Portagens devem aumentar 1,4% já em janeiro de 2018

28 Comentários

Se achava que viajar de carro ou mota dentro de Portugal era caro então prepare-se para o aumento das portagens. Com a taxa de inflação a subir, a partir já de janeiro de 2018 os preços das portagens deverão aumentar cerca de 1,4%.

As concessionárias têm até quarta-feira (15 de novembro) para fazer chegar ao Governo e ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMTT) as propostas de atualização de preços.


Até ao próximo dia 15 de novembro, a brisa e outras concessionárias têm de entregar ao Governo a sua proposta relativamente à actualização do preço das portagens para que entre em vigor já em 2018.

Depois de três anos sem grande alterações, em 2017 registaram-se as primeiras mudanças, tendo havido aumentos em 22% das taxas, entre cinco e dez cêntimos na classe 1.

O aumento agora para 2018 será de 1,4% mas será avaliado troço a troço. Segundo o Jornal de Negócios, a actualização das portagens inclui um mecanismo de arredondamento das taxas para o múltiplo de cinco cêntimos mais próximo. Ou seja, se os aumentos forem inferiores a 2,5 cêntimos a portagem manter-se-á inalterada, enquanto se o aumento for superior a 2,5 cêntimos há um arredondamento automático para cinco cêntimos.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luiz
    Luiz

    Aumento de custos redução de veículos. é o que se pode esperar. Paga Zé Povinho

  2. Avatar de Enfim
    Enfim

    E continua o saque…Impostos que lembram e remetem aos tempos medievais, pagar para atravessar pontes e vias que quando foram construídas, tiveram a promessa de que não seriam nunca taxadas e assim vamos andando por Portugal. Para quando uma medida como existem noutros Países, selo para poder circular anualmente sem surpresas. Acabava parte do sustento de muitos é realmente muito difícil, viver neste Portugal feito a medida de pessoas que não tem noção da dificuldade de como vive grande parte dos portugueses.

    1. Avatar de Eduardo Wandscheer
      Eduardo Wandscheer

      Vem pro Brasil, se está insatisfeito com a carga tributária, e vai parar de reclamar ao viver num país que tributa até o Spotify.

    2. Avatar de Hugo Freitas
      Hugo Freitas

      Mas nós já pagamos “selo” (IUC). Curiosamente e apesar da designação paga-se mesmo que não se circule com a viatura, o que não acontecia no imposto que veio substituir (Municipal).

    3. Avatar de Enfim
      Enfim

      Referia-me a este selo , a vinheta de Auto-Estrada que se usa na Suiça
      http://infosuiça.com/vinheta-auto-estrada/

  3. Avatar de rodrigojds
    rodrigojds

    Incha Povo!!

  4. Avatar de SmarTech
    SmarTech

    Criminosos …
    Todos descontamos já para o estado, qual a lógica de aplicarem sequer portagens?

    Portugal e todos aqueles que apoiam estas coisas deviam ser colocados na prisão ou enviados com 2 pontapés para fora do país.

    1. Avatar de Hugo Gomes
      Hugo Gomes

      Se todos descontasse como numa Holanda e tivessemos reformas como na suiça ai sim era um bom pais agora uns descontam os olhos da cara para os outros encherem os bolsos dos bons reformados que ganham nao 500€ mas 5000 ou mais.

  5. Avatar de Henrique Gonçalves
    Henrique Gonçalves

    Eu também queria que o meu salário aumentasse na mesma proporção todos os anos…

  6. Avatar de TD
    TD

    Acho engraçado as pessoas que vêm comentar que o governo está a agir mal.

    Votam sempre PS/PSD, as coisas não melhoram mas continuam a votar e depois quando saem estas medidas reclamam.

    PORTUGUESES…… Eu nasci em Portugal, resido em Portugal, trabalho em Portugal, e se me perguntarem se tenho orgulho em ser Português a resposta é NÃO. Não tem só a ver com portagens ou custos de saúde e afins, tem mais a ver com o facto de não ser um país que se preocupa com o seu povo mas sim com os bolsos dos seus governantes, e no fim de contas quem se queixa são aqueles que quando o partido ganha as eleições está lá na fila com os bonés e as “fitinhas” do (seu ou não) partido a festejar.

    E sim, eu voto, em branco, porque não existem partidos que vão ao encontro do que eu acho ser as medidas certas a serem tomadas….

    1. Avatar de Theboice
      Theboice

      eu colocava mais uns pozitos mas no essencial está tudo dito…

    2. Avatar de KitKat
      KitKat

      Ao menos, vota nulo sempre dás a ganhar menos a todos os partidos.

    3. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      E o CDS ainda nem a muito tempo por lá andou,e na presente data era suposto estar por la o PCP,BE e os Verdes só que pelos vistos andam enfiados na toca,porque ao que parece no nosso Pais já não existem problemas com os trabalhadores e reformados, argumento usado fortemente pelo PCP e na vertente social o argumento de excelência do BE.

      Depois são eles próprios que se queixam que ninguém vota neles,pudera,se com uma muleta que por esta altura tem muita força no nosso Pais (PS) não se dão ao trabalho de fazer nada nem mostram competência para tal imagine-se qualquer um deles sozinhos no poder.

      Estes partidos ditos pequenos só existem para criticar quando um dos grandes está sozinho no poder,porque sempre que tem uma oportunidade para brilhar..apagam-se..

  7. Avatar de Mota
    Mota

    Um dia destes até nos cobram a quantidade de vezes que temos de fazer necessidades.

    É um abuso.

  8. Avatar de censo
    censo

    Se todos, mas mesmo todos pagassem os impostos devidos, poderíamos nunca ter visto a troika e afins. Mas manda a chico espertice nacional e depois queixam-se.

    1. Avatar de VC
      VC

      …em terra de cegos, quem tem olho é rei.

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Vamos pagar portagens para manter autoestradas, a ver com os outros impostos que se pagaram para manter as florestas deixa a desejar o “zelo” que fizeram ao Pinhal de Leiria de onde extraíram milhões também estão a extrair milhões dos nossos bolsos. Nós que chegamos a ficar sem bens, vidas e sem os donativos que se angariaram dos concertos solidários agora temos de pagar portagens. Tenham dó….

  10. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Viva as estradas nacionais!!!

  11. Avatar de krasct
    krasct

    a economia começa a melhorar…

    ESTADO: Já se pode aumentar as portagens, a meio do ano aumentamos os impostos ao combustível.

  12. Avatar de Rodrigo Maia
    Rodrigo Maia

    Parodia via verde 😀

  13. Avatar de José Lopes
    José Lopes

    ja não basta o preço da gasolina/gasóleo estar um absurdo…

  14. Avatar de MAFF
    MAFF

    Querem aumentar as portagens…ok..só tenho uma pergunta simples e justificada em relação a isso, por que carga de água é que vão aumentar as portagens?
    Melhoraram a via? Não me parece.
    Aumentaram a visibilidade com luzes de presença? Acho que não, a A13 pelo menos continua com o mesmo troço sem iluminação, com imposição de 100km/h em algumas secções desconheço porque, que me lembro de à 1 ano atrás.
    Têm mais pessoal a trabalhar nas portagens em si? Não me parece visto que têm ficado automatizadas com via verde.

    O que sei é que em 2010 pagava salvo erro 4.80€ a fazer Santarém-Leiria e agora já são 5.30€ e eu não vi nada a melhorar que me lembre.

    1. Avatar de KitKat
      KitKat

      Simples, porque têm de dar de mamar às PPP´s.