TAPE LOADING ERROR

66 Comentários

100px-zxspectrum48k.jpgTAPE LOADING ERROR

Quem ainda se lembra deste erro? Muitos de vós certamente!!

Pois é, faz hoje 25 anos que o Sinclair ZX Spectrum 48K surgiu nas nossas vidas. Quem não se lembra das famosas teclas de borracha que amorteceram os nossos murros de desespero por o jogo não ter carregado. Há um quarto de século, que apareceram estas magnificas máquinas com 8 cores com 256 x 192 de resolução uns espectaculares 3.5MHz de CPU.

Eram minutos de agonia e suspense à espera que não ocorresse erro ao ler a cassete do nosso jogo favorito. Target Renegade, phenix, Chuckie Egg, Match Day, Operation Wolf só para nomear alguns jogos que nestas máquinas passamos momentos bem divertidos.

120px-3d_deathchase_screen.gif 120px-all_or_nothing.gif 120px-manic_miner_screenshot.png

O 48K, como era carinhosamente conhecido, foi lançado como sucessor natural do ZX-81 e trazia novidades fenomenais para a sua época. Imaginam o salto que foi passarmos de um CPU a 3.25 MHz para um de 3.5MHz? Outro mundo! E a novidade da cor?

Tinha como sistema operativo de base o Sinclair BASIC e as aplicações [jogos, naturalmente] eram carregados via leitor de cassetes. Havia ainda um interpretador de Basic que nos permitia “inventar” os nossos programas e jogos.

 

280px-zxspectrum48k.jpg

Era o principio de uma linha de máquinas que até hoje não parou de evoluir, os “home computer”. O mais estranho é que era uma máquina criada e fabricada no Reino Unido e tinha como principal opositor o Commodore 64. O silicon Valley apenas surgiu mais tarde. Eram outros tempos e outras realidades económicas!

Para os poucos que não sabem de que máquina estamos a falar recomendo a leitura do wiki referente ao ZX Spectrum 48K

 

350px-zxspectrum_mb.jpg

Parabéns ao Sir Clive Sinclair !

Partilhar:
Tags:

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Nessa altura andava há porrada por estes jogos.

  2. Avatar de iL caPo
    iL caPo

    muita porradinha leva o leitor quando falhava em ler as cassetes!
    Mas que saudades!!!!

  3. Avatar de ppinto
    ppinto

    Eu vou ser sincero…Nunca tive um brinquedo desses..
    Mas joguei em alguns dos meus amigos

    Pedro Pinto

  4. Avatar de Carlos Nascimento
    Carlos Nascimento

    Pois é… muito joguei eu nessas maquinas.

    Agora pedia um favor, alguem me pode dizer o nome do jogo na primeira imagem (a contar da esq), em português era Vertigem. Acontece que uso o ZXSpin emulator e tenho milhares de jogos, mas os nomes estão em inglês. Se alguem me disser o nome em Inglês ficaria grato.

    Cumprimentos

  5. Avatar de luis martins
    luis martins

    hehehhee eu tenho aki spectrum a+2!!! hehehehe

    s alguem o kiseres comprar avise 😉

  6. Avatar de JJanuario
    JJanuario

    A minha iniciação na informática deu-se num desses.
    Os jogos mais completos demoravam quase 5 min a carregar.
    Furavam-se os gravadores para poder-se afinar as cabeças.
    E as jogatanas que se faziam?..
    Xi… Já passaram 25 anos?

  7. Avatar de e_sousa
    e_sousa

    Carlos Nascimento > o nome do jogo é 3D Deathchase

  8. Avatar de peopleware

    Lembro-me de nesta altura “moer” a paciência ao meu pai por uma máquina destas!!!

  9. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Lembra bem meu TK85 mas acho que não tinha cores…ou tinha?
    Alguém lembra do TK?

    Abraço

    Iv@n

  10. Avatar de b00ne
    b00ne

    At Carlos Nascimento, o nome do jogo é Death Chase.

    On topic, é por estas e por outras que noto que estou a ficar velho, bons tempos!
    Ainda tenho o meu e uma gaveta recheada de cassetes.

  11. Avatar de Pedro Simões

    @Carlos Nascimento,

    Segundo o que consegui averiguar o nome do jogo é “deathchase”.

