‘Tide Pod Challenge’: O desafio para comer cápsulas de detergente

62 Comentários

Para quem navega frequentemente na Internet, é possível que já pouco ou nada o admire ou choque.

Como sabemos, volta e meia surgem uns desafios engraçados e outros bizarros, nas redes sociais, e hoje falamos do novo desafio: o Tide Pod Challenge. Este desafia, nada mais, nada menos, os jovens a comerem cápsulas de detergente… e há quem o faça… e até elabore cozinhados.




Neste momento deve estar a perguntar-se: “Mas… anda tudo louco?”. Pois… parece que algumas pessoas gostam de desafios assim um pouco mais bizarros mas também perigosos, sem nenhuma justificação plausível.

Depois do Ice Bucket Challenge e do Extreme Phone Pinching, surge agora o Tide Pod Challenge.

 

O que é o Tide Pod Challenge?

O Tide Pod Challenge basicamente desafia os jovens a comerem cápsulas de detergente. O desafio é promovido e exibido nas redes sociais.

Escusado será dizer que este desafio é extremamente perigosos, podendo levar a intoxicações graves e, em casos extremos, mesmo à morte.

Na Internet, uma breve pesquisa leva-nos a imagens e, sobretudo, vídeos de jovens a comerem cápsulas de detergente… como forma de vencerem o desafio. Muitos dos vídeos são feitos por Youtubers influentes dos jovens.

Os jovens filmam-se a ultrapassar o desafio, ou seja, a ingerir as cápsulas de detergente e há quem vá mais longe e, não só comem, como fazem mesmo pizzas, decoradas com as pastilhas que servem para lavar a roupa.

Uma vez que o nome foi inspirado nas cápsulas da marca Tide, a Procter and Gamble, empresa detentora da marca de detergente, já deu o seu parecer em relação ao desafio, num comunicado, deixando o alerta para o perigo do mesmo:

Our laundry pacs are a highly concentrated detergent meant to clean clothes, and they’re used safely in millions of households everyday.

They should be only used to clean clothes and kept up, closed andawayfrom children.

Como se não bastasse, no Youtube da Tide, encontramos um vídeo a alertar para o perigo do desafio, assim como a reforçar que, estas cápsulas de detergente, servem somente para lavar a roupa, e não para comer.

Vejam o vídeo:

https://youtu.be/-DrC_PF_3Lg

Nas redes sociais as pessoas demonstram a sua indignação pela existência deste género de desafios, criticando severamente aqueles que os aceitam e os tentam realizar.

Deixamos nós também aqui o alerta, para jovens e pais, no sentido de se consciencializarem dos perigos inerentes a este, e outros, desafios do género.

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zinco
    Zinco

    Fazem muito bem. É para ficarem lavadinhos por dentro, assim já não é necessário manda-los lamber sabão.

  2. Avatar de Segurança
    Segurança

    Assim como o universo, a estupidez humana não tem limites…e não estou tão seguro em relação ao primeiro.

    1. Avatar de Mario Sousa
      Mario Sousa

      só faltou a fonte… 😉

    2. Avatar de ze
      ze

      by Albert Einstein

  3. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    comentarios a dizer que esta geração esta perdida em 3…2…1…

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      E é mentira?!
      São tantos os exemplos, que antigamente era inconcebível!

      1. Avatar de AiOGajo
        AiOGajo

        1) Game of chicken (origem em 1950) embora fosse uma ideia com origem num filme.
        2) Russian Roulette (origem em 1840) embora fosse uma ideia com origem num livro.
        3) Knife game (origem em 1930) embora fosse uma ideia com origem num filme/livro.

        1. Avatar de Alexandre
          Alexandre

          …tudo jogos de MACHO!!!

    2. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      DARWIN Awards!

    3. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      3…2….1… e nada?!

      Em cada geração nesta e nas outras, há sempre uma parte de pessoas muito imbecis… hoje em dia apenas é mais fácil terem protagonismo com a Internet….

