Análise Samsung QX 510 – Grande Bomba…

43 Comentários

O mercado dos portáteis tem sido fortemente dominado pelos pequenos netbooks que, embora tenham imensa portabilidade, nem sempre conseguem responder favoravelmente aos trabalhos mais exigentes. Mesmo com poderosos processadores, estas máquinas têm fragilidades, por isso existe um segmento maduro, talhado para as exigentes tarefas sem perdermos a portabilidade que caracteriza um crescente mercado dos computadores.

Naturalmente que algumas marcas não limitaram as suas ofertas aos netbooks e continuaram a apostar nos PC’s de gama alta. A Samsung é uma dessas marcas e disponibilizou-nos para analise uma das suas mais recentes propostas no mercado dos portáteis de topo. O QX510 foi a máquina que nos colocaram à disposição e a sua utilização veio a tornar-se uma surpresa agradável.

Utilização

Ao principio e quando abri a caixa deste portátil, pensei que tinha havido algum engano. O seu aspecto era de uma outra máquina, de uma outra linhagem de equipamentos… pois o seu corpo era todo em alumínio mostrando um elevado cuidado na sua construção. O logotipo da Samsung não deixava muita margem para dúvidas, era mesmo o QX510 que eu tinha em mãos.

Ao abrir a máquina, a primeira sensação foi de curiosidade face ao aproveitamento que a Samsung fez da base do computador. Por norma, as marcas colocam teclados e touchpads pequenos, deixando para os pulsos espaços demasiadamente despidos. Neste caso, a Samsung apostou num melhor aproveitamento para expandir este elementos de input.

Não fiquei por isso menos contente, muito pelo contrário, pois ficou imediatamente destacada a qualidade de construção e a atenção aos pormenores que a Samsung colocou nesta máquina.

A lista de predicados que a acompanhavam era uma segunda dúvida que eu tinha. Parecia-me um pouco demais para uma máquina deste tipo. Mas na verdade tudo o que estava prometido na folha de especificações acabou por se tornar uma realidade.

Apesar de ser um portátil de 15 polegadas não acusa o peso normal que estas máquinas têm. Provavelmente fruto da utilização em larga escala do alumínio. É por isso facilmente transportável.

Outro ponto a ressalvar é a sua grande capacidade de bateria. Este baixo consumo resulta de uma característica que não é comum nos portáteis. O QX510 traz duas placas gráficas. Uma NVIDIA GeForce GT 420M, talhada para uma utilização multimédia intensiva e uma Intel HD Graphics. Quando não existe necessidade de processamento gráfico a NVIDIA desliga-se e a Intel assume a responsabilidade de produzir os gráficos. Deste binómio gráfico resulta um excelente equilibrio energetico, tendo em conta que um dos elementos que mais consome energia é o processador gráfico.

« página anterior pág. 1 página seguinte »

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kekes
    kekes

    Não é um portatil assim tão bom em specs. Para jogos não é nada de especial uma 420M está ao nivel de uma 330M, não vejo nada de extraordinario para jogos, mas sim… Dá para alguns. Existem alternativas mais baratas e igualmente capazes nessa area.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Boa tarde
      Sou estudante do curso de multimédia estou na duvida qual será o melhor portátil o Samsung QX510 ou Asus N61Jq?
      Dada a diferença de preço (200 euros)compensa Samsung em vês do Asus?

    2. Avatar de vasco
      vasco

      bem só tenho a dizer um coisa pra jogos é fantástico jogas ao call of duty MW3 ou ao battlefield 3 e nem sequer se arrasta com uma gráfica de 1gb tou muito satisfeito com este samsung

  2. Avatar de andre perdigão

    Se comprasse agora um portátil, muito certamente seria este. Agora só falta o preço e estou a apostar de 1600€ para cima :p

    1. Avatar de hugo

      Nem por isso… Custa entre 1.150,00€ e 1.299,00€.
      Podes ver mais informações de preços aqui:
      http://www.kuantokusta.pt/1/127866/Samsung-QX510-S01PT

    2. Avatar de A.V
      A.V

      Fica à volta dos 1250€

  3. Avatar de Nuno Sousa
    Nuno Sousa

    Só vantajoso o peso.
    Tudo o resto é ultrapassado por um Asus G51JX-SZ062V!
    8 gigas e um i7 já é quase uma obrigação numa máquina de “alta performance”!