    E muitas horinhas passadas a afinar cabeças de leitores de cassetes e a dar muita porradinha nas teclas! Bons velhos tempos

  12. Avatar de An Jo

    Eu tive um 128K. O que o meu pai barafustava por eu andar sempre a roubar-lhe a chave de fendas e a não colocá-la de volta no lugar de origem. Bons tempos 🙂

  13. Avatar de nelson arrifes
    nelson arrifes

    eh pa que saudades…belos tempos…lembro me tao bem, eu metia a cassete do jogo, depois ia a rua beber café e o jogo ainda tava a carregar…lool…

  14. Avatar de Antonio Oliveira
    Antonio Oliveira

    Alguém me consegue dizer onde ir buscar emuladores e software do velhinho Spectrum?

    Obrigado.

  15. Avatar de Nuno
    Nuno

    Lembro-me do roller coaster, chuckie egg, hyper sports e afins…

    Tempos a fio a carregar um jogo… Ao fim daquele zumbido todo o jogo não dava… hihihi…

    E ainda falam que hoje em dia é que há stress…

  16. Avatar de p2mc
    p2mc

    Eu tive um Zx Spectrum 128K (na altura um topo de gama) e passei muitas horas a ver jogos a carregar, mas no fim de carregar era uma maravilha, excepto quando dava o referido erro… aí era pegar na chave de parafusos e arregaçar mangas para afinar a cabeça do gravador e quase sempre se resolvia o problema.
    Também me lembro que tinha vários gravadores, uma cassete dava para vários jogos e o pessoal passava o tempo a emprestar e a copiar jogos.
    Bons tempos.

  17. Avatar de gabes
    gabes

    Load “” deitava-me no sofá á espera que o jogo carregasse

  18. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Excelente computador já tenho saudades de jogar Emilio Butragueño, um jogo de bola….

  19. Avatar de nuno nunes
    nuno nunes

    o desespero era quando,dava TAPE LOANDING ERROR so amocada.

  20. Avatar de Luis
    Luis

    Muita porradinha levei por passar horas em frente a esse computador…
    Bons tempos, mas valia a pena levar no focinho… eh eh

  21. Avatar de Noémio Dória
    Noémio Dória

    Eu tambem tive o prazer de experimentar um destes brinquedos.

  22. Avatar de Carlos Nascimento
    Carlos Nascimento

    @b00ne

    Eu também tive um bichino desses e também me sinto velho quando falo nele aos mais novos e me perguntam o que é.

    Obrigado pelo nome do jogo, tava a ver que tinha que experimentar milhares deles. O 3D Deathchase era um dos meus favoritos.

  23. Avatar de Carlos Nascimento
    Carlos Nascimento

    obrigado também Pedro Simões… isto é que eu vou reviver velhos tempos!!!

  24. Avatar de Enlil

    Eu tenho só 19 aninhos mas ainda me lembro de passar muitas horas a jogar Moon Alert no meu ZX Spectrum 2+ 128k. E também passar bastante à espera que ele carregasse.
    Acho que se procurar bem ainda o encontro para lá, assim como uma manada de cassetes.
    Para carregar os jogos tinha-se que fazer para lá uns passos, não era? Eu tinha aquilo decorado como um código. Acho que acabava com “aspas, aspas, enter”. Putos…

  25. Avatar de Gonçalo Rodrigues
    Gonçalo Rodrigues

    Eu era o feliz proprietário do Zx Spectrum 128k +3, que já tinha disquetes de 3″ em vez das tradicionais cassetes. Infelizmente era mais dificil trocar jogos com os amigos, porque todos tinham jogos em cassetes.

    Houve um dia em que a drive de disquetes se avariou e eu comprei um leitor/gravador de cassetes e liguei-o ao Spectrum +3 e assim já funcionava com cassetes, lindo 😉

    Existia um jogo que eu simplesmente adorava… Era de motos 4, não me lembro é do nome… se alguém souber diga para ver se arranjo no emulador.

    Bons tempos.

    1. Avatar de WarFado
      WarFado

      Eu também adorava esse jogo de moto4.

      O nome do jogo é ATV SIMULATOR.

