Entrada da Huawei nas operadoras vetada pelo governo americano

13 Comentários

A Huawei continua a crescer e a expandir-se pelo mundo, estando agora prestes a chegar ao mercado americano.

No entanto, a entrada nas operadoras dos Estados Unidos poderá estar a ser dificultada pelo governo, que tem levantado algumas questões de segurança.

huawei - estado unidos - verizon - at&t

A Huawei é uma das empresas que mais tem evoluído no mercado dos smartphones, tendo passado de uma marca desconhecida para o pódio das marcas que mais dispositivos envia para o mercado num curto espaço de tempo.

Embora os seus dispositivos tenham feito sucesso em vários países da Ásia e Europa, a Huawei continua a ter o mercado americano como um alvo prioritário para alavancar ainda mais o seu crescimento. Para iniciar a sua presença, a marca chinesa introduziu silenciosamente o seu Mate 9 o ano passado no mercado americano e pretende atacar em força este ano com o novo Mate 10 Pro.

Huawei Mate 10 pro - 15

Para isso, além da presença na CES 2018 com os seus produtos-chave, a marca chinesa planeava iniciar a comercialização de alguns dos seus smartphones já em fevereiro, tanto no mercado livre, como nas operadoras. No entanto, este plano poderá estar para sofrer um revés, depois das operadoras terem sido pressionadas para não comercializar os produtos desta marca.

 

Governo americano tenta bloquear vendas da Huawei nas operadoras

No mercado americano, grande parte dos smartphones são comprados através das operadoras. Conhecendo esta tendência, além da venda dos seus modelos livres, a gigante chinesa estava também a negociar com duas operadoras, a AT&T e a Verizon, para que também vendessem o seu Mate 10 Pro.

Embora o acordo estivesse bem encaminhado, o acordo com a AT&T falhou devido a alegadas pressões do governo para que a operadora não comercializasse os smartphones da Huawei.

Huawei Mate 10 pro - 6

Esta decisão foi tomada após ser entregue uma carta no regulador por parte de 18 membros do senado e da inteligência americana a mostrar a sua preocupação pela entrada de empresas chinesas no mercado das telecomunicações. Nesta carta, são levantados alguns receios sobre a espionagem do governo chinês e de como a Huawei poderia ter um papel central nestas operações.

Depois da AT&T recuar, foi também noticiado que a Verizon estaria a receber a mesma pressão para tomar a mesma posição que a sua concorrente.

Moleskine Pen+ - 7

Apesar dos percalços, a Huawei não irá desistir do mercado americano

Do lado da Huawei, Richard Yu, CEO da Huawei, não quis comentar as razões que estão a levar as operadoras a recuar, mas refere que é uma grande perda para os consumidores, visto não terem a melhor escolha nos dispositivos. Além disso, afirma que o mercado americano é um grande desafio para a Huawei e que, mesmo sem o apoio das operadoras, irá manter a aposta neste mercado.

 

The US market presents unique challenges for Huawei, and while the Huawei Mate 10 Pro will not be sold by US carriers, we remain committed to this market now and in the future

Este não é o primeiro problema que a marca chinesa enfrenta nos Estados Unidos, tendo a guerra começado há algum tempo. Além de membros do congresso já terem afirmado, em 2012, que as marcas ZTE e Huawei deviam ser proibidas de comprar empresas americanas devido a ameaças de segurança, houve também problemas com os seus routers e a informação sensível que transmitem para a Internet.

huawei Mate_10_Pro_Moleskine_2

Além da Huawei, também já existe um historial contra outras marcas chinesas, depois de recentemente o governo americano ter bloqueado a venda do MoneyGram por 1,2 mil milhões de dólares à Ant Financial, uma subsidiária da Alibaba.

Depois deste percalço, a marca chinesa não vai desistir da aposta nos Estados Unidos e manterá a venda do seu Mate 10 Pro desbloqueado na Amazon, BestBuy, Microsoft, NewEgg e B&H.

Análise: Huawei Mate 10 Pro

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jaquim
    Jaquim

    Não concordando com este tipo de políticas, acho que, tendo em conta a estratégia chinesa de barrar a entrada de tecnologia Norte Americana na China, os EUA respondem muito bem com a mesma moeda.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Onde é que a China bloqueou tecnologia americana?

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        No Google. Apple. Etc.

  2. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Se têm medo que outros o façam a eles, é porque eles próprios o fazem aos outros.

    1. Avatar de Joao ptt
      Joao ptt

      Eles fazem-no a todos os países. Pior, eles até espiam os seus próprios cidadãos a torto e a direito… aliás a encriptação por exemplo no GSM está desligada para que a policia… e qualquer idiota possa ouvir as conversas em directo… e depois vem com a preocupação (legítima) de que os chineses tenham acesso aos dados das pessoas (e sim, eles iriam espiar as pessoas, da mesma maneira que os EUA também espiam toda a gente)… eles (EUA) querem o exclusivo, não sei bem como, já que quase tudo o que é electrónico vem da China… e já foi provado como é simples adicionar “Cavalos de Tróia” aos componentes electrónicos muitas vezes sendo praticamente impossível detectar.

      1. Avatar de Pedro Alexandre Costa Arantes
        Pedro Alexandre Costa Arantes

        Onde foi que leste que a encriptação do GSM está desligada nos Estados Unidos?
        O algoritmo de encriptação no GSM, A5/1 de apenas 64bit criado em 1988 foi quebrado em 2009. Quanto ao A5/3 de 128bits não conheço informação de que tenha sido quebrado.
        Mas gostaria de entender porque razão iria fazer alguma diferença aos americanos encriptar ou não uma coisa que eles não usam…
        Génio nos States usa-se CDMA (2G) UMTS (3G) ou LTE (4G), nada de GSM (2G)

  3. Avatar de Jose Ferreira
    Jose Ferreira

    E ainda dizem que são democratas e têm a sociedade mais livre à face da terra

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Democracia não tem nada a ver com isto. O que está por detrás são outros assuntos.

      1. Avatar de Jose Ferreira
        Jose Ferreira

        Ahhh pois… isto tem a haver com arrogância do imperialismo norteamericano!!!

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Não. Tem a ver com proteção.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Não tem a ver com protecção, mas sim com controlo

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          O que não quer dizer que eles não sejam imperialistas arrongantes. Mas, todos são.

  4. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Aí se fosse o contrário…