Imposto Único de Circulação: Já sabe quanto vai pagar em 2018?

33 Comentários

O IUC (Imposto Único de Circulação) é um imposto anual que incide sobre a propriedade de um veículo automóvel (e não sobre a circulação), pago até o veículo ser abatido, cujos valores são atualizados todos os anos em janeiro. É o imposto que substitui o antigo “selo do carro” e não deve ser confundido com o ISV, que é um imposto pago apenas quando o veículo é matriculado pela primeira vez em Portugal.

Este ano o IUC voltou a aumentar. Saiba já quais os valores em vigor.


Comparativamente a 2017, a subida das taxas associadas ao IUC cresceram 1,4%. As taxas adicionais que existiam em 2017, para veículos a gasóleo e para veículos que emitam mais de 180g/km CO2, mantêm-se. Não existem outras novidades que sejam relevantes para a maioria da população.

O pagamento é feito sempre no mês da matrícula portuguesa do carro ou no mês anterior. O pagamento do IUC, quando compra um carro novo ou importa um usado, deve ser feito pela primeira vez até 90 dias depois da data da matrícula.

As taxas aplicáveis aos veículos da categoria A são as seguintes:

As taxas aplicáveis aos veículos da categoria B são as seguintes:

As taxas aplicáveis aos veículos da categoria C são as seguintes:

Caso pretendam saber o valor do IUC para as categoria D,E,F e G devem aceder ao portal das finanças e procurar por IUC. Na Internet circulou também uma imagem (não oficial da Autoridade Tributária) que possui um resumo das taxas para este ano. Download aqui.

Via

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    E mota com 300cc do ano passado? supostamente pago 7.22€ mas como fica abaixo dos 10 fico isento.
    confirma-se?

    1. Avatar de Narciso Miranda
      Narciso Miranda

      Até 10€ está isento este ano também….
      Ando a ponderar comprar uma para as idas para o trabalho

      1. Avatar de int3
        int3

        eu comprei mesmo no fim do ano passado. Pelas minhas contas poupo em € e em tempo apesar de fazer as revisões mais vezes (4000 em 4000 versus 30000 em 30000 no carro). Ao fim de 30k km são 7 revisões (700€ em média). mas tmb pago prai 300 euros em manutenção e mais pneus etc. e as peças para o carro não são baratas…

    2. Avatar de Diamantino
      Diamantino

      Mas não te esqueças de ir às Finanças pedir o comprovativo do imposto de não fica lá registrado.como não pago depois logo se vê no que vai dar

  2. Avatar de jaugsuot
    jaugsuot

    Pois … desviam fundos comunitários das regiões mais pobres para Lx e arredores e o resto ficam a ver navios com promessas de coisa nenhuma logo sem carro próprio como vou trabalhar, ao medico, á escola, ás compras aos serviços municipais e centrais etc ? O carro é um luxo ao que parece, sempre abrir com impostos gasoleo iu portagens etc etc …

  3. Avatar de PopeY
    PopeY

    A julgar pelo Excelente estado das nossas estradas…

    … Acho que ainda têm que me devolver dinheiro.

  4. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    Não tenho a certeza mas em cima disso ainda falta 10€ de taxa especial (na categoria B)

    1. Avatar de Bruno Jacob
      Bruno Jacob

      No ano passado 176€ e agora está a dar me 168€, por isso ou falta a taxa especial, ou acabaram com a taxa especial e acaba por ser mais barato este ano o IUC.

  5. Avatar de Jose Baptista
    Jose Baptista

    Boa informação. Muchas gracias!!
    Bom ano para toda a equipa.

  6. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Felizmente temos dos carros mais baratos da Europa, à saída da fábrica.
    Num país em que 40% do valor final na compra de um carro novo são impostos, ie., dinheiro directo para o lixo, isso não basta. Ainda pagamos portagens, IUC todos os anos (que vai aumentando), pontes, estacionamentos. Pagamos IVA sobre tudo e tributações múltiplas sobre tudo e mais alguma coisa.

    Pagamos e continuamos a pagar alegremente porque, felizmente, vemos melhorias contínuas em tudo. Nas estradas, na iluminação pública, no escoamento de águas, na protecção e prevenção. Em tudo. Saúde, ensino, cultura, tudo. Ah, espera…

    1. Avatar de Eu
      Eu

      não esquecer manutenção, inspeções, combustíveis …

  7. Avatar de Luiz
    Luiz

    Como é que um carro de Janeiro de 2007 paga 21,26€ e um de julho paga 100 e tal. Felizmente o meu é o primeiro já que tem 1248cc e é a Gasóleo. já está pago para este ano. agora é esperar que não avarie para não ter de comprar mais novo é pagar o imposto sucata(Sócrates) pior político de sempre a juntar aos outros todos

    1. Avatar de CS
      CS

      Foi a partir de Julho/2007 que entrou a vigor a componente de CO2.

  8. Avatar de jorge machado
    jorge machado

    tanto alarido com o imposto eu paguei mais 16 centimos no dia 3 janeiro

  9. Avatar de zé

    Em resumo: Quanto mais recente, mais seguro, com menores consumos e emissões, mais paga. E os petroleiros com mais de 20 anos a cair de podres não pagam quase nada. Sou só eu que acha que devia ser ao contrário?