  4. Avatar de Mario Jorge
    Mario Jorge

    Acho bem que continuem com estes desafios. Assim a raça humana consegue evoluir muito mais depressa

    1. Avatar de DrFrankenDerpen
      DrFrankenDerpen

      +1

      Até sou a favor de tirar tudo o que é rótulo de aviso, perigo, etc… e deixar as coisas andarem por elas próprias

    2. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Seleção natural simplesmente mudou a sua forma de atuar, mas continua a fazer das suas

  5. Avatar de Celso
    Celso

    Eu acho é que os jovens que fazem isso têem é tide na cabeça em vez de cérebro. Com tanta informação hoje em dia, fazem cada vez mais parvoíces.

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Antigamente também se fazia… não era tão publicitado ou exposto porque hoje somos uma aldeia global.
      Então e os desafios do “medricas” com carros a acelerar contra um penhasco sendo que o último a travar era o perdedor.
      E a roleta russa? Colocar apenas uma bala na câmara para ver se era o dia de sorte.
      E o desafio da faca entre os dedos? Estender a mão numa mesa e ver se consegue acertar no espaço entre os dedos.

      Entre muitas outras…

      1. Avatar de AiOGajo
        AiOGajo

        1) Game of chicken (origem em 1950) embora fosse uma ideia com origem num filme.
        2) Russian Roulette (origem em 1840) embora fosse uma ideia com origem num livro.
        3) Knife game (origem em 1930) embora fosse uma ideia com origem num filme/livro.

        Hoje as ideias estúpidas tem origem por alguém na internet e são propagadas dessa forma. O método de propagação e origem destas ideias é hoje só mais rápido e mais exposto, mas que havia, havia…

  6. Avatar de Spoky
    Spoky

    Deixa-los comer, são gente sem cabeça. Diria cambada de burros (não há outro nome para os identificar) se morrerem, será por puro Darwinismo aka Seleção Natural.

    Não tenho pena deste tipo de pessoas, muito menos me preocupo ao ponto de gastar o meu tempo nas redes sociais indignado! A questão é, para quê ficar indignado? Se eles não sabem que não devem comer, porque raio comem e ingerem? É por vontade própria, sendo assim.

    Eu nem me preocupo, nem entendo as pessoas que ficam preocupadas com esse desafio. Tal como disse, é a seleção natural, não tenho pena nenhuma dessas pessoas. A educação vem de casa, se não tiveram educação e disciplina para saberem os perigos existentes e inexistentes, é problema dos pais que os educam.

    O que chateia e inerva, é ver pessoas a PERDEREM O SEU TEMPO ÚTIL preocupados com estes desafios! Para quê? Com medo que chegue aos vossos filhos? É tão simples, em vez de se preocuparem com isso. Vão falar com os vossos filhos, avisar-los e alertar-los e consequentemente vigiar-los mais e controlar as horas que passam no youtube (Existe controlo parental) recomendo um router que bloqueie determinado X de horas no youtube (existem vários que fazem isso!)

    Mas agora, triste? Chateado? Indignado? Frustrado? Por quem publica e come isso? Então era isso! Que se matem! Problema deles (e isto não é ser frio, é ser realista!)

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Acrescento, e os mídia ajudam nisto. Quanto mais divulgarem o desafio mais chega a boca de pessoas. Quando menos divulgarem melhor.

      Ao divulgar estão a ajudar e a alertar para o perigo? Obvio que sim, mas assim ainda tornam o desafio mais conhecido. Por vezes, faz parte ignorar estes desafios. Estão na Internet? Sim.

      Façam como se não tivesse, e nem publiquem nada do assunto. Tal como disso problema deles, que se matem, que comam e que ingiram logo o darwinismo acaba por resolver o problema, se der para o torto.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Não é pelos media que as pessoas sabem disto… e aqui há uma função muito importante pois ao divulgar está-se a alertar e prevenir.

        1. Avatar de kekes
          kekes

          Concordo, mas a realidade é que isto ganhou o impacto que tem depois de se alertar para os cuidados a ter com o facto destas pastilhas serem atractivas para os menores, desde então o consumo de pastilhas disparou.

