Oreo ainda não tem expressão nos smartphones Android

19 Comentários

A Google tem feito um esforço enorme para manter o Android atualizado e sempre com novas versões. Infelizmente o mercado não tem conseguido acompanhar e as versões mais usadas são ainda as mais antigas e naturalmente expostas a problema de segurança.

Os mais recentes dados de utilização do Android revelam algo que todos sabem, mas que ainda não tinha sido possível quantificar. O Android Oreo 8.0 ainda não tem qualquer expressão no universo Android.

Oreo

Mensalmente a Google revela os dados de utilização do Android, recolhidos nos primeiros dias de cada mês. A informação relativa a novembro saiu agora e mostra que pouco ou nada mudou no que toca à utilização do sistema operativo móvel da Google.

A principal conclusão que podemos tirar é que os fabricantes de smartphones ainda não estão a usar o Android Oreo como a sua versão base e que mesmo a versão anterior ainda não tem a adesão que se esperaria.

Novembro revela que apenas 0,3% dos dispositivos Android estão na versão Oreo do Android e que mesmo a anterior, o Android Nougat 7.1, está ainda limitada a 3%.

Oreo

Estes números revelam também que as atualizações para as versões mais recentes não estão a acontecer, pois caso isto existisse, o numero do Nougat 7.0 seria mais baixo.

Quem domina o universo Android acaba por ser a versão 6.0, Marshmallow, que sozinha consegue ter quase 31% do mercado dos smartphones Android.

Android Oreo

Se comparados com os números da concorrência direta, os dados do Android andam longe do que seria esperado. No caso do iOS 11, mesmo com uma adoção abaixo do esperado, mais de metade dos utilizadores já usa esta versão.

Os números do Android Oreo até são aceitáveis por ser uma versão recente, mas isso não se aplica ao Nougat 7.1, que tem já quase um ano.

Fonte

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    O problema do Android é que está concebido para ser lançado como um produto novo a cada versão major. E depois cada fabricante ajusta às suas necessidades a ROM.

    Deveria ter sido feito de maneira a serem actualizações cumulativas, sendo que os fabricantes poderiam introduzir alterações mas sem nunca interferir com o sistema base..

    1. Avatar de eachtime
      eachtime

      O project Treble é finalmente o primeiro passo nesse sentido

  2. Avatar de Rui Magalhães
    Rui Magalhães

    Apesar de ser tema recorrente, a Google também não parece nada preocupada com o panorama atual uma vez que pouco ou nada faz para mudar o mesmo. é pena

    1. Avatar de Sergio Cardoso
    2. Avatar de eachtime
      eachtime

      A Google introduziu o project Treble a partir do Android 8 e fez acordo também com a MediaTek para facilitar os updates. Vamos a ver é se isso terá impacto significativo a partir do Android 8. Esperemos bem que sim

    3. Avatar de LG
      LG

      Não? https://source.android.com/devices/architecture/treble

      “The Android 8.0 release includes Project Treble, a major re-architect of the Android OS framework designed to make it easier, faster, and less costly for manufacturers to update devices to a new version of Android. Treble is for all new devices launching with Android 8.0 and beyond (the new architecture is already running on the Developer Preview for Pixel phones).”

      Google faz o que pode de forma a facilitar ainda mais os updates para os fabricantes de componentes, e marcas de smartphones…

    4. Avatar de Celso
      Celso

      A Google faz o que pode, mas não pode obrigar os OEMs a fazer updates.

      Os utilizadores também têm que começar a votar com a sua carteira e deixarem de comprar equipamentos de marcas que não fazem um único update…

      1. Avatar de Joel Reis
        Joel Reis

        Os clientes votam com a carteira, naquilo que lhes interessa, atualizações não importam à maioria dos clientes

  3. Avatar de Tiago Simões
    Tiago Simões

    Se formos a analisar. Na sua grande maioria, apenas os topos de gama (actuais) das marcas são actualizados para as novas versões do Android. A meu ver, as marcas acham que actualizar os seus telemóveis low end ou até mid range não compensa.

    1. Avatar de JHGouveia
      JHGouveia

      Compartilho de seu pensamento, também acredito que as fabricantes os principais responsáveis pela baixa demanda das atualizações.

  4. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    tomara, também com tanto fabricante que não faz as actualizações devidas, e abandona rapidamente os produtos, olha o galaxy j5 2015 nem o android 7 vai ter quanto mais o 8……..

  5. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Sejamos realistas, daqui a um ano o Oreo terá uma percentagem razoável, até lá é esperar.

  6. Avatar de Jorge Ribeiro
    Jorge Ribeiro

    o maior problema do sistema android é a dispersão de versões que existe. Apesar de ser barato não tem atualizações na maior parte das marcas.

  7. Avatar de Bruno
    Bruno

    É ainda lamentável, o facto de as marcas não atualizarem os seus produtos, sejam eles low end ou high end.
    Deveria ser uma obrigação. Doutra forma para quê abranger tantas gamas de preço se no final apenas dão suporte satisfatório aos tlms mais caros.
    As coisas mudaram um pouco nestes últimos 2 anos, no entanto, muito aquém daquilo que nós como consumidores temos direito.

  8. Avatar de Gujarat
    Gujarat

    Por muito que goste de 2 ou 3 telefones Android fica-me sempre o problema das actualizacoes do SO. Sim é irritante saber que paguei uma pipa de massa por um telefone que em pouco tempo nao posso fazer actualizacao de forma nativa (sei bem do XDA e tudo o que podemos fazer mas muitas fazes há funcoes que nao podemos usar). Enfim nao é muito bom mas espero que haja alguma melhoria. Nem todos queremos um Pixel

    1. Avatar de eachtime
      eachtime

      Também tens a Nokia que garante updates ou os android ones como o Xiaomi A1

  9. Avatar de Lisbon Lover
    Lisbon Lover

    Baixem os preços dos telemóveis… Deve ajudar.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      O problema não é baixar o preço. É subir o suporte. E para isso, aumenta o preço.