OnePlus copiou os gestos do iPhone X no OnePlus 5T

48 Comentários

A Apple, no iPhone X, deu um passo arrojado ao remover o botão principal e a tornar toda a experiência de utilização dependente dos gestos inteligentes que a marca incrementou ao longo dos anos.

Embora o novo iPhone tenha sido alvo de muitas críticas, a verdade é que passou a ser um modelo inspirador. A OnePlus foi buscar muita inspiração ao X para criar novos gestos inteligentes a servir o OnePlus 5T.

iPhone X inspira novos gestos do OnePlus 5t


Críticas dão lugar à inspiração

Após ter sido lançado, muitas foram a vozes que criticaram o preço do iPhone X, poucos dias depois, algumas marcas anunciaram terminais com preços a rondar e a ultrapassar o mais recente iPhone da empresa de Cupertino.

O ecrã do iPhone X foi criticado por trazer uma “monocelha” que aglomerava um grupo de sensores importantes ao desempenho do smartphone. Contudo, o desenvolvimento do mercado mostra que os fabricantes estarão a enveredar por uma solução parecida ou até menos criativa, no que toca à ocupação do ecrã.

O Face ID foi uma peça chave no renovado esquema de segurança do iPhone X. Alvo de muitas críticas, tendo sido posto em causa com os mais diversos argumentos, parece ser agora a tendência. O mercado dos smartphones vai receber já este ano vários dispositivos com tecnologias similares ao Face ID. Mesmo havendo já tecnologia que coloca o Touch ID debaixo do ecrã, a tendência parece não ir por essa escolha, o reconhecimento facial com recurso a tecnologias 3D é o futuro próximo.

 

E os gestos?

Os gestos fazem parte do ADN da Apple desde o primeiro iPhone. A verdade é que são tão importantes que a empresa está a retirar os botões físicos e a aumentar as tarefas desempenhadas por uma compilação de gestos inteligentes e no iPhone X esse caminho ficou bem claro e assumido.

O mercado reage e a OnePlus chega mesmo a copiar os gestos do iPhone X para permitir aos utilizadores do OnePlus 5T uma utilização mais rica.

Os gestos vieram na terceira beta do Android Oreo para o OnePlus 5T, o mais recente smartphone da OnePlus. Se a nova opção estiver ativada, a barra de navegação do Android desaparecerá e somente os movimentos dos dedos no ecrã permitirão o mesmo resultado. Assim, é necessário deslizar para cima da parte inferior do ecrã para voltar ao ecrã inicial, como no iPhone X. Se fizer o mesmo gesto e parar com o dedo pressionado até meio, irá aparecer a opção multitarefa, novamente como no iPhone X.

Para informações, os smartphones Android têm três botões na barra de navegação: um botão para voltar, um botão para ecrã principal e um botão para abrir a multitarefa.

 

Como usar mais gestos?

Há também uma nova variante, agora existe o deslizar do dedo no canto inferior esquerdo do ecrã. A versão final do Android Oreo para o OnePlus 5T chegará nas próximas semanas, mas a OnePlus ainda não forneceu uma data específica.

A partilha de tecnologias tende a favorecer a qualidade de utilização e temos visto alguma tecnologia explorada no iPhone X a ser bem aproveitada noutros dispositivos.

O OnePlus 5T está disponível por cerca de 432€, utilizando o código de desconto GBonepl1. O envio é gratuito e sem alfândega, utilizando o método Priority Line.

OnePlus 5T

 

Leia também:

Análise OnePlus 5T – Novidades que fazem a diferença

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    BTW saiu um novo update para este tlm…

  2. Avatar de Ze
    Ze

    Tinha um Prof. de Design que dizia:
    “Não inventem que já está tudo inventado!”
    Oneplus, Apple, Xiaomi… são exemplo disso!

  3. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    A Apple também já copiou outras coisas do sistema Android, e de outros fabricantes (Lembro-me de vários exemplos).
    Não me parece mal copiar o que é bom. Se este método por gestos é o futuro, então não vejo problema nenhum, desde que fique bem implementado.

    1. Avatar de Vítor M.

      Claro que sim, e ainda bem que o fez, beneficia quem o compra. Como dizes e bem, é importante é ficar bem implementado e servir bem os utilizadores.

      Podia era ir copiar a forma como o android compila as notificações, que as do iOS são tudo ao molho e fé em Deus.

