Chegou o Wine 3.0: Corra aplicações Windows no Linux ou macOS

34 Comentários

Certamente que já lhe aconteceu estar numa distribuição Linux e lembrar-se que precisava de uma determinada aplicação mas essa não se encontra disponível para o seu sistema. Num caso desses a ferramenta Wine é a solução!

Hoje vamos conhecer as novidades da versão 3.0.


Wine é um projeto que permite executar em ambientes Linux, no macOS, BSD e similares software especificamente concebido para o Microsoft Windows. Esta ferramenta funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que disponibiliza uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico.

Recentemente foi lançado a versão 3.0 do Wine que além de ter sofrido 6000 alterações comparativamente à versão anterior, traz um conjunto de novidades interessantes:

  • Suporte para Direct3D 10 e 11
  • Melhorias no suporte DirectWrite e Direct2D
  • Melhor suporte gráfico ao nível do Android
  • Direct3D command stream

O Wine 3.0 está já disponível para download aqui. Os binários para cada distribuição e também para o macOS ainda estão em fase de criação. Se usar o Ubuntu, para ter a última versão basta que atualize os repositórios – ver aqui.

Se são utilizadores do Linux ou do macOS e querem ter aplicações Windows a correr de forma direta e sem qualquer emulação, então o Wine é a solução que procuram. Nem sempre é simples de usar, mas no geral cumpre com o que promete.

Via omgubuntu

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de #Fernando
    #Fernando

    Fantástico…

  2. Avatar de António Fagundes
    António Fagundes

    Inútil.

    1. Avatar de ED209
      ED209

      Podes fundamentar a tua opinião?

    2. Avatar de Monkeyd
      Monkeyd

      Porquê?
      Inútil para ti?!
      Wine é muito útil e quebra muito galho.

      1. Avatar de António Fagundes
        António Fagundes

        Quando usei era baseado em X11, não sei se ainda se mantém.. que por si só é a pior coisinha alguma vez inventada.
        Tirando isso, odeio o paradigma de correr apps de outros SOs e a experiência de utilização tipicamente é péssima, pelo menos nos programas que experimentei.
        Ou usam alternativas ou virtualizam o outro SO que precisam, algo que também não apologista para uso doméstico.

        1. Avatar de António Fagundes
          António Fagundes

          Ah.. e quando precisei, isto era tão mau que recorri ao crossover.

          1. Avatar de Eduardo Silva
            Eduardo Silva

            Crossover que é da mesma empresa do Wine, penso eu, só que pago.

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            O crossover é uma versão paga do wine.

          3. Avatar de António Fagundes
            António Fagundes

            Por usarem o mesmo motor não significa que façam o mesmo, por algum motivo o crossover é pago 😉

        2. Avatar de Bruno M.
          Bruno M.

          Que máquina tens?!
          Processador
          Grafica
          Quantidade de Ram?

        3. Avatar de Monkeyd
          Monkeyd

          eu tambem, quando comecei a usar o linux tinha esse problema, eu so queria instalar o pcdj red no linux, e nao altura nao dava, mas hoje da de boa…

  3. Avatar de slblxs
    slblxs

    No arch linux, ou seja, aur já existe a versão wine-stable 3.0-1 .

    1. Avatar de zeca
      zeca

      arch linux é muito instável

  4. Avatar de Reparo
    Reparo

    Já agora, caso haja alguma coisa que não funcione com o Wine, podem também correr o Windows de forma totalmente legal e baixado do site da Microsoft numa máquina virtual. Pplware não sei se já fizeram algum artigo acerca disto mas, em caso negativo, deixo a sugestão: https://sites.google. com/site/easylinuxtipsproject/oldgrub
    (remover o espaço no endereço)

    Estas máquinas virtuais do Windows (7, 8 e 10) são válidas por 90 dias, sendo que as do Windows 7 podem ser renovadas 6 vezes totalizando 540 dias, ou seja duram ano e meio mais coisa menos coisa. E quando caducarem basta criar outra.

    1. Avatar de eu
      eu

      Para avaliação/teste, para o fim que lhe queres dar não !
      Ou então pagas, tal como pagas uma refeição num restaurante e deixas-te de atalhos.

