Ambiente: Microondas são tão prejudiciais como carros

67 Comentários

É estranho comparar o impacto ambiental que um microondas pode ter em relação a um carro. No entanto, segundo um estudo britânico os microondas de toda a Europa emitem tanto dióxido de carbono quanto o libertado por sete milhões de carros.

Saiba em que consistiu o estudo e que resultados foram obtidos.


O estudo foi realizado por investigadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido e concluiu que os microondas que se encontram em funcionamento na Europa emitem tanto dióxido de carbono quanto o libertado por sete milhões de carros. Para a realização deste estudo, os investigadores avaliaram a emissão de dióxido de carbono libertado para atmosfera pelos microondas desde o seu fabrico até ao final de vida útil do equipamento.

Os resultados são interessantes, mas por outro lado assustadores. Só durante o processo de fabrico destes eletrodomésticos, há um “contributo” na ordem dos 20% para o esgotamento dos recursos naturais, implicando diretamente nas alterações climáticas.

Consumo energético

O maior impacto deste equipamento é mesmo ao nível do consumo energético. De acordo com os resultados, 19 microondas num ano emitem tanto dióxido carbono como o que é emitido por um carro. Assim, contas feitas, todos os microondas na Europa poluem tanto quando sete milhões de carros, cerca de 7 milhões de toneladas de dióxido de carbono.

O estudo mostra também que, em média, um equipamento deste tipo usa 573 quilowatts-hora (kWh) de eletricidade ao longo da sua vida útil de oito anos. Isso é equivalente à energia consumida por uma lâmpada LED de 7 watts, deixada acesa continuamente por quase nove anos.

De referir ainda que todos os anos na União Europeia os microondas (mais de 130 milhões) consomem até cerca de 9,4 terawatts/hora de energia, o equivalente à quantidade de eletricidade que é gerada, anualmente, por cerca de três centrais elétricas de gás natural.

A título de curiosidade, em 2020 prevê-se que as vendas anuais de microondas atinjam as 135 milhões de unidades.

Os autores deste estudo alertam que as conclusões do mesmo devem ser levadas a sério, tendo em conta o número de equipamentos vendidos a cada ano.

Estudo completo

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de hsff
    hsff

    Os ecologistas vão agora exigir o fim do microondas.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Espero que não, pois o meu pc gasta umas quantas vezes mais luz (em média).

    2. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Lá vem é mais uma taxa qualquer para o Zé pagar…

  2. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    Incrível. Grato pela notícia, ajuda a ter melhor perspectiva do que realmente se passa.

  3. Avatar de Sergio Gil
    Sergio Gil

    Tenho de ler melhor o catálogo do meu micro ondas pois só o uso alguns segundos/minutos por dia (e não todos os dias), por isso ele tem de ter outras mais-valias para poder poluir tanto como o carro.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Ele nem precisa de trabalhar. Pois a poluição é feita no seu fabrico

  4. Avatar de int3
    int3

    Content production no seu auge.

  5. Avatar de GM
    GM

    A comparação que deverá ser feita é (esclareço já que não li o estudo completo) entre o micro-ondas em todo o seu ciclo de vida estimado de 8 anos – o meu já tem 13 – (desde o fabrico, utilização até ao abate), e a alternativa tradicional, seja ela fogão/placa a gás, placa eléctrica´, placa de halogéneo e placa de indução (estas 3 últimas eléctricas). E já agora comparando se a tilização for com recurso a lenha. Agora, o estudo como foi apresentado só por si, não diz muito. Diz apenas que produz aquela quantidade de CO2 e compara com os automóveis e a lâmpada, nada mais. Não utilizo nem carro nem lâmpada para aquecer / cozinhar.

    1. Avatar de Luís M
      Luís M

      Ia escrever algo parecido…posso ainda acrescentar que o estudo devia incluir também o CO2 e outros recursos poupados devido ao aproveitamento de uma refeição “velha”.
      Eu diria até que o microondas é o electrodoméstico mais eficiente que temos nas nossas cozinhas.

