Apple vai investir 800 milhões de euros em Datacenter na China

28 Comentários

A gigante de Cupertino deu hoje a saber que vai construir um mega Datacenter na China. Segundo as informações, o investimento rondará os 800 milhões de euros e irá permitir gerir os serviços de armazenamento iCloud sem assim violar as leis daquele país.


A construção deste Datacenter irá iniciar ainda este mês, na província de Guizhou, e deverá começar a funcionar daqui a 2 anos, em 2020. Este datacenter irá ser gerido pela Guizhou-Cloud Big Data Industry (GCBD), que pertence ao Governo chinês, o que causou já alguma estranheza tendo em conta a informação que ali irá ser mantida.

Os dados dos utilizadores chineses serão guardados neste datacenter enquanto os dados de clientes de fora da China continuarão a ser mantidos nos Estados Unidos e no datacenter da Dinamarca.

Sabe-se ainda que durante a contrução do centro de Ghizou, a Apple irá alugar serviços dos três maiores operadores de telecomunicações do país, de forma a cumprir todos os requisitos legais para operar naquele país.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro
    pedro

    os “apple boys” ainda dizem mal dos chineses, não percebem que numa economia global as empresas deslocam a sua produção / serviços onde conseguem mais eficiência!! não percebem que apenas a “maça” é dos EUA, tudo o resto é feito na Asia …. por isso parem de difamar as tais “chinezisses” incluindo telemóveis que são 10x mais baratos, com stock android e que apenas perdem em velocidade 0,5 seg face aos iphones … afinal o mercado chinês é apetecível!!!!

    1. Avatar de Sxac
      Sxac

      Explica lá o que é que a notícia tem a ver com o que teclaste…

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Da maneira que ele está, até num supermercado se passa quando vir uma maçã.

    2. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      O rapaz tem o seu ponto de vista, mas tambem se o chinês que monta e produz esse telefone ganha se bem a hora nem dizia nada, agora pergunta la ao chinês se ele foi aumentado por causa do iphone x ele não foi mas o CEO foi e muitos outros. Enquanto se tiver esta mentalidade do vende mais e mais caro nao vamos a lugar nenhum, eu por este andar ainda verei um smartphone a custar 5000€. Mas tem calma rapaz tudo o que sobe e ta la no topo durante anos um dia desce ou desaparece

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Então devias aprofundar um pouco o teu conhecimento, porque tem funcionado ao contrário do que pensas.

  2. Avatar de Helder
    Helder

    Trocos… só nos últimos 3 meses tiveram 20 mil milhões de USD de lucro…

    3 meses…

    Para aí o lucro da Samsung Electronics num ano… porque a Apple lhes comprou OLEDs para equipar o modelo de telemóvel mais vendido do mundo….

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Samsung não é apenas smartphones.

      1. Avatar de ACS
        ACS

        ele por acaso falou apenas da eletronics mas mesmo contando com a samsung toda a Apple ainda tem mais lucro. Incrível de acreditar como alguém que faz barcos, casas e afins não consegue chegar ao patamar de alguém que só vende serviços online e dispositivos que ligam à internet.

      2. Avatar de Helder
        Helder

        Samsung Electronics são os smartphones e o resto que vende (desde PCs a componentes electrónicos).

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Tens noção que a Samsung electronics teve lucro de 13.3 biliões de dólares no último trimestre que há registo. Deve de estar para breve o anúncio do último trimestre de 2017 e espera-se que seja ainda a maior.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        E depois? A Apple teve 20.

        A Samsung só fez isso porque foi no trimestre que vendeu os OLED à Apple, mas não pode estar sempre a vender OLEDs à Apple, e quanto mais vende ecrãs, mais vendas de telemóveis que são mais lucrativos perde…

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Tu deves de ter um problema qualquer, só pode. Tu disseste que a Apple num trimestre faz quase tanto como a Samsung Electronics num ano, que é uma mentira. E em tua defesa vens dizer que 20 é maior que 13, como se isso apagasse a mentira que proferiste? Mas vamos analisar os lucros destas empresas em 2017.

          Apple
          1Q 2017: 17,9*10^9 USD
          2Q 2017: 11,0*10^9 USD
          3Q 2017: 8,7*10^9 USD
          4Q 2017: 10,7*10^9 USD
          FY 2017: 48,3*10^9 USD

          Samsung
          1Q 2017: 9,9*10^12 KRW => 9,1*10^9 USD
          2Q 2017: 14,1*10^12 KRW => 13,0*10^9 USD
          3Q 2017: 14,5*10^12 KRW => 13,3*10^9 USD
          4Q 2017: 15,2*10^12 KRW => 14,0*10^9 USD
          FY 2017: 53,7*10^12 KRW => 49,4*10^9 USD

          Em caso de não saberes o mínimo de matemática, 49,4*10^9 USD > 48,3*10^9 USD, ou seja, em 2017, a Samsung teve mais lucro que a Apple.

