Será que pode vir a ter diabetes? O Portal da Saúde diz-lhe…

18 Comentários

Quase metade da população portuguesa tem ou pode vir a ter diabetes segundo o site Não à Diabetes. Para saber se faz parte de um grupo de risco, o Portal do Serviço Nacional de Saúde disponibiliza uma Calculadora para o efeito.

Faça o seu teste. Promova a sua saúde!


A Calculadora de Risco da Diabetes é um método muito simples que avalia os riscos e alerta para alterações no seu estilo de vida, podendo contribuir para reduzir esses riscos.

Para fazer já o seu teste, deve aceder ao Portal do SNS (pode usar a chave móvel digital) e depois aceder a Planos de Cuidados e escolher a opção Calculadora de Risco.

Depois devem começar por iniciar o questionário respondendo à questão Tem Diabetes?

Em seguida são apresentadas um conjunto de questões que irão permitir ao simulador indicar em que escala se encontra. O resultado é imediato!

1 milhão de portugueses sofrem de Diabetes Mellitus. 50% destes estão ainda por diagnosticar.

Estima-se que 2 milhões de portugueses sofram de Pré-Diabetes (Hiperglicémia Intermédia), um diagnóstico clínico que permite prever se alguém irá desenvolver diabetes nos próximos anos.

A doença tem uma grande relação com a alimentação pouco saudável e uma vida sedentária, é normalmente associada a pessoas idosas, mas tem vindo a atingir faixas etárias cada vez mais jovens.

Saiba mais aqui.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Rio
    João Rio

    Porque é que obrigam a fazer login para fazer a simulação? Não faz sentido e é contra-produtivo.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Faz sentido porque a simulação fica depois registada no teu histórico.

      1. Avatar de r0t3d
        r0t3d

        Aquele campo de password está qualquer coisa.

    2. Avatar de Maria Ribeiro
      Maria Ribeiro

      João Rio, faz sentido fazer a simulação de depois de estar autenticado. Isto porque se o resultado do risco de Diabetes for Moderado ou Elevado, a plataforma, permite, se autorizado pelo utente, que a informação do resultado seja enviada para o seu Centro de Saúde, para que seja marcada uma consulta, para esclarecer a avaliação e iniciar, se necessário o tratamento.

  2. Avatar de eu
    eu

    Duas questões:
    1. Porque é que se continua insistentemente a mostrar uma picada do dedo mesmo a meio do polegar onde é precisamente onde se sente mais dor. Deve ser lateral. Podem dizer que estou a ser picuinhas mas façam isso 10.000 vezes.
    2. Estamos em Portugal, logo é utilizado MG/DL e não MMOL/L como está ilustrado. Pela imagem, parece ser 2.6 porque se não for um ponto, estamos a falar de 26, se não tiver em coma está quase e mesmo que seja um ponto, estamos a falar de 46 MG/DL (possível mas uma hipoglicémia de caixa à cova).

    1. Avatar de mim
      mim

      A imagem mostra 9.2

      1. Avatar de eu
        eu

        É verdade. Para além de ser MMOL/L em vez da nossa unidade MG/DL, o visor está do lado oposto do que estou habitado a ver.
        Assim já dá uma hiperglicémia.

    2. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      É so uma imagem ate podia ser uma picada no braço na cara ate no rabinho.

      1. Avatar de eu
        eu

        Por um comentário desses, é porque voçê não deve ser diabético ou ter alguém próximo.
        Hugo Gomes, quando voçê se picar 10.000 vezes na cara ou no rabinho, depois falamos, ok ?

        1. Avatar de Papa Joe
          Papa Joe

          Eu odereço-me para ir picar o Hugo Gomes 10.000 na cara para ele ver …

        2. Avatar de Hugo Gomes
          Hugo Gomes

          Olha la eu entendo te mas estas a implicar com uma mera imagem. Quando vez na tv reportagens disso tambem ligas para la a implicar que as imagens apresentadas sao so nas pontas dos dedos indicadores.

          1. Avatar de eu
            eu

            É uma falha que se vê com alguma frequência sim mas isso não implica que não se possa chamar à atenção para informar e corrigir ou é preferível ficarmos na ignorância ?

        3. Avatar de Sergio
          Sergio

          Calma, também sou diabético, também me pico milhares de vezes e não é preciso tanto alarido por causa da imagem. A imagem realmente pode mostrar um valor raro, mas é uma mera imagem, que pode ter sido escolhida apenas pela sua qualidade/formato/cores e que vagamente ilustra a diabetes.
          Algo que é perfeitamente natural num artigo que está bem detalhado por escrito

    3. Avatar de censo
      censo

      A imagem mostra o código da tira teste. É 26. Não é mais do que isto. Até porque a imagem ilustra a recolha de amostra de sangue a analisar. A análise só é possível com a tira teste codificada. Algumas máquinas mais atuais já tem autocodificacao, a da imagem não.

  3. Avatar de Daniel Ramos
    Daniel Ramos

    Boa tarde
    Após o resultado do teste da diabetes aparece a informação :
    Sucesso! Risco calculado com sucesso. O resultado foi guardado no seu perfil. Pode por favor ajudar-me em mais esclarecimentos no que diz respeito ao perfil?
    Obrigado