gravação de chamadas: em situações de emergência, em call centers e caso se trate de celebrar um contrato.

Nestes 3 casos, a gravação deverá ser feita pelo prestador de serviços e não pelo cliente. Contudo, o cliente deverá ser expressamente informado, de forma clara e transparente, de que está a ser gravado. O prazo máximo fixado para a conservação dos dados e das gravações é de 90 dias.

Poderá ter acesso a informações mais detalhadas sobre este assunto, consultando esta página. A própria CNPD tem disponível este documento onde esclarece a situação referente à gravação de chamadas.

Leia também

5 Apps para gravar as suas chamadas no Android

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de GM
    GM

    Funcionalidade moderna, que no W10m já existia há que “séculos”. Enfim, era mesmo péssimo, o SO. O que os outros apresentam agora como novidade, já existia, de uma forma ou de outra, eventualmente menos limada, no SO que morreu.

    1. Avatar de euZinho
      euZinho

      Se leres bem, no Android também já existe, há muito. Eu próprio uso uma app para o fazer. Apenas não existia a API nativa disponibilizada pela Google, daí a novidade. Não sei onde foi chamado à conversa o teu moribundo W10m…

      1. Avatar de GM
        GM

        Tens razão. Já usas há muito, MAS com app de terceiros. Eu tenho a funcionalidade no meu moribundo W10m de forma nativa. Foi só por essa razão que mencionei o facto. É tal e qual como aquela expressão popular “aquilo que estás agora a aprender já eu me esqueci há muito….”

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Tens razão, tirando a falta de APPs e mais no final apps mal optimizadas o SO tinha funcionalidades mt boas. Ainda de notar que era muito mais fácil de usar que android

    2. Avatar de José Canastro
      José Canastro

      Lá por ter tido uma ou outra funcionalidade interessante não quer dizer que o W10 Mobile era bom. Aliás, foi um desastre total. Eu tive um Lumia e devolvi-o apos uma semana, pois o Software era mesmo muito ruim.

      1. Avatar de GM
        GM

        Opiniões. Eu, até agora, tenho-me recusado a ter Android. Cá em casa os restantes tm são Android, comprados por mim, e das poucas vezes que tenho de lhes mexer, até me arrepio, pela confusão que é. Mas também reconheço que poderá se por falta de hábito de utilização. Devo ainda dizer que tive a oportunidade, aquando da substituição do meu anterior tm, L625 com W8.1, de poder ter enveredado pelo mundo Android. Tinha ainda a hipótese de ter optado pela maçã, mas por essa ainda menos. Mas, pelas razões acima, mantive-me em W, sabendo de antemão que a aceitação estava como estava, até que chegou ao fim. E foi desastre total porque uma coisa leva a outra. O facto da esmagadora maioria, ou totalidade dos fabricantes chineses terem optado por Android, alavancou a plataforma. Os utilizadores em sentido lato, sem grandes reflexões, optaram pelas facilidades, pela novidade, pela moda, etc, o que levou a que os produtores de software apostassem mais nesta plataforma em detrimento nomeadamento do W10m. E claro, a MS não fez nada que pudesse inverter e reverter a situação, o que mais alavancou os adversários. É a minha visão do sucedido.

        1. Avatar de MAC
          MAC

          Não posso concordar mais contigo. Tive um Lumia 625, que foi simplesmente o melhor smarty que tive até hoje. A gestão dos contactos, por exemplo, era muito bem conseguida. Infelizmente e por necessidade imprescindível de algumas aplicações, tive de substituí-lo por outro SO.

        2. Avatar de Hugo Gomes
          Hugo Gomes

          Exactamente e com razao a culpa foi da Microsoft. Quando tens um bom produto e acreditas nele tens de o melhorar e saber vender, mesmo que isso implique alguns sacrificios. Tenho um lumia 630 e tambem ainda mai o larguei mas sei que mais ano menos anos vou ter de mudar para Android. Se nao tivesse a app do watshapp ja tinha mudado, tive 0 problemas com ele menu simples de trabalhar, mas tem algumas lacunas que podiam ser melhoradas, mas como o 8 foi abandonado. A ultima de todas agora foi o one drive quero fazer a bachup e a meses que me diz que tenho de instalar a nova versao do one drive, escudado será dizer que nao o actualiza

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        O W10M, o sistema em si, era muito mais evoluído que Android e iOS.
        O Android pode ter mais tralha, mas no fim, torna-se confuso e não tem algumas coisas básicas nativamente (como gravação de chamadas).
        iOS não tem uma carrada de coisas…
        Lá por não conseguires usar não tem nada a ver com o sistema “ser ruim”.

        1. Avatar de josemar Santos
          josemar Santos

          Tive aparelhos symbian, android ,e W10M com lumia 435 e 630, eu achei o menu dos aparelhos confusos e não tinha essa fluidez toda que o pessoal diz ( aquelas bolinhas carregando me matava de ódio). Basicamente utilizava-o somente como telefone, Os aplicativos que eu necessitava quase nunca encontrava – no symbiam (n95, n80, expressmusic) por exemplo eu tinha instalados diversos aplicativos verdadeiro canivete suiço, hoje estou utilizando um xiaomi e não tenho o que dizer. satisfaz minhas expectativas.

          1. Avatar de GM
            GM

            Se tivesses tido oportunidade de utilizar o L950/950Xl, terias eventualmente outra opinião. Mas pelo que sei não terá sido lançado no Brasil, se for no Brasil que vives.

  2. Avatar de Duarte
    Duarte

    Eu no meu ASUS sempre tive essa funcionalidade. Como descrito no texto vai passar a ser oficial.

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Até o symbian já tinha essa função.

  4. Avatar de Luis Mendes
    Luis Mendes

    No miui da xiaomi já tem isso à muito.

  5. Avatar de PeterSnows
    PeterSnows

    +1
    Call Recorder (com.appstar.callrecorder da Appliqato)

  6. Avatar de Pedro N
    Pedro N

    Alguém conhece uma aplicação que grave a voz do outro interveniente no android 9? As que tinha deiram de funcionar.

  7. Avatar de MArta
    MArta

    Um site inventa a historia e outros vão atras e distribuem como se fosse verdade. Vários blogs com o mesmo texto informando que o android 9 terá gravador nativo e hoje todos que estão com o sistema novo perceberam que era fake e o pior… nenhum aplicativo de gravação de ligações é compatível. Só grava a sua voz e nãoda outra pessoa devido a trava que foi colocado no android 9

  8. Avatar de Pedro F
    Pedro F

    Agora que o andoid 10 está a chegar a diversos aparelhos é possível confirmar se as APP de gravadores de chamadas já funcionam?