    1. Avatar de Vítor M.

      Atenção não se deixem inebriar pelos números e quantidades. Não quer dizer nada ter muita ram se o restante for dependente. Podes ter muita ram e ter um processamento gráfico deficitário. Podes ter um i7 e ter um bus aquém do necessário. O conjunto faz a diferença. 😉

      1. Avatar de Alexandre Alves
        Alexandre Alves

        Sim … mas qual é o objectivo desta máquina? Definitivamente não é jogos … Possuo um G73 e com jogos actuais já se vê lixado para os correr … só tem 1 ano btw.

        É uma boa máquina? Sim é, mas não para jogos… produtividade (leia-se mail, web, office) tudo bem. Agora de resto …

    2. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      para te dizer a verdade não dou uso aos 4 gbs de ram que tenho. nunca tenho muita coisa aberta e o que tenho normalmente são programas bem concebidos que não comem ram a torto e a direito (utorrent é espectacular nessa area). o que gostava de ver era os portateis a largar a drive de DVDs. já era tempo de deixarmos o óptico.

    3. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Um hp dv6-3040 (900€) é igualmente mais barato e igualmente leve…

  4. Avatar de Ricardo Pereira

    Meu deus, que grande máquina!
    Sinceramente, está aqui uma grande concorrência ao Macbook! Senão, melhor que ele…

    Essa função das gráficas e das portas USB…espectacular!

    Pedro, e preços?

    1. Avatar de hugo

      Entre 1.150,00€ e 1.299,00€. Podes ver no KuantoKusta.

    2. Avatar de DFC
      DFC

      ricardo nao compares ao macbook porque sao coisas diferentes… nao correm o mesmo SO.
      o macbook pro i5 tambem tem essa funçao das graficas, e com essas specs o SO do mac voava em comparaçao ao windows.

      1. Avatar de pfbatista
        pfbatista

        é tanga….
        Isso é um mito

        1. Avatar de pfbatista
          pfbatista

          Vê-se que não conheces o Windows 7 pah.

          Afinadinho, come o MacOS ao pequeno almoço.

          1. Avatar de pph
            pph

            Eheheh, inocencia.

        2. Avatar de a Friend®

          Deixa de experimentar o MacOSX em PCs e usa-o num Mac a serio pah.. lol

    3. Avatar de Ricardo Nunes
      Ricardo Nunes

      Só é pena a Samsung continuar original em tudo o que faz e não imitar, de forma alguma, o tal macbook…

    4. Avatar de Elsa
      Elsa

      Encontrei na Fnac , numa promoçao para comprar somente on line, a 849,00€

  5. Avatar de Ricardo Pereira

    Apenas o processador e a RAM deixam algo a desejar…
    Quanto às gráficas, está espectacular, visto que este computador não é desenhado para Gamers.

    1. Avatar de Vítor M.

      4Gb de Ram não é mau… principalmente se pensarmos que esta máquina tem processamento gráfico com memória dedicada e com uma excelente respostas, nesse caso irá libertar ram para o restante serviço, depois o i5 faz o resto… estamos perante um excelente processador.

      Este conjunto é fabuloso. 😀

      1. Avatar de Nuno Sousa
        Nuno Sousa

        Como em tudo na vida, depende do que fazes. Se queres diagonalizar matrizes ou inverter usando decomposição LU, é mais importante ter RAM do que a própria velocidade desta. Se não consegues alocar, não consegues executar!
        Quando aos i5, vejo-os como o filho deformado da intel. Embora se “pareçam” aos i7, são claramente menos sofisticados em termos de processamento. Um teste curioso é correr um gerador de nros aleatórios num i5 e num i7, usando o compilador intel, e ver a diferença.
        Continuo a achar um máquina mediana. Merecia um i7 e 8 Gb de RAM. 😀

    2. Avatar de hugo

      Não te deixes enganar… No geral este i5 560M é melhor que alguns i7, nomeadamete o 740QM. Não são só os cores que contam. 😉

  6. Avatar de Ryan
    Ryan

    Epa recentemente comprei um MacBook em aluminio a um amigo que por sua vez o comprou a algum tempo. O computador ta como novo… e quando vi este artigo eu diria que isto e uma especie de copy paste do MacBook. Pode parecer uma grande maquina este Samsung e acho que esta igual ao MacBook que esta la em casa…

  7. Avatar de okapi
    okapi

    Para mim só peca no tamanho, com estas specs e 14″ era mesmo o ideal.