  26. Avatar de Eggleton
    Eggleton

    LOAD “”

  27. Avatar de Nuno

    lol também tive um zx spectrum +2 , era um espéctaculo, naquela altura bombava o jogo Paradise Café, quem não se lembra 😉

  28. Avatar de Nelson
    Nelson

    Eu tive tres ou quatro, tenho-o aqui instalado. De vez enquando ainda o utilizo. De referir que Não fazia só jogos. Por exemplo em programas de astronomia, comparados os resultados com programas actuais, são satisfatórios. Ainda lá faço calendários, biorritmos etc.
    @ Antonio Oliveira
    http://www.spectaculator.com/

  29. Avatar de Carlos

    Ai ai já um quarto de século isso quer dizer que já sou uma reliquia . Que saudades apesar de toda a evolução não me importava de ter 17 anos outra vez e usufruir de todo o prazer que o meu velhinho 48K me deu .

    Bem Haja Sir Sinclair
    Carlos

  30. Avatar de Falkor
    Falkor

    Tenho um Zx Spectrum +2 guardadinho como novo no fundo do guarda roupa…

    Foram muitas horinhas passadas em frente da tv 😉

  31. Avatar de Pedro
    Pedro

    eu tive 2 128K… era um delirio! Renegade, Chuckie Egg, dandere (penso ke se escrava assim) entre outros… era bem fixe! dava erro… vamos la afinar as cabeças e com uma bequinha de algudao para limpar a cabeça… 😀

  32. Avatar de gil

    meu… falando em “regresseo ao passado” !!! LOL

    mas que trip me deste agora!!!!! já me estou a ver a espetar duas murraças no leitor de cassetes e a «arrebolar» a cassete pela janela fora!!!!! LOL demais 🙂

  33. Avatar de vrc
    vrc

    Nem consigo calcular as copias piratas que fiz no meu gravador de cassetes, mal eu sabia que já era um pirata informatico.LOL

  34. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Que saudades …. foi lá que aprendi a programar, tanta pestana queimada para aprender assembler no z80 ….

  35. Avatar de mjmft
    mjmft

    Pois, mas não era só jogos. Foram o meu processador de texto (os ctrl+…) sõ desse tempo lembram-se? E no organismo bancário onde trabalhei foi com uma coisinha dessas que se começaram a fazer programinhas para as Agências.Bons tempos.

  36. Avatar de Fernando
    Fernando

    Eu tinha um Philips MSX 128K, que era um topo de gama, só que jogos…muito muitos dificeis de arranjar. Ai que saudades!!!

  37. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    Bons velhos tempos…

    @Uno
    Ainda te lembras do “Reinaldo”?… lol

    @António Oliveira, experimenta ver aqui…
    http://www.worldofspectrum.org/emulators.html

  38. Avatar de Matovich
    Matovich

    http://www.emulatronia.com , aqui neste site encontram links para todo o tipo de emuladores, não só do velhinho spectrum mas também Amiga e emuladores de Arcade tipo MAME.

    Que saudades destes tempos.

  39. Avatar de Matovich
    Matovich

    Gonçalo Rodrigues -> penso que o jogo de que falas é o ATV simulator

  40. Avatar de luisef
    luisef

    Grande saudade….O primeiro que usei tinha a enormidade de 1Kb de meória Ram….Sim é isso mesmo 1Kb!

  41. Avatar de Luis Correia
    Luis Correia

    Bons tempos!
    A minha introdução ao mundo da informática foi feita num destes.
    Primeiro através de amigos que tinham um.
    A seguir no meu primeiro curso de informática onde começei a dar os primeiros passos na programação em BASIC.
    Mais tarde acabei por também ter um. Só que já era um derivado do original (TIMEX Sinclair 2068) o qual ainda conservo como recordação.
    Tanta murraça levou o gravador de cassetes. Uma vez até cheguei a atirá-lo pelas escadas abaixo.
    Para terminar, quem quiser saber mais informação sobre esta magnífica máquina ou andar à procura de emuladores recomendo este site:

    http://www.worldofspectrum.org/

    E se quiserem experimentar um emulador feito em Java directamente no browser podem fazê-lo aqui:

    http://www.zzspectrum.org/

    Tem lá alguns jogos bastante populares na altura.

  42. Avatar de Sesifredo
    Sesifredo

    3.5MHz ??? não será exagerado ???

  43. Avatar de Bikoka Frita

    Ai que até as lágrimas me vieram aos olhos!

    Que grande máquina esta onde os jogos eram simplesmente fantásticos.

    Se quiser saber o que é feito das empresas e dos jogos que costumavam jogar neste grande computador, basta procurar na Wikipedia em inglês.