      1. Avatar de GM
        GM

        Nem mais. E se detalharmos mais, o consumo desse hipotético automóvel, é no circuito citadino, extra-citadino, autoestrada, é num percurso sinuoso, ou plano? Ou será que é considerando os consumos de homologação, ou seja de catálogo?
        Esqueci-me à pouco de acrescentar que também não me desloco de micro-ondas.

      2. Avatar de António Fagundes
        António Fagundes

        O mais eficiente é a bimby.

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Utiliza o microondas para cozinhar?

      1. Avatar de GM
        GM

        Sim. Pouco, mas sim. Por exemplo, batata-a-murro. Em poucos minutos, estão prontas. O anterior, que este veio substituir, utilizava mais, pois possuia grill.

        1. Avatar de JR
          JR

          Concordo plenamente. O microondas é de longe o electrodoméstico mais eficiente a cozinhar/aquecer/confeccionar qualquer tipo de alimento.

      2. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Sim, para fazer arroz por exemplo.

    3. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Certo, estão a comparar alhos com bugalhos, logo as conclusões de pouco valem.

    4. Avatar de anonimo
      anonimo

      Há uma outra alternativa mais radical, para quem for verdadeiramente ecologista: tira-se a comida para fora do frigorífico algum tempo antes de se comer e come-se a comida à temperatura ambiente; o ecologista mais exigente (aquele que deseja comer pratos quentes às refeições principais) terá que cozinhar com maior frequência (ou ter quem o faça).

    5. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      +1
      Grande comentário GM, concordo plenamente.

      São ridiculous estes estudos, em que escrevem muito sem adicionar nada.

      O que adianta dizer que os Ar Condicionados poluem o equivalente a 5mil carros/ 15 milhões lampadas / 300 vacas. Se mesmo assim os Ar condicionados são a maneira mais eficiente de aquecer ou arrefecer o ar.

      1. Avatar de anonimo
        anonimo

        Tal adiantaria na medida em que, sabendo que os carros têm uma dimensão poluente muito grande no planeta, poderíamos ter uma percepção melhor da dimensão/impacto desses Ar Condicionados no ambiente e lembrar-mo-nos que é importante procurarmos soluções mais eficientes (quer os cientistas e produtores, pelo lado da inovação/oferta, quer os consumidores, pelo dado da procura).

  6. Avatar de Nuno Casaleiro
    Nuno Casaleiro

    Essas contas entra o processo de fabrico dos carros?? Acho que não, assim por alto quase que me atrevo a dizer que a construção de um carro em todo o seu processo construtivo tem mais impacto que 10 microondas no sua vida toda. E só pensando no fabrico da electronica. Abusivo é que acho deste estudo.

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Se for aquecer a comida no fogão, demora mais tempo, e está gás a queimar e a poluir montes de tempo. Não sei se no meio disto tudo, o microondas não será melhor.

    1. Avatar de anonimo
      anonimo

      O estudo não faz essa comparação.

  8. Avatar de pedro
    pedro

    “De referir ainda que todos os anos, por hora, na União Europeia os microondas (mais de 130 milhões) consomem até cerca de 9,4 terawatts, o equivalente à quantidade de eletricidade que é gerada, anualmente, por cerca de três centrais elétricas de gás natural.”

    o artigo lê:
    Highlights: 130 M microwaves in the EU consume 9.4 TWh of electricity annually.

    9,4TWh são bem diferentes de consumir 9,4TW…. de facto é o equivalente e 3 centrais elétricas a gás natural, durante uma hora… talvez seja melhor reverem se compreendem a diferença de energia para potência.

    Talvez antes de fazer chapa 5 seja melhor ler e compreender bem o artigo .

  9. Avatar de Correia
    Correia

    mas o problema está no micro ondas ou está no modo como é produzida a energia?