    2. Avatar de Ricardo Dias
      Ricardo Dias

      Já o meu Blackberry Z10 era todo por gestos não tinha nenhum botão home nesse já ninguém fala lolol vejam videos para relembrar o que era trabalhar com gestos

      1. Avatar de Jairo
        Jairo

        Assim como o N9 da Nokia que rodava o Meego

      2. Avatar de Vítor M.

        Mas não fazia estas ações em particular. Não se trata de gestos em di, trata-se destes em particular. Porque multi-gestos apareceram ainda os Blackberry tinham teclas 😉

  4. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Muito bom, são o Robin dos bosques

  5. Avatar de DANIEL FURTADO
    DANIEL FURTADO

    Exato!!!!

    90% leitores aqui nem usam iphone!
    PPlware simplesmente podia deixar de lado artigos como esse!!!!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Não é bem assim, embora a maioria sejam utilizadores android, há muitos mais que 10% iOS 😉 e depois, a informação é transversal a qualquer tipo de “gostos”, é importante percebermos como se desenrola o mercado da tecnologia para percebermos com o que poderemos contar mais à frente. Este tipo de informação é importante para vermos as novidades que são apresentadas e como é que apareceu esse conceito.

  6. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    O meu meizu m2 note tem isso muito antes de existir o Iphone X. Com o flyme já tinha e agora com o LineageOs 14.1 também tem, qual é a novidade ?

    1. Avatar de Vítor M.

      Não o que tens é algo que é parecido com movimentos inteligentes com um ponto ao centro. Tens botão home e de baixo o comportamento nada tem a ver com o que o iphone X trouxe. Mas nem parecido em qualidade de ação. Tem gestos sim, que já existem há muito tempo, mas estes não tem, tal como o OnePlus 5t apresentou e com a qualidade que apresentou.

      1. Avatar de Wellfake
        Wellfake

        Lmt launcher mas sem representação gráfica? Sim já existia há muito tempo.

        1. Avatar de Vítor M.

          Há algum tempo como referi.

  7. Avatar de jonas
    jonas

    antes disto tudo já o meu blackberry z10, navega tudo por swipes e gestos….e antes dele ja o meu nokia n9 com meego tambem tinha….mas espera foi o iphone X que inventou os gestos num smartphone…enfim….

    1. Avatar de Vítor M.

      Os índios já comunicavam por gestos e antes deles já na pré-história os sinais de fumo recorriam a gestos.

      Mas deixa dar-te alguns inputs a ver se percebes.

      A origem do multi-toque e multi-gestos é lá atrás na década de 70, nos laboratórios do CERN, MIT, universidade de Toronto, Bell Labs, etc… O que conhecemos como multi-toque recente, uma tecnologia mais evoluída, apareceu no início de 1985. A Apple anos mais tarde desenvolve esse conceito e adapta-o à patente que Steve jobs regista para ecrãs de pequena dimensão direcionados para smartphones, isto antes de 2007 mas só apresentado no iPhone Original em Janeiro desse ano. Começa por ser algo muito simples, como o zoom e pouco mais, e atualmente tem já várias combinações, como o cabo do 3D Touch por exemplo.

      Portanto, a Apple não inventou os gestos, a Apple foi quem os trouxe para os smartphones, ainda os Blackberry apenas tinham teclas. O primeiro Blackberry que se pode considerar multi-toque salvo erro é este: http://bit.ly/2yLoMuG que à data analisei.

      O tal teu Nokia N9 vinha equipado com o MeeGo 1.2 Harmattan foi lançado em 2011 http://bit.ly/2DPWrsZ (ainda o tenho) e já nessa altura a Apple tinha no mercado o iPhone 4, que já tinha um grande pack de multi-gestos, principalmente na acessibilidade que sempre foi uma área que recebeu muita atenção da empresa.

      Portanto, o que dizes está completamente desenquadrado com a informação do texto.

      1. Avatar de jonas
        jonas

        resumindo, seguindo a tua logica só me vens dar razao na treta de título que colocaste. a one plus nao imitou o iphone x….com o iphone nao imitou o blackberry ou o n9….gestos no smartphone e em ecras muito antes dos smartphones…..la por so teres palas e viveres a volta do iphone nao quer dizer que os outros facam o mesmo…o teu racicinio é que esta completamente desenquadrado com a informacao do texto visto que o que referes e a estes novos tipos de gestos que muito antes do iphone ja foram introduzidos por outras marcas..que so dei exemplos de varios que tive….

        1. Avatar de Vítor M.

          Não, o título está correto, tu não disseste nada porque o que está em causa não são a generalidade dos gestos ou os multi-gestos, que foi um conceito que apareceu com o ecrã Touch lançado no iPhone Original, o que está em causa são estes gestos em psrticular que a Apple colocou no iPhone X e que aparecem agora (e não no tempo do n9 como dizes, até porque nesse tempo esta marca não existia) 😉

          Portanto, está ação em particular não apareceu há anos… apareceu depois de ter sido lançada pelo X. Assim como poderia ter sido lançada e não foi há um ano atrás e não foi 😉

          Não mistures as coisas, elas têm uma lógica cronológica. Tal como te mostrei com exemplos concretos.