  8. Avatar de okapi
    okapi

    Isto das graficas não é novidade nenhuma o meu Acer aspire 4820tg já vem com este sistema Hibrido, por isso é que a bateria chega-me a durar entre as 8 e 12H. Como já disse se fosse mais pequeno esta seria a minha escolha para dar ao puto nas próximas semanas.

    1. Avatar de vasco
      vasco

      e qdo avariar vai pra espanha e nunca mais o vês

  9. Avatar de Alright
    Alright

    Fala-se da bateria mas qual é a autonomia?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Está descrito no artigo:

      “Bateria: Li-Ion com 6 células (5500mAh), até 7 horas de autonomia”

  10. Avatar de Hugo Mariano
    Hugo Mariano

    Usando este tópico como referencia a minha questão, qual o portatil de 13′ ou menor que chegaria para a um patamar semelhante?Alienware Mx11?Macbook Pro?

    Cumprimentos

  11. Avatar de silvacunha
    silvacunha

    Muito bom artigo, sem duvida, para quando uma analise ao novo tablet ZTE V9 da vodafone sera que vale a pena??
    Boa semana a todos

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    É uma boa maquina mas definitivamente não é portatil “ultimate”
    agora 7 horas de autonomia isso sim ja é obra 😛

  13. Avatar de SonicReducer
    SonicReducer

    Para mim peca na resolução do ecran, 1366, pouquinho muitooo pouco, no minimo 1600×900, mas de preferencia 1920, mas com essas resoluções ja existem muito pouco

    1. Avatar de RicardoResende
      RicardoResende

      Isto é um portátil.
      Ou queres estar com uma lupa no ecrã a ver as pequenas letrinhas?

      cada um..

      1. Avatar de Tony_tha_Mastha

        O espaço que as GUIs dos programas ocupam no ecrã é muito importante especialmente para quem trabalha com multimédia. Eu não o compraria por isso.

        Se com 1280 x 800 já me sinto apertado na vertical, quanto mais com 1366 x 768…

  14. Avatar de Ghost_Rider
    Ghost_Rider

    isto levanta-me uma dúvida. até que ponto se compara um core 2 duo e8600 com os i5 e i7? alguem tem resultados de performances?

  15. Avatar de Jack
    Jack

    Porque é que ninguém diz o que está à vista de todos? Aquele design, aquela estrutura de quase uniboby e aquela construção de pseudo-alumínio não é inocente. Já todos vimos isso e sabemos bem de onde vem essa inspiração forçada.

    Olho para o processador, para o disco, para o poder gráfico e sinceramente não consigo perceber onde aplicar o adjectivo “Bombástico”.

    Como é que podem mostrar transparência e isenção nas análises se até o responsável pela área de computadores da Samsung tem uma palavra a dar na análise.

    (cheira-me que a samsung, vai comprar publicidade ou então vai fazer um passatempo por aqui no próximos tempos)

    cumprimentos.

    1. Avatar de Vítor M.

      São argumentos falaciosos os teus. Primeiro porque além de dizeres que não encontras argumentos na máquina para o adjectivo bombástico… também não dizes nada de jeito, apenas, por razões que eu sei bem quais são, dizes que é para receber publicidade.

      Está na cara que é pura falta de atenção e puro maldizer o teu comentário, pois esta máquina foi já analisada em diversos sites da especialidade e deram-lhe exactamente o mesmo cunho que foi apresentado aqui.

      Antes de falares ou escreveres… pensa e ouve, para isso é que Deus te deu duas orelhas e uma boca, ouve o dobro daquilo que falas (escreves), poderás não acertar mais, mas garanto-te que falhas muito menos.

      Nós testamos a máquina e tu?

      Mas és mesmo “esperto”… então não é que analisamos essa máquina e lançamos um passatempo mundial que, por acaso está já no final…. querias para o teu site não era Jack The Ripper….

      Hehe… há cada um!!! A inveja é tão feia pá!