  44. Avatar de Antº Martins
    Antº Martins

    Aqui há muita coisa, inclusivé emuladores de tudo o que se possa imaginar , incluindo jogos para download..

    http://www.emuasylum.com/index.php?page=emulators

  45. Avatar de Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho

    Tenho 26 anos mas ainda cheguei a dar o gostinho ao dedo no spetrum…Eram tardadas a jogar aquilo. Muitas das vezes até o deixava ligado durante a noite para não me sujeitar a esses erros da tape!!!! Bons tempos que já se foram. Talvez um dia, uma tal marca qualquer, venha a colocar no mercado uma edição limitada de spetrum’s a um balurdio incrivel só para os amantes e coleccionadores…talvez até mais caro que a própria PS3!!!
    Cumps
    e viva a nostalgia

  46. Avatar de Faiska
    Faiska

    Eu já sou da geração de agora, mas sempre gostei das consolas antigas ^^ ainda me lembro de jogar com o meu pai, quando tinha 6 anos LOL era o pc dele k comprou quando tinha a minha idade agora…enfim era so jogos pirateados xD e ainda me critica por eu copiar os jogos de agora!!! lol

  47. Avatar de n_u_n_o
    n_u_n_o

    para ter uma ideia, quanto
    custava uma menina destas
    quando saiu…?

  48. Avatar de Giga-Byte
    Giga-Byte

    Eu tive uma data deles… e uma coisa que nunca mais me esqueço foi a televisão que dei cabo logo no 1º dia em que a tive…

    Levantei-me de manha e comecei a jogar o MPSM – Multi PLayer Soccer Manager e como nao dava para gravar por não ter aquilo afinado fiquei o dia todo a jogar sem sequer sair de frente da televisão para comer… Ao fim de uma maratona de 14Horas seguidas a jogar com o meu irmão o cinescópio da TV foi à vida… lol

    E logo na alturaem que ja estava na Premiership 😛

    Bons velhos tempos de Butragueno, Target Renegade, Golden Axe, International Soccer, NARC, Rick Dangerous, Dizzy III, etc

    Nessa altura davamos mais valor aos jogos…

  49. Avatar de Giga-Byte
    Giga-Byte

    N_u_n_o eu comprei o 128K+2 por 25 contos… mas chegaram a estar a 45 contos

  50. Avatar de peopleware

    Lembro-me de ir para casa de uma amigo a jogar, a rotina era ligar os fios à TV, ligar o ZX, meter a cassete do jogo, por a carregar, ir fazer o lanche, comer o lanche sentar, aguardar 5 minutos e voilá, eram depois horas de diversão… a não ser que tivéssemos de trocar de jogo 😉

    Grandes tempos…

  51. Avatar de Dr.Estranho
    Dr.Estranho

    yaaaaaaa…. eheheh…. e akeciam buéééééé, mas nao faziam o barulho ke este desgraçado faz!!!

    Eu gostava do simulador de vôo ke era uma coisa com uns ponteiros e uma linha ke dividia o azul do céu e o verde do solo… E do Skool Daze ke era de partir a moca… E fiz um programazito em basic ke supostamente sacava “números aleatórios” além de fazer a contabilidade dos prémios por linha e cartão, eheheheheh… Sim, Rui, Victor e Fatinha, akilo tava um bocado aldrabado…inda fiz uns trocos à pala!!! Após 20 anos confesso ke, se o operador da makina (eu) estivesse a precisar por exemplo ke saísse o 8 bastava-lhe carregar na tecla “1” e o comando RANDOMIZE iria sacar apenas numeros no intervalo 0-10.

    Enfim era tudo muito básico mas deu bem pra curtir… E até me permitiu reprovar de ano!!! 😀

    Obrigado por me aturarem.
    Fikem bem

  52. Avatar de nuno.j
    nuno.j

    Convém relembrar que foi a partir do zx spectrum que surgiu o conceito de computador portatil:

    Tirar do armario
    – ligar a TV mais a mão (se a da sala está ocupada, ir com ZX na mão procurar nova TV)
    – Ligar cabos
    – Fazer um baita dum jogo

    Depois vem o inverso:

    Arrumar cabos;
    levar Zx para o armario,
    e já está

  53. Avatar de Ice
    Ice

    nunca tive spectrum mas também tinha uma velhinha consola a atari que na altura adorava jogar aquele tipo de jogos. 🙂

    abraço,

  54. Avatar de n_u_n_o
    n_u_n_o

    obrigado Giga-Byte
    dá mais ou menos uma ps3 ou xbox agora 😛

  55. Avatar de G

    Eu ainda aqui tenho um Sinclair 128k ZX +2, com monitor e tudo (preto e verde!!)! E ainda funciona!
    E uma gaveta cheia de jogos!
    Bons tempos…
    Por falar nisso, tenho que o ligar um dia destes. Depois de tantas horas de boa companhia, é uma injustiça deixa-lo ali abandonado a ver-me só dar atenção a estes “primos” mais modernos que foram passando pela sua frente nos ultimos anos.
    Abraço!