          Deixo um extracto de uma noticia:

          A spokesperson for the American Association of Poison Control Centers told us that in the first 11 days of 2018, there had been 40 reported exposures to liquid laundry detergent pods by 13- to 19-year-olds. That figure represents 20 percent of the total number of similar incidents in all of 2017

          Conclusão, as pessoas começam a consumir detergente quando se começa a falar nos meios de comunicação do problema. Concluindo, por vezes é melhor não tocar no assunto.

          1. Avatar de Marisa Pinto

            Isso é discutível, por essa lógica não se falava de nada, nem violência doméstica, por exemplo :/

            Importante é a forma como se aborda o assunto e a intenção/finalidade da mesma.

          2. Avatar de kekes
            kekes

            Falar da violencia domestica é pegar num tema que existe e falar do problema que é. A violencia domestica não existe para fazer videos no youtube.

            O problema é que uma noticia a dizer “nova moda, videos de pessoas a comer detergente”, faz com que as pessoas o façam para tentarem ganhar protagonismo na rede, e incentiva este comportamento.

            Não te culpo a ti pelo post, pois agora não se pode fazer mais nada que divulgar o problema e os problemas que cria, mas critico alguns meios que tentam arranjar clicks faceis, motivando estes comportamentos. Digo isto porque li em muitos jornais internacionais a falarem sobre isto como “coisa engraçada”.

            Sabemos que o ser humano adora o protagonismo, não há que alimentar esses comportamentos…

        2. Avatar de Luis
          Luis

          Não foi por acaso que houve um ano em que as notícias sobre incêndios foram proibidas e houverem menos incêndios.

          1. Avatar de Marisa Pinto

            E podes correlacionar as coisas assim? Não..

          2. Avatar de JJ
            JJ

            De certa forma sim!

            Por exemplo, os meios noticiosos raramente falam de suicídios. Por dois motivos: para proteger os familiares; e para evitar estímulos para outros suicidarem.

            Os próprios psicólogos, dizem que não é bom quem tem tendências suicidas falar ou conviver com outros que também tenham. Os jornalistas por ética profissional, não fazem noticias dessas, para evitar estimular ou alimentar ideias suicidas a quem já as tem.

            Este verão, alguns especialistas alertaram para o facto do fogo estar a ter um tempo de antena elevado nos media, e que poderia estimular piromaníacos a causar mais incêndios. Até porque o estimulo deste tipo de pessoas é verem fogo… as TVs exibirem os incêndios em grande escala, esta a estimula-los.

            Infelizmente quem tem problemas psicológicos, pode ficar afectados facilmente com o que ouve ou veem, principalmente nos mídia.

            Em relação a este tipo de casos, a ideia até pode ser boa em informar os pais que está acontecer este tipo de desafios, mas infelizmente acaba por causar uma onda entre os jovens que não conheciam o caso a procurem mais informações e eventualmente até querem estimular. Por isso, noticiar ou não, acaba por ser um pau de dois bicos…

            Qualquer das formas, uma criança ser tentada a realizar este tipo de “desafio”, claramente mente será uma criança/jovem com fraco acompanhamento parental e uma alto estima extremamente baixa, talvez por sofrer bulling por exemplo.

          3. Avatar de Luis
            Luis

            Exatamente JJ

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      Só o tempo q o levou a escrever tamanho texto, define a sua indignação. Está tal como a juventude q desafia a morte nestes jogos

  7. Avatar de kekes
    kekes

    No outro dia li uma noticia que se estava a estudar medidas para se tornar este tipo de productos menos atractivos para as crianças. No dia a seguir saiu uma estatistica que a maior parte das pessoas que comiam detergente era maiores de idade e adolescentes, não há medidas contra a estupidez.

  8. Avatar de Jeba
    Jeba

    santa deficiência

  9. Avatar de Pedro Pinheiro
    Pedro Pinheiro

    Natural selection!

