Doogee BL12000: uma tecnologia de carregamento secreta?

28 Comentários

Foi no início de janeiro que demos a conhecer um smartphone com a bateria de maior capacidade alguma vez colocada num smartphone, o Doogee BL12000 com bateria, claro está, de 12000 mAh.

Uma das questões que surge desde logo é o tempo de carregamento. Quanto tempo levará o BL12000 a carregar na sua totalidade? A Doogee garante que os 12000 mAh levam 4 horas a carregar… Haverá aqui algum segredo?


Aumentar a autonomia dos smartphones e melhorar a sua eficiência de carregamento em segurança tem vindo a ser um desafio para os fabricantes. Nos últimos anos tem-se assistido a um crescimento em termos de capacidade destas baterias, mas a verdade é que os equipamentos têm hardware cada vez mais exigente e as aplicações requerem cada vez mais disponibilidade energética.

Evolução da capacidade das baterias ao longo dos anos.

As tecnologias de carregamento rápido estão a ser cada vez mais utilizadas pelas fabricantes, no entanto, esta tecnologia coloca em questão a segurança das mesmas. O carregamento tem que ser controlado sob pena de existir sobrecarga ou sobreaquecimento.

A velocidade de carregamento depende, essencialmente, da tensão e corrente de saída e da qualidade do cabo. Pensando numa analogia de abastecer combustível num veículo onde, para acelerar o processo, ou se pode aumentar a pressão de entrada do combustível ou alargar a tubagem… No caso dos smartphones, um aumento significativo da corrente poderá não ser suportado pelo cabo.

A Doogee, por conta destas preocupações por parte dos consumidores, tentou explicar de que forma consegue colocar os seus 12000 mAh do Doogee BL12000, divididos por duas baterias de 6000 mAh, a carregar em apenas 4 horas.

Segundo a marca, a tecnologia de carregamento rápido associada aos seus smartphones tem uma tensão limitada a 12V e a corrente aumentada para 3A, algo que faz com que carregue a uma maior velocidade mais sem colocar em causa a segurança.

 

Sobre o Doogee BL12000

A Doogee lançou dois modelos que partilham muitas das suas especificações: o Doogee BL12000 e um modelo Doogee BL12000 Pro.

Em termos de especificações contam com SoC octa-core Helio P23 e ecrã FullHD+ de 6 polegadas. O BL12000 conta com 4 GB de RAM e o Pro com 6 GB. Em termos de armazenamento interno o BL12000 tem com 32 GB e o BL12000 Pro surge nas versões de 64 GB e 128 GB.

As câmaras destes novos modelos constituem também uma novidade no universo dos smartphones, com a câmara frontal dupla a contar com lente de grande angular de 130º de 16 MP. Já a câmara traseira também se apresenta com dois sensores, um de 16 MP e outro de 13 MP.

Adicionalmente, conta com um sensor de impressões digitais na traseira, porta USB para carregamento rápido e OTG, para servir de Powerbank. É dual-SIM LTE com suporta da banda 20.

Em termos de dimensões, o BL12000 não é propriamente um equipamento pequeno e leve, mas com 12000 mAh não se esperaria tal coisa. Mede 162 x 74,7 x 14 mm e pesa uns poucos 300g.

Pode ver mais informação no site oficial.

Preço e disponibilidade

O Doogee BL12000 está disponível nas cores azul e preto, por cerca de 158€. Para não incorrer em taxas de alfândega deve selecionar a opção “Adicionar Seguro para Impostos e Taxas ao seu pedido” durante o checkout.

Doogee BL12000

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    Bem este combina Boa performance com excelente bateria a um grande preço.
    Algo aqui não bate certo…Quando a esmola é grande o pobre desconfia…

    1. Avatar de Nuno Oliveira
      Nuno Oliveira

      14mm de espessura para mim é ridículo. Mais que 8mm acho que começamos a andar para trás na evolução…

    2. Avatar de Lagaffe
      Lagaffe

      Ou então é o preço justo e os outros andam a roubar 😉

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Processador MediaTek.
      A esmola não me parece má muito grande…

      Não me venham com as tretas de que a MediaTek está melhor, porque cada telemóvel que arranjo com um processador desses gajos é mais fraco que sei lá o quê, para não falar da temperatura.
      Carregamento ainda é pior para o mais quente… Num telemóvel com uma bateria destas acho que vai tudo derreter…

      1. Avatar de pedro
        pedro

        eu tenho um mediatek a 2.5Ghz, 8 cores, não aquece, é rapido, etc …. estou mt satisfeito!!!

        1. Avatar de okapi
          okapi

          @pedro +1 pelo menos o Doogee Mix2, apesar de terem ineventado muita coisa para vender.

      2. Avatar de Pedro Fonseca
        Pedro Fonseca

        +1 Qualcomm ftw

  2. Avatar de Renato Gomes
    Renato Gomes

    Doogee ???? Longe.