    1. Avatar de santos
      santos

      por acaso não me arranja a referência do monitor preto do spectrum de que fala? Obrigado

  56. Avatar de jf
    jf

    Tenho um, guardado mas sem funcionar.
    Para visualizar ligava-se a um televisor normal e as gravações e programas eram guardados em cassetes também normais e para ler, um gravador de cassetes também dos normais.
    Casa vez que avariava tinha de ir para a TIMEX na Caparica. No minimo tinha de pagar 8 contos, para um aparelho que custou uns vinte e tal contos. Foi um negócio chorudo para a dita empresa.
    O pessoal que não sabe ou soube o que isso era, basta comparar. O Spectrum é um cágado e os actuais computadores são autenticas lebres!!!
    De qualquer forma, muito respeitinho. Sem Spectrum’s o mundo de hoje não seria o que é. Principalmente na informática. E como há informática em tudo o que sítio …
    jf

  57. Avatar de Gyg@s
    Gyg@s

    O 1º que comprei no Brr. custou-me 34 contos, em 1983/4.

  58. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Há por aqui gente muito velha para se lembrar de máquinas destas 😀 Infelizmente eu nunca tive uma destas, provável mente no tempo em que apareceu ainda não havia electricidade na minha aldeola. Quase como agora ainda não há fornecedor de acesso directo adsl (a tele2 foi um flop como a oni, chegava mas não chega)

  59. Avatar de kendimen

    Também ainda tenho um Timex 48k e uma gaveta cheia de cassetes 🙂 E lembro-me que o primeiro jogo foi o Chuckie Egg!!! e de mais coisas, nesta onda saudosista 😀

  60. Avatar de Jogos-ZX-Spectrum-48K

    Agora sem o “Tape Loading Error”, sem os infindáveis minutos de Load, e sem cassetes, o site ZXSpectrum.net disponibiliza, à distância de um clique, muitos jogos do ZX Spectrum 48K para serem jogados directamente no browser.
    É uma espécie de museu interactivo que vai trazer muitas lembranças a muitos daqueles que nos dias de hoje já ultrapassaram os trinta anos de idade.
    A não perder, para que a memória não se perca.

  61. Avatar de DMC
    DMC

    man… ke saudades dos tempos em que pessoal amigo de uma rua se juntava na casa de um, lanchava e passava a tarde e ás vezes a noite a jogar.

  62. Avatar de PerfectStranger
    PerfectStranger

    Que saudades. Entretanto, podemos matar saudades aqui: http://zxspectrum.net/

    Clicando num ano, pode escolher-se de entre os jogos mais conhecidos lançados nesse ano. Neste momento, estou a matar saudades do Bruce Lee, no ano de 1984.

    Enjoy

    Stranger :o)

  63. Avatar de shark
    shark

    alguém sabe como por a funcionar o spectrum+2 128k ??? ao arrumar o sotan apareceu o meu antigo e fiel amigo spectrum
    estimado alias muito estimado qual o meu espanto que para alem de ter tudo completo e centenas de jogos ligueio a tv e voilá apenas nao sei como ponho os jogos a carregar
    aparece-me um quadro inicial com 128, calculator, 28k , ect mas nao sei passar dali (afinal já vai á muitos anos ) sei que a certa altura se tinha que por LOAD “” mas agora como chegava a essa fase é que naome lembro , gostava se alguem souber me dar umas dicas de como por os jogos a carregar para matar saudades daqueles tempos LINDOS da minha infancia

    por favor respondam para o meu email : shark_11@live.com.pt

    obrigado

    1. Avatar de WarFado
      WarFado

      se escolher 48k basic, vai para o ecran inicial do saudoso zx pectrum e aí é só fazer LOAD “” (enter), se carregar no modo 128k, que é a primeira linha desse menu é só carregar na tecla de PLAY do gravador incorporado.