    1. Avatar de anonimo
      anonimo

      Segundo esta notícia: «O maior impacto deste equipamento é mesmo ao nível do consumo energético. De acordo com os resultados, 19 microondas num ano emitem tanto dióxido carbono como o que é emitido por um carro. » Assim, o problema está no modo como é produzida a energia que os micro-ondas consomem (não na energia que os micro-ondas produzem).

  10. Avatar de R
    R

    O metano é exponencialmente mais importante/pior que o CO2, mas pouco se fala sobre isso…

    1. Avatar de anonimo
  11. Avatar de Raí
    Raí

    Gostaria de saber quanto dióxido de carbono é emitido na fabricação de baterias de lítio de um carro Tesla.

    1. Avatar de hsff
      hsff

      Segundo os ecologistas nenhum…

      1. Avatar de anonimo
        anonimo

        Mentira. Eu, como ecologista, nunca diria uma atrocidade dessas.

  12. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    9 W de uma lâmpada ligada ao longo uma década?? Sou da área e posso dizer que isso não é assim tanto… Podíamos falar de microondas, como podíamos falar de qualquer outro equipamento que gaste energia… Televisões, aquecedores, etc.
    Por isso, não percebo por que razão este estudo se centra nos microondas.

    1. Avatar de anonimo
      anonimo

      Eu diria que basicamente é para lembrar-nos que qualquer electrodoméstico tem um impacto não negligenciável no ambiente. Usaram o microondas (talvez o tenham escolhido por ser um electrodoméstico que a maioria das pessoas usa diariamente) para nos podermos relacionar emocionalmente com o problema da poluição.

  13. Avatar de Iuri das Murtas
    Iuri das Murtas

    Nem toda a energia produzida emite CO2 e comparar o gasto do microondas desde a sua produção até se estragar com o gasto de carros a andar é deixar de parte todo o lixo criado na produção dos carros…

    1. Avatar de anonimo
      anonimo

      Parece-me que quanto a isso a notícia pretendia apenas criar um termo de comparação para se perceber o impacte dos microondas no ambiente e não fazer uma comparação direta.

  14. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Mas alguém tem acesso ao estudo completo ?
    Senão é apenas perca de tempo ler isto. Ficamos sem saber o resto … e daí concluir alguma coisa.

    Abc

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tens link no fundo do artigo

      1. Avatar de GM
        GM

        Certo, mas vai dar a nenhures. Diz que existe um problema: “There was a problem providing the content you requested. Please contact us via our support center for more information and provide the reference number below.
        Reference Number: 18.25f38fa8.1516378741.b8772fe”

          1. Avatar de GM
            GM

            Não, aparece aquela mensagem que colei acima.

          2. Avatar de GM
            GM

            Continua com o mesmo erro. Já desliguei o ADBLOCK, mas não é disso.

          3. Avatar de Pedro Pinto

            vou mandar-te para mail

      2. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Não , a mim da-me um resumo do Pdf do estudo completo , o resto é para comprar 🙂

        Abc

  15. Avatar de Redin
    Redin

    Existem estudos mesmo muito estúpidos e tendenciosos. É o mesmo que dizer que a utilização de energia solar também não se deveria utilizar porque a exposição ao sol provoca cancro de pele.
    Dass…..

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não te precisas expor ao sol para utilizar energia solar, mas sim, tudo tem os seus pros e contras.

