Apple domina vendas de Natal, mas não com o iPhone X

20 Comentários

Com os grandes smartphones do ano de 2017 lançados e colocados no mercado, as marcas esperavam pelo Natal para reforçarem as suas vendas e conseguir ter ainda mais utilizadores. Esta é uma época propícia a compras e os telefones têm sido, nos últimos anos, a escolha mais óbvia para a maioria dos consumidores.

Os números do Natal deste ano repetem os que temos visto em alturas similares, com a Apple a dominar, mas desta vez com uma diferença. Ao contrário de anos anteriores, não foi o flagship desta marca a dominar as vendas.


Como tem sido normal no Natal de anos anteriores, as escolhas de presentes no campo dos smartphones recaíram nos equipamentos da Apple.

Mas, e dando força às notícias dos últimos dias, a Apple estará a atravessar um período menos positivo de vendas do iPhone X. No Natal de 2017 este não foi o smartphone mais vendido e nem sequer o iPhone 8 teve esse domínio.

 

A Apple dominou as ativações de equipamentos

O domínio da Apple no campo das ativações de smartphones na semana anterior ao dia de Natal é avassalador. A marca consegue reclamar para si quase metade dos equipamentos ativados. São 44%, o que significa que tem quase o dobro do seu concorrente mais direto, a Samsung, que este ano consegue crescer ligeiramente e atinge os 26%.

marcas Apple Natal 2017

A Huawei, uma marca que tem cada vez mais mercado, ocupa a terceira posição, com 5%. De seguida temos a Xiaomi, a Motorola, a LG e a OPPO, com 3%. A fechar o top 8 temos a Vivo com 2%.

 

Não foi o iPhone X que deu o troféu à Apple

Analisando a lista de equipamentos da Apple que foram ativados neste período, podemos ver que o domínio está no iPhone 7, o modelo de 2016, que conseguiu uns expressivos 15,1%.

Na posição imediatamente abaixo temos o iPhone 6, o modelo de 2014, que consegue 14,9%. O iPhone X, a grande aposta da Apple para este ano surge apenas na 3ª posição, com 14,7%.

modelos Apple Natal 2017

O iPhone 8 e o iPhone 8 Plus aparecem apenas na 6ª e na 7ª posição, com 8,7% e 8,1% respetivamente. Também aqui o iPhone 8 Plus domina face ao modelo de dimensões mais reduzidas.

Importa notar que, mesmo com estes resultados, os novos smartphones da Apple conseguem puxar a si quase 1/3 das vendas neste Natal, dentro do universo Apple.

 

Os phablets dominaram o Natal deste ano

Quando a análise recai no tamanho dos smartphones, este ano parece ter também seguido a tendência de anos anteriores. Os phablets, com ecrãs entre as 5 e as 6,9 polegadas, cresceram, tornando-se agora a escolha preferida dos consumidores, com 53%.

ecrã Apple Natal 2017

Os telefones de dimensões médias, com ecrãs entre as 3,5 e as 4,9 polegadas ficaram na segunda posição das escolhas, com 35%.

 

Estes dados são baseados nos números da Flurry, cuja ferramenta de análise de dados está presente em cerca de 1 milhão de aplicações e que dá acesso a dados de 2,1 mil milhões de dispositivos. O período em análise compreende a semana que antecedeu o dia de Natal.

Fonte

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lulu@rroz
    lulu@rroz

    Resumindo a historia que estava tudo a espera que o X ficasse a venda era tudo treta!

  2. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Também não é de admirar.Um smartphone que custa em média cerca de 1200 euros não é brincadeira nenhuma !! As pessoas não vão estar a comprar 1 iPhone todos os anos,por amor de Deus.A vida está cara e ninguém sabe o dia de amanhã. 🙂

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Sempre fatalista.

  3. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    É sempre, mas depois vamos a ver após estas noticias e lá virá a noticia anual em que a Apple perde quota de mercado face aos Android, em que estagnou nas vendas e as rivais subiram, face ao ano anterior, etc.

    Conclusão são noticias que nada dizem porque na verdade a Apple está é quase a ser ultrapassada pela Huawei nas vendas anuais e fica estranho perceber porque é que é a que mais vende no natal, face todos os outros, porque é que os modelos novos vendem mais numa semana que outras num ano, mas na verdade resume-se depois a uns 10 ou 15% das vendas mundiais de smartphones e continua a decrescer na quota de mercado.

  4. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Como se faz as contas das activações?
    Se me for dado um Iphone usado e eu não tivesse conta isso contava como nova actualização?
    Se assim for todas as activações de Iphones mais antigos, não quer dizer que foram vendidos este ano.
    Mesmo não sendo o mais vendido o X com o preço pedido são números fantásticos, só é pena não ser made in Portugal.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Tens no final do artigo a explicação, resumida. Esses srs têm uma plataforma de analitycs para apps e ao instalares uma delas num novo equipamento passas a contar como estando “ligado” a eles. De resto, é só fazer contas 🙂

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Porque não é mencionado no artigo que esses dados englobam todos os smartphones Apple e apenas 2 smartphones Samsung s8 e note 8?

        1. Avatar de Pedro Simões

          Estive a ler novamente a fonte desses dados e em lado nenhum refere essa informação. Onde a foste obter?

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            “Mas qual o motivo do número de vendas da Samsung ser tão menor? Basicamente, o gráfico agrupou todos os modelos ativamente vendidos do iPhone, enquanto para a Samsung, juntou apenas os dois tops de linha atuais da marca.” fonte tudocelular.com

          2. Avatar de Pedro Simões

            Isso é a conclusão de outro site, não da fonte. Não tens qualquer referência a essa informação na fonte.

  5. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    O modelo anterior, o 7 e até o 6(!) venderam mais que os modelos deste ano?! Algo está mal para os lados se Cupertino.

    1. Avatar de Crow-
      Crow-

      Para a Apple não interessa o que foi vendido (segundo gráfico), mas sim quanto (primeiro gráfico).
      O facto da Apple ter uma range de produtos para mais carteiras fez com que pessoas com menos posses para comprar um flagship da Apple pudessem, de qualquer forma, comprar um iPhone.

      1. Avatar de Joel Reis
        Joel Reis

        Só que não.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Exceto que sim. Ganha modos.

    2. Avatar de ZeTolas
      ZeTolas

      Só diz que as pessoas (grande parte) afinal nem querem saber das grandes (ou não) novidades dos últimos modelos como muitas vezes se fala mas procuram algo fiável a um preço mais justo… afinal de contas as grandes novidades não são assim tão importantes para grande percentagem de pessoas que compraram o iPhone este ano…

      1. Avatar de ZeTolas
        ZeTolas

        Ainda no seguimento… 53% das compras de 2017 são modelos de 2016 e 2015. O que também revela que nem todos os utilizadores do iPhone querem (ou necessitam) do último grito…

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Claro. O hype todo é coisa de Internet. As pessoas normais não andam preocupadas com isso como os haters querem fazer parecer. Esses é que querem sempre as últimas specs e vão entrar em discussões para mostrar como eles são mais espertos.

      2. Avatar de Joel Reis
        Joel Reis

        “SÓ diz que…”

  6. Avatar de SmarTech
    SmarTech

    Não é por nada mas “duvido” muito dessas vendas serem % tão superiores quando em Portugal o que mais foi vendido este ano foi Android de acordo com as lojas mas claro, quem sou eu 🙂

    Abraço e bom ano e que sejam mais poupados 😉

    Mudem de telemóvel a cada 3 anos sff, consumismo dia menos dia…. leva nos a ruina!