  8. Avatar de Ricardo Sampaio
    Ricardo Sampaio

    O conteúdo deste post é identico ao conhecimento de quem o escreveu. Isto não é um comentário de ódio, nem nada que se pareça.
    Mas acho que se formos pegar nas semelhanças entre todos os telemóveis do mercado, acabaríamos por dizer que todos andam a copiar o vizinho do lado.
    Agora dizer que marca X copiou a Apple, é mesmo para rir. Até porque nenhuma feature do IPhone X mencionada aqui foi “inventada” pela Apple.

    1. Avatar de Celso
      Celso

      Exato. Admiro-me como eles não falaram do nokia n9. Esse sim, gestualmente, foi mesmo uma inovação e ninguém hoje se lembro disso. Quem o usou, sabe bem do que estou a falar.

      1. Avatar de Vítor M.

        Eu tenho ainda um Nokia N9 e sem dúvida que foi um marco no que toca aos multi-gestos (alguns… porque não tinha o botão Home). Mas não tinha estes gestos aqui mostrados, tinha outros (embora que grande parte deles já existiam noutros equipamentos desde há vários anos), não nos podemos esquecer que a Nokia chegou ao mercado com os ecrãs multi-toque já atrasada.

    2. Avatar de Vítor M.

      Ricardo Sampaio só dizes disparates…. Então quem colocou o Face ID nos smartphones? Depois falas como se estivesses a falar de um clube de futebol 😉 comentário ignorantemente logo á partida.

      Podes dar as voltas à mesa que quiseres, mas até a Apple colocar… ninguém o tinha feito. Se o que existia fosse bom não vias agora algumas marcas a ir ao mercado pesquisar novas tecnologias para fazer algo similar ao Face ID 😉 mas no teu comentário deixas escapar essa falta de objectividade, falta-te conhecimento para poderes ver as coisas como elas são. Mas é a tua realidade e podes usar isso se te ajuda, mas estás errado. Como tu já estás a ver é e como verás de agora em diante, a tecnologia que tanto se falava… o Touch ID debaixo do ecrã…. também não verás a ser adoptada pelo mercad… Porque chegou a era do Face ID.

  9. Avatar de Rafael Cardoso
    Rafael Cardoso

    Mas o meu OP3 já tinha gestos, quando o comprei à mais de 2 anos.
    Gestos já existiam no meu anterior Sony Z1.
    Já não chega de falsas notícias que foi a apple que “inventou”?

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas onde diz que a Apple inventou? Quem está a inventar agora és tu. E vai lá comprar os gestos usados pela Apple e pela OnePlus e mostra lá onde é que o Sony Z1 fazia esses gestos específicos? Não inventa 😉

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Tenho um OnePlus 3T e um iPhone X. Garanto-te que não sabrs quais os gestos de que este artigo fala.

    3. Avatar de Rafael Cardoso
      Rafael Cardoso

      Têm razão o meu OP3 não é igual, o meu OP3 não está limitado.
      Eu posso definir o que os gestos fazem: https://ibb.co/m4iN9R
      Sim o meu Z1 já tinha gestos.

      1. Avatar de Vítor M.

        Definir gestos está no iOS quase desde sempre e ainda nem OnePlus havia. Não digas o que não sabes.

  10. Avatar de João Luiz Gomes Silveira
    João Luiz Gomes Silveira

    Oneplus copia o gesto do iPhone X que copiou o Palm Pre.
    Legal

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, o Palm Pre não tinha estes gestos e com aquele ecrã nem nada que se parecesse.

  11. Avatar de mavidoor
    mavidoor

    “Para informações, os smartphones Android têm três botões na barra de navegação: um botão para voltar, um botão para ecrã principal e um botão para abrir a multitarefa.”
    Por acaso o telemovel que utilizo hoje tem 4 botões…por isso….

  12. Avatar de senhor
    senhor

    “A Apple, no iPhone X, deu um passo arrojado ao remover o botão principal e a tornar toda a experiência de utilização dependente dos gestos inteligentes que a marca incrementou ao longo dos anos.”

    O Android fez isso no 4.0 ou 4.1 em 2011 2012. só 5 anos atrás.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não fez nada e nessa altura o Android era uma miséria. Lê um pouco para perceberes do que se está a falar. Lê com atenção.