  10. Avatar de André R.
    André R.

    Estou neste momento a comer duas pastilhas dessas, envolvidas em pão de forma integral, para não fazer mal à “linha”, e a beber Soflan Classic para ajudar a empurrar o pão, pois é muito indigesto…
    Escusado será dizer que amanhã o quarto vai cheirar bem melhor 🙂

    1. Avatar de Altamente
      Altamente

      E ainda ficam com as cuecas lavadinhas.

  11. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Desculpem o desabafo, mas só alguém com graves problemas psiquiátricos é que comete um acto destes!
    Engolir detergente? Santa estupidez!

  12. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Eu bem costumo dizer, se tenho optado por estudar psiquiatria, já esaria podre de rico com tanto louco que existe! lol

  13. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    E assim se cria a nossa sociedade estamos aqui a reclamar do quê, somos todos culpados disto tudo. Todos nós

    1. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      “Culpados” ?? Culpados de quê ?? Fale por si,homessa !! Tivesse eu um filho que fizesse uma aberração destas !! Estava bem *odido comigo !! Caramba,no meu tempo bastava eu sair da linha que levava logo no focinho.Mas era logo.Desta maneira me fiz homem !! Isto é estupidez e o querer chamar a atenção !! Bem diz o Bruno Mota mais acima,se eu também fosse hoje um psiquiatra,estaria rico !! Com estas novas gerações de jumentos e a quantidade de dromedários que por aí já andam,meu Deus do céu !! É que só fazem asneiras atrás de asneiras !! Vocês já leram hoje na internet(notícias),que foram detidos e identificados mais de 1000 e tal jovens na Dinamarca por difundirem um vídeo e imagens de uma relação sexual entre um casal de namorados com 15 anos ?? Eu até fiquei tolo !! Mas andam todos doidos ou quê ?? Só pensam em pornografia,drogas,o sair à noite,entre outras besteiras !! Eu nem digo mais nada que já estou enervado pra caraças…

      1. Avatar de Hugo Gomes
        Hugo Gomes

        Entao o homessa pergunta se querem atenção a culpa é de quem? Nao é caso para se enervar entendo que pelo que se lê aqui muitos se enervam, e acredito que no nosso tempo levava se porrada muitas vezes por tudo e por nada, mas nao foi por causa disso que todos nos torna-mos HOMENS e MULHERES. Quantos pais trabalham e trabalham e nao dao atenção aos filhos quando sao pequenos ora mais tarde isso tem percursoes, muitos não tem o direito de ser pais derivado a nossa sociedade que nos educou de temos de nos levantar cedo para irmos trabalhar, para ganhar, para sobreviver. Entendo mas onde esta aquela vontade de “hoje é segunda feira um belo dia para começad a semana” quantos estao a espera ja de sexta feira para chegar o fim de semana. Nos todos estamos formatados para certas coisas desde novos. 99.95% das pessoas não sabem para o que vieram a este mundo, nao sabem o que sao. Quando se sabe a razao e para que viemos a este mundo a coisa torna se mais fácil. Todos temos um numero, o nosso dia de nascimento e um nome essa é a nossa verdadeira identidade que nos da aquilo que somos

  14. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Que nojo,pá.Que estupidez !! No meu tempo se fizéssemos uma destas levávamos um estalo como um tiro,e era bem dado !! Estas novas gerações são burras como uma porta !! Que bando de asnos !! E elas não lhe ficam atrás,muita atenção !!

  15. Avatar de Daniel
    Daniel

    Selecção natural. Deixem pf.

  16. Avatar de JM
    JM

    Nas instruções das embalagens do Tide deveria dizer:
    “MANTER FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS E DOS ENERGÚMENOS”

  17. Avatar de JM
    JM

    e·ner·gú·me·no
    (grego energoúmenos, particípio presente de energéô, estar em acção, sofrer uma acção sobrenatural)
    substantivo masculino
    1. [Antigo] Pessoa dominada pelo demónio. = POSSESSO
    2. [Figurado] Pessoa que, dominada pela paixão, tem atitudes ou comportamentos excessivos.
    3. [Figurado] Fanático intolerante.
    4. [Pejorativo] Pessoa considerada ignorante ou muito básica. = BOÇAL

    “energúmeno”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013

  18. Avatar de Santa Ignorância
    Santa Ignorância

    Aqui está um desafio difícil de engolir!