      1. Avatar de Reparo
        Reparo

        Citando-te, podes testar e avaliar por 540 dias o Windows 7, cortesia da Microsoft. E os próprios acrescentam mais ainda, dizem para fazermos um snapshot da instalação para voltarmos a repor tudo quando o período de avaliação terminar e começar a período a recontar do início! Está escrito por eles na página de download:
        https://developer.microsoft.com/en-us/microsoft-edge/tools/vms/

        Por isso não, não precisas de pagar e está tudo legítimo. E sim, pode ser usado para o fim que eu lhe quiser dar e seja lá para o que for. Quem disponibiliza é a Microsoft.
        Olha que por vezes comemos uma refeição num restaurante paga por outrem, nem sempre sai do do nosso bolso…

    2. Avatar de Samuel
      Samuel

      O wine é totalmente grátis sem limite de utilização

      1. Avatar de Reparo
        Reparo

        Exato, o que foi referido por mim foram imagens do Windows que podem ser utilizadas em Linux ou Mac, algo como um complemento de recurso caso haja algo que se necessite e que não funcione no Wine. Como essas imagens do Windows correm dentro de um ambiente de virtualização não deverá haver qualquer problema de segurança.
        Mas só mesmo por recurso porque o Wine é excelente e é o que deve ser utilizado.

        Por exemplo em Linux temos escassez de emuladores Android, tirando o Genymotion não há mais nada de momento que seja minimamente funcional e nenhum dos que existem para Windows funcionam com o Wine. Mas correndo por exemplo o Windows 7 no Virtualbox podemos rodar o Bluestacks sem problemas, já se fica com um Android app player excelente para usar em Linux, ainda que indiretamente. Eu pessoalmente tenho o Bluestacks 2 a funcionar nestas condições, perfeitamente funcional.

  5. Avatar de Jobz
    Jobz

    Corre iLok, WIBU,eLicenser?
    Pra mudar de OS, tem de ter estes programas a correr, e poder importar chaves de registo sem complicações.

    Até lá, Windows a 100%

  6. Avatar de eu
    eu

    “sem qualquer emulação” – discutível.
    Outra alternativa no caso do macOS é usar Parallels com Windows 10 num modo que permite a integração com o macOS (partilhas de pastas como se tive-sem fundidas e as janelas que parecem nativas sem se ver o Windows por trás).

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Parallels é bom mas é pago.

      1. Avatar de eu
        eu

        E há almoço grátis ?
        O pplware também não é baseado num negócio (e que acho muito bem) ?
        Tenho o Parallels.
        Tudo o que poder ser macOS vai nativo e só a excessão à regra (uma minoria) vai por Parallels com a emulação que está totalmente casada no sistema (O C:\ fica fundido no macOS).

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Tb tenho o Parallels…mas o Wine é ligeiramente diferente. Quanto aos almoços grátis…não tenho grande know how

          1. Avatar de eu
            eu

            Sim, o Wine dá uma sensação de algo arranjado. Parece que a aplicação é allien no sistema e quando a aplicação necessita de aceder ao sistema de ficheiros, o que vemos é um sub-sistema windows no entanto para o caso de uma pequena ferramenta ou algo que é usado esporadicamente, pode ser uma mais valia, pois o Parallels é uma Ferrari sim mas só faz sentido para um uso mais intensivo.
            Quantos aos almoço grátis, eu taambém não. Pode ser que um dia ganhe um 🙂

  7. Avatar de blabla
    blabla

    playonlinux

  8. Avatar de ked
    ked

    Wine e PlayonLinux é tudo para perder tempo. Virtualbox e nada como uma máquina virtual se o hardware permitir. Linux como workstation sucks!

    1. Avatar de eu
      eu

      Linux é o sistema que uso mais mas não para desktop: O meu smartphone é da mesma origem, o meu NAS é Linux, o meu Mac tem a mesma origem (um ramo comum algures do passado), o meu host é Linux, portanto Linux é rei excepto no meu desktop que é onde estou mais tempo.

      Acredito que Linux terá ainda mais expressão num futuro próximo, principalmente no servidor (onde já é rei). Por exemplo com o SQL Server e .NET Core para Linux, tem logo ali uma boa fatia.

  9. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    Muito bom. Parabéns à equipa.

  10. Avatar de Luz
    Luz

    … eu fiz os passos que vem no link para Ubunt, mas instalou a versão: wine-2.0.4, qual terá sido o meu problema e possível erro !!!_???_!!!

  11. Avatar de Luz
    Luz

    … resolvido o problema, depois de reiniciar o sistema o Wine 3.0 acabou por instalar, não sei porque isto aconteceu desta forma, foi a 1º vez … e consigo correr o Cemu 1.11.3, a executar o jogo Zelda Breath of the Wild, excelente WINE 3.0.
    … fico muito agradecido PPLware e ao Pedro Pinto, por este artigo sobre o Wine 3.0.
    … até parece que o Wine é melhor que o Win10 (RIR sem parar 😛 )…

  12. Avatar de Alexk
    Alexk

    Ja com o Wine 3.0 rc6 instalado, tentei instalar o Office 2016 e está a funcionar!!

  13. Avatar de João Teixeira
    João Teixeira

    É possível instalar jogos do Windows, como por exemplo o Football Manager?

  14. Avatar de eder
    eder

    Como instalar esse pacote? alguém sabe dizer, sou novato no linux