  3. Avatar de Adalberto
    Adalberto

    Só é pena ser esse site, ainda estou á espera das minhas compras do Black Friday.

  4. Avatar de lucioftp
    lucioftp

    Desculpem o offtopic que está ainda dentro do interesse deste site.
    Era utilizador do Gearbest e enviei artigos pelo Priority Line.
    O que acontece neste site com o “Adicionar Seguro para Impostos e Taxas ao seu pedido” se for o artigo for apanhado na Alfandega? Chega a casa sem problemas? Sem a alfandega recorrer ao nosso contacto para desbloquear?
    Muito obrigado desde ja a quem possa ilucidar um pouco sobre este assunto!

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Já me aconteceu parar na alfândega com esse seguro pago por mim. Eu tive de pagar alfândega, mas depois reclamei, enviei toda a papelada para a gearbest e devolveram me o dinheiro. O processo levou menos de 48h.

    2. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      “Caso você adquira o Seguro para Impostos e Taxas e sua encomenda for taxada na alfândega no momento da entrega, por favor entre em contato com o Serviço de Apoio ao Cliente e nós lhe recompensaremos pelos impostos e taxas cobrados.”

  5. Avatar de José Pereira
    José Pereira

    Off Topic
    Comprei uma box android na Gearbest, mas passou na alfandega e agora os CTT pedem mais dinheiro do que custou a box. Fiz a compra com seguro. Como procedo? Levanto a encomenda nos correios e a Gearbest devolve o pagamento? Comunico com eles? Não levanto e depois activo o Paypal?
    Nunca passei por esta situação. Alguém me ajuda? Desde já o meu obrigado.

    1. Avatar de x
      x

      pagas e n bufas.

    2. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Paga tudo e levanta a encomenda. Depois entra em contato com a gearbest, eles devolvem te o dinheiro da alfândega ao apresentares os documentos que eles te pedirem.

    3. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      Para compras efetuadas até 31 de dezembro, a Gearbest reembolsa o valor das taxas pagas, com exceção para envios DHL. Entra em contacto com eles pelo site. Se disserem que não, insiste, a informação que dei é fidedigna.

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    De qualquer forma, apenas acrescento ao meu comentário acima, que mesmo ficando desconfiado, não me importava mesmo nada de ter um Tlm destes, já que cumpre com os vários requisitos que gosto num Tlm.

  7. Avatar de manito
    manito

    Off topic – Na minha opinião Custos alfandegarios sao da responsabilidade do comprador… agora é decidir se paga ou nao as suas taxas… estamos sempre sujeitos a estas paragens na alfandega independentemente do metodo de envio de paises terceiros!

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      A tua opinião de pouco ou nada vale. As grandes lojas sabem que o pagamento de taxas é um grande impedimento para comprarmos na China e redondezas, e criam métodos de envio, alguns deles com as taxas pagas na origem. Portanto, NÃO “estamos sempre sujeitos a estas paragens na alfandega independentemente do metodo de envio de paises terceiros”…

      1. Avatar de Nuno Oliveira
        Nuno Oliveira

        A GearBest que eu saiba não tem nenhum método onde se paguem as taxas na origem.
        Tem é o esquema do Priority Line que evita de forma obscura a passagem na nossa alfândega.
        E o único seguro que conheço na gearbest é para caso a encomenda se perca e não tem nada a ver com taxas.
        Onde está esse seguro que falam?

        1. Avatar de Hugo Cura
          Hugo Cura

          Quem falou na Gearbest?
          Por exemplo as lojas Tomtop e a Cafago têm métodos de envio com taxas pagas na origem (mais conhecido por DDP), a LightInTheBox (neste artigo) tem um seguro de transporte e um outro seguro para despesas e taxas de entrega… e há mais…

          1. Avatar de Nuno Oliveira
            Nuno Oliveira

            Este Off-Topic não é em resposta a um comprador da gearbest que agora tem alfândega para pagar?
            Mas respondendo à pergunta, foi o José Pereira e o Manito. E eu em resposta.

          2. Avatar de Hugo Cura
            Hugo Cura

            Ok, tudo bem, de acordo. Seja como for, podes ver que generalizei no meu comentário: “As grandes lojas (…) criam métodos de envio, alguns deles com as taxas pagas na origem”.

      2. Avatar de manito
        manito

        OK fica se assim!

  8. Avatar de Pedro Fonseca
    Pedro Fonseca

    É por isto que, marcas chinesas só gosto de Xiaomi/OnePlus. Colocam SoCs de jeito (Qualcomm) e os telemóveis ficam eficientes e aí compensava ter baterias destas.

  9. Avatar de extraman
    extraman

    Sem olhas para as specs, 12Ah , o maior problema deste aparelho na minha óptica deve ser o peso…