  19. Avatar de Me and me
    Me and me

    O meu filho com 5 anos sabe que não deve comer isto…
    Para mim não passa de selecção natural…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Não me deixa descansado. Também tenho um filho de 5 anos e ele sabe perfeitamente ir para o youtube ver vídeos da treta, incluindo estes e não fico nada descansado!!!!

      1. Avatar de Hugo Gomes
        Hugo Gomes

        E quem é o culpado?

  20. Avatar de Márioo
    Márioo

    Vejo tantas críticas mas a verdade é que isto não faz mal nenhum. Também há vegans, vegetarianos, quem coma vidro, etc…Que eu saiba somos omnívoros logo podemos comer de tudo, sempre comi a comida do meu cão e por vezes sabe melhor que muita que servem na cantina do IST

    1. Avatar de Mf3rRo
      Mf3rRo

      Este também faz parte da selecção natural. Parabéns!!! IoI

      “…Vejo tantas críticas mas a verdade é que isto não faz mal nenhum…”
      “…Que eu saiba somos omnívoros logo podemos comer de tudo…”

      *Sem comentários

      1. Avatar de Maestro
        Maestro

        encontrámos um participante!!

  21. Avatar de Elsa
    Elsa

    Desafio estupido. Putos estupidos. Youtube. Orgãos de comunicacão social a divulgarem todos os disparates.
    É uma mistura explosiva.

    Se nng ligar a estes putos eles morrem de depressão, por isso preferem morrer a fazer coisas estupidas.
    Eu proponho o desafio de comerem uma sandes de cócó… assim ajudavam a reciclar pois tudo o que entra tb sai e no fundo estariam a comer o almoco ao jantar. Imaginem comerem Sushi ao almoco que é carissimo, assim comiam os restos ao jantar e ainda faziam um video sobre isso.

    1. Avatar de Mf3rRo
      Mf3rRo

      Selecção natural recicladora… ADOREI!!! IooooI

  22. Avatar de Nelson Costa
    Nelson Costa

    Darwin previu este challenge tb 😉

  23. Avatar de poiou
    poiou

    Só para relembrar que possivelmente os que fazem/vêm/gostam disto devem ser os mesmos que crucificaram a Ana Galvão e o Nuno Markl por se “revoltarem” com o Want por causa de ensinar que quando a mãe nos acorda e não nos queremos levantar,a podemos mandar para um certo e determinado sitio

  24. Avatar de AS
    AS

    Natural selection
    I love it !

  25. Avatar de Luís
    Luís

    Estes putos da nova geração a são mesmo uns idiotas qualquer coisinha vira moda, não pensam nas consequências e depois admirem… enfim tristes…

  26. Avatar de Ze
    Ze

    “Quando a tecnologia ultrapassar o ser humano, estaremos numa geração de Idiotas!”
    Fonte: Albert Einstein

    E não é que tinha razão…!

  27. Avatar de Vitor Correia
    Vitor Correia

    Mandem sandochas de Tide para o DAESH no Iraque e na Libia, saia mais barato que misseis AR-Terra

    1. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Olha que em 2014 devido a uma falta de detergente Tide no mercado, os contrabandistas estavam a utilizar este produto como moeda de troca… e não deixava rasto.

  28. Avatar de Geração Futura
    Geração Futura

    “Quando a tecnologia ultrapassar o ser humano, estaremos numa geração de Idiotas!” Vamos andar tomos a beber WD40, para lubrificar os circuitos.

  29. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    Será que não sabem que isso é tóxico e altamente cancerígeno? Aposto que na máquina colocam pastilha elástica a ver se lava…

  30. Avatar de sandrosfc
    sandrosfc

    Darwin aprova.

  31. Avatar de Arkan
    Arkan

    que besteira, deveriam era ajudar ongs, iriam ter mais likes que tudo!

  32. Avatar de Caramelo voador
    Caramelo voador

    Natural selection…