Android Oreo ainda não chegou a 1% dos smartphones

19 Comentários

A Google tem tentado por tudo conseguir aproximar as versões do seu sistema operativo móvel, o Android, facilitando os processos de atualização que os fabricantes têm de realizar. Não tem sido um processo simples e o sucesso tem sido próximo do zero.

Esta realidade vê-se todos os meses, nos números de utilização do Android. Os dados de dezembro voltam a mostrar o que temos visto, com o Android Oreo a não ter ainda nem 1% de utilização neste universo.

Android Oreo

Os dados de utilização do Android, que a Google recolhe todos os meses nos primeiros dias, mostra que a mais recente versão do Android ainda está muito longe de atingir valores que se considerem aceitáveis.

Os 0,5% que tem neste momento estão muito longe do que seria esperado, uma vez que a própria Google já lançou uma versão mais recente, o Android Oreo 8.1. Curiosamente, a maioria das restantes versões do Android, principalmente as mais antigas, estão em queda, algo que era já esperado.

Versão Nome API Último mês Este mês mudança
2.3.3 – 2.3.7 Gingerbread 10 0,5% 0,4% -0,1
4.0.3 – 4.0.4 Ice Cream Sandwich 15 0,5% 0,5%
4.1.x Jelly Bean 16 2,2% 2,0% -0,2
4.2.x 17 3,1% 3,0% -0,1
4.3 18 0,9% 0,9%
4.4 KitKat 19 13,8% 13,4% -0,4
5.0 Lollipop 21 6,4% 6,1% -0,3
5.1 22 20,8% 20,2% -0,6
6.0 Marshmallow 23 30,9% 29,7% -1,2
7.0 Nougat 24 17,6% 19,3% 1,7
7.1 25 3,0% 4,0% 1,0
8.0 Oreo 26 0,3% 0,5% 0,2

Quem está a absorver essa diminuição são as versões mais recentes, com o foco principal na versão Nougat 7.1, que este mês cresceu 1,7 pontos percentuais.

De pedra e cal, e a manter o top da utilização no Android está a versão 6.0. O Android Marshmallow reclama para si quase 30% da utilização no universo Android.

Android Oreo

Estes não são números que deixem a Google satisfeita. A sua vontade era ter uma distribuição mais concentrada nas versões mais recentes, provavelmente no Android Nougat, e com destaque também para o novo Android Oreo.

Os passos certos estão a se dados pela Google, mas o problema é recorrente e as causas bem conhecidas. Os fabricantes estão, na sua maioria, a reter as atualizações. Há claro exceções, que mostram que o Android pode e deve ser atualizado em tempos rápidos. Mais que as novidades, muitas vezes estão em causa as atualizações de segurança, algo que todos deveriam ter acesso.

Fonte

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de zé tuga
    zé tuga

    nada de novo os fabricantes já fazem de propósito pois interessa, é vender equipamentos as actualizações de software que se lixe, o que vale é que existe a comunidade como alternativa…

  2. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Eu acho é que a google devia de disponibilizar uma ferramenta própria para esse efeito. Se depender mos das marcas so vemos o oreo daqui a uns anos se o tivermos. Para mim era o melhor. As marcas podem impingir a comprar telemovel novo mas o povinho ja nao é tao parvo assim. Ou entao as marcas fazerem como faz a maça. Temos actualizaçoes ate 5 anos depois deixamos de dar suporte. Agora enquando houver esta palhaçada no Android eu ca ando no windows 8.1 😀 e para o que preciso chega caso va para Android mais tarde que é de certeza fico no que me deram com o equipamento

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    por isso é que desde que experimentei nexus/pixel nunca mais quis mudar .. Por vezes quando sai uma atualização nova parece que tenho um telefone novo.
    A ultima foi agora no 8.1.0 adicionaram uma opção para colocar bonecos de realidade virtual na app da camera. Muito fixe.

    E o google assistant é top . Uso todos os dias para me ligar desligar as lâmpadas LIFX. ligar para alguém etc etc ..
    Em contra partida tenho de usar o telefone em inglês para ter sempre tudo . Mas isso não me incomoda a mim, mas a outros deverá..
    Infelizmente portugal vai sempre ficar a trás . é uma língua muito difícil para a AI aperfeiçoar.

    Outra novidade recente foi o facto de o assistant usar a tua camera para conseguir ver o que vês. é impressionante o que os captchas de imagens da google ajudaram a criar.

  4. Avatar de Mario
    Mario

    Já rola no meu XPERIA Z 😉

    1. Avatar de Paulo Jorge
      Paulo Jorge

      No meu OP3T tambem…

  5. Avatar de LG
    LG

    Estou curioso será para as próximas versões (mudança do Android Oreo > Android P)… Sei que a adopção ao Android Oreo pelos fabricantes vai ser a história de sempre… mas uma vez tendo o Oreo, a coisa deve acelerar bastante com a grande ajuda do Project Treble

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      O treble não vai mudar grande coisa.

  6. Avatar de rodrigojds
    rodrigojds

    Tem de haver alguma maneira de Google obrigar as varias fabricantes de telemoveis a actualizar os seus equipmantos para utilizar o SO mais recente possivel.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Não há. É o modelo de negócio que está instituído e nada que lhes compita a eles fazer. A eles, Google, é-lhes indiferente.

      1. Avatar de rodrigojds
        rodrigojds

        quem perde sao os utilizadores. Nao ha maior seguranca do que saber que o seu telemovel esta actualizado e protegido.

  7. Avatar de Papa Joe
    Papa Joe

    Não disponibilizam…não se instala…

  8. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Claro, com fabricantes estúpidas a lançar os telemóveis com o android 7.1.1 propositadamente para não terem de suportar o project Treble, é óbvio que o Oreo não irá atingir os 1% ou mais tão facilmente.

  9. Avatar de Esperançado
    Esperançado

    Acho uma vergonha para a Google não ter uma manheira fácil de se poder atualizar as diversas versões do Android, recorrer aos fabricantes não é viável!
    Imaginem se fosse assim nos computadores com o Windows.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Faz parte dos acordos e foram esses mesmos acordos que permitiram usar o Android e tornar-se tão mainstream.

  10. Avatar de Ângelo
    Ângelo

    O meu Samsung Galazy Note 3 deixou de ter actualizações a partir do 5.0.

    Mas a verdade é que continua a fazer bem e fluidamente aquilo que esperava dele quando o comprei em 2013. Talvez versões mais recentes possam não correr tão bem em telemóveis mais antigos.

    Para mim, isto só será problema quando começarem a haver aplicações não compatíveis com a versão do android no meu telemóvel. Até lá, tá-se bem.

  11. Avatar de Nuno Correia
    Nuno Correia

    Uma palavra: IOS

  12. Avatar de Joao Reis
    Joao Reis

    Android, tem de comprar um telefone novo.

    Se fizerem as contas à média por ano do que gastam em Android, e ao que um utilizador iPhone gasta, vão ficar surpreendidos.
    Os meus iPhones duram 4 anos nas minhas mãos e depois ainda continuam a funcionar nas maos de familiares.
    iPad outro que tal, dura e dura, ainda uso um iPad 2 com tudo de origem nunca troquei nada é só fazerem as contas.

  13. Avatar de Luís Ferreira
    Luís Ferreira

    No Redmi 3S já cá canta!