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Falta saber se o automóvel usava software aldrabado da wv

  17. Avatar de AlexX
    AlexX

    Emissões de co2 são o menor dos problemas dos microondas. Que tal o campo eléctrico gerado em redor que danifica o cérebro, pele e seus tecidos? Pode causar cancro. Quanto aos alimentos e muito resumido, altera toda a sua estrutura molecular danificando minerais,vitaminas e nutrientes que possam conter. Foi uma excelente invenção para adoecer e enfraquecer pessoas. Vale ao ser humano a sua enorme capacidade de adaptação e resistência…

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Sempre tive alguma reserva em relação aos microondas, e gostaria de saber mais acerca, tens alguma info ou link’s para substanciar as afirmações

      1. Avatar de AlexX
        AlexX

        Existem vários estudos mas pouca ou praticamente nenhuma informação em PT infelizmente. Mas acho este um exemplo que já diz muito

        http://www.health-science.com/microwave_hazards.html

  18. Avatar de Joao ptt
    Joao ptt

    Realmente se o estudo relaciona o consumo de energia com a emissão de CO2, o problema está no consumo ou no fabrico? Cá em Portugal apesar de não gostar daquelas monstruosidades dos cata-ventos aquilo pode alimentar os aparelhos sem criar CO2, correcto? Logo a questão é saber o que estão a fazer no Reino Unido para aumentar as fontes de energia renovável.

    1. Avatar de anonimo
      anonimo

      Pelo que percebi desta notícia, o problema está no consumo. Gera-se energia nas centrais eólicas sem libertar CO2 durante essa geração, mas liberta-se CO2 com o fabrico, instalação e manutenção das mesmas.

  19. Avatar de Luis
    Luis

    Sempre tive alguma reserva em relação aos microondas, e gostaria de saber mais acerca, tens alguma info ou link’s para substanciar as afirmações

  20. Avatar de TESTE
    TESTE

    VIVA OS CARROS ELÉCTRICOS!!!
    TUDO É AMIGO DO AMBIENTE ,INCLUINDO OS MICRO-ONDAS JÁ QUE NÃO USAM COMBUSTÍVEL FÓSSIL.
    SÓ O ELÉCTRICO É QUE É BOM,QUE SE LIXE A MANEIRA COMO É OBTIDO.

    8

    1. Avatar de anonimo
      anonimo

      Quem disse isso?

  21. Avatar de jp
    jp

    TODOS os aparelhos elétricos, e não elétricos, levam à produção de CO2.
    Esta notícia serve para chamar a atenção de quem nunca pensou nisto mas falta dizer que isso é para TODOS os aparelhos… só em telefones móveis e seus carregadores elétricos, e televisores a coisa deve ser bonita!!!

  22. Avatar de ComAtesta
    ComAtesta

    co2 e um gas natural nao e um gas poluente. Coisas basicas.

    1. Avatar de anonimo
      anonimo

      CO2 é um gás que contribui para o efeito de estufa.

  23. Avatar de Edgar Pereira
  24. Avatar de anonimo
    anonimo

    «Só durante o processo de fabrico destes eletrodomésticos, há um “contributo” na ordem dos 20% para o esgotamento dos recursos naturais, implicando diretamente nas alterações climáticas.»

    O que querem dizer com “contributo” nesta frase tão enigmática!??? Não creio que sejam gastos 20% dos recursos naturais do planeta só em micro-ondas…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      contributo, de contribuir

      1. Avatar de anonimo
        anonimo

        Continuo às escuras. Em que medida é que os microondas contribuem na ordem dos 20% para o esgotamento dos recursos naturais?

  25. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    O meu microondas tem 28 anos e nunca avariou. O estudo é tendencioso e tem pouca informação tecnica para ser levado a sério.

  26. Avatar de Redin
    Redin

    O equilíbrio para contrariar o excesso do CO2 são as florestas. Até o ser humano produz CO2, metano, etc. Os animais bovinos são produtos em massa de gases perigosos. Vamos agora viver no medo? Comecem a fazer as malas e vão é viver para o próximo hexoplaneta. A produção de smartphones também. Florestas para consumo do CO2, precisam-se.

    1. Avatar de anonimo
      anonimo

      Não é uma questão de viver no medo, mas de ser cuidadoso no consumo dos recursos do nosso planeta.

  27. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Que façam microondas bons, que durem, não é daqueles chineses que ao fim de 3 anos queimam o magnetrão