Taxa de alcoolemia! Atenção aos bombons de Natal alerta a PSP

8 Comentários

Hoje é dia de Natal e, sendo um dia de festa, é também, muita das vezes, um período de excessos. Pelo país decorrem várias ações de fiscalização e, nesse sentido, o melhor mesmo, pelos mais diversos, é cumprir a lei e ser responsável.

Em Portugal a taxa máxima de álcool no sangue com que se pode circular é inferior a 0,5 g/l… sabe a quantos bombons com licor corresponde?


A PSP alertou, de forma original, na sua página do Facebook para a taxa de alcoolemia recorrendo a um exemplo com bombons de licor. A PSP relembra que ≥ 0,5 e < 0,8 gramas de álcool por litro (g/l) de sangue corresponde a uma contraordenação grave e dá multa até 250 euros. Saiba ainda quantos pontos perdem – ver aqui.

Entre 0,8 e 1,2 g/l trata-se de uma contraordenação muito grave e a multa a pagar pode ir até aos 500 euros. Mais de 1,2 g/l já é considerado crime, o que prevê um julgamento sumário em Tribunal.


A Carta de Condução por Pontos

No que diz respeito a bombons, um homem de 75 Kg deve apenas ingerir até oito bombons de licor para conduzir dentro das taxas permitidas. No caso de uma mulher com 55 Kg o número de bombons que pode ingerir baixa para os 5.

Se vai conduzir é melhor não inventar! A sua segurança é também a segurança dos outros condutores.

Leia também…

Agora há uma pulseira que lhe diz se está bêbado

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    Não é só com licores!
    https://youtu.be/wY2Ehcr4ehI?t=1m57s

    *Não pude evitar!

  2. Avatar de eu
    eu

    Dei cabo agora mesmo de uma caixa disso 😀

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Podes dar…mas não deves conduzir 🙂

      1. Avatar de Mn
        Mn

        Sim, é caso para dizer: se comer bombons de licor não conduza.

        Mas de facto, nunca pensei nesta “associação”

  3. Avatar de Marco
    Marco

    Vou levar “caixas” desses bombons para o trabalho! Ver o pessoal alegre…hehehe

  4. Avatar de int3
    int3

    o alcool é metabolizado em muitos sitios do corpo por isso é bem mais que isso.

  5. Avatar de monteiro
    monteiro

    Ao ler esta notícia apercebo-me que:
    1. Os bombons deviam ter uma indicação para consumidores maiores de idade.
    2. Os bombons deviam ter uma indicação sobre a quantidade de álcool (nem que fosse como algumas cervejas <0.5).
    Não acredito nisto.

  6. Avatar de Real
    Real

    Não matem o verdadeiro espirito de natal, sem licores e semelhantes como consigo ver o Deus ou acreditar no pai natal?! ou aguentar o peso na consciencia de ter destruido mais um pouco o planeta!? não me surpreenderia nada o aumento do consumo deste tipo de bombons, Merry Christmas!