ChevronWP7 – Microsoft convence criadores a retirá-la…

12 Comentários

O ChevronWP7 era uma ferramenta que todos os possuidores de telefones com Windows Phone 7 esperavam quando apareceu. Conseguia  desbloquear os seus telefones e permitia a instalação de aplicações desenvolvidas por terceiros.

Pois agora, e após uma conversa com Brandon Watson, Director do Windows Phone 7 Developer Experience, os seus criadores decidiram terminar o seu desenvolvimento e deixaram de a disponibilizar para download. Esta decisão foi anunciada num artigo no blog do site de desenvolvimento do ChevronWP7, onde foi explicada a razão e outros pormenores.


Neste artigo os criadores do ChevronWP7 explicam que foram contactados por Brandon Watson e que tiveram com ele uma conversa aberta e franca sobre o que é pretendido com a abertura do desenvolvimento desta plataforma às diferentes plataformas e sobre o que estas comunidades podem trazer de vantagem e melhorias a este novo sistema operativo.

A Microsoft comprometeu-se a ter novas reuniões com a equipa do ChevronWP7 e a disponibilizar uma plataforma de desenvolvimento de ferramentas. Como prova de boa-fé foi decidido deixar de disponibilizar de imediato o ChevronWP7.

Os autores da ferramenta ficaram entusiasmados com a possibilidade de explorar esta oportunidade dada e com a hipótese de serem um canal de comunicação e feedback entre a Microsoft e as diferentes comunidades de desenvolvimento.

We are excited to explore the opportunity to become more involved with the shaping of the platform and to build a feedback channel for developers around the world.

Foi também decidido pela equipa do ChevronWP7 a disponibilização do código fonte de uma ferramenta que entretanto desenvolveram, o ChevronWP7 custom ringtone manager, e que permite criar toques personalizados no Windows Phone 7. A utilização desta ferramenta tem de ser feita em equipamentos desbloqueados.

A jogada da Microsoft era esperada, mas não deixou de surpreender a vasta comunidade de potenciais programadores. É a forma que esta encontrou de controlar a disponibilização de ferramentas fora do seu mercado e permitir que novas aplicações surjam e que sejam verificadas.

Está a Microsoft apenas a ser cautelosa e a precaver os seus utilizadores ou pretende controlar de forma férrea as aplicações que são disponibilizadas a todos os utilizadores do Windows Phone 7? Esperemos pelos próximos passos que vão ser tomados para podermos fazer um juízo de valores.

Artigos relacionados:

Anúncio do fim do ChevronWP7

Pursuing the future of homebrew on Windows Phone 7

Earlier today, we were contacted by Brandon Watson, Director of Developer Experience for Windows Phone 7, to discuss the ChevronWP7 unlocking tool.

Through this discussion, we established a mutual understanding of our intent to enable homebrew opportunities and to open the Windows Phone 7 platform for broader access to developers and users.

To pursue these goals with Microsoft’s support, Brandon Watson has agreed to engage in futher discussions with us about officially facilitating homebrew development on WP7. To fast-track discussions, we are discontinuing the unlocking tool effective immediately.

We are excited to explore the opportunity to become more involved with the shaping of the platform and to build a feedback channel for developers around the world.

To reiterate our enthusiasm to enable new opportunities, we have made available a WP7 custom ringtone manager that shows off exciting platform potential. The source code has also been made available to guide homebrew developers.

We look forward to sharing some good news soon.

– Rafael RiveraChris WalshLong Zheng

Homepage: ChevronWP7

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Henriques
    João Henriques

    Quanto pagaram? Todos têm o seu preço não é? E a MS tem dinheiro que chegue para subornar mais que muita gente.

    1. Avatar de Vítor M.

      Nem sempre eles acenam com dinheiro 😉 por vezes acenam com outro argumento que é bem mais demolidor.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        miúdas????

        lol tou a brincar 🙂

  2. Avatar de BrunoM
    BrunoM

    esta do “convenceram” cheira me a cheque bem chorudo:D

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    hum, é da maneira que vão querer deixar de comprar telefones com este sistema.
    Como eu sempre achei, a possibilidade de controlar melhor um telefone, do que como veio de origem para nós, é sempre uma vantagem.
    por norma, os aplicativos desenvolvidos á parte são sempre os mais apetecidos.
    A meu ver só irão perder.

  4. Avatar de aver
    aver

    Rafael Rivera, um dos três nomes associados ao ChevronWP7 é bem conhecido. Podem encontrá-lo, por exemplo, neste post do pplware de 2008 https://pplware.sitedev.pt/windows/software/blue-badge-windows-7-sem-segredos/

    Quando vi o nome dele pensei, bem o WP7 encontrou o equivalente ao Dev-Team do iOS, o jailbreak do WP7 está em boas mãos.

    O problema é que acabando com o ChevronWP7 a Microsoft não acaba com o jailbreak do WP7, tal como há muito mais gente a fazer o jailbreak do iOS sem ligação ao Dev-Team e ao Cydia.

  5. Avatar de djx
    djx

    Jackpot baby $$$$$$$$$$$$$$$$$

  6. Avatar de Kkicks
    Kkicks

    Mas essa ferramenta ainda existe para download.. certo!?

    http://www.torrentfly.org/torrents/chevronwp7.html

    Pelo sim pelo não vou fazer download! Posso vir a precisar dela

    1. Avatar de Pedro Simões

      Existe para download nesse tipo de sites. Não no site da ChevronWP7!!

  7. Avatar de João Campos
    João Campos

    A Microsoft não acenou com dinheiro, fez melhor, fez-lhes uma oferta de emprego “informal”.

  8. Avatar de Lokier
    Lokier

    Fizeram-lhes uma proposta que não puderam recusar. :p

  9. Avatar de dc
    dc

    Exacto, ou trabalhas para nós ou damos-te cabo da vida!

    Choose!

    De qualquer das maneiras, dou o beneficio da duvida que a Microsoft quer apenas manter o controlo de qualidade, pois… com o sistema desbloqueado, o que não iria faltar era um pandemónio de ataques e vírus ao seu sistema, e já lhes chega o Windows nos Desktops e Servidores.

    Eles querem que a coisa corra para o mercado sem problemas e reclamações, já para não falar que se todos desbloqueassem e instalassem “merda”, depois iriam sempre recorrer à Microsoft para resolver a situação e se fosse eu gestor de produto, não iria querer que tal acontecesse.

    Sei que é lixado estarmos limitados, mas se por um lado é controlo de qualidade para as massas, por outro… quem sabe, sabe! E terá sempre a oportunidade de o desbloquear, a questão era que o processo era tão fácil que até os wanna be geek, o iriam desbloquear só pela moda e por lá todo o lixo, já os verdadeiros geeks, de certeza que não brickam os telefones e não instalam qualquer coisa.