    2. Avatar de Joao
      Joao

      O Android tem alguns gestos sim mas não podes comparar à filosofia do iPhone X. É totalmente diferente…os gestos do iPhone permitem substrair os botões e os do Android não, são apenas shortcuts, diria eu.

  13. Avatar de Baresi
    Baresi

    Ahahaha este artigo só podia ser de quem o escreveu, não me surpreende uma virgula e nem vale a pena desenvolver assunto, mas interrogo-me sobre esta passagem…

    “Após ter sido lançado, muitas foram a vozes que criticaram o preço do iPhone X, poucos dias depois, algumas marcas anunciaram terminais com preços a rondar e a ultrapassar o mais recente iPhone da empresa de Cupertino.”

    Ando muito distraido ou isto foi só o entusiasmo do fanatismo? Que tenha conhecimento a concorrência anda na casa dos 1.000€, para ser concreto e dar um exemplo o Note 8 custa 1.019€, desse valor até 1.179€ de preço base vão 160€ mas é quase a mesma coisa, são valores a rondar completamente.
    Então valores a ultrapassar o do Iphone da empresa de Cupertino desconheço completamente mas deixo a questão se alguém me souber responder… quais são mesmo?

    1. Avatar de Vítor M.

      Hahaha… cada uma, nota-se logo uma clubite nas tuas palavras, mas eu corrijo-te.

      Então e esses preços não são a rondar a casa dos mil euros, alguns a passar, ficando a poucos euros do preço do iPhone X? O Huawei Porsche não custa mais que o iPhone X? Fanatismo que até te cega.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Vítor, se dás o exemplo do Huawei Porsche (que na minha opinião não pode ser um exemplo por se tratar de uma versão especial) não podes afirmar que “poucos dias depois, algumas marcas anunciaram terminais com preços a rondar e a ultrapassar o mais recente iPhone”. As versões Porsche não são de agora e sempre tiveram preços exorbitantes.

        1. Avatar de Vítor M.

          Mau… mas a última versão desse modelo não é de agora? Claro que é. Mas há vários exemplos, eu disse a rondar, ora a rondar é na casa dos mil euros e isso é tão taxativo como vários exemplos que dei. Incluíndo o Porsche.

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Aqui a questão é a ideia que é transmitida com o texto. Não vou entrar em detalhes destes porque é ridículo…
            As críticas à tua (im)parcialidade não são poucas nem recentes. Talvez devesses considerar esse facto…just saying. A mim é-me igual ao litro…

  14. Avatar de Baresi
    Baresi

    Não resisti :X
    II
    V

  15. Avatar de Monkeyd
    Monkeyd

    Ubuntu touch BlackBerry passpart, e tudo por gestos, acho que a Maçã foi buscar muito daí…

  16. Avatar de Joao
    Joao

    “O ecrã do iPhone X foi criticado por trazer uma “monocelha” que aglomerava um grupo de sensores importantes ao desempenho do smartphone. Contudo, o desenvolvimento do mercado mostra que os fabricantes estarão a enveredar por uma solução parecida ou até menos criativa, no que toca à ocupação do ecrã.”
    A que dispositivos se refere?

    1. Avatar de Vítor M.

      Vários, entre eles o S9. O Pixel 2 por exemplo, que tem um ecrã com um design ultrapassado, face ao que o mercado tem “erígido”. Mas há mais.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Não percebo. Pelo que tenho visto o S) não terá a “monocelha” e o Pixel 2 também não.

      2. Avatar de V.T.
        V.T.

        Desenho ultrapassado? O S9?? Esta não percebi!

  17. Avatar de V.T.
    V.T.

    A Apple copiou “N” caracteristicas dos Androides, mas o iPhone X é que é a referência? Quem copia o iPhone X? São os chineses, marcas pequenas e sem expressão no mercado. Isto é ser a referência no mundo dos smartphones?
    Agora pergunto, porque é que o iPhone X tem sido um fracasso comercial? Será só pelo preço absurdo? Sinceramente não me parece que seja só por isso. Acho que é um produto incompleto com caracteristicas mal implementadas (monocelha, gestos, etc, ect.)

  18. Avatar de Rafael Cardoso
    Rafael Cardoso

    Vejam bem o comentários o deste senhor Vítor M, assim como a notícia. Não vale a pena comentar, ele diz tudo.

  19. Avatar de LP
    LP

    aquele típico exemplo de que a “cópia” é muito melhor que o original

  20. Avatar de Paulo Oliveira
    Paulo Oliveira

    Acho uma piada falarem que a oneplus copiou o sistema de gestos da Apple…… O Blackberry OS 10 era todo por gestos… este sistema de gestos da Apple é uma cópia do que foi criado pela BlackBerry!!!!! é só ver vídeos….