          1. Avatar de Helder
            Helder

            Podes inventar os números que quiseres, vais enganar quem?

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Nao ligues segundo o Helder tudo que é empresa que tem menos lucro que a Apple está na falência(MS, Google, samsung, etc). Já anda com a conversa que a Samsung está para falir faz algum tempo.

  3. Avatar de ACS
    ACS

    Faz sentido. Se quiseres ter serviços na china tens de ter os datacenters lá pois o Governo chinês não deixa sair nada do pais e muito bem em alguns aspetos pois todos sabemos que o governo Americano tem acesso a muita informação armazenada em servidores Americanos.

  4. Avatar de Zinco
    Zinco

    O trampas é que não vai gostar nada da coisa… a maçã descascou-se toda para agradar aos chineses…hum! Quem diz que a maçã não lhes vai abrir os backdoors para que o Jin Ping vasculhes as entranhas dos súbditos do Trampas ?

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Informa-te primeiro. Estás só a dizer piadolas mas que não ajudam a ter uma conversa. O Trump não tem nada a ver com isto, nem backdoors imaginários que estás para aí a argumentar.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Essa dos backdoors imaginários é difícil de engolir.
        Servidores na China e sem backdoors ainda mais quando vai ser gerido pelo próprio governo chinês, duvido muito

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          O Zinco disse que são backdoors para os chineses acederem aos utilzadores americanos. Isso é difícil de engolir.

          De toda a forma, a Apple na América também não nega acesso aos servidores, quando requisitado, portanto não é propriamente preciso um backdoor.

          Contudo, servidores é diferente de acesso aos dados. Muitos são encriptados no próprio telefone. Outros estão disponíveis nos servidores.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Os dados do telefone até poderão estar a salvo o dos servidores nem por isso que mesmo que estejam “encriptados” em 5 minutos deixam de estar.
            Nos EUA existem algumas leis de protecção de dados, na china isso as coisas são diferentes. O governo tem que ter acesso ilimitado aos servidores (e seus dados) e essas são as condicoes.
            A empresa que não esteja de acordo facilmente perde o acesso ao mercado chines.

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Estás a falar exclusivamente da China certo?

            A encriptação que eles têm usado fora da China, até ver, tem sido inviolável, daí o caso FBI, que já se está a repetir em 2018 novamente.

            Na China, sei que exigem o acesso mas também sei que eles conseguiram negociar alguns aspetos. Custa-me a crer que eles fornçam o serviço de encriptação que não o seja de facto. Seria um escândalo sem igual e penso que exatamente as medidas que foram negociadas têm a ver com isso.

            Contudo, custa-me a crer em muita coisa que acontece, por isso não estou a meter as mãos no fogo nesta situação.

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Assumo que estejamos todos a par de que os servidores chineses são apenas para utilizadores na China.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Isto é só para os utilizadores chineses / servidores Chineses

  5. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Isto só reforça a ideia que a Apple tem de se sujeitar ás vontades dos governos, pelo que a história de não querer colaborar com o FBI no acesso ao iPhone cheira a esturro.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Essas duas situações não estão relacionadas.

      A Apple tem de se sujeitar à lei do seu Governo, isso não há como escapar. No caso do FBI, era um capricho do FBI. Quanto mais aprofundada a história, mais revela que eles fizeram frente a sério. Mas cumpriram todas as leis do governo, menos a de um juíz que violava as próprias leis.

      Ainda bem que o fizeram, pouco tempo depois, percebeu-se o quanto eles tinham razão.
      O que tem pano para mangas são os assuntos por detrás deste assunto, que envolvem outras agências.

      Agora, entrar na China ou noutro país, com o que tudo isso possa implicar, é uma decisão de estatégia empresarial. Que, normalmente implica cedências. Eles conseguiram negociar mas quem tem a faca e o queijo é a China e se queres lá entrar, acabas por te sujeitar. A Google fez o mesmo. Aliás, fez pior. Fez caso público que se recusava e, por trás, assinaram à socapa.

      Do mal o menos. Servidores chineses para a china e servidores americanos para a América, parece ser uma medida fácil, porventura mais segura para todos os envolvidos.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Quando digo “assinaram”, significa que a Google aceitou censurar os resultados mediante as diretrizes da China. Eu diria que é bem pior, visto que o Google é bem mais essencial que a Apple.