    1. Avatar de Alex Webster
      Alex Webster

      Sim, porque toda a gente tem dinheiro para andar a trocar de carro, por um mais novo, para ver se paga menos imposto…

      Se tens um carro “novo”, então quer dizer que tens “posses”, por isso pagas mais, tal e qual como se passa com o IMI.

      1. Avatar de António Fagundes
        António Fagundes

        Então e quem não tem posses, simplesmente já andava com carro velho há 30 anos até que teve de trocar por algo em segunda mão mas depois de 2012?
        Não podes generalizar.

    2. Avatar de mykos
      mykos

      Segundo li, a partir de 30 de Junho de 2007 a lei mudou e houve uma redução IA (imposto automóvel, chamado agora ISV) no momento de aquisição, para depois haver um pagamento maior e faseado durante a vida útil do carro, e ao mesmo tempo usar o valor de emissões de CO2 na fórmula de cálculo, penalizando os mais poluidores. e por isso, a partir dessa data há essa diferença de valores .

    3. Avatar de Mike
      Mike

      Pois. E os vinte e tal anos que andámos a pagar e bem, não contam para nada, pois…

  10. Avatar de nice
    nice

    isto é só rir

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Quando temos uma máquina Governativa (estes e todos os outros que lá passaram) que só vive dos impostos, está tudo dito… continuem a injetar nos bancos nas PP’s nas fundações, na Edp, nos partidos e em todas as outras que havemos de descobrir porque o rol é grande demais para a economia do nosso país… Tenham vergonha, trabalhem em prol do povo que foi para isso que foram eleitos.

  12. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    600 euros. Ainda bem que é só uma vez por ano. Roubem nos mais.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Se tens de pagar isso é porque podes, logo pagas hahaha

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Não deixa de ser um roubo na mesma. Pagamos taxas para tudo, somos escravos do sistema. Que tenho eu culpa de ganhar bem e ter um bom carro? Porque tenho que pagar a terceiros por isso?

        1. Avatar de int3
          int3

          meu caro, é assim que a sociedade funciona. para a sociedade funcionar precisa de contribuintes. sem dinheiro de impostos tudo deixava de funcionar. ninguém pagava serviços públicos, ninguém pagava polícias, INEMs, bombeiros, militares, segurança social, fundo de desemprego, reformas, incentivos ao investimento e emprego, tanta outras coisas que faz melhorar a nossa vida.
          tu ao pagares que seja 40% em impostos (IVAs, SS, IRS, ISP, ISV ,etc) do teu rendimento estás a contribuir bem mais do que tu pensas. Não há sociedade que vive sem impostos. simplesmente não pode existir. E as que existem com baixos impostos são cidades-estado muito pequenos que vivem de empresas externas.

  13. Avatar de Filipe
    Filipe

    Obrigado mas as finanças já me fizeram questão de enviar o e-mail com 255€ de IUC para pagar.

  14. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    1º Temos os carros Novos mais caros da Europa;
    2º Temos dupla tributação com ISV e o IVA sobre tudo (que a UE já considerou ilegal);
    3º Pagamos todos os anos IUC… que não é assim tão barato quanto isso, a não ser que se compre apenas <1.6cc
    4º Temos os carros Usados mais caros da Europa;
    5º Somos uns dos países da UE que mais taxas paga sobre os combustíveis… ficando assim como um dos mais caros.
    Em suma… ter um carro mesmo que 1.0cc em Portugal é um Luxo!!

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      a maior taxa de deslocações em carro particular.
      sempre de pé pesado.

      hilariante

  15. Avatar de Sergio
    Sergio

    Continuo sem perceber o que acontece à minha kawasaki 249cc de 97.. nunca paguei IUC provavelmente deve continuar..

  16. Avatar de Andre
    Andre

    Tenho um carro de 1996 que foi importado em 2008, e na altura, o azeiteiro que o importou tinha alta panela de escapes e aquilo acusou maior CO2 na importação, mal o comprei, retirei e meti original, fui ver e entra no escalão abaixo (paguei em Dezembro ~260€), sabem se é possivel fazer uma nova “leitura de CO2” de forma a baixar o IUC?

  17. Avatar de Jorge Clemente
    Jorge Clemente

    Então não temos que financiar os partidos politicos nossos defensores,e não temos que pagar os almoços a alguns politicos ,no valor identicos ao que recebem ao fim do mês a grande maioria dos portugueses.Os defensores da #democracia*,portas,perestrelo e companhia,não merecem os nomes com letra grande,porque na minha terra, Abrantes,não valem um colhão dum porco ,são um grupo de chulos do nosso triste Portugal.Meu rico 25 ABRIL ao qual tive a honra de participar,e estamos entregues aos bichos,vigaristas,ladrões,corruptos e outros malandros,meu pobre PORTUGAL.

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    No nosso Portugal, há um lote chorudo de formiguinhas a trabalhar para sustentar um pequeno lote de zangões glutões e chulos, o povo gosta , desde que tenha dinheiro para o café e tabaco esta tudo bem.
    Pais de chulos e ladrões.